como encaixar certinho pinhão/coroa?

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 929
Registrado em: 17 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília - DF

como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor Dizaida » 04 Mar 2008, 12:53

eai galera! sou novo no hobbie e gostaria de saber como encaixar precisamente coroa/pinhao certinho! para que nao ocorra um desgaste de ambos...
sei que muitos usam a tecnica de colocar um pedaço de papel sulfite! mas nao sei fazer essa arte-manha ainda...
o papel deve se soltar bem solto? amassado? como??

alguem me ensina por favor!!!

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor Pimpolho » 04 Mar 2008, 13:05

Exato amigo, o serviço é chato mesmo, mas..... necessário.
Procure deixá-los alinhados e se forem duas marchas, certifique-se de que uma não está muito solta e a outra raspando. A técnica do papel é válida, mas sem ele também funciona: O objetivo é deixar uma folga mínima entre coroa e pinhão.
Segure a coroa com a mão e veja se o pinhão se movimenta minimamente.
Abçs


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 929
Registrado em: 17 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília - DF

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor Dizaida » 04 Mar 2008, 13:23

Pimpolho escreveu:Exato amigo, o serviço é chato mesmo, mas..... necessário.
Procure deixá-los alinhados e se forem duas marchas, certifique-se de que uma não está muito solta e a outra raspando. A técnica do papel é válida, mas sem ele também funciona O objetivo é deixar uma folga mínima entre coroa e pinhão.
Segure a coroa com a mão e veja se o pinhão se movimenta minimamente.
Abçs
putz é meio dificil!! entao devo deixar uma folguinha no caso? se dexar bem justo a engrenagem vai pro espaço?

valeu ;*

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 929
Registrado em: 17 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília - DF

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor Dizaida » 13 Mar 2008, 11:47

me dêem uma dica mais concreta!! nao estou conseguindo deixar certinho.. quando empurro parece que o carro fica travando!

como encaixar certo sem houver no futuro um desgaste de pinhao/coroa??


obrigado! aguardo respostas...

Avatar do usuário
Mensagens: 23
Registrado em: 21 Nov 2007, 21:00
Localização: santo andre (ABC)

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor Silviofei » 14 Mar 2008, 15:33

a melhor maneira é colocando uma fita de papel sulfite mesmo!! no meu FW eu mexi algumas vezes e foi fácil!
é só colocar a fita, e prender os parafusos do motor apenas para ficar seguro, depois voce alinha o motor para não ficar torto, e depois é só aperatar bem os parafusos para não soltarem.
é importante que o parafuso nem a rosca do montante tenha oleo ou graxa pois com esses lubricantes pode ser que os parafusos se soltem enquanto o motor estiver ligado.


O Ministério da Saúde Adverte RC Vicia

 FW05T PLUS      GXR-15      Spektrum DX 2.0      WILDCAT      MUSTAG GTR      ALPHA      AARC do ABC

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor Alexpar » 14 Mar 2008, 18:42

Cara isto é muito complicado... é uma arte...

Mesmo ajustando a um bom tempo vc ainda corre o risco de montar errado. De qualquer forma, taí algumas dicas que procuro seguir:

1 - O eixo da coroa deve estar exatamente paralelo ao eixo do motor;
2 - Depois de montado, sobre uma mesa, empurre o carro com as mãos de uma lado para outro, verifique se ele está "solto". Para ter noção do que é estar "solto", ajuste inicialmente com muita folga e faça este teste. Depois de montado com a folga desejada, refaça o teste, e verifique se continua solto.
3 - Esta folga mínima, você vai pegar com o tempo. Mas na prática é você conseguir perceber com o dedo que há uma folga e ajustá-la de forma que ela seja a menor possível.
4 - Se seu carro tem câmbio, ajuste primeiro a posição do motor com relação a coroa da 2º marcha, que fica no fundo, nem que para isso você retire a coroa da 1º.
5 - Depois monte a coroa da 1º e faça o reajuste de forma que não ocorra um grande desvio com relação ao ajuste anterior. É Fo..... mesmo
6 - Não deixe os parafusos de fixação do motor soltos demais, apenas o necessário para movê-lo, senão ao apertar ele vai deslocar e perder o ajuste.
7 - Depois de montado e andando na pista, observe o desgaste e reajuste se necessário.

Não sei se ajudei, mas compartilhei as dificuldades que percebo e como seria o ideal...

Boa sorte!


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 929
Registrado em: 17 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília - DF

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor Dizaida » 14 Mar 2008, 19:26

Alexpar escreveu:Cara isto é muito complicado... é uma arte...

Mesmo ajustando a um bom tempo vc ainda corre o risco de montar errado. De qualquer forma, taí algumas dicas que procuro seguir

1 - O eixo da coroa deve estar exatamente paralelo ao eixo do motor;
2 - Depois de montado, sobre uma mesa, empurre o carro com as mãos de uma lado para outro, verifique se ele está "solto". Para ter noção do que é estar "solto", ajuste inicialmente com muita folga e faça este teste. Depois de montado com a folga desejada, refaça o teste, e verifique se continua solto.
3 - Esta folga mínima, você vai pegar com o tempo. Mas na prática é você conseguir perceber com o dedo que há uma folga e ajustá-la de forma que ela seja a menor possível.
4 - Se seu carro tem câmbio, ajuste primeiro a posição do motor com relação a coroa da 2º marcha, que fica no fundo, nem que para isso você retire a coroa da 1º.
5 - Depois monte a coroa da 1º e faça o reajuste de forma que não ocorra um grande desvio com relação ao ajuste anterior. É Fo..... mesmo
6 - Não deixe os parafusos de fixação do motor soltos demais, apenas o necessário para movê-lo, senão ao apertar ele vai deslocar e perder o ajuste.
7 - Depois de montado e andando na pista, observe o desgaste e reajuste se necessário.

Não sei se ajudei, mas compartilhei as dificuldades que percebo e como seria o ideal...

Boa sorte!
cara! essa explicaçao que eu queria... muito obrigado mesmo!! me ajudou pra casse.. ehaoiehaeia


muito obrigado! valeu ;*

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor Alexpar » 02 Out 2008, 12:25

Galera! Fiz uma revisão no "roteiro" que passei anteriormente:

1 - Inicialmente, para que nada atrapalhe a movimentação do motor solte, desconecte ou libere:
1.1 - O parafuso que fixa a mola que segura a pipa ;
1.2 - O link de conexão do carburador;
1.3 - A mangueira de combustível;
2 - Desaperte os parafusos de fixação do motor apenas o suficiente para movimentá-lo;
3 - Se seu carro tem câmbio, ajuste primeiro a posição do motor com relação a coroa da 2º marcha, que fica no fundo, nem que para isso você retire a coroa da 1º.
4 - Encoste o pinhão na coroa tentando deixar, ao mesmo tempo, o eixo da coroa exatamente em paralelo ao eixo do motor e uma "folga mínima" entre eles. Esta "folga mínima" você vai pegar com o tempo. Mas na prática é você conseguir perceber com o dedo que há uma folga e ajustá-la de forma que ela seja a menor possível;
5 - Sobre uma mesa, empurre o carro com as mãos de uma lado para outro verificando se ele está "solto". Para ter noção do que é estar "solto", ajuste inicialmente com muita folga e faça este teste. Depois, monte-o com a folga mínima, refaça o teste e verifique se continua solto;
6 - Monte a coroa da 1º e faça o reajuste de forma que não ocorra um grande desvio com relação ao ajuste anterior;
7 - Na pista, observe o desgaste e reajuste se necessário.

Conselhos práticos:
> Não deixe os parafusos de fixação do motor soltos demais, senão, ao apertar, ele vai deslocar e perder todo o ajuste que você já fez.
> Faça com calma, sem pressa e muita paciência. Se na primeira não der certo, refaça.

Boa sorte!
Editado pela última vez por Alexpar em 18 Nov 2013, 15:58, em um total de 1 vez.


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 81
Registrado em: 02 Mai 2009, 23:00
Localização: Jataí - Goiás

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor leandro.vilela » 03 Mai 2009, 23:30

eu tenho uma opinião de iniciante !!! no caso de duas machas... configure para que a segunda macha troque mais rápido do que o que vem de fábrica, pois assim vc vai ter um desgaste nas duas coroas de forma balanceada, porque senão se desgastar mais um q a outra corre o rispo de o pinhão derrapar e "mastigar os dentes" !!! com o ajuste correto da distância o atrido distribuido vai fazer durar mais !! abraço ....

se tiver errado pode corrigir ... também quero aprender !!!
valeW




 Exceed RC Hyper Speed      O.S MAX .18 3cc      Exceed RC      Byron Gen II 20 %      Exceed RC      Kyosho      Off ROAD

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor seithan » 04 Mai 2009, 00:00

leandro.vilela escreveu:eu tenho uma opinião de iniciante !!! no caso de duas machas... configure para que a segunda macha troque mais rápido do que o que vem de fábrica, pois assim vc vai ter um desgaste nas duas coroas de forma balanceada, porque senão se desgastar mais um q a outra corre o rispo de o pinhão derrapar e "mastigar os dentes" !!! com o ajuste correto da distância o atrido distribuido vai fazer durar mais !! abraço ....

se tiver errado pode corrigir ... também quero aprender !!!
valeu


neste sistema, ambas engrenagens estão o tempo todo rodando e se desgastando ao mesmo tempo, tecnicamente, o alumínio usado no pinhão , por ser mais mole, tende a se desgastar, mas a coroa de nylon não. o que acontece de " roçar" os dentes da coroa, é quando o motor se desloca, ou entra alguma pedrinha ali.

o maior erro do pessoal é apertar demais o parafuso do motor, estragando a rosca do mesmo, deste modo, solta e o motor se desloca mesmo. a força para prender este tipo de parafuso no motor é de cerca de 13Kg/Nm. eu recomendo que quando possível, em alguma oficina que tenha torquimetro, experimente testar qual seria esta força de 13kg para apertar parafusos.


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 69
Registrado em: 13 Ago 2008, 23:00
Localização: Paulinia SP

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor Frungillo » 03 Jul 2009, 23:33

Alexpar escreveu:Galera! Fiz uma revisão no "roteiro" que passei anteriormente:

1 - Inicialmente, para que nada atrapalhe a movimentação do motor solte, desconecte ou libere:
1.1 - O parafuso que fixa a mola que segura a pipa ;
1.2 - O link de conexão do carburador;
1.3 - A mangueira de combustível;
2 - Desaperte os parafusos de fixação do motor apenas o suficiente para movimentá-lo;
3 - Se seu carro tem câmbio, ajuste primeiro a posição do motor com relação a coroa da 2º marcha, que fica no fundo, nem que para isso você retire a coroa da 1º.
4 - Encoste o pinhão na coroa tentando deixar, ao mesmo tempo, o eixo da coroa exatamente em paralelo ao eixo do motor e uma "folga mínima" entre eles. Esta "folga mínima" você vai pegar com o tempo. Mas na prática é você conseguir perceber com o dedo que há uma folga e ajustá-la de forma que ela seja a menor possível;
5 - Depois de montado, sobre uma mesa, empurre o carro com as mãos de uma lado para outro verificando se ele está "solto". Para ter noção do que é estar "solto", ajuste inicialmente com muita folga e faça este teste. Depois, monte-o com a folga mínima, refaça o teste e verifique se continua solto;
6 - Depois monte a coroa da 1º e faça o reajuste de forma que não ocorra um grande desvio com relação ao ajuste anterior;
7 - Depois de montado e andando na pista, observe o desgaste e reajuste se necessário.

Conselhos práticos:
> Não deixe os parafusos de fixação do motor soltos demais, senão, ao apertar, ele vai deslocar e perder todo o ajuste que você já fez.
> Faça com calma, sem pressa e muita paciência. Se na primeira não der certo, refaça.

Boa sorte!


Alexpar com relaçao ao segundo item, eu tenho uma savage (nao sei se é assim em todos os carrinhos) e as engrenagens das marchas fica dentro de um box, nesse caso para eu ajustar a posiçao do motor com a segunda marcha eu teria de desmontar esse box, entao teria alguma outra referencia que eu possa usar?

Eu ja ate comprei umas 4 coroas para deixar de reserva pq as minhas estao sempre roçando.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor Alexpar » 04 Jul 2009, 19:28

Que pena Frungillo, infelizmente eu não sei te responder. Esse roteirinho eu montei para onroad que é todo aberto. O jeito é esperar alguém aqui do fórum te responder.

Abraços!


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1097
Registrado em: 09 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor rodrigomoschetto » 05 Jul 2009, 04:02

Frungillo escreveu:
Alexpar escreveu:Galera! Fiz uma revisão no "roteiro" que passei anteriormente:

1 - Inicialmente, para que nada atrapalhe a movimentação do motor solte, desconecte ou libere:
1.1 - O parafuso que fixa a mola que segura a pipa ;
1.2 - O link de conexão do carburador;
1.3 - A mangueira de combustível;
2 - Desaperte os parafusos de fixação do motor apenas o suficiente para movimentá-lo;
3 - Se seu carro tem câmbio, ajuste primeiro a posição do motor com relação a coroa da 2º marcha, que fica no fundo, nem que para isso você retire a coroa da 1º.
4 - Encoste o pinhão na coroa tentando deixar, ao mesmo tempo, o eixo da coroa exatamente em paralelo ao eixo do motor e uma "folga mínima" entre eles. Esta "folga mínima" você vai pegar com o tempo. Mas na prática é você conseguir perceber com o dedo que há uma folga e ajustá-la de forma que ela seja a menor possível;
5 - Depois de montado, sobre uma mesa, empurre o carro com as mãos de uma lado para outro verificando se ele está "solto". Para ter noção do que é estar "solto", ajuste inicialmente com muita folga e faça este teste. Depois, monte-o com a folga mínima, refaça o teste e verifique se continua solto;
6 - Depois monte a coroa da 1º e faça o reajuste de forma que não ocorra um grande desvio com relação ao ajuste anterior;
7 - Depois de montado e andando na pista, observe o desgaste e reajuste se necessário.

Conselhos práticos:
> Não deixe os parafusos de fixação do motor soltos demais, senão, ao apertar, ele vai deslocar e perder todo o ajuste que você já fez.
> Faça com calma, sem pressa e muita paciência. Se na primeira não der certo, refaça.

Boa sorte!


Alexpar com relaçao ao segundo item, eu tenho uma savage (nao sei se é assim em todos os carrinhos) e as engrenagens das marchas fica dentro de um box, nesse caso para eu ajustar a posiçao do motor com a segunda marcha eu teria de desmontar esse box, entao teria alguma outra referencia que eu possa usar?

Eu ja ate comprei umas 4 coroas para deixar de reserva pq as minhas estao sempre roçando.


Exatamente!!! No FAZER, tb é assim. Estou tentando adaptar um jeito de deixar sem a parte que cobre as coroas para facilitar a manutenção e limpeza.

[]'s
RODRIGO


Rodrigo P. Moschetto

 Inferno GT2 Revo DRX FW06 MRX5      SH TRX GXR15 MaxPower      HK-310 FHSS, Syncro 2.4      Byron, O'donnell, Tornado, VP      DB9 Pickup Corvette Fiesta      Alpha Traxxas Kyosho Matrix      Pacaembú, A.P.P.A-SP, Pelezão

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 69
Registrado em: 13 Ago 2008, 23:00
Localização: Paulinia SP

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor Frungillo » 05 Jul 2009, 13:14

Ptz não queria ter q desmontar essa parte, nunca fiz isso fico cabrero de montar errado =\

mais blz se é o jeito vamos la!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: como encaixar certinho pinhão/coroa?

Mensagempor Alexpar » 06 Jul 2009, 12:20

Frungillo, seguem algumas dicas:

"como desmontar algo que você nunca desmontou" hehehehe:

1 - Utilize uma superfície plana, limpa, clara e muito bem iluminada;
2 - Se você é destro deixe todas as ferramentas do lado direito e conforme for usando procure sempre devolvê-las ao mesmo local. Se for canhoto inverta o lado.
3 - Use a abuse da tecnologia! Tire fotos com a máquina digital passo a passo da desmontagem, partindo do conjunto montado. Depois você consulta as fotos para lembrar a sequência correta.
4 - Procure colocar as peças pequenas em pequenos frascos como tampas de conservas, copinhos de café, etc.
5 - Anote detalhes das peças que você considerar mais problemáticas.

Procure fazer tudo com calma, sem pressa e, se possível, não ser interrompido durante o processo.

Boa sorte!
Editado pela última vez por Alexpar em 26 Set 2009, 00:38, em um total de 1 vez.


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Próximo

Voltar para Transmissão / Engrenagens

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes