Baterias NIMH viciam?!

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 929
Registrado em: 17 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília - DF

Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor Dizaida » 31 Jul 2008, 23:01

Eai pessoal...
to com uma duvida..

os packs de 6v NIMH tem "efeito memoria"?

pq to usando aquele da traxxas na revo..

entao queria saber se posso carregar ela toda vez antes de andar.. lembrando que ando só no sabado!

ja as NICD viciam neh? ja li posts sobre como descarregar e tal.. mas nao sei como faço a ligaçao da lampada de freio de carro na bateria.. teria que fazer um conector e tal? muitos falam que precio de um tal de "diodo" nao sei o que é isso.. onde compro? quanto custa normalmente? como instalo isso?

Obrigado ;*




 Revo 3.3      TRX 3.3      Futaba 3PM 2.4ghz MX      Byron 20%      Original      Talon      Rua

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 56
Registrado em: 09 Out 2007, 23:00
Localização: Tremembé sp

Re: Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor GOHDAR » 31 Jul 2008, 23:14

tem sim tanto as nicd como as nimh viciam.
essa ligaçao é essa q tu que para a luz de freio acho q isso vai t ajuda
/viewtopic.php?p=132732#p132732
blz
espero ter ajudado




 TR-15 ST FORCE TUNADO      KYOSHO GXR15      PERFEX KT3DX      TRAXXAS TOP FUEL E SIDEWINDER      original, original tunada, ram      BIG MONSTER MAD FORCE, e orig      AREA DO PARQUE 5KM²

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 929
Registrado em: 17 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília - DF

Re: Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor Dizaida » 31 Jul 2008, 23:35

GOHDAR escreveu:tem sim tanto as nicd como as nimh viciam.
essa ligaçao é essa q tu que para a luz de freio acho q isso vai t ajuda
http//www.rcmasters.com.br//viewtopic.php?p=132732#p132732
blz
espero ter ajudado
nao nao.. a ligaçao é para descarregar a bateria! entende?

mas ouvi dizer que NIMH é mais dificil de viciar..

ja as NICD é muito facil de viciar..

abraços ;*




 Revo 3.3      TRX 3.3      Futaba 3PM 2.4ghz MX      Byron 20%      Original      Talon      Rua

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 873
Registrado em: 12 Mar 2008, 22:00
Localização: São João da Boa Vista

Re: Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor ataffonso » 31 Jul 2008, 23:35

Pelo que andei lendo sobre baterias, as de NiMh não possuem efeito memória ou possuem muito pouco .... bem menos que as de NiCd .... Isso é o que li sobre o assunto ... Caso contrário me corrijam ...

[]´s


OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem

 SAVAGE X 4.6      4.6 HPI      DX3S      Byron 30%      GT2 / Jconcepts Illuzion      Original/phaltline/Maximizers      Sendo de Terra ...

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 929
Registrado em: 17 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília - DF

Re: Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor Dizaida » 31 Jul 2008, 23:37

ataffonso escreveu:Pelo que andei lendo sobre baterias, as de NiMh não possuem efeito memória ou possuem muito pouco .... bem menos que as de NiCd .... Isso é o que li sobre o assunto ... Caso contrário me corrijam ...

[]´s
opa!

agora vc me ajudando.. isso é legal! todo compartilham o que sabe.. hehe!

eletronica nao é meu forte!

abraços ;*




 Revo 3.3      TRX 3.3      Futaba 3PM 2.4ghz MX      Byron 20%      Original      Talon      Rua

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 426
Registrado em: 10 Abr 2008, 23:00
Localização: São Paulo, SP

Re: Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor Isao_TKR » 01 Ago 2008, 01:21

Ni-Mh não sofre efeito memória (o tal do viciar), mas com o tempo começa a pegar menos carga, isso é inevitável.
Para evitar que isso ocorra (pelo menos ocorrer tão cedo) o segredo é parar de usar o pack assim que houver algum sinal de fraqueza na bateria (servo reagindo lento ou com falta de força) pois a voltagem de cada pilha não está igual, e é isso que mata o pack; usar até "secar" pode levar uma das pilhas ou todas a ficarem com 0v, aí deu PT nela.


Top speed: Obscene
Acceleration: Transmission-limited

 Spada 09 / RC10LS      AMR .09CZ / Hobbywing 8.5T      Spektrum DX2.0      Tornado / LiPo      AE86 / Peugeot 905      ATS / BSR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 929
Registrado em: 17 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília - DF

Re: Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor Dizaida » 01 Ago 2008, 11:35

Isao_TKR escreveu:Ni-Mh não sofre efeito memória (o tal do viciar), mas com o tempo começa a pegar menos carga, isso é inevitável.
Para evitar que isso ocorra (pelo menos ocorrer tão cedo) o segredo é parar de usar o pack assim que houver algum sinal de fraqueza na bateria (servo reagindo lento ou com falta de força) pois a voltagem de cada pilha não está igual, e é isso que mata o pack; usar até "secar" pode levar uma das pilhas ou todas a ficarem com 0v, aí deu PT nela.
entao... eu carrego o pack da revo todo sabado! e todo sabado eu ando umas 2 horas.. hehe

será que tem problema? é que vai que eu to no meio da brincadeira e o pack começa a ficar fraco? ai acabou a diversao! por isso que eu carrego, nao sei se um pack de 1100MAH da pra andar 2 sabados se carregar!

abraços ;*




 Revo 3.3      TRX 3.3      Futaba 3PM 2.4ghz MX      Byron 20%      Original      Talon      Rua

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 1017
Registrado em: 04 Jul 2005, 23:00
Localização: São José dos Campos - SP

Re: Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor Christian » 02 Ago 2008, 18:45

As baterias NiMH atuais tem um "efeito memória" bem reduzido. Eu na maioria das vezes também recarrego os packs, sem descarregar antes. Só de tempos em tempos dou uma "ciclada" neles (carga/descarga/carga), só por precaução.

Se você não tem carregador com função de descarga, pra descarregar o pack use uma lâmpada de farol de carro, deixando ela ligada no pack até ela perder o brilho.

Pra ver se o pack não tá muito fraco quando você tiver andando com o carro, é só reparar no servo de direção. Se você sentir a direção ficar lenta, com o servo perdendo força, melhor parar o carro, pois o pack deve estar descarregado!




 aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE      LRP / Tekin / Team Orion      Futaba 3PK + Spektrum      Byron Gen2 / Reedy      JConcepts      AKA      CMU - São José dos Campos

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 929
Registrado em: 17 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília - DF

Re: Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor Dizaida » 02 Ago 2008, 20:01

Christian escreveu:As baterias NiMH atuais tem um "efeito memória" bem reduzido. Eu na maioria das vezes também recarrego os packs, sem descarregar antes. Só de tempos em tempos dou uma "ciclada" neles (carga/descarga/carga), só por precaução.

Se você não tem carregador com função de descarga, pra descarregar o pack use uma lâmpada de farol de carro, deixando ela ligada no pack até ela perder o brilho.

Pra ver se o pack não tá muito fraco quando você tiver andando com o carro, é só reparar no servo de direção. Se você sentir a direção ficar lenta, com o servo perdendo força, melhor parar o carro, pois o pack deve estar descarregado!
entao cara.. como que faço para ligar a lampada de carro na bateria? eu tenho que fazer um conector para encaixar na bateria? tem gente que fala que tem que usar um tal de diodo, nao sei o que é isso e nem pra que serve! se puder me explicar... fico grato!

obrigado ;*




 Revo 3.3      TRX 3.3      Futaba 3PM 2.4ghz MX      Byron 20%      Original      Talon      Rua

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1213
Registrado em: 19 Set 2007, 23:00
Localização: sp

Re: Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor eddyeddy » 04 Ago 2008, 22:03

monta um descarregador bem fuleiro com umas lâmpadas de farol!

É só ligar as mesmas em paralelo (eu fiz um com umas 8 lampadas pra pack de 7,2v de caixa de partida) e colocar um conector na ponta. Ou se você tiver paciência, ficar segurando as pontas descascadas nos conectores do pack :)

O pessoal coloca diodo pra cortar a tensão e evitar que o pack descarregue demais. Mas não é necessário se você ficar vigiando o conjunto e desligar assim que a lâmpada perder o brilho.


Moisés escreveu:quer economia? Compra uma bola!



 MG16 NT18T ST-1 Nutech Buggy      Picco LRP Werks CY      MX-3 3PM

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 929
Registrado em: 17 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília - DF

Re: Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor Dizaida » 04 Ago 2008, 22:10

eddyeddy escreveu:monta um descarregador bem fuleiro com umas lâmpadas de farol!

É só ligar as mesmas em paralelo (eu fiz um com umas 8 lampadas pra pack de 7,2v de caixa de partida) e colocar um conector na ponta. Ou se você tiver paciência, ficar segurando as pontas descascadas nos conectores do pack )

O pessoal coloca diodo pra cortar a tensão e evitar que o pack descarregue demais. Mas não é necessário se você ficar vigiando o conjunto e desligar assim que a lâmpada perder o brilho.
ah sim! mas é lampada de farol?! lampada de farol é potente ehim! ehoiehaoieha

nao seria lampada de freio?!

e onde acho conectores tamiya? quero descarregar bateria NICD 7,2v do EZ-START

abraços ;*




 Revo 3.3      TRX 3.3      Futaba 3PM 2.4ghz MX      Byron 20%      Original      Talon      Rua

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1213
Registrado em: 19 Set 2007, 23:00
Localização: sp

Re: Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor eddyeddy » 05 Ago 2008, 01:41

Dizaida escreveu:ah sim! mas é lampada de farol?! lampada de farol é potente ehim! ehoiehaoieha

nao seria lampada de freio?!

e onde acho conectores tamiya? quero descarregar bateria NICD 7,2v do EZ-START

abraços ;*


é freio mesmo. desculpa a falha

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 929
Registrado em: 17 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília - DF

Re: Baterias NIMH viciam?!

Mensagempor Dizaida » 05 Ago 2008, 11:00

eddyeddy escreveu:
Dizaida escreveu:ah sim! mas é lampada de farol?! lampada de farol é potente ehim! ehoiehaoieha

nao seria lampada de freio?!

e onde acho conectores tamiya? quero descarregar bateria NICD 7,2v do EZ-START

abraços ;*


é freio mesmo. desculpa a falha
entao.. mas pra ligar em uma bateria 7,2v tem que ter um conector tamiya, certo? dai coloca a fiaçao certinho la e tal?
ou sera que da pra deixar la só com gambiarra? ehehaoieaha

abraços ;*




 Revo 3.3      TRX 3.3      Futaba 3PM 2.4ghz MX      Byron 20%      Original      Talon      Rua

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes