A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.
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- fellipeborges
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A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.
Olá galera...
Nossos motores (acho que são todos) tem regulagem de:
- Alta
- Baixa
- Lenta
Até onde eu entendi:
- Alta controla a quantidade de combustível que vai pro carburador;
- Lenta controla a quantidade de ar que vai pro carburador;
A Baixa eu não faço idéia...
Estou certo até aqui? E e o que faz a Baixa?
Thanks pessoal!
ps1: meu carro é um Kyosho DBX
ps2: já utilizei a pesquisa e sai tudo quanto é tópico que não tem nada a ver com essas agulhas...
Nossos motores (acho que são todos) tem regulagem de:
- Alta
- Baixa
- Lenta
Até onde eu entendi:
- Alta controla a quantidade de combustível que vai pro carburador;
- Lenta controla a quantidade de ar que vai pro carburador;
A Baixa eu não faço idéia...
Estou certo até aqui? E e o que faz a Baixa?
Thanks pessoal!
ps1: meu carro é um Kyosho DBX
ps2: já utilizei a pesquisa e sai tudo quanto é tópico que não tem nada a ver com essas agulhas...
Não é gambiarra, é solução de contorno
HPI Baja 5B SS | E-Revo 1/16 26CC | Velineom Futaba 3PM-X | HK-GT2 Podium + Motul 800 | LiPo Originais Originais |
Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.
Assim como a agulha de Alta, a agulha de Baixa controla a quantidade de combustível em BAIXA rotação.
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.
blz!!!
ve nesse tópico...vai ajudar e muito...como me ajudou tbm...
index.php?name=News&file=article&sid=37
valeu!!!!
ve nesse tópico...vai ajudar e muito...como me ajudou tbm...
index.php?name=News&file=article&sid=37
valeu!!!!
- fellipeborges
- Mensagens: 1268
- Registrado em: 27 Mar 2009, 22:00
- Localização: São Paulo/SP
Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.
Ótimo!
Obrigado gente!
Obrigado gente!
Não é gambiarra, é solução de contorno
HPI Baja 5B SS | E-Revo 1/16 26CC | Velineom Futaba 3PM-X | HK-GT2 Podium + Motul 800 | LiPo Originais Originais |
Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.
"Apenas" Complementando:
Lembrando que, não importa se o motor está em marcha lenta ou na máxima aceleração, é preciso, para continuar funcionando, ar e combustível na quantidade certa para estas duas condições.
Agulha de Lenta: controla a quantidade de ar que vai pro carburador quando o mesmo não está acionado, não está aberto, não está com a gaveta puxada, etc.. Se não houvesse essa agulha seria necessário abrir a gaveta uma merrequinha, o suficiente para manter o motor funcionando, através do servo de acelerador/freio.
A de Baixa: controla a quantidade de combustível que entra no carburador justamente na condição acima, ou seja, em marcha lenta.
Na aceleração máxima, a quantidade de ar é determinada pelo tamanho do bocal do carburador (venturi) e consequentemente a quantidade de combustível também tem que ser alta.
Quando há uma desaceleração ocorre uma drástica redução na quantidade de ar, que é limitada pelo parafuso de lenta. Isto implica que a quantidade de combustível também tem que ser menor. É nesse momento que a agulha de baixa limita a quantidade de combustível que entra no carburador.
Daí vem a pergunta: Como o carburador faz isso?
Vou tentar responder....
Olhe para dentro do carburador, acelere e desacelere. Você verá uma peça polida se movendo de um lado para outro chamada de gaveta. Quando se está acelerando no máximo, esta a gaveta está totalmente aberta, ou seja, está permitindo a máxima passagem de ar.
Abra ao máximo a gaveta, acelere tudo. Você vai ver lá dentro, do lado oposto ao da gaveta recolhida, um tubinho bem fininho fixo, você acelera e desacelera e ele continua no lugar. É por aí que o combustível entra.
Você vai perceber que ele está do lado da agulha de alta. A quantidade de combustível que passa por esse tubinho é limitado por essa agulha quando a gaveta está totalmente aberta, neste momento o motor está em alta rotação, daí o nome da agulha. Comparativamente, é como o registro da torneira da pia da sua casa, mais aberto > mais combustível, inclusive até o sentido do giro ou movimento é igual.
Olhando ainda para dentro do carburador quando a gaveta está aberta no máximo, ou seja, máxima aceleração, você vai ver do lado oposto ao tubinho, na extremidade da gaveta, um "ferrinho", parecendo uma agulha grossa, cuja ponta é cônica. Esta não é fixa, quando se acelera ou desacelera, vê-se que ela se move junto com a gaveta. É justamente a agulha de baixa. Perceba que, pelo seu comprimento, ao fechar a gaveta, ela entra dentro do tubinho.
A posição da agulha de baixa, dentro da gaveta do carburador, é ajustada através de um parafuso que, nada mais é que a continuação desta agulha, ou seja, é uma peça só, num extremo é o parafuso com fenda e no outro é a agulha.
Este parafuso/agulha, ao ser rosqueado com o carburador fechado, se move por dentro da gaveta e ao mesmo tempo por dentro do tubinho. Como a agulha é cônica, quanto mais ela entra dentro do tubinho (apertando o parafuso) menos combustível sai dele e ao desapertar tem-se mais combustível.
Já a agulha de lenta, na lateral do carburador em ângulo, empurra a gaveta determinando a passagem de ar mínima quando a mesma está fechada, ou seja, é como um limitador/batente do curso da gaveta quando esta está fechada.
A "arte" de acertar a marcha lenta ou giro mínimo do motor, com o carburador fechado, consiste em dosar a quantidade de ar determinada pela agulha de lenta e a quantidade de combustível determinada pela agulha de baixa.
Um bom ponto de partida para ajuste é a referência dada pelo nosso Mestre Tio Nono: abertura da gaveta aproximada de 0,6mm (clip para papel) de passagem de ar e partir daí ajustar a agulha de baixa.
Você acha que acabou??? Nããããããoooo tem mais!!!!
Perceba que, ao acelerar, a gaveta se move e dois eventos ocorrem simultaneamente: o aumento da passagem de ar e o aumento da quantidade de combustível, já que a agulha, por ser cônica, ao movimentar-se para fora do tubinho, permite que gradualmente mais combustível passe por ele. Consequentemente, o motor acelera!
Desta forma, o ajuste também interfere na transição da baixa para alta. Isso quer dizer que ela deve ser ajustada de modo a permitir uma transição, sem engasgos, de um ponto a outro.
O que normalmente acontece é você ajustar a lenta e ela fica OK. Mas quando acelera o motor engasga ou morre. Aí você reajusta a agulha visando melhorar esta transição.
Desculpe o texto longo, mas é isso aí...
Se eu estiver errado, por favor me corrijam!
Lembrando que, não importa se o motor está em marcha lenta ou na máxima aceleração, é preciso, para continuar funcionando, ar e combustível na quantidade certa para estas duas condições.
Agulha de Lenta: controla a quantidade de ar que vai pro carburador quando o mesmo não está acionado, não está aberto, não está com a gaveta puxada, etc.. Se não houvesse essa agulha seria necessário abrir a gaveta uma merrequinha, o suficiente para manter o motor funcionando, através do servo de acelerador/freio.
A de Baixa: controla a quantidade de combustível que entra no carburador justamente na condição acima, ou seja, em marcha lenta.
Na aceleração máxima, a quantidade de ar é determinada pelo tamanho do bocal do carburador (venturi) e consequentemente a quantidade de combustível também tem que ser alta.
Quando há uma desaceleração ocorre uma drástica redução na quantidade de ar, que é limitada pelo parafuso de lenta. Isto implica que a quantidade de combustível também tem que ser menor. É nesse momento que a agulha de baixa limita a quantidade de combustível que entra no carburador.
Daí vem a pergunta: Como o carburador faz isso?
Vou tentar responder....
Olhe para dentro do carburador, acelere e desacelere. Você verá uma peça polida se movendo de um lado para outro chamada de gaveta. Quando se está acelerando no máximo, esta a gaveta está totalmente aberta, ou seja, está permitindo a máxima passagem de ar.
Abra ao máximo a gaveta, acelere tudo. Você vai ver lá dentro, do lado oposto ao da gaveta recolhida, um tubinho bem fininho fixo, você acelera e desacelera e ele continua no lugar. É por aí que o combustível entra.
Você vai perceber que ele está do lado da agulha de alta. A quantidade de combustível que passa por esse tubinho é limitado por essa agulha quando a gaveta está totalmente aberta, neste momento o motor está em alta rotação, daí o nome da agulha. Comparativamente, é como o registro da torneira da pia da sua casa, mais aberto > mais combustível, inclusive até o sentido do giro ou movimento é igual.
Olhando ainda para dentro do carburador quando a gaveta está aberta no máximo, ou seja, máxima aceleração, você vai ver do lado oposto ao tubinho, na extremidade da gaveta, um "ferrinho", parecendo uma agulha grossa, cuja ponta é cônica. Esta não é fixa, quando se acelera ou desacelera, vê-se que ela se move junto com a gaveta. É justamente a agulha de baixa. Perceba que, pelo seu comprimento, ao fechar a gaveta, ela entra dentro do tubinho.
A posição da agulha de baixa, dentro da gaveta do carburador, é ajustada através de um parafuso que, nada mais é que a continuação desta agulha, ou seja, é uma peça só, num extremo é o parafuso com fenda e no outro é a agulha.
Este parafuso/agulha, ao ser rosqueado com o carburador fechado, se move por dentro da gaveta e ao mesmo tempo por dentro do tubinho. Como a agulha é cônica, quanto mais ela entra dentro do tubinho (apertando o parafuso) menos combustível sai dele e ao desapertar tem-se mais combustível.
Já a agulha de lenta, na lateral do carburador em ângulo, empurra a gaveta determinando a passagem de ar mínima quando a mesma está fechada, ou seja, é como um limitador/batente do curso da gaveta quando esta está fechada.
A "arte" de acertar a marcha lenta ou giro mínimo do motor, com o carburador fechado, consiste em dosar a quantidade de ar determinada pela agulha de lenta e a quantidade de combustível determinada pela agulha de baixa.
Um bom ponto de partida para ajuste é a referência dada pelo nosso Mestre Tio Nono: abertura da gaveta aproximada de 0,6mm (clip para papel) de passagem de ar e partir daí ajustar a agulha de baixa.
Você acha que acabou??? Nããããããoooo tem mais!!!!
Perceba que, ao acelerar, a gaveta se move e dois eventos ocorrem simultaneamente: o aumento da passagem de ar e o aumento da quantidade de combustível, já que a agulha, por ser cônica, ao movimentar-se para fora do tubinho, permite que gradualmente mais combustível passe por ele. Consequentemente, o motor acelera!
Desta forma, o ajuste também interfere na transição da baixa para alta. Isso quer dizer que ela deve ser ajustada de modo a permitir uma transição, sem engasgos, de um ponto a outro.
O que normalmente acontece é você ajustar a lenta e ela fica OK. Mas quando acelera o motor engasga ou morre. Aí você reajusta a agulha visando melhorar esta transição.
Desculpe o texto longo, mas é isso aí...
Se eu estiver errado, por favor me corrijam!
Editado pela última vez por Alexpar em 19 Dez 2021, 16:06, em um total de 10 vezes.
Acelera Ayrton!!!
MTX-6 Novarossi EX 10 C/ESPEKTRUM TORNADO, FURACAO, VENTANIA... PINTADA ESPUMOSOS APPA: http://appasp.org.br |
- fellipeborges
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- Registrado em: 27 Mar 2009, 22:00
- Localização: São Paulo/SP
Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.
Pessoal, muito obrigado pela ajuda, principalmente por este "artigo" muito esclarecedor do Alexpar.
Show de bola, me esclareceu muito as idéias!
Até vou salvar aqui no computador...
Abraços!
Show de bola, me esclareceu muito as idéias!
Até vou salvar aqui no computador...
Abraços!
Não é gambiarra, é solução de contorno
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Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.
Eu tenho tido um percepção peculiar nesta questão. ok, agulhas de alta, baixa e lenta entendidos, mas eu observo q no meu inferno, motor sts21, aconteceu de quebra oi suporete da agulha de alta, substituido por uma similar, não consigo regular. Comecei fechando alta e baixa, abrindo a lenta a 0,5 mm, abrindo a alta 2 voltas, abrindo a baixa ate pegar o motor, no starter, acontece q qndo pega, ele da uma disparada ate ficar em plena aceleracao e apagar. se fecho um pouco a baixa durante esse disparo,nada acontece ate chegar o ponto de fechar a entrada de combustivel q apaga o motor. se fecho a alta ate 1volta e 1/4 ele mantem o motor funcionando, mas fica subindo e descendo a rotação, instavel, chegando a parar. Observei q a aspiracao do motor puxa o combustivel alem da pressurizacao do tanque, e q o efeito varia conforme a abertura da gaveta. como desvincular esse efeito? ou faz parte do processo?
- robson.popeye
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- Mensagens: 1
- Registrado em: 30 Mai 2009, 23:00
- Localização: Corumba-MS
Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.
Boa noite!!
pessoal, to com um problemao, comprei um carro novo, um Genesis 7.7, da marca CenRacing, mas o bicho chegou dos USA, e eu nao consigo funciona-lo, o motor e muito pesado, e a temperatura aqui na minha cidade é de 13graus, nao consigo funcionar nenhum dos meus rcs no recoil, so na caixa de partida, o Genesis nao encaixa na caixa de partida, e ja quebrei ate a cordinha do recoil
pessoal, to com um problemao, comprei um carro novo, um Genesis 7.7, da marca CenRacing, mas o bicho chegou dos USA, e eu nao consigo funciona-lo, o motor e muito pesado, e a temperatura aqui na minha cidade é de 13graus, nao consigo funcionar nenhum dos meus rcs no recoil, so na caixa de partida, o Genesis nao encaixa na caixa de partida, e ja quebrei ate a cordinha do recoil
Hobby e coisa seria
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Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.
Amigo nesses casos leia os artigos de amaciamento aqui do forum, você vai precisar dar uma pré aquecida nos motores antes de tentar dar partida, talvez "agasalhar" o motor para poder amaciar.
Abraço
Abraço
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