A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1268
Registrado em: 27 Mar 2009, 22:00
Localização: São Paulo/SP

A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.

Mensagempor fellipeborges » 29 Abr 2009, 14:58

Olá galera...
Nossos motores (acho que são todos) tem regulagem de:

- Alta
- Baixa
- Lenta


Até onde eu entendi:

- Alta controla a quantidade de combustível que vai pro carburador;
- Lenta controla a quantidade de ar que vai pro carburador;

A Baixa eu não faço idéia...
Estou certo até aqui? E e o que faz a Baixa?

Thanks pessoal! :D

ps1: meu carro é um Kyosho DBX
ps2: já utilizei a pesquisa e sai tudo quanto é tópico que não tem nada a ver com essas agulhas... 8O


Não é gambiarra, é solução de contorno

 HPI Baja 5B SS | E-Revo 1/16      26CC | Velineom      Futaba 3PM-X | HK-GT2      Podium + Motul 800 | LiPo      Originais      Originais

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.

Mensagempor Abib » 29 Abr 2009, 15:00

Assim como a agulha de Alta, a agulha de Baixa controla a quantidade de combustível em BAIXA rotação.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 232
Registrado em: 29 Dez 2007, 21:00
Localização: Praia Grande-S.P.

Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.

Mensagempor rcvalber » 29 Abr 2009, 18:05

blz!!!

ve nesse tópico...vai ajudar e muito...como me ajudou tbm...


index.php?name=News&file=article&sid=37


valeu!!!!


Imagem

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1268
Registrado em: 27 Mar 2009, 22:00
Localização: São Paulo/SP

Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.

Mensagempor fellipeborges » 29 Abr 2009, 18:09

Ótimo!

Obrigado gente!

:)


Não é gambiarra, é solução de contorno

 HPI Baja 5B SS | E-Revo 1/16      26CC | Velineom      Futaba 3PM-X | HK-GT2      Podium + Motul 800 | LiPo      Originais      Originais

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.

Mensagempor Alexpar » 29 Abr 2009, 18:59

"Apenas" Complementando:

Lembrando que, não importa se o motor está em marcha lenta ou na máxima aceleração, é preciso, para continuar funcionando, ar e combustível na quantidade certa para estas duas condições.

Agulha de Lenta: controla a quantidade de ar que vai pro carburador quando o mesmo não está acionado, não está aberto, não está com a gaveta puxada, etc.. Se não houvesse essa agulha seria necessário abrir a gaveta uma merrequinha, o suficiente para manter o motor funcionando, através do servo de acelerador/freio.

A de Baixa: controla a quantidade de combustível que entra no carburador justamente na condição acima, ou seja, em marcha lenta.

Na aceleração máxima, a quantidade de ar é determinada pelo tamanho do bocal do carburador (venturi) e consequentemente a quantidade de combustível também tem que ser alta.

Quando há uma desaceleração ocorre uma drástica redução na quantidade de ar, que é limitada pelo parafuso de lenta. Isto implica que a quantidade de combustível também tem que ser menor. É nesse momento que a agulha de baixa limita a quantidade de combustível que entra no carburador.

Daí vem a pergunta: Como o carburador faz isso?

Vou tentar responder....

Olhe para dentro do carburador, acelere e desacelere. Você verá uma peça polida se movendo de um lado para outro chamada de gaveta. Quando se está acelerando no máximo, esta a gaveta está totalmente aberta, ou seja, está permitindo a máxima passagem de ar.

Abra ao máximo a gaveta, acelere tudo. Você vai ver lá dentro, do lado oposto ao da gaveta recolhida, um tubinho bem fininho fixo, você acelera e desacelera e ele continua no lugar. É por aí que o combustível entra.

Você vai perceber que ele está do lado da agulha de alta. A quantidade de combustível que passa por esse tubinho é limitado por essa agulha quando a gaveta está totalmente aberta, neste momento o motor está em alta rotação, daí o nome da agulha. Comparativamente, é como o registro da torneira da pia da sua casa, mais aberto > mais combustível, inclusive até o sentido do giro ou movimento é igual.

Olhando ainda para dentro do carburador quando a gaveta está aberta no máximo, ou seja, máxima aceleração, você vai ver do lado oposto ao tubinho, na extremidade da gaveta, um "ferrinho", parecendo uma agulha grossa, cuja ponta é cônica. Esta não é fixa, quando se acelera ou desacelera, vê-se que ela se move junto com a gaveta. É justamente a agulha de baixa. Perceba que, pelo seu comprimento, ao fechar a gaveta, ela entra dentro do tubinho.

A posição da agulha de baixa, dentro da gaveta do carburador, é ajustada através de um parafuso que, nada mais é que a continuação desta agulha, ou seja, é uma peça só, num extremo é o parafuso com fenda e no outro é a agulha.

Este parafuso/agulha, ao ser rosqueado com o carburador fechado, se move por dentro da gaveta e ao mesmo tempo por dentro do tubinho. Como a agulha é cônica, quanto mais ela entra dentro do tubinho (apertando o parafuso) menos combustível sai dele e ao desapertar tem-se mais combustível.

Já a agulha de lenta, na lateral do carburador em ângulo, empurra a gaveta determinando a passagem de ar mínima quando a mesma está fechada, ou seja, é como um limitador/batente do curso da gaveta quando esta está fechada.

A "arte" de acertar a marcha lenta ou giro mínimo do motor, com o carburador fechado, consiste em dosar a quantidade de ar determinada pela agulha de lenta e a quantidade de combustível determinada pela agulha de baixa.

Um bom ponto de partida para ajuste é a referência dada pelo nosso Mestre Tio Nono: abertura da gaveta aproximada de 0,6mm (clip para papel) de passagem de ar e partir daí ajustar a agulha de baixa.

Você acha que acabou??? Nããããããoooo tem mais!!!!

Perceba que, ao acelerar, a gaveta se move e dois eventos ocorrem simultaneamente: o aumento da passagem de ar e o aumento da quantidade de combustível, já que a agulha, por ser cônica, ao movimentar-se para fora do tubinho, permite que gradualmente mais combustível passe por ele. Consequentemente, o motor acelera!

Desta forma, o ajuste também interfere na transição da baixa para alta. Isso quer dizer que ela deve ser ajustada de modo a permitir uma transição, sem engasgos, de um ponto a outro.

O que normalmente acontece é você ajustar a lenta e ela fica OK. Mas quando acelera o motor engasga ou morre. Aí você reajusta a agulha visando melhorar esta transição.

Desculpe o texto longo, mas é isso aí...

Se eu estiver errado, por favor me corrijam!
Editado pela última vez por Alexpar em 19 Dez 2021, 16:06, em um total de 10 vezes.


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1268
Registrado em: 27 Mar 2009, 22:00
Localização: São Paulo/SP

Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.

Mensagempor fellipeborges » 30 Abr 2009, 13:02

Pessoal, muito obrigado pela ajuda, principalmente por este "artigo" muito esclarecedor do Alexpar.

Show de bola, me esclareceu muito as idéias!

Até vou salvar aqui no computador...

Abraços!


Não é gambiarra, é solução de contorno

 HPI Baja 5B SS | E-Revo 1/16      26CC | Velineom      Futaba 3PM-X | HK-GT2      Podium + Motul 800 | LiPo      Originais      Originais

 
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Abr 2009, 23:00
Localização: londrina

Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.

Mensagempor sergiotf » 31 Mai 2009, 19:43

Eu tenho tido um percepção peculiar nesta questão. ok, agulhas de alta, baixa e lenta entendidos, mas eu observo q no meu inferno, motor sts21, aconteceu de quebra oi suporete da agulha de alta, substituido por uma similar, não consigo regular. Comecei fechando alta e baixa, abrindo a lenta a 0,5 mm, abrindo a alta 2 voltas, abrindo a baixa ate pegar o motor, no starter, acontece q qndo pega, ele da uma disparada ate ficar em plena aceleracao e apagar. se fecho um pouco a baixa durante esse disparo,nada acontece ate chegar o ponto de fechar a entrada de combustivel q apaga o motor. se fecho a alta ate 1volta e 1/4 ele mantem o motor funcionando, mas fica subindo e descendo a rotação, instavel, chegando a parar. Observei q a aspiracao do motor puxa o combustivel alem da pressurizacao do tanque, e q o efeito varia conforme a abertura da gaveta. como desvincular esse efeito? ou faz parte do processo?

 
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Mai 2009, 23:00
Localização: Corumba-MS

Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.

Mensagempor robson.popeye » 01 Jun 2009, 02:41

Boa noite!!

pessoal, to com um problemao, comprei um carro novo, um Genesis 7.7, da marca CenRacing, mas o bicho chegou dos USA, e eu nao consigo funciona-lo, o motor e muito pesado, e a temperatura aqui na minha cidade é de 13graus, nao consigo funcionar nenhum dos meus rcs no recoil, so na caixa de partida, o Genesis nao encaixa na caixa de partida, e ja quebrei ate a cordinha do recoil


Hobby e coisa seria

 hpi mts      osmax 15      futaba      byron      hpi mt2      residencia

Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Re: A diferença entre agulhas: Alta, Baixa e Lenta.

Mensagempor pixelman » 01 Jun 2009, 17:15

Amigo nesses casos leia os artigos de amaciamento aqui do forum, você vai precisar dar uma pré aquecida nos motores antes de tentar dar partida, talvez "agasalhar" o motor para poder amaciar.

Abraço



Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes