Diferencial com graxa ou com óleo

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Re: Diferencial com graxa ou com óleo

Mensagempor joaoblink182 » 08 Jan 2007, 00:35

galera vcs poderiam me ajudar?!?!?
queri saber se oara o off-road eh melhor o dif. dianteiro ou traseiro mais travado???

valeu T+

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Re: Diferencial com graxa ou com óleo

Mensagempor Christian » 08 Jan 2007, 07:05

prcg escreveu:
Grigoli escreveu:Pessoal se alguém puder me responder ... também agradeço...

Comprei na Speed Modelismo uma graxa preta que contém grafite, que não tem nem viscosidade demonstrada na embalagem. Coloquei a mesma graxa nos dois diferênciais
O dif dianteiro está bem solto, e o traseiro bem mais travado.
Existe alguma razão para o fenomeno?



Essa graxa deve ser para diff de esfera.

Graxa pra diff de esfera costuma ser branca (quase transparente). Essa graxa deve ser pra diff de engrenagens mesmo, usada em geral em carros RTR.




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Re: Diferencial com graxa ou com óleo

Mensagempor schlickmann » 08 Jan 2007, 09:46

Segue abaixo um artigo do colega Sergio D´angelo que ensina o que muda com as graxas.

Todos os diferenciais quando o carro não está fazendo uma curva mantém as rodas direita e esquerda do carro com a mesma velocidade. Neste momento, conforme matéria anterior sobre o assunto, as engrenagens internas do diferencial estão paradas, isto quer dizer que as pontas de transmissão do diferencial giram na mesma velocidade funcionando como um eixo rígido, sendo o diferencial autoblocante ou não. Nas curvas as engrenagens internas do diferencial entram em funcionamento fazendo com que as rodas internas e externas do carro girem em velocidades DIFERENTES para compensar a diferença entre o raio que a roda interna percorre em relação ao raio que a roda externa percorre. Quando uma das rodas do eixo dianteiro ou eixo traseiro perdem contato com o chão, a roda do lado oposto ao que perdeu contato com o chão fica totalmente sem tração.

Façam uma prova! Com o motor em funcionamento tirem as rodas de um dos lados do carro do chão. Vocês vão ver que as rodas que estão apoiadas não se movimentam e as que estão no ar são aceleradas violentamente. Agora segurem com a mão uma das rodas que estão no ar (cuidado não é preciso acelerar forte). Instantaneamente a roda oposta ganha tração. O diferencial auto-blocante ou semi-blocante faz exatamente isto através de um sistema centrífugo inercial. Quando uma das rodas perde contato com o chão ou mesmo tem sua carga de mola diminuida (as do lado interno da curva), a aceleração brusca da roda que perdeu contato com o chão coloca o sistema blocante em funcionamento e tranfere tração para a roda oposta. À medida que a rotação das rodas se estabiliza, o sistema deixa de funcionar passando a ter as características de um diferencial convencional.

Aproveitando o assunto, a viscosidade do óleo do diferencial provoca efeito semelhante porém com menos eficiência mas com mais suavidade. O óleo mais viscoso oferece mais resistência ao movimento das engrenagens internas do diferencial fazendo com que a roda oposta à que perdeu contato com o chão não perca tração rápidamente.

Nota:
Eixo rígido = menos tração lateral do pneu e mais tração do pneu para a frente
Indicado para pistas com muita aderência (pista com pouca aderência o carro escorrega muito)
Força muito as correias ou eixos

Diferencial mais duro = menos tração lateral do pneu e mais tração do pneu para a frente (não tão acentuado quanto ao eixo rígido)
Indicado para pistas com boa aderência (normalmente usado na dianteira do carro)
Nenhum problema para as correias ou eixos

Diferencial mais mole = mais tração lateral do pneu e menos tração para a frente
Indicado para pistas com pouca aderência
Maior tendência de perda de tração nas curvas
Nenhum problema para correis ou eixos

Diferencial auto-blocante = menor têndencia de perda de tração nas curvas
Indicado para pistas com boa aderência ou muita aderência
Em pistas com pouca aderância o carro pode se tornar mais crítico nas curvas devido à entrada do funcionamento do blocante que neste caso é mais brusco.




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Re: Diferencial com graxa ou com óleo

Mensagempor josejacobina » 17 Jan 2007, 16:30

Ai pessoal no meu Buggy TR-15 consegui um ideal de tração com a traseira puxando um pouco mais (10%) com a relação de silicone de 7.000 na diant. e 500 na tras.

José


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Re: Diferencial com graxa ou com óleo

Mensagempor Edsel » 19 Set 2008, 20:27

Puts tava pensando em colocar silicone de 20000 na dianteira e 15000 na traseira do meu Buggy, mas pelo que li aqui acho que é exagero da minha parte... hehehehehe

Abraços




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Re: Diferencial com graxa ou com óleo

Mensagempor Pries_jeden_Got » 22 Set 2008, 21:28

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Para quem estava com dúvidas sobre setup da transmissão/suspensão..

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Re: Diferencial com graxa ou com óleo

Mensagempor alfredov8 » 22 Out 2008, 00:10

Qual a graxa certa? eu comprei uma de lítio da duratrax, pro meu savage, mas abrindo o diferencial, a graxa é cinza, provavelmente grafitada.




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Re: Diferencial com graxa ou com óleo

Mensagempor schlickmann » 22 Out 2008, 08:18

Ola alfredo
A sua graxa não é grafitada.
A cor prata é devido ao metal desgastado das engrenagens.




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Re: Diferencial com graxa ou com óleo

Mensagempor alfredov8 » 22 Out 2008, 21:46

schlickmann escreveu:Ola alfredo
A sua graxa não é grafitada.
A cor prata é devido ao metal desgastado das engrenagens.


Será? Posso usar tranquilo a de lítio então? Se usar a grafitada dá mer**? Abs.

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Re: Diferencial com graxa ou com óleo

Mensagempor schlickmann » 22 Out 2008, 22:26

pode usar a de litio (aquela amarelinha) na savage é o que vem de fabrica eu acho...




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Re: Diferencial com graxa ou com óleo

Mensagempor alfredov8 » 23 Out 2008, 14:53

Olha só, eu usei a de lítio da duratrax, é amarelo-claro , quase branca. Sò que um tubinho custa 12 pratas, sendo q aqui perto, na loja de autopeças tem graxa grafitada para homocinética, na faixa de 3 pratas um tubão q vai durar o resto da vida. Vc acha q se eu usar a grafitada tem algum risco de quebrar?




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