Diferencial com graxa ou com óleo
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- joaoblink182
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Re: Diferencial com graxa ou com óleo
galera vcs poderiam me ajudar?!?!?
queri saber se oara o off-road eh melhor o dif. dianteiro ou traseiro mais travado???
valeu T+
queri saber se oara o off-road eh melhor o dif. dianteiro ou traseiro mais travado???
valeu T+
- Christian
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Re: Diferencial com graxa ou com óleo
prcg escreveu:Grigoli escreveu:Pessoal se alguém puder me responder ... também agradeço...
Comprei na Speed Modelismo uma graxa preta que contém grafite, que não tem nem viscosidade demonstrada na embalagem. Coloquei a mesma graxa nos dois diferênciais
O dif dianteiro está bem solto, e o traseiro bem mais travado.
Existe alguma razão para o fenomeno?
Essa graxa deve ser para diff de esfera.
Graxa pra diff de esfera costuma ser branca (quase transparente). Essa graxa deve ser pra diff de engrenagens mesmo, usada em geral em carros RTR.
aí RC8.2 / RC8.2e / RC8T CE LRP / Tekin / Team Orion Futaba 3PK + Spektrum Byron Gen2 / Reedy JConcepts AKA CMU - São José dos Campos |
- schlickmann
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Re: Diferencial com graxa ou com óleo
Segue abaixo um artigo do colega Sergio D´angelo que ensina o que muda com as graxas.
Todos os diferenciais quando o carro não está fazendo uma curva mantém as rodas direita e esquerda do carro com a mesma velocidade. Neste momento, conforme matéria anterior sobre o assunto, as engrenagens internas do diferencial estão paradas, isto quer dizer que as pontas de transmissão do diferencial giram na mesma velocidade funcionando como um eixo rígido, sendo o diferencial autoblocante ou não. Nas curvas as engrenagens internas do diferencial entram em funcionamento fazendo com que as rodas internas e externas do carro girem em velocidades DIFERENTES para compensar a diferença entre o raio que a roda interna percorre em relação ao raio que a roda externa percorre. Quando uma das rodas do eixo dianteiro ou eixo traseiro perdem contato com o chão, a roda do lado oposto ao que perdeu contato com o chão fica totalmente sem tração.
Façam uma prova! Com o motor em funcionamento tirem as rodas de um dos lados do carro do chão. Vocês vão ver que as rodas que estão apoiadas não se movimentam e as que estão no ar são aceleradas violentamente. Agora segurem com a mão uma das rodas que estão no ar (cuidado não é preciso acelerar forte). Instantaneamente a roda oposta ganha tração. O diferencial auto-blocante ou semi-blocante faz exatamente isto através de um sistema centrífugo inercial. Quando uma das rodas perde contato com o chão ou mesmo tem sua carga de mola diminuida (as do lado interno da curva), a aceleração brusca da roda que perdeu contato com o chão coloca o sistema blocante em funcionamento e tranfere tração para a roda oposta. À medida que a rotação das rodas se estabiliza, o sistema deixa de funcionar passando a ter as características de um diferencial convencional.
Aproveitando o assunto, a viscosidade do óleo do diferencial provoca efeito semelhante porém com menos eficiência mas com mais suavidade. O óleo mais viscoso oferece mais resistência ao movimento das engrenagens internas do diferencial fazendo com que a roda oposta à que perdeu contato com o chão não perca tração rápidamente.
Nota:
Eixo rígido = menos tração lateral do pneu e mais tração do pneu para a frente
Indicado para pistas com muita aderência (pista com pouca aderência o carro escorrega muito)
Força muito as correias ou eixos
Diferencial mais duro = menos tração lateral do pneu e mais tração do pneu para a frente (não tão acentuado quanto ao eixo rígido)
Indicado para pistas com boa aderência (normalmente usado na dianteira do carro)
Nenhum problema para as correias ou eixos
Diferencial mais mole = mais tração lateral do pneu e menos tração para a frente
Indicado para pistas com pouca aderência
Maior tendência de perda de tração nas curvas
Nenhum problema para correis ou eixos
Diferencial auto-blocante = menor têndencia de perda de tração nas curvas
Indicado para pistas com boa aderência ou muita aderência
Em pistas com pouca aderância o carro pode se tornar mais crítico nas curvas devido à entrada do funcionamento do blocante que neste caso é mais brusco.
Todos os diferenciais quando o carro não está fazendo uma curva mantém as rodas direita e esquerda do carro com a mesma velocidade. Neste momento, conforme matéria anterior sobre o assunto, as engrenagens internas do diferencial estão paradas, isto quer dizer que as pontas de transmissão do diferencial giram na mesma velocidade funcionando como um eixo rígido, sendo o diferencial autoblocante ou não. Nas curvas as engrenagens internas do diferencial entram em funcionamento fazendo com que as rodas internas e externas do carro girem em velocidades DIFERENTES para compensar a diferença entre o raio que a roda interna percorre em relação ao raio que a roda externa percorre. Quando uma das rodas do eixo dianteiro ou eixo traseiro perdem contato com o chão, a roda do lado oposto ao que perdeu contato com o chão fica totalmente sem tração.
Façam uma prova! Com o motor em funcionamento tirem as rodas de um dos lados do carro do chão. Vocês vão ver que as rodas que estão apoiadas não se movimentam e as que estão no ar são aceleradas violentamente. Agora segurem com a mão uma das rodas que estão no ar (cuidado não é preciso acelerar forte). Instantaneamente a roda oposta ganha tração. O diferencial auto-blocante ou semi-blocante faz exatamente isto através de um sistema centrífugo inercial. Quando uma das rodas perde contato com o chão ou mesmo tem sua carga de mola diminuida (as do lado interno da curva), a aceleração brusca da roda que perdeu contato com o chão coloca o sistema blocante em funcionamento e tranfere tração para a roda oposta. À medida que a rotação das rodas se estabiliza, o sistema deixa de funcionar passando a ter as características de um diferencial convencional.
Aproveitando o assunto, a viscosidade do óleo do diferencial provoca efeito semelhante porém com menos eficiência mas com mais suavidade. O óleo mais viscoso oferece mais resistência ao movimento das engrenagens internas do diferencial fazendo com que a roda oposta à que perdeu contato com o chão não perca tração rápidamente.
Nota:
Eixo rígido = menos tração lateral do pneu e mais tração do pneu para a frente
Indicado para pistas com muita aderência (pista com pouca aderência o carro escorrega muito)
Força muito as correias ou eixos
Diferencial mais duro = menos tração lateral do pneu e mais tração do pneu para a frente (não tão acentuado quanto ao eixo rígido)
Indicado para pistas com boa aderência (normalmente usado na dianteira do carro)
Nenhum problema para as correias ou eixos
Diferencial mais mole = mais tração lateral do pneu e menos tração para a frente
Indicado para pistas com pouca aderência
Maior tendência de perda de tração nas curvas
Nenhum problema para correis ou eixos
Diferencial auto-blocante = menor têndencia de perda de tração nas curvas
Indicado para pistas com boa aderência ou muita aderência
Em pistas com pouca aderância o carro pode se tornar mais crítico nas curvas devido à entrada do funcionamento do blocante que neste caso é mais brusco.
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- josejacobina
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Re: Diferencial com graxa ou com óleo
Ai pessoal no meu Buggy TR-15 consegui um ideal de tração com a traseira puxando um pouco mais (10%) com a relação de silicone de 7.000 na diant. e 500 na tras.
José
José
Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%
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Re: Diferencial com graxa ou com óleo
Puts tava pensando em colocar silicone de 20000 na dianteira e 15000 na traseira do meu Buggy, mas pelo que li aqui acho que é exagero da minha parte... hehehehehe
Abraços
Abraços
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- Pries_jeden_Got
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Re: Diferencial com graxa ou com óleo
Guia Rápido de Setup - RcMasters.com.br
Para quem estava com dúvidas sobre setup da transmissão/suspensão..
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Re: Diferencial com graxa ou com óleo
Qual a graxa certa? eu comprei uma de lítio da duratrax, pro meu savage, mas abrindo o diferencial, a graxa é cinza, provavelmente grafitada.
Mugen MBX6 OS XZ-B Speed DX3R Byrion JConcepts AKA ACM |
- schlickmann
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- Localização: Florianópolis - SC
Re: Diferencial com graxa ou com óleo
Ola alfredo
A sua graxa não é grafitada.
A cor prata é devido ao metal desgastado das engrenagens.
A sua graxa não é grafitada.
A cor prata é devido ao metal desgastado das engrenagens.
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Re: Diferencial com graxa ou com óleo
schlickmann escreveu:Ola alfredo
A sua graxa não é grafitada.
A cor prata é devido ao metal desgastado das engrenagens.
Será? Posso usar tranquilo a de lítio então? Se usar a grafitada dá mer**? Abs.
- schlickmann
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Re: Diferencial com graxa ou com óleo
pode usar a de litio (aquela amarelinha) na savage é o que vem de fabrica eu acho...
HPI R40 Nova 353 09' 3PK Tornado 200mm Diversos |
Re: Diferencial com graxa ou com óleo
Olha só, eu usei a de lítio da duratrax, é amarelo-claro , quase branca. Sò que um tubinho custa 12 pratas, sendo q aqui perto, na loja de autopeças tem graxa grafitada para homocinética, na faixa de 3 pratas um tubão q vai durar o resto da vida. Vc acha q se eu usar a grafitada tem algum risco de quebrar?
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