Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 158
Registrado em: 20 Jun 2010, 23:00
Localização: penha - zona lost de sp

Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor galaxie76 » 16 Ago 2010, 14:52

tava sem fazer nada e resolvi fazer meu proprio Exhaust Gas Cooler.

http://img818.imageshack.us/g/sam0220.jpg/

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 714
Registrado em: 12 Mai 2009, 23:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: eu que fiz ! ! !

Mensagempor avereza » 16 Ago 2010, 15:22

Legal, bem criativo, já testou??


André Vereza

 SC8 / RC4WD Defender D90      .28 PRO / BRUSHED 35T      XP3D      Byron / NiMh      SC Truck / Crawler      Arraial do Cabo - RJ

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 158
Registrado em: 20 Jun 2010, 23:00
Localização: penha - zona lost de sp

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor galaxie76 » 16 Ago 2010, 15:53

sim, aparentemente da pra andar mais com um tanque. so nao sei se o desempenho mudou. sei que tive que abrir um pouco a agulha de entrada de combustivel. tava empolgado, acelerando sem do, esqueci de tampar o cooler pra ver se dava diferença. se eu tivesse um termometro dava pra medir a temperatura antes e depois do cooler.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor ferbosso » 17 Ago 2010, 16:55

Xtreme Gambiarra MODE ON!!
Por favor diga q isso é uma piada...


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

Piloto Sport
 
Mensagens: 206
Registrado em: 19 Abr 2009, 23:00
Localização: Fortaleza-CE

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor MarceloAires » 17 Ago 2010, 18:20

O tamanho da mangueira que vai da pipa pro tanque, quando muito longa faz com que voce perca pressão no tanque e consequentemente na entrada do carburador.
Sem mencionar que se voce bater e amassar sua gambiarra, seu tanque fica sem pressão e o motor apaga.
Conclusão: Tire a gambiarra fora, apague as fotos e não conte pra mais ninguem que voce fez isso.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 158
Registrado em: 20 Jun 2010, 23:00
Localização: penha - zona lost de sp

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor galaxie76 » 17 Ago 2010, 21:19

kkkkkkkkkkkkkkk. o negocio ficou tao bom que andei lado a lado com um fw-06 com motor .18, e algumas vezes na frente dele ! ! ! to com curva esportiva (nao sei o nome, nao tinha no sakinho) e um trato interno da pipa (nao conto pra ninguem). so falta tampar a entrada de ar da bolha pra ver se realmente da diferença :D :D :D :D O tamanho da mangueira dizem que se for grande demais fica sem pressao no tanque, no meu caso ta normal, da pra esticar a segunda ate o talo sem dar falta, igual como se tivesse sem a minha invençao .

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor LAGOS » 17 Ago 2010, 21:29

galaxie76 escreveu:kkkkkkkkkkkkkkk. o negocio ficou tao bom que andei lado a lado com um fw-06 com motor .18, e algumas vezes na frente dele ! ! ! to com curva esportiva (nao sei o nome, nao tinha no sakinho) e um trato interno da pipa (nao conto pra ninguem). so falta tampar a entrada de ar da bolha pra ver se realmente da diferença :D :D :D :D O tamanho da mangueira dizer que se for grande fica sem pressao no tanque, no meu caso ta normal, da pra esticar a segunda ate o talo sem dar falta, igual como se tivesse sem a minha invençao .


como assim ... revela pra gente esse tal "trato interno da pipa"

acredito que vc perdeu pressão no tanque devido ao tamanho do "tubo cooler" e como consequencia seu motor rodou afinado , pois menos combustivel foi injetado no carbura devido a baixa pressão ....

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 158
Registrado em: 20 Jun 2010, 23:00
Localização: penha - zona lost de sp

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor galaxie76 » 17 Ago 2010, 21:43

Eu aumentei o burado dakele cone com uma broca e depois passei uma pedrinha da dremel de 10 mm e cortei um pedacinho da ponteira da pipa, so aquela parte que é mais larga. Quanto a pressao, a ideia é andar ate o motor ficar na temp normal de funcionamento, depois tampar o cooler ou voltar tudo pro original pra ver o que acontece com o rendimento, ja que vai estar tudo quentinho como o original. No dia que instalei o cooler, tava um frio danado, ai tive que aumentar a agulha de entrada de comb, tipo 1/4 à 1/2 volta. Nao sei se num dia de temp normal eu precisaria abrir tudo isso, so andei com ele em dias quentes, tava afinadinho, soltando uma fumaça de leve em alta.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 623
Registrado em: 14 Fev 2008, 21:00
Localização: Três de Maio RS

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor jeffersonk » 17 Ago 2010, 22:13

legal, porem acho q dete ter ficado muito longa tente diminuir um pouco...
acho q ficaria melhor se vc colocasse na mangueira de combustível.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 164
Registrado em: 21 Jan 2007, 21:00

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor lander » 17 Ago 2010, 22:21

Cara, o negocio de instalar um cooler no sistema de gas e' pra ajudar a manter o combustivel em uma temperatura mais baixa e tb mais homogenea uma vez que 'a medida que o nivel no tanque vai abaixando, o volume de ar quente aumenta e consequentemente o liquido vai aquecer mais.
Entao vc tera que abastecer com um combustivel frio e o motor vai ter que "engolir" isso goela abaixo. Ai' sua regulagem pode ficar inconstante, ou seu desempenho sera' um com tq cheio e outro com tq vazio.
Logo, se vc manter o ar comprimido no interior do tanque mais refrigerado, vc diminuira' esta probabilidade.
Tb, leve em consideracao o que o Marcelo Aires citou acima sobre o comprimento da tubulacao. Quanto maior, menos pressao.
Diminua o comprimento das mangueiras de silicone e o diametro da espiral de cobre. Isso vai ajudar.

No mais, o hobby e' isso mesmo. Cada um da' um jeito.

Valeu!




 mbx6 / d8T / xb808      GRP / ORION      M11X      MK Fuel extra 30%      RCW      RBCAR rbcar.blogspot.com

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor ferbosso » 17 Ago 2010, 22:46

Agora sim é piada!
No lugar de aumentar o run time e ter um funcionamento mais uniforme durante todo o tanque (bem lembrado pelo amigo Lander), como os exhaust gas cooler que sao produzidos pelas grandes fábricas (aquelas com engenheiros e toda uma equipe de P&D), a engenhoca fez o carro andar mais forte!
Ihuuuuuuuuuuulllllll
Sou altamente adepto ao DIY, mas tem limite né...


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 158
Registrado em: 20 Jun 2010, 23:00
Localização: penha - zona lost de sp

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor galaxie76 » 17 Ago 2010, 22:58

Jefersonk, logo mais posso fazer isso, ou trocando o cooler de lugar ou descolando mais um pedaço de cobre.

Boa ideia lander :D

Ferbosso, o principio é o mesmo de funcionamento é o mesmo, alem do cobre dissipar melhor o calor, se nao me engano (ja li isso em algum lugar). melhor gastar 10 reais em meio metro de cano de cobre do que 50 reais num teco de aluminio torneado. se nao funcionar, sao 10 reais jogados fora e nao 50. Derepentemente da pra fazer um icecooler, ai sim ficaria violento. Muito mais moleculas de oxigenio na mistura.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 115
Registrado em: 03 Jun 2006, 23:00
Localização: Apucarana, Paraná

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor Jaudevino » 18 Ago 2010, 11:00

Cara pode até não funcionar mas adorei sua engenhoca... a criatividade do brasileiro é surpreendente...
dizia Albert Einstein: " O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. " ou para quem desmerecer sua experiência: "A imaginação é mais importante que o conhecimento." Albert Einstein também.
seja feliz....


神風KAMIKAZE RACING TEAM

 V-One RRR Evo, SIII      O.S.12 Tz 3port, GXR15      SANWA M11      Byron 20%      Zac, Alpha      em construçao

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 754
Registrado em: 09 Abr 2009, 23:00
Localização: SP ( Tremembé)

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor Ghdeilo » 18 Ago 2010, 13:56

O importante nao é o resultado , e sim a ideia . O resultado , surge a partir do aprimoramento da ideia . A parte mais dificil voce ja fez , a gora é testar e ir corrgindo . So uma coisa , tente dimensionar o exaustor , mais ou menos na mesma medida , que era a mangueir a de combustivel .


Imagem

 Revo 3.3/Nissan R390/E-revo      TRX 3.3 / FlS15/Velineon      Spektrum Dx3.0

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1286
Registrado em: 27 Set 2009, 23:00
Localização: Curitiba

Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !

Mensagempor nbrancalhaojr » 18 Ago 2010, 14:26

Se colocar uma mangueira com diametro interno maior que o tubo de combustível original, pode compensar a perda de carga causada pelo aumento no comprimento do tubo. Poderia experimentar também.

Mas, uma coisa que você não levou em consideração na versão torneada é que ela é repleta de aletas que ajudam muito a dissipar o calor.

Próximo

Voltar para On-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes