Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
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- galaxie76
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Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
tava sem fazer nada e resolvi fazer meu proprio Exhaust Gas Cooler.
http://img818.imageshack.us/g/sam0220.jpg/
http://img818.imageshack.us/g/sam0220.jpg/
Re: eu que fiz ! ! !
Legal, bem criativo, já testou??
André Vereza
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- galaxie76
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Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
sim, aparentemente da pra andar mais com um tanque. so nao sei se o desempenho mudou. sei que tive que abrir um pouco a agulha de entrada de combustivel. tava empolgado, acelerando sem do, esqueci de tampar o cooler pra ver se dava diferença. se eu tivesse um termometro dava pra medir a temperatura antes e depois do cooler.
Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
Xtreme Gambiarra MODE ON!!
Por favor diga q isso é uma piada...
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Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
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- MarceloAires
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Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
O tamanho da mangueira que vai da pipa pro tanque, quando muito longa faz com que voce perca pressão no tanque e consequentemente na entrada do carburador.
Sem mencionar que se voce bater e amassar sua gambiarra, seu tanque fica sem pressão e o motor apaga.
Conclusão: Tire a gambiarra fora, apague as fotos e não conte pra mais ninguem que voce fez isso.
Sem mencionar que se voce bater e amassar sua gambiarra, seu tanque fica sem pressão e o motor apaga.
Conclusão: Tire a gambiarra fora, apague as fotos e não conte pra mais ninguem que voce fez isso.
- galaxie76
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Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
kkkkkkkkkkkkkkk. o negocio ficou tao bom que andei lado a lado com um fw-06 com motor .18, e algumas vezes na frente dele ! ! ! to com curva esportiva (nao sei o nome, nao tinha no sakinho) e um trato interno da pipa (nao conto pra ninguem). so falta tampar a entrada de ar da bolha pra ver se realmente da diferença O tamanho da mangueira dizem que se for grande demais fica sem pressao no tanque, no meu caso ta normal, da pra esticar a segunda ate o talo sem dar falta, igual como se tivesse sem a minha invençao .
Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
galaxie76 escreveu:kkkkkkkkkkkkkkk. o negocio ficou tao bom que andei lado a lado com um fw-06 com motor .18, e algumas vezes na frente dele ! ! ! to com curva esportiva (nao sei o nome, nao tinha no sakinho) e um trato interno da pipa (nao conto pra ninguem). so falta tampar a entrada de ar da bolha pra ver se realmente da diferença O tamanho da mangueira dizer que se for grande fica sem pressao no tanque, no meu caso ta normal, da pra esticar a segunda ate o talo sem dar falta, igual como se tivesse sem a minha invençao .
como assim ... revela pra gente esse tal "trato interno da pipa"
acredito que vc perdeu pressão no tanque devido ao tamanho do "tubo cooler" e como consequencia seu motor rodou afinado , pois menos combustivel foi injetado no carbura devido a baixa pressão ....
- galaxie76
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Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
Eu aumentei o burado dakele cone com uma broca e depois passei uma pedrinha da dremel de 10 mm e cortei um pedacinho da ponteira da pipa, so aquela parte que é mais larga. Quanto a pressao, a ideia é andar ate o motor ficar na temp normal de funcionamento, depois tampar o cooler ou voltar tudo pro original pra ver o que acontece com o rendimento, ja que vai estar tudo quentinho como o original. No dia que instalei o cooler, tava um frio danado, ai tive que aumentar a agulha de entrada de comb, tipo 1/4 à 1/2 volta. Nao sei se num dia de temp normal eu precisaria abrir tudo isso, so andei com ele em dias quentes, tava afinadinho, soltando uma fumaça de leve em alta.
- jeffersonk
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Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
legal, porem acho q dete ter ficado muito longa tente diminuir um pouco...
acho q ficaria melhor se vc colocasse na mangueira de combustível.
acho q ficaria melhor se vc colocasse na mangueira de combustível.
Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
Cara, o negocio de instalar um cooler no sistema de gas e' pra ajudar a manter o combustivel em uma temperatura mais baixa e tb mais homogenea uma vez que 'a medida que o nivel no tanque vai abaixando, o volume de ar quente aumenta e consequentemente o liquido vai aquecer mais.
Entao vc tera que abastecer com um combustivel frio e o motor vai ter que "engolir" isso goela abaixo. Ai' sua regulagem pode ficar inconstante, ou seu desempenho sera' um com tq cheio e outro com tq vazio.
Logo, se vc manter o ar comprimido no interior do tanque mais refrigerado, vc diminuira' esta probabilidade.
Tb, leve em consideracao o que o Marcelo Aires citou acima sobre o comprimento da tubulacao. Quanto maior, menos pressao.
Diminua o comprimento das mangueiras de silicone e o diametro da espiral de cobre. Isso vai ajudar.
No mais, o hobby e' isso mesmo. Cada um da' um jeito.
Valeu!
Entao vc tera que abastecer com um combustivel frio e o motor vai ter que "engolir" isso goela abaixo. Ai' sua regulagem pode ficar inconstante, ou seu desempenho sera' um com tq cheio e outro com tq vazio.
Logo, se vc manter o ar comprimido no interior do tanque mais refrigerado, vc diminuira' esta probabilidade.
Tb, leve em consideracao o que o Marcelo Aires citou acima sobre o comprimento da tubulacao. Quanto maior, menos pressao.
Diminua o comprimento das mangueiras de silicone e o diametro da espiral de cobre. Isso vai ajudar.
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Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
Agora sim é piada!
No lugar de aumentar o run time e ter um funcionamento mais uniforme durante todo o tanque (bem lembrado pelo amigo Lander), como os exhaust gas cooler que sao produzidos pelas grandes fábricas (aquelas com engenheiros e toda uma equipe de P&D), a engenhoca fez o carro andar mais forte!
Ihuuuuuuuuuuulllllll
Sou altamente adepto ao DIY, mas tem limite né...
No lugar de aumentar o run time e ter um funcionamento mais uniforme durante todo o tanque (bem lembrado pelo amigo Lander), como os exhaust gas cooler que sao produzidos pelas grandes fábricas (aquelas com engenheiros e toda uma equipe de P&D), a engenhoca fez o carro andar mais forte!
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- galaxie76
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Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
Jefersonk, logo mais posso fazer isso, ou trocando o cooler de lugar ou descolando mais um pedaço de cobre.
Boa ideia lander
Ferbosso, o principio é o mesmo de funcionamento é o mesmo, alem do cobre dissipar melhor o calor, se nao me engano (ja li isso em algum lugar). melhor gastar 10 reais em meio metro de cano de cobre do que 50 reais num teco de aluminio torneado. se nao funcionar, sao 10 reais jogados fora e nao 50. Derepentemente da pra fazer um icecooler, ai sim ficaria violento. Muito mais moleculas de oxigenio na mistura.
Boa ideia lander
Ferbosso, o principio é o mesmo de funcionamento é o mesmo, alem do cobre dissipar melhor o calor, se nao me engano (ja li isso em algum lugar). melhor gastar 10 reais em meio metro de cano de cobre do que 50 reais num teco de aluminio torneado. se nao funcionar, sao 10 reais jogados fora e nao 50. Derepentemente da pra fazer um icecooler, ai sim ficaria violento. Muito mais moleculas de oxigenio na mistura.
Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
Cara pode até não funcionar mas adorei sua engenhoca... a criatividade do brasileiro é surpreendente...
dizia Albert Einstein: " O segredo da criatividade é saber como esconder as fontes. " ou para quem desmerecer sua experiência: "A imaginação é mais importante que o conhecimento." Albert Einstein também.
seja feliz....
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Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
O importante nao é o resultado , e sim a ideia . O resultado , surge a partir do aprimoramento da ideia . A parte mais dificil voce ja fez , a gora é testar e ir corrgindo . So uma coisa , tente dimensionar o exaustor , mais ou menos na mesma medida , que era a mangueir a de combustivel .
Revo 3.3/Nissan R390/E-revo TRX 3.3 / FlS15/Velineon Spektrum Dx3.0 |
- nbrancalhaojr
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Re: Exhaust Gas Cooler: eu que fiz ! ! !
Se colocar uma mangueira com diametro interno maior que o tubo de combustível original, pode compensar a perda de carga causada pelo aumento no comprimento do tubo. Poderia experimentar também.
Mas, uma coisa que você não levou em consideração na versão torneada é que ela é repleta de aletas que ajudam muito a dissipar o calor.
Mas, uma coisa que você não levou em consideração na versão torneada é que ela é repleta de aletas que ajudam muito a dissipar o calor.
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