VELA INCANDESCENDO NECESSARIAMENTE ESTÁ BOA?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Jun 2007, 23:00
Localização: são paulo

VELA INCANDESCENDO NECESSARIAMENTE ESTÁ BOA?

Mensagempor montag3 » 13 Ago 2007, 14:40

Olá pessoal,
acho q ja li aqui no forum mas n achei novamente o tópico. Fiquei tentando ligar meu motor e não conseguia. Testava a vela e a mesma estava acendendo normalmente. Isso por si só não quer dizer que a vela está boa?
Troquei por uma nova e pegou na hora.
Mais uma vez obrigado
mauro

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1135
Registrado em: 25 Set 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: VELA INCANDESCENDO NECESSARIAMENTE ESTÁ BOA?

Mensagempor Birk » 13 Ago 2007, 15:02

eu tenho uma duvida, a vela deve acender todo o filamento, até a ponta ??
ou basta até o meio??
é porque a minha vela tem uma camada cinza na ponta e nao fica incandescente ali.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 676
Registrado em: 12 Abr 2007, 23:00
Localização: Salvador-Ba

Re: VELA INCANDESCENDO NECESSARIAMENTE ESTÁ BOA?

Mensagempor Edudabus » 13 Ago 2007, 16:22

Birk escreveu:eu tenho uma duvida, a vela deve acender todo o filamento, até a ponta ??
ou basta até o meio??
é porque a minha vela tem uma camada cinza na ponta e nao fica incandescente ali.

a minha desde nova nunca incandeceu ate a ponta...
tb tenho essa duvida..

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1031
Registrado em: 07 Jul 2007, 23:00
Localização: goiania - go

Re: VELA INCANDESCENDO NECESSARIAMENTE ESTÁ BOA?

Mensagempor guh_gustavu » 13 Ago 2007, 17:48

Edudabus escreveu:
Birk escreveu:eu tenho uma duvida, a vela deve acender todo o filamento, até a ponta ??
ou basta até o meio??
é porque a minha vela tem uma camada cinza na ponta e nao fica incandescente ali.

a minha desde nova nunca incandeceu ate a ponta...
tb tenho essa duvida..

n acender ate a ponta e normal.
e sobre a vela do "dono" do post
so por ela estar incandencente n signifca ke esta boa
porq vc vai tar com akecedor nela
ai tem ke ligar mesmo
skoapska

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 538
Registrado em: 07 Jun 2007, 23:00
Localização: Curitiba

Re: VELA INCANDESCENDO NECESSARIAMENTE ESTÁ BOA?

Mensagempor fkupka » 13 Ago 2007, 17:58

Bem vamos se basear na vela de carros para as duvidas, ela nao deve ficar incandecente até a ponta, pois é ali q ela vai solta a faisca para a combustao ocorrer!!! para vereficar se o aquecedor ta suprindo a necessidade para ligar o motor basta ela acender até um pouco mais do meio dela... Quanto mais vermelha ficar mais facil pegará!!!!

Obs: o filamento da vela nunca pode estar rompido ou solto de sua parte inferior!!!


"Carro bom é carro mal educado, você pisa ele responde!"

 MBX5T ProSpec      STS .30      FUTABA 3PM      Crime Fighter      Vila Guaira

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: VELA INCANDESCENDO NECESSARIAMENTE ESTÁ BOA?

Mensagempor Alexpar » 13 Ago 2007, 23:25

Eu já tenho outra explicação de pessoas mais experientes e de sites que consultei.

Comigo já aconteceu a mesma coisa.... A vela acende legal, o carro chega a pegar mas na arrancada na reta ele morre!

Pois bem....

Eu também tinha esta dúvida: Como é que a vela continua funcionando depois que se retira a alimentação do aquecedor?

Na realidade, dentro da câmara de combustão ocorre uma reação da platina no fio da vela com o metanol do combustível que mantém o motor funcionando.....Parece mágica! Para dar início à reação ela precisa ser aquecida.

Historicamente, os primeiros motores funcionavam a base de acetona e eram como os motores a diesel convencionais (de caminhão, por exemplo) que entram em combustão somente por compressão. Mas a queima era extremamente tóxica. Aí inventaram este método que usa a platina da vela para manter o processo e com combustível menos tóxico.

Acontece que com o tempo os resíduos da queima se depositam sobre o filamento da vela deixando-a cinza e impedindo que a reação continue, ou seja, o filamento está integro, com a passagem da corrente elétrica ele se incandesce, mas no motor, devido a sujeira na vela, o processo não continua.

Se você achou que escrevi grandes besteiras, acesse:

www.rchobbies.org/cars_eng-tuning.htm

www.rchobbies.org/engine-tuning.htm

www.bsrcc.com/glowplugs.htm

www.rchobbies.org/understanding_fuel.htm

Por favor, os mais experientes me corrijam se estiver errado!

Fica aqui minha contribuição.

Abraços!!!


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1135
Registrado em: 25 Set 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: VELA INCANDESCENDO NECESSARIAMENTE ESTÁ BOA?

Mensagempor Birk » 14 Ago 2007, 00:31

então essa sujeira é normal, mas quanto tempo deve durar uma vela ??
a minha durou menos de um galão e o carro morre quando eu acelero de baixa para alta rotação, já tentei mexer nas agulhas e nada, deve ser a vela.

Avatar do usuário
Mensagens: 36
Registrado em: 07 Ago 2007, 23:00
Localização: Brasília

Re: VELA INCANDESCENDO NECESSARIAMENTE ESTÁ BOA?

Mensagempor alexfbbr » 14 Ago 2007, 01:00

Também tenho esta dúvida. Quanto tempo dura uma vela? e qual a melhor marca de vela e o preço aproximado?
Estou começando agora neste mundo. Montei meu carro comprando os fascículos do Radiocontrole tuning BMW M3 GTR e andei pela primeira vez neste ultimo final de semana, foi sensacional, anda muito! Contudo também tive alguns problemas na hora de ligar. Por algumas vezes tive que soprar uma das magueiras para injetar combustível no motor, e só assim o motor pegava. Iste tipo de operação e correta ou minha vela esta com problemas? Algumas vezes tirei a vela e sequei-a, este procedimento também é correto?


Att,\r\nAlex.

 BMW M3 GTR      Thunder Tiger PRO 12      Futaba      BYRON      BMW      ALPHA      Multifeira - CEASA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 538
Registrado em: 07 Jun 2007, 23:00
Localização: Curitiba

Re: VELA INCANDESCENDO NECESSARIAMENTE ESTÁ BOA?

Mensagempor fkupka » 14 Ago 2007, 01:02

tipo nao quiz dizer q acendendo ela está boa, e foi até bom voce ter falado como ela se mantinha acesa pq tinha muita duvida a respeito... rsrs


"Carro bom é carro mal educado, você pisa ele responde!"

 MBX5T ProSpec      STS .30      FUTABA 3PM      Crime Fighter      Vila Guaira

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Jun 2007, 23:00
Localização: são paulo

Re: VELA INCANDESCENDO NECESSARIAMENTE ESTÁ BOA?

Mensagempor montag3 » 14 Ago 2007, 15:28

Bom,
entre tantas dúvidas fica ai um macete q me tirou "das pistas" no fim de semana.
A vela parece estar boa, mas é sempre bom ter uma nove para certificar-se de que o problema não está ali.
Obrigado a todos,
Mauro

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 657
Registrado em: 10 Mai 2006, 23:00
Localização: Minas Gerais

Re: VELA INCANDESCENDO NECESSARIAMENTE ESTÁ BOA?

Mensagempor josejacobina » 14 Ago 2007, 18:00

Bem vou ver se ajudo um pouco, normalmente uma vela dura mais de um galão, com alguns cuidados de pelo menos a cada um litro de combustivel de uso lavar a vela deixando de molho em vinagre (me ensinaram isso e da certo até hoje). O ideal é mesmo ter sempre uma nova reserva e testar sempre que der problemas.
Quanto a melhor marca eu acho para os RTR as OS são otimas velas de bom rendimento e durabilidade.
Não limpem a vela com pano, etc, pois poderá quebrar o filamento, se o carro ao ligar encharcou, retire a vela e aqueça ela para que ceque.

José


Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%

 Baja HPS 1/5 4WD      30cc      2,4Gz      Gasolina + Oleo 2T      Baja HSP 1/5      Originais off-road      Minas Gerais

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes