Limpeza Motor: Virabrequim TOTALMENTE oxidado!

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Limpeza Motor: Virabrequim TOTALMENTE oxidado!

Mensagempor tiobily » 01 Out 2007, 20:05

Opa galera, eu tinha visto pelo burado do carburador qtinha umas manchinhas de oxidacao no vira, mas era poca coisa.

hj resolvi tirar a backplate para dar uma olhada por dentro, e para minha surpresa, a parte de traz do VIRA esta TOTALMENTE OXIDADA
podem conferir nas fotos.


O q eu devo fazer? comprar um novo? ou um banho de lubrificante para dar um trato?


Acho melhor comprar um novo né?

Sera q isso danificou meu motor??


Abraço!
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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor Edudabus » 01 Out 2007, 20:14

eh legal pegar um novo...
vc tirou ele todo para ver se esta todo assim?
acho que se for so atras n tem problema...
mas se vc pode epgar um novo, eh melhor!
abraço

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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor guh_gustavu » 01 Out 2007, 20:56

so mandar polir




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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor Birk » 01 Out 2007, 21:26

o meu também estava assim, nao tanto, mas estava.

eu peguei um bombril bem fino e passei de leve até sair tudo, lavei bem para tirar todos os pelinhos, lubrifiquei e montei de novo, o motor parce até que ta mais solto, pego melhor regulagem.

acho que essa sujeira ai enfluencia na velocidade que o combustível entra na camara de combustão.

abraços

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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor Alexpar » 02 Out 2007, 00:15

Na prática, reduz-se a resistência à passagem de combustível...

Tenho uma dica que ficou nota 10!

1-Desmonte o motor;
2-Lave o vira com querosene;
3-Limpe com bom bril ou use uma lixa d'água de gramatura 600 ou maior. Procure fazer o mesmo dentro do túnel por onde passa o combustível.
4-Se você tiver uma dremel use um disquinho de escova de aço para alcançar as partes mais difíceis;
5-Limpe de novo com querosene para tirar toda sujeira;
6-Seque muito bem;
7-Use uma pasta para polir pinturas automotivas da marca "pérola", é uma lata verde com a descrição: "Massa para polir branca extra fina";
8-Espalhe por todo o virabrequim incluindo o "túnel" por onde passa o combustível, use um cotonete para isso.
9-Agora é só polir! Se você não tiver uma dremel, vá polindo com algodão até alcançar o máximo brilho incluindo interior do túnel, vai um pouco de trabalho! Com a dremel, use a ponta de algodão e vá polindo, o brilho é instantâneo. É necessário ter mão bem firme para não deixar a haste da dremel que suporta o algodão escorregar e bater no vira, senão ele vai ficar marcado.
10-Depois do brilho, lave novamente com querosene para tirar os resíduos da pasta;
11-Repita o passo 6;
12-Passe uma camada bem fina, com o dedo mesmo, de óleo after-run, por todo o virabrequim, incluindo o túnel (com cotonete), para evitar que oxide novamente.
13-Monte o motor.

Taí a dica! Depois disso, tudo no motor melhora, a marcha lenta fica mais estável, a aceleração mais suave.... Prá se ter uma idéia, depois que fiz isso e montei o motor, ele ficou tão acelerado que tive que voltar o parafuso de lenta 3/4 de volta!

Aproveite a oportunidade e dê uma geral em todo o motor, essa matéria:

index.php?name=News&file=article&sid=178

explica passo a passo com fotos e está muito bem feita!!

Abraços!


Acelera Ayrton!!!

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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor tiobily » 02 Out 2007, 02:37

Opa Alexpar! Perfeita a dica! vou compra essa coisa de pulir amanha e vou dar um trato!

Eu deixei o vira de banho no WD 40, sera q ajuda? posso utilizar ele ao invez do querosene? e enquanto meu motor estiver desmontado, onde deixo a camisa e o pistao? por enquanto, estao ao relento, e estou com medo disso, de pegar humidade, mas estao com uma camadinha de wd 40 tbm.


valeu mesmo pela dica!

Abraço!




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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor Alexpar » 02 Out 2007, 10:29

Tiobily,

O WD é um óleo bem fino, de qualquer maneira é óleo... Limpe com a querosene que funciona como solvente, pois o óleo do WD vai empastar tudo com a massa de polir.
Com relação as demais peças vide o link que passei para limpeza de motor, lá há diversas dicas de como proceder.

Ah sim... Se o seu vira tem silicone no túnel, não enxarque de querosene, passe um algodão ou pano umedecido em querosene e faça a limpeza, evite querosene no silicone.

Espero ter ajudado!


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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor Birk » 02 Out 2007, 19:04

quando eu desmontei o motor eu deixei as peças banhadas em óleo fino 2 tempos, aqueles para moto.

o meu depois de tirar aquela camada também melhorou 100% a regulagem, agora eu entendo o porque de limpar sempre o motor, antes nao entendia hehehe

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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor tiobily » 03 Out 2007, 21:37

OLHA SO COMO TA FICANDO!!
E AINDA NEN TA PRONTO!

valeu pela dica cara!!!


Abraço!
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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor guh_gustavu » 03 Out 2007, 21:51

vou fazer isso com o meu so ke com dremel
amanha.




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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor tionono » 04 Out 2007, 16:07

tiobily escreveu:OLHA SO COMO TA FICANDO!!
E AINDA NEN TA PRONTO!

valeu pela dica cara!!!


Abraço!


Tio Billy:

Limpes cuidadosamente o motor e verifiques, com uma lupa,
se as esferas ou as pistas do rolamento não estão oxidadas.

Se estiverem, substituas os rolamentos.
Rolamentos vibrando estragam o pino do vira.

Abraço gaúcho.


Tio Nonô RC.

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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor tiobily » 04 Out 2007, 16:24

opa tio nono.. o q seriam as pistas do rolamento?

o rolamento interno esta oxidado por fora,, mas as bolinhas aparentemente estao normais




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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor Edudabus » 04 Out 2007, 16:51

poxa! ta ficando bom..
n sabia que dava pra dar um trato desses n..
abraço!

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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor Alexpar » 07 Out 2007, 12:38

E aí Tiobily,

Já montou? Ligou? Ficou bom?...

Abraços!


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Re: Virabrequim TOTALMENTE oxidado! =(

Mensagempor tiobily » 07 Out 2007, 14:00

opa cara,

o motor eu ja montei!
mas estou sem a coroa, pq troquei o pinha por um maior, agora tenho q esperar a coroa chegar :D

quando eu testar eu posto aqui.

quando montei, passei after run no motor todinhu, com o dedo mesmo
fico bem lubrificado e protegido, eu espero


abraço!




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