RCMasters
   Login ou Efetue seu registro
PrincipalArtigos e MatériasFórunsMinha Conta
Fórum RCMasters › Oficina › Bolha › Tinta Vinílica? Sim ou Nao?
Toggle Content Menu Principal
 Principal Artigos e Matérias Fóruns Comunidade Opções de membros Buscar Web Calculadoras
 Masters
 Top 10
Toggle Content Anunciantes

Toggle Content Matérias
Iniciantes
Transmissão
Motores 4 e 2 Tempos
Preparação de Motores
Amaciamento
Pilhas Falsas
Fios dos Servos
Bolhas - Furação
Bolhas - Recorte

Como Enviar Matérias?
Toggle Content Setup
Guia Rápido de Setup
TOE, Caster e Cambagem
Centro de Rolagem
DownStop
Altura
Droop
Largura
Toggle Content Oficina
Amortecedores
Cotovelo/Pipa
2ª Marcha
Carburador
Centax
Limpeza Motor
Aquecedor de velas na Caixa de Partida
Toggle Content Usuários
Bem-vindo

Anônimo

Apelido
Senha
Fazer Registro

Sociedade:
Último(a): Brenali
Novo(s) hoje: 2
Novo(s) ontem: 7
Total: 18774

On-line Agora [150]:
Visitante(s): 142
Membro(s): 6
Páginas Vistas:
Hoje: 20942
Total: 133550584
Toggle Content Calendario de Eventos
Não ha programação disponível.

Camp.Associações Off
Camp.Associações On
Camp.Estaduais Elétrico
Camp.Estaduais Off
Camp.Estaduais On
Camp.Mundiais
Camp.Nacionais Elétrico
Camp.Nacionais Off
Camp.Nacionais On
Camp.Regionais Off
Camp.Regionais On
Eventos
Outros Campeonatos
Reuniões
Toggle Content Pistas
Indaiatuba (SP)
Rodeo Drive (RJ)
BIG Tatuapé (SP)
Piracicaba (SP)
AARC do ABC (SP)
14 Bis (SP)
Bauru (SP)
Sorocaba (SP)
Jundiaí (SP)
Belo Horizonte (MG)
Goiânia (GO)
Recife (PE)
Leme (SP)
Curitiba (PR) CAAR
Portão (RS)
Niterói (RJ)
Brasília (DF)
Salto Pirapora (SP)
Recife Nova (PE)

Juiz de Fora (MG)
Dust Raising (SP)
Araguaína (TO)
Belo Horizonte (MG)

=On Road
=Off Road
Como Cadastrar Pistas?
Toggle Content Artigos
 Todas as Categorias
· Associações
· Campeonatos
· Matérias
· Notícias
· Oficina
· Pistas
· Setup
Tinta Vinílica? Sim ou Nao?
Criar um novo tópico   Este Tópico esta Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.     |##| -> |=|     Índice do Fórum -> Bolha
Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem  
Autor Mensagem
RodrigoS
Piloto Advanced
Piloto Advanced

MensagemEnviada: Qua Jul 02, 2008 11:09 pm    Assunto: Tinta Vinílica? Sim ou Nao? Responder com Citação  Reportar esta mensagem aos moderadores

Bom pessoal, sou obrigado a escrever este tópico para tirar algumas dúvidas de quem pretende pintar suas próprias bolhas.

Sempre fui contrário a utilizaçao da famosa tinta vinílica até o dia que colegas aqui do fórum resolveram me convencer que era uma boa idéia.

Resultado? Lá fui eu para a loja de serigrafia mais perto e comprei 4 latas de 1Kg (branco, preto, vermelho fluor e amarelo fluor) da marca Genesis, junto comprei um tubo de solvente especial também Genesis.

Primeiro passo, preparar a tinta, foi a minha primeira surpresa, nunca havia visto a lata dessa tinta aberta, quando abri levei um susto, parece pasta de dente de tao grossa hehehe... Como já conheço bem de quase todos os tipos de tinta, fui logo preparando a mistura até o ponto para trabalhar com aerógrafo (para armazenar comprei uns tubinhos que parecem de mostarda, mas de 100ml e resistentes a solventes). A consistência ficou praticamente como leite.

Nao via a hora de testar a nova aquisiçao e fui logo pegando um pedaço de lexan e tacando o branco nele. De cara uma surpresa, aquela tinta que parecia tao grossa, nao oferecia cobertura alguma. Acredito que se quiser cobrir 100% a superfície com branco sejam necessárias umas 10 maos de tinta (ou mais). Muito bem, peguei outro pedaço e pintei um pouco com amarelo fluor e outro com vermelho fluor. Esperei secar (mentira, acelerei com o soprador térmico mesmo) e dei o fundo com branco, novamente um problema para conseguir cobertura. Quando estava seca, fiz um teste raspando a peça, para ver a adesao da tinta, essa foi a maior qualidade, realmente é uma das tintas que mais grudam no lexan, a ponto de nao ser possível remover nem com uma faca. Testei com combustível e também tive bons resultados.

Bom, outra coisa que é totalmente desagradável é o cheiro, pra nao falar horrível. Acostumado com tintas automotivas, quase morri com essa hehehe. Recomendo sempre utilizar uma máscara para aplicaçao de qualquer tinta, nem que seja só uma cirurgica, mas se você pretende pintar muito, compre logo uma da 3M, existem modelos baratos e muito eficientes.

Entao vamos lá, até aqui tive pontos bons e ruins, um dos melhores é o custo da tinta (muito barato, pois com uma lata de 1kg é possível fazer uns 10 litros de tinta (nao sei se é bem isso, mas rende muito) e adesao ao lexan. Negativos, cobertura nao muito eficiente e odor insuportável.

Resolvi fazer a primeira pintura com ela. Tinha uma encomenda de 3 bolhas do Pagy para fazer, todas personalizadas da Subway. Peguei uma DNA3 da LYNX e fui mascarar a bolha. Terminadas as máscaras, passei para pintura. De cara a primeira coisa que me desagradou completamente foi o FOG (nuvem de tinta) que ela gera. Se nao tomar cuidado essa nuvem logo adere a bolha e babau, a bolha já era. Fazer sombras com essa tinta é uma coisa tipo missao impossível! Você acha que a sobra ficou boa, limpa bem a bolha e quando coloca a outra cor para completar vê que mesmo limpando a bolha completamente aparecem manchas do FOG. Continuei a pintura já sem vontade alguma pois vi um trabalho desmoronando. Após várias cores e camadas veio a pior decepçao, quando aplicado o branco apra cobrir as cores fluorescentes, estas racham (a sombra também racha) mostrando veios na pintura que ficam horríveis. Sei que tem gente aqui que usa vinílica e acha uma maravilha, talvez seja porque a marca é diferente, e foi pensando nisso que fui comprar outra lata, só para tirar a prova. Comprei entao uma lata de prateado, de início a tinta já é meio sem vida, nao se compara aos prateados importados. Testei esse, me pareceu melhor, parece nao rachar a tinta que está por baixo. Mas vamos voltar a minha primeira pintura (a da Subway), acredito que agora quem está lendo está dizendo: esse cara é burro, nao sabe pintar e tá xingando a tinta.... deve ter passado camada muito grossa de tinta e deu meleca. Entao já vou aproveitar e responder, passei camadas super finas, mais grossas, absurdamente grossas e nenhuma delas resolveu meus problemas. Entao começou o desespero, parecia que eu havia desaprendido a pintar (nunca aprendi direito, mas parecia que havia piorado) nessa hora minha vontade foi de desistir da pintura, pisar em cima e jogar no lixo. Pra nao perder a bolha eu fui até o final e comprovei que o resultado final nao chega aos pés de trabalhos executados com outras tintas importadas.

Entao é isso, minha primeira e dolorosa impressao sobre essa tinta. É barata, é fácil de achar, tem ótima adesao, mas pode provocar uma dor de cabeça tremenda, vontade de se matar, instabilidade mental e outras coisas hehehehehehe.

Sei que agora vao surgir milhoes de posts aqui dizendo que eu deveria ter feito isso ou aquilo, ou ter usado tal marca, ou nunca ter começado a pintar, ou me xingando de burro mesmo hehehehee... De cara já digo, se quem acha a tinta vinílica um sucesso, gaste um pouco mais e experimente as tintas da FASKOLOR (PARMA), AutoAir ou Createx. Todas a base de água, com um cheiro agradável, que nao provocam nuvens de tinta, que nao tiram o sono, que tem cores maravilhosas...

Essa é minha opiniao, nao posso de longe comparar as tintas vinílicas com qualquer outro tipo de tinta específica e importada (Parma, Tamyia, Createx, AutoAir, Pactra). Posso sim dizer que ela é mais barata, mas nunca que é melhor ou mais bonita. Já vi trabalhos maravilhosos com tinta vinílica, mas nao chegam a décima parte do número de trabalhos maravilhosos feitos com outras tintas.

PS.: estou doando umas latas de tinta vinílica hehehhehee

RS Arts - Pinturas Personalizadas
TRI-CAMPEÃ BRASILEIRA (2006, 2008 e 2011) e BI-CAMPEÃ SULAMERICANA (2009 e 2010) em pintura de bolhas BUGGY 1/8
Site: www.rsarts.com.br
MSN: rod_stange @ hotmail.com
A pé / Vento / 3PKS - SK RS Arts - Team Orion / Mugen/Proline Bulldog-RS Arts / O'donnell 30% / AKA/Proline / CMAV - Asas do Vale Modelismo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar email ao Usuário Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Visível apenas em propostas da Feira do Rolo

PatrocinadorEnviada: Qua Jul 02, 2008 11:09 pm    Assunto: Patrocinador

dimension
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

MensagemEnviada: Qui Jul 03, 2008 10:54 am    Assunto: Re: Tinta Vinílica? Sim ou Nao? Responder com Citação  Reportar esta mensagem aos moderadores

realmente tinta vinílica tem odor desagradável e baixa cobertura, pois utiliza solventes aromáticos, acetonas, acetato de etila, Butil glicóis dentre outros. alguns desses solventes são utilizados para acelerar a secagem, fator importante na serigrafia. porém existem solventes que não tem odores tão fortes e que podem ser utilizados.
ja a cobertura é uma caso a parte, na serigrafia utilizam espessuras de pintura em torno de 900 micron ou mais, por isso a tinta não necessita de tanto pigmento e é tão grossa. quando se dilui para aplicar com aerógrafo ou pistola mudasse a viscosidade deixando a tinta com "baixo teor de sólidos" ou seja o solvente evapora e fica pouco pigmento, tornando a aplicação ainda mais transparente.
pintura boa é a que menos material se aplica, mais fina possível. uma pintura fina tem melhor adesão e resistência a torção.
porém a resina vinílica é a que melhor se adere a materiais como policarbonato (lexan), acrilico, copoliester, abs, pp entre outros plásticos rígidos e flexiveis.
eu só utilizo resina vinílica mais em outro esquema. como fabricamos tintas especiais tenho a possibilidade de pigmentar a tinta na forma que de a cobertura necessária, além de poder criar a cor que eu quero ja que tenho equipamentos que me permite a moagem de pigmentos.
utilizo ainda solvente que me retarda um pouco a secagem mais que tem um odor menos intenso.
ja desenvolvi tinta pra pintar carro, secadores de cabelo, couro e até chinelos. pastei até fazer uma tinta de qualidade para pintar Lexan.. rsrsrrs
tinta vinílica de loja de serigrafia é bom para fazer pinturas tree coat ja que são bem transparentes..
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar email ao Usuário Visitar a homepage do Usuário Visível apenas em propostas da Feira do Rolo
RodrigoS
Piloto Advanced
Piloto Advanced

MensagemEnviada: Qui Jul 03, 2008 11:15 am    Assunto: Re: Tinta Vinílica? Sim ou Nao? Responder com Citação  Reportar esta mensagem aos moderadores

dimension escreveu:
realmente tinta vinílica tem odor desagradável e baixa cobertura, pois utiliza solventes aromáticos, acetonas, acetato de etila, Butil glicóis dentre outros. alguns desses solventes são utilizados para acelerar a secagem, fator importante na serigrafia. porém existem solventes que não tem odores tão fortes e que podem ser utilizados.
ja a cobertura é uma caso a parte, na serigrafia utilizam espessuras de pintura em torno de 900 micron ou mais, por isso a tinta não necessita de tanto pigmento e é tão grossa. quando se dilui para aplicar com aerógrafo ou pistola mudasse a viscosidade deixando a tinta com "baixo teor de sólidos" ou seja o solvente evapora e fica pouco pigmento, tornando a aplicação ainda mais transparente.
pintura boa é a que menos material se aplica, mais fina possível. uma pintura fina tem melhor adesão e resistência a torção.
porém a resina vinílica é a que melhor se adere a materiais como policarbonato (lexan), acrilico, copoliester, abs, pp entre outros plásticos rígidos e flexiveis.
eu só utilizo resina vinílica mais em outro esquema. como fabricamos tintas especiais tenho a possibilidade de pigmentar a tinta na forma que de a cobertura necessária, além de poder criar a cor que eu quero ja que tenho equipamentos que me permite a moagem de pigmentos.
utilizo ainda solvente que me retarda um pouco a secagem mais que tem um odor menos intenso.
ja desenvolvi tinta pra pintar carro, secadores de cabelo, couro e até chinelos. pastei até fazer uma tinta de qualidade para pintar Lexan.. rsrsrrs
tinta vinílica de loja de serigrafia é bom para fazer pinturas tree coat ja que são bem transparentes..

Tá ai o mestre que nao me deixa mentir sozinho Razz
Entao, como falei, se a pessoa está interessada em pintar uma bolha por mês ou menos, opte por comprar tintas prontas, fica mais fácil e com certeza mais interessante, pois você nao vai ficar tendo que usar uma lata de 1kg de tinta até acabar pra comprar outras cores.

Dimension, já que você falou, agora vamos cobrar... que tal lançar tintas vinílicas especiais para automodelismo? Garanto que ia ter muita gente comprando Razz

Abraço.

RS Arts - Pinturas Personalizadas
TRI-CAMPEÃ BRASILEIRA (2006, 2008 e 2011) e BI-CAMPEÃ SULAMERICANA (2009 e 2010) em pintura de bolhas BUGGY 1/8
Site: www.rsarts.com.br
MSN: rod_stange @ hotmail.com
A pé / Vento / 3PKS - SK RS Arts - Team Orion / Mugen/Proline Bulldog-RS Arts / O'donnell 30% / AKA/Proline / CMAV - Asas do Vale Modelismo
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar email ao Usuário Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Visível apenas em propostas da Feira do Rolo
dimension
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

MensagemEnviada: Qui Jul 03, 2008 1:16 pm    Assunto: Re: Tinta Vinílica? Sim ou Nao? Responder com Citação  Reportar esta mensagem aos moderadores

RodrigoS escreveu:
dimension escreveu:

Tá ai o mestre que nao me deixa mentir sozinho Razz
Entao, como falei, se a pessoa está interessada em pintar uma bolha por mês ou menos, opte por comprar tintas prontas, fica mais fácil e com certeza mais interessante, pois você nao vai ficar tendo que usar uma lata de 1kg de tinta até acabar pra comprar outras cores.

Dimension, já que você falou, agora vamos cobrar... que tal lançar tintas vinílicas especiais para automodelismo? Garanto que ia ter muita gente comprando Razz

Abraço.
rsrsrsrs
projeto ja ta em andamento...
ja fiz uma linha completa de protótipo que esta sendo usada em testes....
para terem uma idéia são 56 cores mais complementos...
tem bases lisas, metálicas, perolizadas, de efeito, camaleão, candy cromo e etc....
para terem uma ideia tem uma tinta especifica para pintar os vidros com "efeito de insulfilm"

além de máscaras para pintura e adesivos em impressão digital de marcas e grafismos....
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar email ao Usuário Visitar a homepage do Usuário Visível apenas em propostas da Feira do Rolo
FoiMal
Piloto Advanced
Piloto Advanced

MensagemEnviada: Qui Jul 03, 2008 1:30 pm    Assunto: Re: Tinta Vinílica? Sim ou Nao? Responder com Citação  Reportar esta mensagem aos moderadores

Ops......quando tiver material disponível p/ venda avisa......hehe

FW05T+ / GXR-15 / 3PM-2.4GHz / Mazda 6 / Byron / Alpha / Conesul-Portão/RS
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visível apenas em propostas da Feira do Rolo Galeria de Fotos
esk!
Piloto Racer
Piloto Racer

MensagemEnviada: Ter Jul 08, 2008 7:34 pm    Assunto: Re: Tinta Vinílica? Sim ou Nao? Responder com Citação  Reportar esta mensagem aos moderadores

e ai Rodrigão aceito sua doação de tintas vinilicas hehe, um abraço véio

XRAY RX8, XT8, SAKURA 11 / SPEED PASSION, RB / M11 X AIRTRONCS / LYNX/BLITZ/PINTURAS BY ESK! / POWER MASTER / ALPHA CONTACT / ajarc joinville/sc
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Visível apenas em propostas da Feira do Rolo
Pries_jeden_Got
Piloto Racer
Piloto Racer

MensagemEnviada: Dom Jan 04, 2009 10:06 pm    Assunto: Re: Tinta Vinílica? Sim ou Nao? Responder com Citação  Reportar esta mensagem aos moderadores

Como está o projeto das tintas vinílicas para automodelismo??

Abraço!

Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!
G4+EVO / Nova N12TS1 / Futaba 3PM 2.4GHz / Mazda, Stratus / Byron 20% / Alpha / MAARC - Maringá - PR
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular MSN Messenger Visível apenas em propostas da Feira do Rolo Galeria de Fotos
Ricardo_Floripa
Piloto Racer
Piloto Racer

MensagemEnviada: Ter Jan 06, 2009 5:21 am    Assunto: Re: Tinta Vinílica? Sim ou Nao? Responder com Citação  Reportar esta mensagem aos moderadores

Rodrigo, eu tenho uma empresa de produtos de decoração. Um dos produtos são feitos no processo de serigrafia. Eu faço este produto a mais de um ano e nunca deu problema, tudo certo. Ai uma vez deu uma P....ta Cagada! Aquelas das feias de ter que jogar tudo fora. Ai o que houve? Trocaram a tinta por uma da Genesis. Então acredito que boa parte dos problamas que vc enfrentou foi por tinta de baixa qualidade. Fica a dica ai, se conseguir outra marca para testar pode ser que fique melhor.

Abraço

Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger Galeria de Fotos

PatrocinadorEnviada: Ter Jan 06, 2009 5:21 am    Assunto: Patrocinador

sbsam
Piloto Sport
Piloto Sport

MensagemEnviada: Ter Jan 06, 2009 9:07 am    Assunto: Re: Tinta Vinílica? Sim ou Nao? Responder com Citação  Reportar esta mensagem aos moderadores

Qual tinta vcs usam no aerografo? Estou querendo me arriscar a pintar uma bolha, mas ainda não sei qual tinta usar no aerografo, alguém poderia me dizer?

E quanto a mascara líquida? alguém já usou a da Acrilex?

Abraços!

Alexpar
Piloto Advanced
Piloto Advanced

MensagemEnviada: Ter Jan 06, 2009 10:28 am    Assunto: Re: Tinta Vinílica? Sim ou Nao? Responder com Citação  Reportar esta mensagem aos moderadores

Sua dúvida já foi amplamente explorada!!! Pesquise nos tópicos em:

www.rcmasters.com.br/i...=0&start=0

e prá te ajudar:

www.rcmasters.com.br/i...ic&t=14750

Boa sorte!

www.rcmasters.com.br/i...le&sid=141
VENDI... / Flash Gordon Dôzinho / EX 10 C/ESPEKTRUM / PINTADA / TORNADO, FURACAO, VENTANIA... / ESPUMOSOS / APPA: appasp.org.br
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Visível apenas em propostas da Feira do Rolo Galeria de Fotos

PatrocinadorEnviada: Ter Jan 06, 2009 10:28 am    Assunto: Patrocinador

Mostrar os tópicos anteriores:   
Criar um novo tópico   Este Tópico esta Bloqueado. Você não pode editar mensagens ou responder.     |##| -> |=|     Índice do Fórum -> Bolha Todos horários estão GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Pular para:  
Enviar Mensagens Novas: Proibido.
Responder Tópicos Proibido.
Editar Mensagens: Proibido.
Excluir Mensagens: Proibido.
Votar em Enquetes: Proibido.