Remoção de Tinta de Bolha

Pintura, adesivos, modelos, corte, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 49
Registrado em: 13 Set 2008, 23:00
Localização: São Paulo

Remoção de Tinta de Bolha

Mensagempor CleberK » 10 Out 2008, 01:31

Pessoal,
Dei uma pesquisada e não encontrei a informação que eu queria. Percebi que par tirar a tinta da bolha podemos usar Thiner e água (com risco de esbranquiçar) ou com fluido de freio.
Como funciona com fluido de freio? tem que deixar a bolha submersa no fluido? ou passar com um pano? Qualquer tipo de fluido?
Por favor, me dêem uma dica para eu começar a brincar um pouco com a pintura...
Valeu!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 601
Registrado em: 28 Mai 2008, 23:00
Localização: Novo Hamburgo - RS

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor lgaaquino1970 » 10 Out 2008, 09:25

CleberK escreveu:Pessoal,
Dei uma pesquisada e não encontrei a informação que eu queria. Percebi que par tirar a tinta da bolha podemos usar Thiner e água (com risco de esbranquiçar) ou com fluido de freio.
Como funciona com fluido de freio? tem que deixar a bolha submersa no fluido? ou passar com um pano? Qualquer tipo de fluido?
Por favor, me dêem uma dica para eu começar a brincar um pouco com a pintura...
Valeu!




Olá Cleber!
Eu tive uma experiência muito ruim com esta técnica. Fiz conforme várias orientações que vi pela net, dizendo para colocar panos ou papel toalha por exemplo bem embebido em fluído, de forma que este ficasse em contato com a tinta. Até remove, mas não por completo, ficando partes que são ruins de retirar. Tem que esperar muito tempo, tipo 1 ou 2 dias.Acabei descartando a bolha,portanto não recomendo, é muito difícil de fazer, principalmente se você quiser ter um resultado bom limpando tudo para poder fazer uma nova pintura com bom acabamento. Isto que a minha bolha eu mesmo já tinha pintado, com umas 4 mãos de tinta spray Tamya.
Minha opinião.


Abraço!!



Luciano Aquino

**** CAMPEÃO BRASILEIRO 1:10 200mm TURISMO LIGHT 2011 ****
**** CAMPEÃO BRASILEIRO 1:10 200mm TURISMO MASTER 2012 ****


stop dreaming, start driving... www.lgamotorsport.com.br

 WRC - RACING      Max Power      Sanwa      CONESUL - RS

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor wagnerrs » 10 Out 2008, 14:52

Tinta de bolha tamya ou pactra sai facilmente com fluido de freio. Ensopa um pano e deixa em contato com a tinta por algumas horas.

Tinner vai derreter a bolha.


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

 
Mensagens: 49
Registrado em: 13 Set 2008, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor CleberK » 10 Out 2008, 21:27

Vou tentar fazer com fluido, tem problema deixar mais que duas horas, tipo a noite inteira?
lgaaquino1970, a bolha tá meio detonada, vou tentar pra ver como fica. Vleu!




 Jato 3.3      20%      Asfalto

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 225
Registrado em: 25 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor flpo » 11 Out 2008, 04:33

iae, blza??

bom, uma vez eu pintei uma bolha e não percebi que quando tirei a mascara da pintura tirei a mascara do vidro tbm.
só fui ver depois d ter pintado, a peguei flido de freio, cotonete e algodão e tirei a tinta do vidro facilmente!

pode tirar com o fluido que sai e não estraga!

faça igual o wagnerrs pq se ão me engano já tirou a tinta de uma bolha com fluido!!

abs!!


Imagem

 KM Racing HK1      Novarossi      KO EX-10 Helios 2.4Ghz      Tornado      Audi RS4 Blitz      Matrix      AARC do ABC

 
Mensagens: 49
Registrado em: 13 Set 2008, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor CleberK » 25 Out 2008, 02:30

Não consegui, deixei a bolha embebida no fluido, usei pano e nada.
Agora acho que vem a "pegadinha" de principiante...tava fazendo isso numa bolha já pintada do JATO, acho que não vai dar nunca...
Vou comprar uma sem pintar e fazer a minha pintura, se não ficar legal, tento tirar com fluido.
Valeu!




 Jato 3.3      20%      Asfalto

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 594
Registrado em: 29 Out 2006, 22:00
Localização: Blumenau - SC

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor RodrigoS » 25 Out 2008, 08:45

Minha opinião? Mais vale comprar uma bolha nova e fazer tudo do zero. Por mais que você consiga limpar a bolha, nunca vai ficar nova. Se você utilizou qualquer tipo de corte com estilete para fazer máscaras na bolha então pode esquecer. Pior ainda se for colocar tinta prata na nova pintura. Sempre vão ficar as marcas de corte e muitas vezes nessas marcas ficam depositados resíduos da pintura anterior que você só vai descobrir depois de pintar a bolha novamente. Sendo assim, para não passar raiva, fazer uma pintura inteirinha caprichada e depois descobrir que a pintura ficou com defeitos devido a utilização de uma bolha velha, compre uma nova que é a melhor solução hehehehe.

Abraços.


Imagem
RS Arts - Pinturas Personalizadas
TRI-CAMPEÃ BRASILEIRA (2006, 2008 e 2011) e BI-CAMPEÃ SULAMERICANA (2009 e 2010) em pintura de bolhas BUGGY 1/8
Site: www.rsarts.com.br
MSN: rod_stange@hotmail.com

 A pé      Vento      3PKS - SK RS Arts - Team Orion      O'donnell 30%      Mugen/Proline Bulldog-RS Arts      AKA/Proline      CMAV - Asas do Vale Modelismo

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 873
Registrado em: 12 Mar 2008, 22:00
Localização: São João da Boa Vista

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor ataffonso » 25 Out 2008, 14:00

:arrow: Boa Tarde ... Pintou uma dúvida ... As bolhas originais ( já pintadas de fábrica, HPI po ex. ) ou Traxxas, são mais difíceis de limpar ???
Elas são pintadas com outra tinta ou de outra forma ???
Li em outro tópico que a acetona também remove a tinta mas não 100% ... :cry:

[]´s


OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem

 SAVAGE X 4.6      4.6 HPI      DX3S      Byron 30%      GT2 / Jconcepts Illuzion      Original/phaltline/Maximizers      Sendo de Terra ...

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor wagnerrs » 25 Out 2008, 23:03

RodrigoS escreveu:Minha opinião? Mais vale comprar uma bolha nova e fazer tudo do zero. Por mais que você consiga limpar a bolha, nunca vai ficar nova. Se você utilizou qualquer tipo de corte com estilete para fazer máscaras na bolha então pode esquecer. Pior ainda se for colocar tinta prata na nova pintura. Sempre vão ficar as marcas de corte e muitas vezes nessas marcas ficam depositados resíduos da pintura anterior que você só vai descobrir depois de pintar a bolha novamente. Sendo assim, para não passar raiva, fazer uma pintura inteirinha caprichada e depois descobrir que a pintura ficou com defeitos devido a utilização de uma bolha velha, compre uma nova que é a melhor solução hehehehe.

Abraços.


Eu acho que vale a pena se for uma bolha dificil de achar para comprar. Ou tipo aquelas bolhas que custam mais de 120 Reais.


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2471
Registrado em: 10 Set 2006, 23:00
Localização: Cachoeira Paulista/SP

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor wagnerrs » 25 Out 2008, 23:06

ataffonso escreveu::arrow: Boa Tarde ... Pintou uma dúvida ... As bolhas originais ( já pintadas de fábrica, HPI po ex. ) ou Traxxas, são mais difíceis de limpar ???
Elas são pintadas com outra tinta ou de outra forma ???
Li em outro tópico que a acetona também remove a tinta mas não 100% ... :cry:

[]´s


Geralmente a tinta dessas bolhas não sai com fluido de freio. É outra forma de pintura, parece que é prensado na bolha.
As tintas que saem facil são tamia ou pactra dessas que vc compra o spray.
Colorgin também não sai.


Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411

 V-ONE RRR , G4 Lemans      Sirio XXX, Plus 12-3SCT      3PK DSM HRS, DX3R-DSM2      Byron Sukyta      Raptor, DNA3, Nemesis, Mazda A      GQ/Alpha      AJARC Colinas

 
Mensagens: 49
Registrado em: 13 Set 2008, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor CleberK » 26 Out 2008, 10:35

Rodrigo, foi o que fiz, ia ficar gastando tempo ou ficar "doidão"de tanta acetona para limpá-la....
Estou pegando a manha, gostei muito da tinta cromada e tenho usado ela. Estou ainda na fase de aprender a fazer as máscaras de forma eficiênte e sem defeito (ou quase). Acho que estou chegando lá pela minha última bolha que parte ficou muito bom e alguns detalhes da máscara podem ser melhorados.
Depois posto aqui...




 Jato 3.3      20%      Asfalto

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 665
Registrado em: 24 Mar 2008, 22:00
Localização: Marshfield

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor lucasaf » 26 Nov 2008, 02:29



--
Imagem
Lucas Francisco

 4Tec / Revo      TRX3.3      Spektrum DX3.0      Top Fuel 20%      Originais / HPI / Proline      Originais      Qualquer lugar

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 161
Registrado em: 29 Dez 2007, 21:00
Localização: Caratinga MG

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor Sspinola » 19 Mar 2009, 20:06

olha ja fiz 2 bolhas usando fluido de freio todas as duas foi mto facil tirar a tinta original pode ir na boa com fluido de freio que sai facil facil


AUTOMODELISMO. MEU HOBBY, MINHA PAIXÃO

 Hpi Baja 5 B      Gasola 29 Cc      HPI / FS-GT2      Podium / Oleo 2 T      Original /Desert Rat Pro-line      Orignais / Pro line Excavator      Parque Bem-Te-Vi

 
Mensagens: 33
Registrado em: 15 Nov 2007, 21:00
Localização: Brasília

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor abelgs » 23 Mar 2009, 18:42

cara,
pintei a minha bolha com spray normal, não-modelismo,
fico mó ruinzão, descascando etc, já me falaram de fluido, óleo de cozinha, reza, o que vc imaginar...
o que deu mais certo comigo foi água raz(NÃO É THINER), tirei toda, TODA a tinta em 3 horas, é cansativo, mas dá certo! tirei com panos velhos enxarcados na água raz e passando com movimentos suaves na bolha!

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 760
Registrado em: 11 Jan 2007, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Remoção de tinta com fluido de freio

Mensagempor Alexpar » 18 Mar 2010, 23:24

Ressucitando o tópico.......

Vejam isso:

http://www.tamiya.com/japan/products/87 ... /movie.wmv

Abraços!


Acelera Ayrton!!!

 MTX-6      Novarossi      EX 10 C/ESPEKTRUM      TORNADO, FURACAO, VENTANIA...      PINTADA      ESPUMOSOS      APPA: http://appasp.org.br

Próximo

Voltar para Bolha

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes