Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??
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- Ricardoafonso
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Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1 e 2
realmente vc esta de parabéns, tanto pelo conhecimento quanto pela iniciativa de "ensinar" e ajudar!!!
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Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1 e 2
Nossss......isso é uma injeção de animo, tinha comprado um aerografo, fiz a primeira pintura e me arrependi de ter tentado fazer...mas agora vendo isso, to vendo que fiz tudo do jeito mais dificil e errado....só vou esperar pra ver tudo que tenho que adquir e ja quero fazer a proxima bolha que está parada em casa...
Marcelo, Muito gratificante ver isso, e o melhor de tudo que vc está fazendo de livre e espontanea vontade, não esperando nada em troca, somente o prazer de ensinar....Meus parabens.....nos vemos no brazuca....
Marcelo, Muito gratificante ver isso, e o melhor de tudo que vc está fazendo de livre e espontanea vontade, não esperando nada em troca, somente o prazer de ensinar....Meus parabens.....nos vemos no brazuca....
Os que valorizavam o pódio mais do que a disputa não são dignos de subir nele.....
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Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1 e 2
bom , deixo aqui meu humilde "obrigado" e parabéns pela iniciativa o automodelismo agradece.
- marquinhos_massa
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Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1 e 2
belo topico esta muito legallll
O nitro corre em minha veias !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
team losi aftershock 26 2.4 GHz rapicon 25% onde tem terra to dentro |
Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1 e 2
PARTE 3 - RECORTANDO
Novamente, gostaria de começar agradecendo o apoio que vocês tem me dado ao longo dessa tópico, sem dúvida renova minha paciência de tirar todas as fotos e escrever toda essa resenha a cada tópico. Obrigado!
Bom, voltando ao que interessa, agora vou mostrar uma parte extremamente delicada e técnica. Sem dúvida o principal aqui é PACIÊNCIA.
Recortar a máscara líquida exige coordenação, precisão e delicadeza nos movimentos. Isso é conseguido com treino e, novamente, paciência. Portanto quando for cortar o isolamento tenha certeza que:
1- Suas mãos estão bem lavadas. (nada de dedos oleosos aqui)
2- Esteja num local de iluminação forte.
3- Tenha certeza que você tem tempo suficiente e que não precisa se apressar pra nenhum compromisso.
4- Esteja numa posição confortável.
Material:
Você precisará de uma "Hobby knife", ou um bisturi.
Gosto deles pois tem a lâmina bem amolada o que me dá uma certeza de que onde eu passar a lâmina a máscara será cortada.
*Dica: Use espeto de churrasco para retirar a máscara após o corte, pois como ele é de madeira não arranhará a carenagem.
O Processo:
O processo em si é bem simples...
Costumo fazer no meu quarto. Uso minha luminária de leitura para ter toda a luz que preciso, aonde eu quero.
Comece pelas janelas e depois pelos gráficos que ficarão por cima no desenho final, nesse caso, as gotas.
Mantenha as mão bem apoiadas.
*Dicas1: Prenda a respiração pra fazer traços precisos e linhas retas. A oscilação da respiração faz com que percamos a precisão no traço.
*Dica2: Não faça muita força para cortar a máscara. Se você tiver colocado as 3 camadas durante o isolamento ela terá uma espessura menor que 1mm, ou seja, delicadeza. Uso de força irá marcar o plástico e aumentará a probabilidade da bolha trincar.
*Dica3: Se não estiver conseguindo fazer um corte preciso e a máscara estiver tendendo a levantar, está na hora de trocar a lâmina.
Assinatura:
Por último, eu aplico uma máscara de vinil recortado (gráficas especializadas) e faço o contorno. Retiro a parte interna e aplico o ML.
A máscara costuma sair facilmente. Porém, se estiver tendo dificuldade em retirá-la isso pode ser devido ao fato de a determinada região ter ficado com uma máscara muito fina. Eis a importância de um bom isolamento..
Por fim, eu prefiro recortar a bolha toda de uma vez. Porém, muitas vezes esqueço de recortar alguns detalhes e só vejo quando vou pintar... Por isso eu tenho procurado recortar "por setores". Recorto todas as janelas, depois recorto todo o lado direito, depois centro e finalmente o lado esquerdo, daí, quase sempre dá certo.
Enfim... vou deixar de enrolação, afinal vocês não devem aguentar mais essa ausência de cores. Bom, próxima parte ela virá!
Um abraço e até a Parte 4 - Pintando!
Novamente, gostaria de começar agradecendo o apoio que vocês tem me dado ao longo dessa tópico, sem dúvida renova minha paciência de tirar todas as fotos e escrever toda essa resenha a cada tópico. Obrigado!
Bom, voltando ao que interessa, agora vou mostrar uma parte extremamente delicada e técnica. Sem dúvida o principal aqui é PACIÊNCIA.
Recortar a máscara líquida exige coordenação, precisão e delicadeza nos movimentos. Isso é conseguido com treino e, novamente, paciência. Portanto quando for cortar o isolamento tenha certeza que:
1- Suas mãos estão bem lavadas. (nada de dedos oleosos aqui)
2- Esteja num local de iluminação forte.
3- Tenha certeza que você tem tempo suficiente e que não precisa se apressar pra nenhum compromisso.
4- Esteja numa posição confortável.
Material:
Você precisará de uma "Hobby knife", ou um bisturi.
Gosto deles pois tem a lâmina bem amolada o que me dá uma certeza de que onde eu passar a lâmina a máscara será cortada.
*Dica: Use espeto de churrasco para retirar a máscara após o corte, pois como ele é de madeira não arranhará a carenagem.
O Processo:
O processo em si é bem simples...
Costumo fazer no meu quarto. Uso minha luminária de leitura para ter toda a luz que preciso, aonde eu quero.
Comece pelas janelas e depois pelos gráficos que ficarão por cima no desenho final, nesse caso, as gotas.
Mantenha as mão bem apoiadas.
*Dicas1: Prenda a respiração pra fazer traços precisos e linhas retas. A oscilação da respiração faz com que percamos a precisão no traço.
*Dica2: Não faça muita força para cortar a máscara. Se você tiver colocado as 3 camadas durante o isolamento ela terá uma espessura menor que 1mm, ou seja, delicadeza. Uso de força irá marcar o plástico e aumentará a probabilidade da bolha trincar.
*Dica3: Se não estiver conseguindo fazer um corte preciso e a máscara estiver tendendo a levantar, está na hora de trocar a lâmina.
Assinatura:
Por último, eu aplico uma máscara de vinil recortado (gráficas especializadas) e faço o contorno. Retiro a parte interna e aplico o ML.
A máscara costuma sair facilmente. Porém, se estiver tendo dificuldade em retirá-la isso pode ser devido ao fato de a determinada região ter ficado com uma máscara muito fina. Eis a importância de um bom isolamento..
Por fim, eu prefiro recortar a bolha toda de uma vez. Porém, muitas vezes esqueço de recortar alguns detalhes e só vejo quando vou pintar... Por isso eu tenho procurado recortar "por setores". Recorto todas as janelas, depois recorto todo o lado direito, depois centro e finalmente o lado esquerdo, daí, quase sempre dá certo.
Enfim... vou deixar de enrolação, afinal vocês não devem aguentar mais essa ausência de cores. Bom, próxima parte ela virá!
Um abraço e até a Parte 4 - Pintando!
8IGHT 2.0 NINJA M11 CIM, Asa Branca |
Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1,2 e 3
Marcelo,
Tentei ao máximo não escrever neste tópico que, justamente por ser um tutorial, não deve haver muitas opiniões de terceiros para não poluí-lo.
MAS, Você está de parabéns!!!
Não só está ensinando todas as manhas, truques, os possíveis resultados negativos e seus "porquês", como a qualidade da sua "apresentação" está impecável!!!
Fotos claras, bem iluminadas e bem focadas (sabe usar bem o recurso de "macro" da máquina) e até uma posição boa para fazer o recorte da máscara em frente a uma luminária você colocou! Valeu!
Aproveito para perguntar se você aconselha o uso de secador de cabelo ou soprador térmico para adiantar a secagem da máscara.
Para manter o tutorial o mais limpo e organizado possível, peço acrescentar esta resposta lá na parte da máscara, editando-a, não sendo necessário responder na sequência deste post. Assim que você responder, eu edito este post apagando a pergunta.
OBRIGADO! BOA SORTE! E CONTINUE ASSIM!
Abçs!
Tentei ao máximo não escrever neste tópico que, justamente por ser um tutorial, não deve haver muitas opiniões de terceiros para não poluí-lo.
MAS, Você está de parabéns!!!
Não só está ensinando todas as manhas, truques, os possíveis resultados negativos e seus "porquês", como a qualidade da sua "apresentação" está impecável!!!
Fotos claras, bem iluminadas e bem focadas (sabe usar bem o recurso de "macro" da máquina) e até uma posição boa para fazer o recorte da máscara em frente a uma luminária você colocou! Valeu!
Aproveito para perguntar se você aconselha o uso de secador de cabelo ou soprador térmico para adiantar a secagem da máscara.
Para manter o tutorial o mais limpo e organizado possível, peço acrescentar esta resposta lá na parte da máscara, editando-a, não sendo necessário responder na sequência deste post. Assim que você responder, eu edito este post apagando a pergunta.
OBRIGADO! BOA SORTE! E CONTINUE ASSIM!
Abçs!
Acelera Ayrton!!!
MTX-6 Novarossi EX 10 C/ESPEKTRUM TORNADO, FURACAO, VENTANIA... PINTADA ESPUMOSOS APPA: http://appasp.org.br |
Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1,2 e 3
PARTE 4.1 - PINTANDO - Sombras
De volta!
Alex, obrigado pelos elogios e pelo incentivo. Sua resposta foi adicionada no devido local (Isolamento) aproveitei e acrescentei algumas coisas a mais como a "Lei 1 da Pintura" e uma outra dica... Vale a pena dar uma revisada. Não precisa apagar o post! Sua dúvida pode ser a de outros...quando lerem saberão onde encontrar a resposta.
Ao que interessa: para os mais ansiosos, infelizmente não conseguirei compilar todas as técnicas em uma só parte, por isso subdividirei o tópico 4 em alguns subtópicos. Começaremos pelo primeiro que tomou boa parte do meu sábado: Sombras.
Pintar é sempre o mais divertido. Acho engraçado as pessoas me pagarem para eu me divertir, afinal é assim que eu me sinto quando estou pintando... enfim, esse prazer vocês descobriram quando começarem..
Bom, comecemos:
Lei 2 da Pintura: Sempre comece do mais escuro para o mais claro!
Essa lei eu utilizo sempre. Não é tão absoluta como a primeira, há algumas excessões, mas se procurar aplicá-la, não terás maiores problemas. Como pintamos de dentro pra fora, se aplicarmos uma cor escura por cima de uma clara iremos "apagar" o brilho da clara, ou então alteraremos o seu tom.
Sequência básica: preto> sombras> prata> tons metálicos> tons sólidos> fluorescentes> branco.
Alguns gringos usam outra técnica, eles começam da parte de trás da bolha até a parte da frente independente dos tons. Eles "blindam" as cores claras aplicando o branco por dentro.
Equipamento Necessário
Eu costumo usar 2 aerógrafos. Um de ação simples e um de ação dupla, mas até mês passado eu usava apenas o de ação simples. Ou seja, se você pretende começar a se aventurar na pintura, comece pelo de ação simples, mais barato e fácil de usar.
Badger 200 (Ação simples) / Badger 155 (Ação Dupla)
O Secador de Cabelo é para acelerar a secagem.
O Processo
Empunhadura correta do aerógrafo.
Eu utilizo uma pressão entre 20 e 25 psi para pintar. para fazer as sobras diminuo um pouco essa pressão, mas nunca abaixo de 15psi. Isso faria a tinta ser "cuspida" ao invés de "assoprada" e daria um aspecto de mau acabamento.
Aplique camadas finas e com calma.
Mantenha uma distância confortável, cerca de 8 a 12cm do local da pintura. Nos detalhes você eventualmente aproximará mais, mas sempre com cuidado.
Lei 3 da Pintura: Nunca pare o aerógrafo num local. Isso fará a tinta escorrer e estragará a diversão.
Seque as camadas com o secador
Geralmente 2 a 3 camadas são suficientes para cobrir uma região homogeneamente.
PAsso a passo do ML: Aplico o preto e depois seco. Retiro o vinil e já aplico o branco. O ML assim fica selado até o final da pintura.
*Dica: Retire o vinil enquanto ele ainda estiver quente do secador. Ele fica mais mole e sai com maior facilidade.
As sombras
Eu uso o Faskolor Fastint
Como dito acima, para sombras uso uma pressão mais baixa e pré-aqueço o local com o secador para evitar de todas as formas que a tinta escorra. Nesse processo, fazemos a aplicação bem próxima da superfície.
Retire a máscara com cuidado... às vezes pode ser necessário repassar a lâmina em alguns lugares...
A seguir a superfície pronta para tinta.
Note a diferença entre a área descoberta (brilhante) e a ainda mascarada (fosca).
As sombras ficam na parte da base dos gráficos.
*Dica: Para ficarem com aspecto real, não dêem uma camada muito carregada de tinta.
*Dica2: Comece a pintar antes de chegar no local que ela ficará e só pare o jato depois de passar pelo local. Não se preocupe em borrar, lembre-se que o resto da bolha está isolada.
Hexágonos
Eis o "mistério".
É um simples stencil que eu comprei no ebay.
Posicione o stencil na área desejada. Lembre de não colocar o dedo na área não isolada por máscara.
*Dica: Dificilmente você conseguirá pintar toda uma área usando o stencil só uma vez. Antes de reposicioná-lo seque bem a área pintada com o secador. É chato, mas vale a pena ao invés de borrar.
As curvas representam um desafio a mais. Use mais de um dedo, cuidado na aplicação. Aqui é difícil um bom acabamento, mas persistência será recompensada.
Eis o resultado depois de vários minutos (horas)
Finalizando a Parte Escura - Chumbo
A Tonalidade de chumbo não existe na Faskolor, então resolvi criar misturando o Faskrome e o Fasblack. Cuidado ao adicionar o preto ao prata. Use pelo menos 1/3 do vidrinho de prata e acrescente o preto aos poucos. Uma ou duas gotas, misture e cheque o tom.
Depois apliquei normalmente na área já com os hexágonos obtive esse resultado.
Considerações Finais
Bem extensa essa parte, mas tomara que eu tenha conseguido ser claro e didático. Desculpem-me em eventuais erros de revisão e de português.
O tom azulado da pintura é devido ao plástico de proteção, ele tá atrapalhando um pouco a visualização, mas quando tirar a plástico no final o efeito será incrível.
Lembrem-se a paciência é fundamental em todo o processo, o resultado será recompensador. Qualquer dúvida, estarei aberto para as respostas. Essa semana concluo essa bolha e começo o Truggy do Rafael.
Próxima parte veremos efeitos de degradê e dos tão comentados "discos do Vettel".
Aquele abraço e até lá!
De volta!
Alex, obrigado pelos elogios e pelo incentivo. Sua resposta foi adicionada no devido local (Isolamento) aproveitei e acrescentei algumas coisas a mais como a "Lei 1 da Pintura" e uma outra dica... Vale a pena dar uma revisada. Não precisa apagar o post! Sua dúvida pode ser a de outros...quando lerem saberão onde encontrar a resposta.
Ao que interessa: para os mais ansiosos, infelizmente não conseguirei compilar todas as técnicas em uma só parte, por isso subdividirei o tópico 4 em alguns subtópicos. Começaremos pelo primeiro que tomou boa parte do meu sábado: Sombras.
Pintar é sempre o mais divertido. Acho engraçado as pessoas me pagarem para eu me divertir, afinal é assim que eu me sinto quando estou pintando... enfim, esse prazer vocês descobriram quando começarem..
Bom, comecemos:
Lei 2 da Pintura: Sempre comece do mais escuro para o mais claro!
Essa lei eu utilizo sempre. Não é tão absoluta como a primeira, há algumas excessões, mas se procurar aplicá-la, não terás maiores problemas. Como pintamos de dentro pra fora, se aplicarmos uma cor escura por cima de uma clara iremos "apagar" o brilho da clara, ou então alteraremos o seu tom.
Sequência básica: preto> sombras> prata> tons metálicos> tons sólidos> fluorescentes> branco.
Alguns gringos usam outra técnica, eles começam da parte de trás da bolha até a parte da frente independente dos tons. Eles "blindam" as cores claras aplicando o branco por dentro.
Equipamento Necessário
Eu costumo usar 2 aerógrafos. Um de ação simples e um de ação dupla, mas até mês passado eu usava apenas o de ação simples. Ou seja, se você pretende começar a se aventurar na pintura, comece pelo de ação simples, mais barato e fácil de usar.
Badger 200 (Ação simples) / Badger 155 (Ação Dupla)
O Secador de Cabelo é para acelerar a secagem.
O Processo
Empunhadura correta do aerógrafo.
Eu utilizo uma pressão entre 20 e 25 psi para pintar. para fazer as sobras diminuo um pouco essa pressão, mas nunca abaixo de 15psi. Isso faria a tinta ser "cuspida" ao invés de "assoprada" e daria um aspecto de mau acabamento.
Aplique camadas finas e com calma.
Mantenha uma distância confortável, cerca de 8 a 12cm do local da pintura. Nos detalhes você eventualmente aproximará mais, mas sempre com cuidado.
Lei 3 da Pintura: Nunca pare o aerógrafo num local. Isso fará a tinta escorrer e estragará a diversão.
Seque as camadas com o secador
Geralmente 2 a 3 camadas são suficientes para cobrir uma região homogeneamente.
PAsso a passo do ML: Aplico o preto e depois seco. Retiro o vinil e já aplico o branco. O ML assim fica selado até o final da pintura.
*Dica: Retire o vinil enquanto ele ainda estiver quente do secador. Ele fica mais mole e sai com maior facilidade.
As sombras
Eu uso o Faskolor Fastint
Como dito acima, para sombras uso uma pressão mais baixa e pré-aqueço o local com o secador para evitar de todas as formas que a tinta escorra. Nesse processo, fazemos a aplicação bem próxima da superfície.
Retire a máscara com cuidado... às vezes pode ser necessário repassar a lâmina em alguns lugares...
A seguir a superfície pronta para tinta.
Note a diferença entre a área descoberta (brilhante) e a ainda mascarada (fosca).
As sombras ficam na parte da base dos gráficos.
*Dica: Para ficarem com aspecto real, não dêem uma camada muito carregada de tinta.
*Dica2: Comece a pintar antes de chegar no local que ela ficará e só pare o jato depois de passar pelo local. Não se preocupe em borrar, lembre-se que o resto da bolha está isolada.
Hexágonos
Eis o "mistério".
É um simples stencil que eu comprei no ebay.
Posicione o stencil na área desejada. Lembre de não colocar o dedo na área não isolada por máscara.
*Dica: Dificilmente você conseguirá pintar toda uma área usando o stencil só uma vez. Antes de reposicioná-lo seque bem a área pintada com o secador. É chato, mas vale a pena ao invés de borrar.
As curvas representam um desafio a mais. Use mais de um dedo, cuidado na aplicação. Aqui é difícil um bom acabamento, mas persistência será recompensada.
Eis o resultado depois de vários minutos (horas)
Finalizando a Parte Escura - Chumbo
A Tonalidade de chumbo não existe na Faskolor, então resolvi criar misturando o Faskrome e o Fasblack. Cuidado ao adicionar o preto ao prata. Use pelo menos 1/3 do vidrinho de prata e acrescente o preto aos poucos. Uma ou duas gotas, misture e cheque o tom.
Depois apliquei normalmente na área já com os hexágonos obtive esse resultado.
Considerações Finais
Bem extensa essa parte, mas tomara que eu tenha conseguido ser claro e didático. Desculpem-me em eventuais erros de revisão e de português.
O tom azulado da pintura é devido ao plástico de proteção, ele tá atrapalhando um pouco a visualização, mas quando tirar a plástico no final o efeito será incrível.
Lembrem-se a paciência é fundamental em todo o processo, o resultado será recompensador. Qualquer dúvida, estarei aberto para as respostas. Essa semana concluo essa bolha e começo o Truggy do Rafael.
Próxima parte veremos efeitos de degradê e dos tão comentados "discos do Vettel".
Aquele abraço e até lá!
Editado pela última vez por Marcelosi em 17 Ago 2011, 20:48, em um total de 1 vez.
8IGHT 2.0 NINJA M11 CIM, Asa Branca |
Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1, 2, 3 e 4
Marcelo,
Que tipo de stencil você usa para dar o aspecto de fibra de carbono?
Muito Obrigado
Ronaldo
Que tipo de stencil você usa para dar o aspecto de fibra de carbono?
Muito Obrigado
Ronaldo
EspanhaX
Visite " NitroRCPowers " no YouTube.
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Serpent 733 Sirio spektrum DX3R Tornado . . . Sempre uma Nova, kkkk Xceed Fazenda Vesúvio - Indaiatuba |
Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1, 2, 3 e
A estrela
O tópico Sombras ficou tão grande que esqueci esse detalhe...
Nessa bolha do João Paulo resolvi fazer uma homenagem ao seu último título e o primeiro de nível nacional, GP Goiânia 2011.
Resolvi adicionar uma estrela acima do JP... Eis o procedimento:
Como sempre, stencil do Ebay.
Escolhi uma das estrelas e fiz o recorte usando uma tesoura de bolha.
Aplique umas fitas de isolamento comum nas bordas para prevenir algum possível borrão e apliquei o branco.
Lembre! que o branco e o preto são cores "absolutas" e não sofrem influências de cores que aplicarmos posteriormente. Ou seja, desde que aplicado numa quantidade razoável o branco não mudará seu tom quando aplicarmos qualquer outra cor por trás.
Resultado:
Aquele abraço e hoje tetarei colocar a continuação da Parte 4.
Espanhax: Eu utilizo uma espécie de borracha que já vi ser utilizada como antederrapante e até como "descanso de prato". Próxima bolha, a do Rafael, vai ter uma parte de Fibra de Carbono e eu postarei aqui todo o procedimento.
O tópico Sombras ficou tão grande que esqueci esse detalhe...
Nessa bolha do João Paulo resolvi fazer uma homenagem ao seu último título e o primeiro de nível nacional, GP Goiânia 2011.
Resolvi adicionar uma estrela acima do JP... Eis o procedimento:
Como sempre, stencil do Ebay.
Escolhi uma das estrelas e fiz o recorte usando uma tesoura de bolha.
Aplique umas fitas de isolamento comum nas bordas para prevenir algum possível borrão e apliquei o branco.
Lembre! que o branco e o preto são cores "absolutas" e não sofrem influências de cores que aplicarmos posteriormente. Ou seja, desde que aplicado numa quantidade razoável o branco não mudará seu tom quando aplicarmos qualquer outra cor por trás.
Resultado:
Aquele abraço e hoje tetarei colocar a continuação da Parte 4.
Espanhax: Eu utilizo uma espécie de borracha que já vi ser utilizada como antederrapante e até como "descanso de prato". Próxima bolha, a do Rafael, vai ter uma parte de Fibra de Carbono e eu postarei aqui todo o procedimento.
8IGHT 2.0 NINJA M11 CIM, Asa Branca |
Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1, 2, 3 e
Olá Marcelo!
Lá vou eu de novo....
Quando "me meto a" pintar uma bolha, costumo tornar a superfície interna um pouco mais "rugosa" a fim de garantir uma melhor aderência da tinta diminuindo a chance de descascamento.
Uso uma scott brite, o lado verde mais abrasivo, e esfrego em toda parte interna, que acaba ficando fosca/riscada. Já vi em sites que recomendam passar uma lixa bem fina, de gramatura 1000, por exemplo.
Qual sua opinião a respeito?
Já abusando da sua boa vontade.... quais tintas você recomenda que sejam mais duráveis?
Abçs!
Lá vou eu de novo....
Quando "me meto a" pintar uma bolha, costumo tornar a superfície interna um pouco mais "rugosa" a fim de garantir uma melhor aderência da tinta diminuindo a chance de descascamento.
Uso uma scott brite, o lado verde mais abrasivo, e esfrego em toda parte interna, que acaba ficando fosca/riscada. Já vi em sites que recomendam passar uma lixa bem fina, de gramatura 1000, por exemplo.
Qual sua opinião a respeito?
Já abusando da sua boa vontade.... quais tintas você recomenda que sejam mais duráveis?
Abçs!
Acelera Ayrton!!!
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Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1, 2, 3 e 4
Hahaha ta até me encotajando a pintar a minha próxima bolha! Hahaha
valeu marcelo! Ta show mesmo!
valeu marcelo! Ta show mesmo!
Agama A8 Novarossi Plus 4 Futaba 3PM |
Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1, 2, 3 e
PARTE 5 - PINTANDO - Final
Enfim, a parte final desse tutorial.
Calma, antes que comecem as reclamações que eu estou escondendo os segredos, que não revelei tudo como me propunha (hehehe), existem algumas técnicas, principalmente de pintura, que não mostrei pois não cabia usar nessa bolha. Um exemplo é o efeito de fibra de carbono.
O tópico continuará ativo e eu vou postar ainda algumas fotos e mais alguns "aditivos" pois ainda irei pintar mais 4 bolhas e mostrarei, sempre que possível, as técnicas/materiais que não apareceram aqui.
Então aproveitem, façam as perguntas que desejarem após esse post pois tentarei esclarecê-las nos próximos aditivos como sempre o fiz, com fotos, listas e métodos.
Então vamos às CORES!!
Como fazer um degradê?
Relativamente simples, esse é o efeito mais simples e intuitivo que pode ser feito com um aerógrafo.
Basicamente você irá manter o aerógrafo mas próximo da extremidade onde você quer a cor mais intensa.
Ao invés de "mover" o aerógrafo ao longo do traço você irá apenas variar o ângulo de inclinação do jato de tinta. Note que na figura acima a parte mais próxima ao aerógrafo está mais intensa que a mais longe, como desejado.
Esse efeito também pode ser feito afastando o aerógrafo do local da pintura, um pouco mais complicado mas ainda relativamente fácil. Treine num papel até se sentir confortável. Conheça seu equipamento.
Laranja Inferno
Eu falei pro João "JP" Paulo: "E aí?? o que tu acha de um laranja infernal na bolha?" e ele disse: " Manda ver!!"
Bom, pra matar um pouco do brilho do laranja e deixar ele na tonalidade que desejava, optei por aplicar um pouco do Fastint, o mesmo usado nas sombras. Mas como eu não consigo aplicar uma cor se fazer nenhum efeito, usei uma tela pra dar um efeito meio...quadriculado.
Essa tela pode ser conseguida em lojas de tecido. Pelo menos foi onde eu encontrei aqui em Fortaleza.
Apliquei a tela no local, semelhante ao que fiz com os hexágonos, e fiz um degradê com a Fastint.
Depois peguei um pouco de Fasred e Fasfluorescent Orange e criei um laranja mais escuro.
Usei a mistura na parte que seria o laranja escuro. Lembre-se, sempre do escuro pro claro!
Apliquei e sequei.
Então apliquei o laranja Fluorescente em toda a área e depois o branco para "blindar".
Final:
Gotas - Efeito Vettel
Enfim, vamos dar vida a essa carenagem...
Eis o "segredo" se é que podemos chamar de segredo de como eu faço os discos do capacete do Vettel:
É o mesmo vinil recortado que utilizo para fazer minha assinatura.
Enfim, utilizo a "hobby knife" para aplicá-los no local e para os ajustes necessários.
Depois temos mais ou menos isso.
Aplique-os de forma aleatória. Não se preocupe com simetria.
Para a parte da frente, usei 3 cores:
Fasfluorescent Orange, Fasfluorescent Flaming Orange e Fasfluorescent Yellow.
Também apliquei-os em degradê. Onde a parte mas escura ea a ponta das gotas e a mais clara o bico do carro
Novamente selei, beeeeeeem de leve com o branco.
Dica: Quando estiver utilizando vinil como máscara, procure usar camadas finíssimas de tinta, isso melhora o acabamento final.
Após a retirada dos discos, ficamos com isso:
Antes de pintar os círculos, faça uma checagem no acabamento. Assim como as fitas, o vinil deixa escapar um pouco de tintas nas bordas:
Eis a solução:
Utilize o espeto de madeira envolto com algodão na ponta. Umedeça, afinal o solvente da tinta é água, e passe com cuidado nos vasamentos. Isso "apagará" os erros.
Depois eu fiz um degradê nos círculos utilizando as mesmas cores mas num padrão aleatório.
Frisos
Utilizei o mesmo "laranja do Inferno" com um degradê pro fluorescente para os frisos.
Os subfrisos fiz de amarelo fluorescente.
Dor de Cabeça - JP
Deixei por último para que vocês não cometam o mesmo erro que eu. Deixem para pintar as tintas a base de solvente por último. Isso foi o que aconteceu quando eu pintei antes do final:
Quando eu fui tirar o isolamento da gota por trás do JP, a tinta do JP começou a sair. Isso tira qualquer um do sério. Tenha calma, problemas acontecem e você terá de lidar com ele.
Retirei, com muita calma, a tinta que tava soltando com o bisturi e isolei com fita de isolamento. Pintei o resto da bolha e no final voltei pra cá. e corrigi o erro:
A tinta que usei foi a Spaz Stix Mirror Chrome...
É a única que eu coneço que dá o aspecto espelhado, porém não cometam o mesmo erro que eu, deixe por último! O solvente é o Thinner 101 da Solvelusa.
O Selante
Isso aqui sim é segredo de estado e dos mais importantes: Como fazer a bolha não descascar, ser imune ao combustível, poder ser lavada com água e sabão??
Esse segredo eu só descobri depois de muito pintar, há um mês atrás. Tentei várias coisas como os sprays da Param e da Tamya, O Fasealant da Faskolor sem saber que a melhor coisa, a mais barata, estava no quintal de casa:
Tinta Epoxi da Colorgin.
Essa tinta é usada em fogões pois aguenta os arranhões, altas temperaturas e a gordura e o detergente... não parece semelhante as nossas necessidades??
Bom, essa tinta é bem agressiva. Portanto, tenha certeza que a pintura está acabada e seca, depois da aplicação não tem mais volta. Use máscara e pinte em local com circulação de ar, o cheiro é muito forte e perigoso.
Eu pinto pelo menos duas demãos. Uma beeeeem leve, somente uma névoa e a segunda mais densa. Seco com o secador de cabelo, mas depois gosto de deixar de 30 a 45minutos no sol para diminuir o cheiro do solvente.
Recorte as janelas antes de puxar, isso assegura um melhor acabamento. É um pouco difícil de tirar as máscaras das janelas, mas não se preocupe, vá com calma. Se tiver aplicado um isolamento muito fino, será quase uma sentença de morte.
Depois da secagem, podem aparecer algumas trincas na parte interna. Acredite que vai segurar!! Já testei em diversas bolhas e só obtive pilotos satisfeitos. O Tavares usou uma finalizada assim no GP Goiânia e, depois de todo o campeonato, nada estava descascando.
Considerações Finais
De fato tem sido muito legal escrever esse tutorial. Espero que tenham gostado e aprendido com o que demostrei aqui.
Como disse acima, aqui não estão todas as técnicas de efeitos, algumas ainda farei mais a frente.
Faça seus testes, desenvolva suas técnicas... o bom acabamento virá com o tempo. Tenha calma e persistência...
Problemas?? TODAS bolhas tem, TODOS erram...eu mesmo tive com o JP e com o acabamento das janelas... desistir??
Não!! Transforme em estímulo para as outras...errar faz parte do processo... mas as fotos de longe não mostram isso...quanto mais quando o carro estiver correndo na pista.
Perguntem... Deixem suas opiniões... aproveitem enquanto ainda estou com tempo "meio folgado".
Obrigado pelo apoio! Aquele abraço e até os "Aditivos"...
Enfim, a parte final desse tutorial.
Calma, antes que comecem as reclamações que eu estou escondendo os segredos, que não revelei tudo como me propunha (hehehe), existem algumas técnicas, principalmente de pintura, que não mostrei pois não cabia usar nessa bolha. Um exemplo é o efeito de fibra de carbono.
O tópico continuará ativo e eu vou postar ainda algumas fotos e mais alguns "aditivos" pois ainda irei pintar mais 4 bolhas e mostrarei, sempre que possível, as técnicas/materiais que não apareceram aqui.
Então aproveitem, façam as perguntas que desejarem após esse post pois tentarei esclarecê-las nos próximos aditivos como sempre o fiz, com fotos, listas e métodos.
Então vamos às CORES!!
Como fazer um degradê?
Relativamente simples, esse é o efeito mais simples e intuitivo que pode ser feito com um aerógrafo.
Basicamente você irá manter o aerógrafo mas próximo da extremidade onde você quer a cor mais intensa.
Ao invés de "mover" o aerógrafo ao longo do traço você irá apenas variar o ângulo de inclinação do jato de tinta. Note que na figura acima a parte mais próxima ao aerógrafo está mais intensa que a mais longe, como desejado.
Esse efeito também pode ser feito afastando o aerógrafo do local da pintura, um pouco mais complicado mas ainda relativamente fácil. Treine num papel até se sentir confortável. Conheça seu equipamento.
Laranja Inferno
Eu falei pro João "JP" Paulo: "E aí?? o que tu acha de um laranja infernal na bolha?" e ele disse: " Manda ver!!"
Bom, pra matar um pouco do brilho do laranja e deixar ele na tonalidade que desejava, optei por aplicar um pouco do Fastint, o mesmo usado nas sombras. Mas como eu não consigo aplicar uma cor se fazer nenhum efeito, usei uma tela pra dar um efeito meio...quadriculado.
Essa tela pode ser conseguida em lojas de tecido. Pelo menos foi onde eu encontrei aqui em Fortaleza.
Apliquei a tela no local, semelhante ao que fiz com os hexágonos, e fiz um degradê com a Fastint.
Depois peguei um pouco de Fasred e Fasfluorescent Orange e criei um laranja mais escuro.
Usei a mistura na parte que seria o laranja escuro. Lembre-se, sempre do escuro pro claro!
Apliquei e sequei.
Então apliquei o laranja Fluorescente em toda a área e depois o branco para "blindar".
Final:
Gotas - Efeito Vettel
Enfim, vamos dar vida a essa carenagem...
Eis o "segredo" se é que podemos chamar de segredo de como eu faço os discos do capacete do Vettel:
É o mesmo vinil recortado que utilizo para fazer minha assinatura.
Enfim, utilizo a "hobby knife" para aplicá-los no local e para os ajustes necessários.
Depois temos mais ou menos isso.
Aplique-os de forma aleatória. Não se preocupe com simetria.
Para a parte da frente, usei 3 cores:
Fasfluorescent Orange, Fasfluorescent Flaming Orange e Fasfluorescent Yellow.
Também apliquei-os em degradê. Onde a parte mas escura ea a ponta das gotas e a mais clara o bico do carro
Novamente selei, beeeeeeem de leve com o branco.
Dica: Quando estiver utilizando vinil como máscara, procure usar camadas finíssimas de tinta, isso melhora o acabamento final.
Após a retirada dos discos, ficamos com isso:
Antes de pintar os círculos, faça uma checagem no acabamento. Assim como as fitas, o vinil deixa escapar um pouco de tintas nas bordas:
Eis a solução:
Utilize o espeto de madeira envolto com algodão na ponta. Umedeça, afinal o solvente da tinta é água, e passe com cuidado nos vasamentos. Isso "apagará" os erros.
Depois eu fiz um degradê nos círculos utilizando as mesmas cores mas num padrão aleatório.
Frisos
Utilizei o mesmo "laranja do Inferno" com um degradê pro fluorescente para os frisos.
Os subfrisos fiz de amarelo fluorescente.
Dor de Cabeça - JP
Deixei por último para que vocês não cometam o mesmo erro que eu. Deixem para pintar as tintas a base de solvente por último. Isso foi o que aconteceu quando eu pintei antes do final:
Quando eu fui tirar o isolamento da gota por trás do JP, a tinta do JP começou a sair. Isso tira qualquer um do sério. Tenha calma, problemas acontecem e você terá de lidar com ele.
Retirei, com muita calma, a tinta que tava soltando com o bisturi e isolei com fita de isolamento. Pintei o resto da bolha e no final voltei pra cá. e corrigi o erro:
A tinta que usei foi a Spaz Stix Mirror Chrome...
É a única que eu coneço que dá o aspecto espelhado, porém não cometam o mesmo erro que eu, deixe por último! O solvente é o Thinner 101 da Solvelusa.
O Selante
Isso aqui sim é segredo de estado e dos mais importantes: Como fazer a bolha não descascar, ser imune ao combustível, poder ser lavada com água e sabão??
Esse segredo eu só descobri depois de muito pintar, há um mês atrás. Tentei várias coisas como os sprays da Param e da Tamya, O Fasealant da Faskolor sem saber que a melhor coisa, a mais barata, estava no quintal de casa:
Tinta Epoxi da Colorgin.
Essa tinta é usada em fogões pois aguenta os arranhões, altas temperaturas e a gordura e o detergente... não parece semelhante as nossas necessidades??
Bom, essa tinta é bem agressiva. Portanto, tenha certeza que a pintura está acabada e seca, depois da aplicação não tem mais volta. Use máscara e pinte em local com circulação de ar, o cheiro é muito forte e perigoso.
Eu pinto pelo menos duas demãos. Uma beeeeem leve, somente uma névoa e a segunda mais densa. Seco com o secador de cabelo, mas depois gosto de deixar de 30 a 45minutos no sol para diminuir o cheiro do solvente.
Recorte as janelas antes de puxar, isso assegura um melhor acabamento. É um pouco difícil de tirar as máscaras das janelas, mas não se preocupe, vá com calma. Se tiver aplicado um isolamento muito fino, será quase uma sentença de morte.
Depois da secagem, podem aparecer algumas trincas na parte interna. Acredite que vai segurar!! Já testei em diversas bolhas e só obtive pilotos satisfeitos. O Tavares usou uma finalizada assim no GP Goiânia e, depois de todo o campeonato, nada estava descascando.
Considerações Finais
De fato tem sido muito legal escrever esse tutorial. Espero que tenham gostado e aprendido com o que demostrei aqui.
Como disse acima, aqui não estão todas as técnicas de efeitos, algumas ainda farei mais a frente.
Faça seus testes, desenvolva suas técnicas... o bom acabamento virá com o tempo. Tenha calma e persistência...
Problemas?? TODAS bolhas tem, TODOS erram...eu mesmo tive com o JP e com o acabamento das janelas... desistir??
Não!! Transforme em estímulo para as outras...errar faz parte do processo... mas as fotos de longe não mostram isso...quanto mais quando o carro estiver correndo na pista.
Perguntem... Deixem suas opiniões... aproveitem enquanto ainda estou com tempo "meio folgado".
Obrigado pelo apoio! Aquele abraço e até os "Aditivos"...
Editado pela última vez por Marcelosi em 17 Ago 2011, 22:38, em um total de 1 vez.
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Re: Como Pintar uma Bolha - Por MarceLOSI - Parte 1, 2, 3 e 4
nossa!!! que bela bolha, que bela aula, nossa... sem palavras... to impressionado como vc faz bolhas lindas...
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Re: Como Pintar uma Bolha- Parte 1, 2, 3, 4 e 5 FINAL.
Resumindo.
S E N S A C I O N A L !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns pelo trabalho e por compartilhar com o fórum!!!
S E N S A C I O N A L !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns pelo trabalho e por compartilhar com o fórum!!!
Saltar é arte, quebrar faz parte!!!Vendo Traxxas T-Maxx3.3!!!
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Re: Como Pintar uma Bolha- Parte 1, 2, 3, 4 e 5 FINAL.
Alexpar: Não lixe a parte interna da bolha!!! Isso "apaga" parte do brilho da tinta! Faça como postado acima, lave bem a bolha (com os dedos), enxugue com papel toalha, evite tocar a parte interna, use Faskolor, deixe secar bem e aplique tinta Epoxi no final! Resolvido os problemas... deixe as cores brilharem!
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