Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Pintura, adesivos, modelos, corte, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 131
Registrado em: 07 Dez 2005, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor Sandro01 » 21 Mai 2012, 23:14

Boa noite, qual medida da agulha para o aerografo? 0.1, 0,3 ou a 0,5.
Abç

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 131
Registrado em: 07 Dez 2005, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor Sandro01 » 24 Mai 2012, 00:01

Boa noite Marcelo, depois de usar a máscara liquida o restante que sobra na pistola, vc aconselha colocar em um outro vidro com tampa ou pode voltar para o vidro original mesmo com um pouco de água? Abç

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 144
Registrado em: 08 Jul 2009, 23:00
Localização: Fortaleza

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor Marcelosi » 06 Jun 2012, 03:12

Meio sumido... mas vou aproveitando a folga que tive do trabalho pra responder as perguntas:

Baaagu: muito provavelmente, certeza, sem nenhuma sobra de dúvida: irá descascar... os aros das rodas estão sempre em contato com areia e pedras a alta rotação. O desgate, os arranhões são inevitáveis.

regismotogp: Nunca usei. Infelizmente não posso te ajudar com isso.

arturtlr: Pode ser qualquer cor! Desde que você "sele" a tinta com o branco antes de aplicar a tinta epoxi. Se a tinta epoxi for branca, é até melhor pra realçar os fluorescentes.

MMELLO67, Crasher-BR: Obrigado!!

Felipedadak: Não precisa isolar a bolha toda não. Basta que você use uma técnica parecida com a que eu usei pra pintura da estrela do JP (vide turorial). Faça uma máscara com um círculo vazado. Faça as bordas suficientemente largas para o vapor não borrar as laterais, mas suficientemente pequena para conseguir utilizá-la na bolha toda. Recomendo pre aquecer o local que receberá a tinta. Tente aplicar delicadamente a tinta para não ter problemas com escorrimentos e borrões.

Sandro01: Por partes:
1- Obrigado! Particularmente, eu prefiro recortar logo todo o desenho, pois quando você começar a pintar a tinta irá começar a cobrir as partes ainda isoladas, daí você poder perder o referencial de onde estão os traços ainda não cortados.
2- Não, nunca usei fasmask, só bob dively.
3- Depende do aerógrafo e do bico. Mas eu utilizaria a média, você consegue fazer de tudo um pouco. A fina é mais para quem trabalha com tinta automotiva. Nossa diluição entupiria o bico/agulha fina e irá causar estresse.
4- Eu costumava ter 2 vasos: 1 com a máscara pura sem dilução, outro com a máscara já na diluição ideal. Eu sempre preparava máscara pra umas 3 ou 4 bolhas, daí o que sobrava no aerógrafo eu voltava pra esse vaso de mascara pré-diluída. Porém, se o volume for pequeno, pode voltar pro vaso original sem problemas.

A todos, obrigado e até as próximas dúvidas!!
Boas pinturas!


Imagem

 8IGHT 2.0      NINJA      M11      CIM, Asa Branca

Piloto
 
Mensagens: 137
Registrado em: 12 Dez 2011, 21:00
Localização: Belo Horizonte

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor thomas_eu » 09 Jun 2012, 22:18

Nossa parabéns, bolhas MARAVILHOSAS!!!

Tem certeza que vc aposentou?

Tava afim de encomendar uma bolha dessas...rsrs


Thomas Brum

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 131
Registrado em: 07 Dez 2005, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor Sandro01 » 10 Jun 2012, 22:46

Boa noite Marcelo.
Gostaria de saber se tem algum segredo ou é paciencia mesmo na hora de recortar a mascara onde é linha reta. Tentei fazer aquele frizo prata q vc faz entre uma cor e outra e ficou tudo torto, uns lugares ficaram finos e outros mais grosso. Abç

 
Mensagens: 6
Registrado em: 28 Nov 2006, 21:00
Localização: Salvador BA

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor sam1 » 24 Jun 2012, 03:42

Ola Marcelo, tudo bem? Depois de ler seu artigo, eu só posso te dar meus super PARABENS!!! Achei seu detalhamento e paciencia, simplesmente excepcional e fora de comun!!! Fico feliz que vc escolheu a ser um Engenheiro, a profissao sera muito enriquecido, por seu pessoa! Abraços, Sam.

 
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Out 2011, 22:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor rnelias » 29 Jun 2012, 01:04

Marcelo, sensacional seu trabalho! Está de parabéns! Principalmente pela disposição em ajudar aos que se aventuram a fazer suas próprias pinturas.

Uma pergunta rápida:

Já experimentou mascarar a bolha usando cola branca? Estou perguntando porque está complicado importar qualquer coisa e, para não ficar esperando, iria arriscar com cola branca mesmo.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 113
Registrado em: 23 Jan 2008, 21:00
Localização: Rio de Janeiro / Ilha do Governador

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor rocmtfk » 29 Jun 2012, 09:40

Sugestão? Escreva um livro!! :) Parabéns! :)


Imagem
WWW.OUTRC.COM.BR
Rio de Janeiro

 Traxxas Slash      Ezrun 9T / Esc Ezrun 30 A      Traxxas 2,4 Ghz      LiPO      Original      JConcepts e Proline      A que aparecer, estou andando.

 
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Jul 2012, 23:00
Localização: são paulo

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor rcdriver5309 » 10 Jul 2012, 00:18

eu não entendi esse processo de ''isolar''? alguém poderia me explicar?




 revo      3.3      2.4ghz      mk      original      biscoito

 
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Out 2011, 22:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor rnelias » 10 Jul 2012, 00:26

rcdriver5309 escreveu:eu não entendi esse processo de ''isolar''? alguém poderia me explicar?


Embora eu ainda não tenha pintado nenhuma bolha, acredito que consiga te ajudar :)

A pintura da bolha é feita no verso da bolha. Se você não fizer absolutamente nada com a bolha original, ou seja, simplesmente retirar a película protetora que vem com ela e pintar, a bolha ficará com uma única cor, sólida.

Agora imagine que você queira pintar a bolha com duas cores, sei lá, metade preta, metade branca. Para isso, basta você "isolar" metade da bolha usando uma "máscara", líquida (Bob Dively) ou "sólida" (fita crepe, vinil, etc...). Com metade da bolha "isolada", você pinta a que estiver exposta de preto e, depois de seca, remove a máscara e pinta o resto de branco.

Agora estenda esse exemplo "tosco" para coisas mais elaboradas e com diversas cores que você conseguirá entender como as bolhas são pintadas.

Bom, espero ter ajudado...

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 133
Registrado em: 16 Jun 2007, 23:00
Localização: São Paulo - Capital

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor lirow » 10 Jul 2012, 15:31

Boa tarde Marcelo,

Eu fiquei com uma dúvida em relação ao stencil de Hexágonos.
Quando se usa um stencil, vc deve posiciona-lo aonde deseja e depois pintar certo? No primeiro caso desse tópico, não parece que vc fez assim, pois os hexágonos estão contornados e não preenchidos, como deveriam ficar. Como que eu consigo esse efeito?

Valeu, muito bom trabalho!

Parabéns!




 Hpi MT2      Trx 3.3      DX3.0      Byron 20% Nitro      hpi nitro      DirtBonz / Yokohama Hpi      Dust Raising

 
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Out 2011, 22:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor rnelias » 12 Jul 2012, 09:35

Fiz um teste aqui em casa usando cola branca com gelatina (de morango :D) e aparentemente funciona. Consegui recortar o pedaço com o desenho da gota e remover sem muita dificuldade. Só um pedacinho que ficou um pouco mais agarrado.

Imagem

A primeira bolha será de cor sólida mesmo porque não vai dar tempo de mascara-la mas a segunda vou tentar com cola branca.

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 144
Registrado em: 08 Jul 2009, 23:00
Localização: Fortaleza

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor Marcelosi » 04 Set 2012, 11:12

Caros,

Mas uma vez, desculpem-me a demora. Ao que interessa..

thomas_eu - Vejamos.. vejamos..

Sandro01 - Seguinte, para fazer traços retos primeiro você não deve fazê-los muito devagar. Não sei explicar o porquê, mas quando fazemos os traços beeeeem devagar eles saem bem tortos. Segundo: Uma das técnicas (acredito acho que mencionei aqui) é prender a respiração. Ao respirar você faz com que sua mão oscile e assim perdes a precisão do traço.

sam1 - Obrigado!

rnelias - Não. Nunca tentei usar cola branca, mas já ouvi de gente que o faz. Não sei a fórmula que usam no processo. Esse teu teste aí com gelatina parece até que ficou bom.. Testou pintar? Alguma adversidade?

rcdriver5309 - Se as bolhas fossem pintadas com pincel, não precisariam ser isoladas pois teriamos a precisão do traço e dos contornos. Porém elas são pintadas comum "jato do tinta". Isso tira a precisão do processo mas permite que outras tecnicas (como o degradê) sejam aplicadas. Além disso, a pintura fica mais leve, com menos tinta e você economiza tempo nas pistas, peso no carro. RNelias também deu um ótimo complemento a minha resposta.

lirow - O jogo de cores final do trabalho faz com que tenhas essa impressão. Dê uma olhada, acredito, que na página 2 do tutorial. Vais ver que posiciono os hexágonos e pinto eles por dentro. Ao retirar a mascara, os contornos ficam pre-marcados. Quando aplico o laranja, eis que ele são realçados.

A todos aquele abraço... e quem sabe, num futuro próximo, teremos novidades e novas pinturas..


Imagem

 8IGHT 2.0      NINJA      M11      CIM, Asa Branca

 
Mensagens: 26
Registrado em: 28 Out 2011, 22:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Como Pintar uma Bolha- Paginas 1 a 4 / Duvidas??

Mensagempor rnelias » 04 Set 2012, 11:51

Marcelosi escreveu:rnelias - Não. Nunca tentei usar cola branca, mas já ouvi de gente que o faz. Não sei a fórmula que usam no processo. Esse teu teste aí com gelatina parece até que ficou bom.. Testou pintar? Alguma adversidade?

rcdriver5309 - Se as bolhas fossem pintadas com pincel, não precisariam ser isoladas pois teriamos a precisão do traço e dos contornos. Porém elas são pintadas comum "jato do tinta". Isso tira a precisão do processo mas permite que outras tecnicas (como o degradê) sejam aplicadas. Além disso, a pintura fica mais leve, com menos tinta e você economiza tempo nas pistas, peso no carro. RNelias também deu um ótimo complemento a minha resposta.


Bom dia Marcelo, estou pintando minha primeira bolha, encorajado por seu tópico e usando a cola branca com gelatina que citei anteriormente. Como é minha primeira bolha, não tenho como comparar com a Bob Dively mas, até o momento, acho que essa gororoba que usei está funcionando muito bem. Veja a bolha que estou fazendo já com a camada escura recordada e pronta para ser pintada (obs.: note que eu tentei copiar descaradamente o desenho da bolha do seu tutorial :lol: )

Imagem

Alguns podem estar se perguntando por quê cola com gelatina. Eu não li isso em lugar nenhum mas imaginei que a gelatina me ajudaria dando o contraste colorido, já que a cola quando seca fica transparente, além de dar uma textura mais parecida com a de uma película, afinal, é gelatina :)

Estou pintando com spray já que não tenho aerógrafo. A idéia é tentar fazer um degradê com verde e amarelo fluorescente na parte clara (mas já estou imaginando que não ficará muito bom... well, let's see)

 
Mensagens: 4
Registrado em: 20 Set 2012, 23:00
Localização: tubarao

Re: Como Pintar uma Bolha- Parte 1, 2, 3, 4 e 5 FINAL (pag 2)

Mensagempor claudio.tb » 13 Out 2012, 13:10

lgaaquino1970 escreveu:Olá Marcelosi!!!

Uma idéia, até acho que pode ser absurda e pode até não dar certo, mas enfim, como você já mostrou muita disposição em ajudar gostaria de saber se existe alguma técnica para deixar determinada cor fosca. Como você respondeu ao Alexpar, será que lixando a parte interna chegaríamos perto de um efeito fosco na parte externa?

Mais uma vez parabéns e muito obrigado por compartilhar o conhecimento!

Abraço! Sucesso!


claudio.tb

 xtm xt2e      brusheles 2900 kv      airtronics mxs      eletrico      xt2e      off      gravatal

AnteriorPróximo

Voltar para Bolha

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes