Construa seu compressor
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Construa seu compressor
Pessoal ,adquiri um aerografo para eu iniciar pinturas diversas ,mas como moro em condominio,precisava de um compressor silencioso e encontrei a solução na net ..um compressor com motor de geladeira.
Pontos positivos:
- ultra silencioso
-possuirá reservatorio,o que aumenta a "qualidade do ar"
contras:
-talvez o $ gasto ,pois fica um pouquinho mais caro do que comprar um compressor,porém,bem inferior
-trabalho ,tempo e mão de obra.
vou listar os itens necessarios e o preços pelos quais achei por aqui,pode variar de região pra região/cidade.
1-um motor de geladeira,ideal que seja 1/6 ou 1/5 HP pra um bom custoxbeneficio ,em torno de 50R$
2-um tambor de ar de freio de caminhão ou de gas de ar condicionado,em torno de 10R$ ou até de graça.
3-pressostato ,paguei 65R$
4-filtro de ar : de 50~100R$
5-manometro e conexões metalicas. +- 50 R$
Pontos positivos:
- ultra silencioso
-possuirá reservatorio,o que aumenta a "qualidade do ar"
contras:
-talvez o $ gasto ,pois fica um pouquinho mais caro do que comprar um compressor,porém,bem inferior
-trabalho ,tempo e mão de obra.
vou listar os itens necessarios e o preços pelos quais achei por aqui,pode variar de região pra região/cidade.
1-um motor de geladeira,ideal que seja 1/6 ou 1/5 HP pra um bom custoxbeneficio ,em torno de 50R$
2-um tambor de ar de freio de caminhão ou de gas de ar condicionado,em torno de 10R$ ou até de graça.
3-pressostato ,paguei 65R$
4-filtro de ar : de 50~100R$
5-manometro e conexões metalicas. +- 50 R$
Editado pela última vez por Fastinhu em 11 Mai 2012, 23:37, em um total de 3 vezes.
Infancia eu tive.....só não tive RC's [:
Eletrico é brinquedo??
Poe do lado então!!hahaha
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Re: Contrua seu compressor
Primeiramente vou explicar "na teoria" a montagem, eu parti do 0 ,não tinha a minima idéia de como montar e creio que consegui desvendar o misterio, juntando informações aqui e ali na net.
Conseguido o motor,devidamente instalado um rele ,ele terá 1~2 saidas de ar e uma entrada...está vc deverá colocar um filtro de combustivel,pode ser de fusca (5 R$) cortado ao meio e coloque uma espuma,só pra filtrar o ar.
A saida de ar do motor deverá ser soldada ou conectada ao bujão de ar,juntamente com a valvula de retenção,essa valvula deixa o ar apenas entrar no bujão. Antes da valvula deve-se colocar uma conexão em T. (logo explico)
o pressostato tbm deve ser conectado diretamente ao bujão ,é ele que vai ligar e desligar o compressor quando baixar demais e quando a pressão chegar o limite do regulado pelo pressostato.
No pressostato ha mais uma conexão de saida ,esta deve ser acoplada à saida extra no T ,antes da valvula de retenção.
Esta conexão vai expelir o ar que fica dentro da conexão quando o motor para de bombear,essa pressão que fica dificulta o religamento do motor,forçando-o.
Ainda no bujão deve-se colocar mais uma conexão em forma de cruz (cruzeta) para o acoplamento do manometro,que medira a pressão total do reservatorio ,numa outra saida coloca-se a valvula de segurança,está valvula,como o nome diz,se romperá toda vez que a pressão interna exceder
por qualquer motivo ou falha do pressostato.
Na saida restante é o lugar do filtro de ar com regulador e manometro, o manometro do filtro é somente pra leitura da pressão que vc vai trabalhar.
finalizando ,depois da montagem e disposição dos itens ,num ponto mais abaixo do reservatorio,coloque a valvula de expurgo ou dreno,pode ser uma torneirinha,pra tirar o liquido que se acumula em qualquer compressor..
estou montando o meu ,em breve vou postando fotos da montagem.
qualquer duvida sobre os itens é só perguntar.
Conseguido o motor,devidamente instalado um rele ,ele terá 1~2 saidas de ar e uma entrada...está vc deverá colocar um filtro de combustivel,pode ser de fusca (5 R$) cortado ao meio e coloque uma espuma,só pra filtrar o ar.
A saida de ar do motor deverá ser soldada ou conectada ao bujão de ar,juntamente com a valvula de retenção,essa valvula deixa o ar apenas entrar no bujão. Antes da valvula deve-se colocar uma conexão em T. (logo explico)
o pressostato tbm deve ser conectado diretamente ao bujão ,é ele que vai ligar e desligar o compressor quando baixar demais e quando a pressão chegar o limite do regulado pelo pressostato.
No pressostato ha mais uma conexão de saida ,esta deve ser acoplada à saida extra no T ,antes da valvula de retenção.
Esta conexão vai expelir o ar que fica dentro da conexão quando o motor para de bombear,essa pressão que fica dificulta o religamento do motor,forçando-o.
Ainda no bujão deve-se colocar mais uma conexão em forma de cruz (cruzeta) para o acoplamento do manometro,que medira a pressão total do reservatorio ,numa outra saida coloca-se a valvula de segurança,está valvula,como o nome diz,se romperá toda vez que a pressão interna exceder
por qualquer motivo ou falha do pressostato.
Na saida restante é o lugar do filtro de ar com regulador e manometro, o manometro do filtro é somente pra leitura da pressão que vc vai trabalhar.
finalizando ,depois da montagem e disposição dos itens ,num ponto mais abaixo do reservatorio,coloque a valvula de expurgo ou dreno,pode ser uma torneirinha,pra tirar o liquido que se acumula em qualquer compressor..
estou montando o meu ,em breve vou postando fotos da montagem.
qualquer duvida sobre os itens é só perguntar.
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Eletrico é brinquedo??
Poe do lado então!!hahaha
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Re: Construa seu compressor
Idéia Interessante, mas com o pouco conhecimento que tenho sobre esses compressores de geladeira, eles conseguem produzir uma grande pressão, mas a vazão é baixa, depedendo do tamanho do reservatorio ele demorara um bocado para encher.
- duiliodutra
- Mensagens: 266
- Registrado em: 06 Dez 2008, 21:00
- Localização: bh/ouro branco
Re: Construa seu compressor
viciado em nitro
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Re: Construa seu compressor
o problema do motor de geladeira é q ele joga muito oleo, c nao colocar um filtro para segurar o oleo nao da pra pintar, e nem para usar para limpeza do auto.
madForce/733te/losi2.0rr..... Nova btt/Picco/Team orion crf tactic 2.4/dx3s Odonel 30%/tornado 16% varias bem raladas Pro line qualquer uma |
Re: Construa seu compressor
CUIDADO!
Vide neste tópico o trabalho de pesquisa que fiz sobre o assunto, o risco do reservatório explodir e o custo do teste e atestado de um engenheiro mecânico:
/viewtopic.php?t=34068&highlight=compressor++geladeira
Se você pesquisar no Oráculo "Compressor com motor de geladeira" você terá centenas de formas de fazer, mas o risco de se ter uma bomba em casa/apto é grande.
Boa Sorte!
Vide neste tópico o trabalho de pesquisa que fiz sobre o assunto, o risco do reservatório explodir e o custo do teste e atestado de um engenheiro mecânico:
/viewtopic.php?t=34068&highlight=compressor++geladeira
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Acelera Ayrton!!!
MTX-6 Novarossi EX 10 C/ESPEKTRUM TORNADO, FURACAO, VENTANIA... PINTADA ESPUMOSOS APPA: http://appasp.org.br |
Re: Construa seu compressor
valsechi escreveu:Idéia Interessante, mas com o pouco conhecimento que tenho sobre esses compressores de geladeira, eles conseguem produzir uma grande pressão, mas a vazão é baixa, depedendo do tamanho do reservatorio ele demorara um bocado para encher.
por isso é recomendado o uso de motor 1/6 à 1/4 de hp que são os mais "potentes"
a ideia é criar algo compacto tbm,para uso domestico..no caso do aerografo ,usa-se baixa pressão,mas conforme o tamanho do reservatorio,pode acumular muito ar para o trabalho.
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Re: Construa seu compressor
felipeps escreveu:o problema do motor de geladeira é q ele joga muito oleo, c nao colocar um filtro para segurar o oleo nao da pra pintar, e nem para usar para limpeza do auto.
esse problema é contornado fazendo uma serpentina de uma ou duas voltas para o alto do motor antes de entrar no reservatorio
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Re: Construa seu compressor
Alexpar escreveu:CUIDADO!
Vide neste tópico o trabalho de pesquisa que fiz sobre o assunto, o risco do reservatório explodir e o custo do teste e atestado de um engenheiro mecânico:
/viewtopic.php?t=34068&highlight=compressor++geladeira
Se você pesquisar no Oráculo "Compressor com motor de geladeira" você terá centenas de formas de fazer, mas o risco de se ter uma bomba em casa/apto é grande.
Boa Sorte!
Sim,é fato que é perigoso,por isso não economizem na valvula de segurança e escolha um reservatorio mais seguro possivel,um tambor de freio de caminhão resiste à pressões muito maiores . Eu pesquisei muito antes de começar à construir meu compressor...se forem economizar em materiais de segurança,recomendo que nem façam mesmo.
Penso principalmente na ausencia de ruido,isso foi um fator determinante em decidir construir ao inves de comprar um compressor barulhento ( falam que é silencioso) mas existe uma diferença entre silencioso e menos barulhento.
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Re: Construa seu compressor
Fastinhu escreveu:felipeps escreveu:o problema do motor de geladeira é q ele joga muito oleo, c nao colocar um filtro para segurar o oleo nao da pra pintar, e nem para usar para limpeza do auto.
esse problema é contornado fazendo uma serpentina de uma ou duas voltas para o alto do motor antes de entrar no reservatorio
NAo adianta, talvez só demore um pouco mais para vc começar a perceber o oleo
Re: Construa seu compressor
Fastinhu escreveu:valsechi escreveu:Idéia Interessante, mas com o pouco conhecimento que tenho sobre esses compressores de geladeira, eles conseguem produzir uma grande pressão, mas a vazão é baixa, depedendo do tamanho do reservatorio ele demorara um bocado para encher.
por isso é recomendado o uso de motor 1/6 à 1/4 de hp que são os mais "potentes"
a ideia é criar algo compacto tbm,para uso domestico..no caso do aerografo ,usa-se baixa pressão,mas conforme o tamanho do reservatorio,pode acumular muito ar para o trabalho.
Um motor de 1/6 tem 1/6 de hp.... Muito fraquinho, o meu eu fiz com um de 1/4. mas digo q nao vale a pena perder tempo e dinheiro para fazer... Fiz o meu pois trabalho com refrigeraçao e tinha todo o material nao gastei nada para fazer e digo q nao valeu a pena kkkkk
Agora c vc comprar um filto de agua e um de oleo ai sinm vai ficar bom, mas vai ficar mais barato comprar um compressor de verdade
Re: Construa seu compressor
felipeps escreveu:Fastinhu escreveu:valsechi escreveu:Idéia Interessante, mas com o pouco conhecimento que tenho sobre esses compressores de geladeira, eles conseguem produzir uma grande pressão, mas a vazão é baixa, depedendo do tamanho do reservatorio ele demorara um bocado para encher.
por isso é recomendado o uso de motor 1/6 à 1/4 de hp que são os mais "potentes"
a ideia é criar algo compacto tbm,para uso domestico..no caso do aerografo ,usa-se baixa pressão,mas conforme o tamanho do reservatorio,pode acumular muito ar para o trabalho.
Um motor de 1/6 tem 1/6 de hp.... Muito fraquinho, o meu eu fiz com um de 1/4. mas digo q nao vale a pena perder tempo e dinheiro para fazer... Fiz o meu pois trabalho com refrigeraçao e tinha todo o material nao gastei nada para fazer e digo q nao valeu a pena kkkkk
Agora c vc comprar um filto de agua e um de oleo ai sinm vai ficar bom, mas vai ficar mais barato comprar um compressor de verdade
Simm!! eu vou colocar o filtro ,como eu disse ,eu estou priorizando o silencio
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Re: Construa seu compressor
Tem um outro lado....
Se você gosta de mexer com estas coisas também, ou seja, você encara como um outro hobby seu, vá em frente!!! Fiquei com muuuiita vontade na época de pôr a mão na massa e, como é uma vontade, não há $$ que pague
Já vi projetos onde o cara coloca 2 ou 3 motores de geladeira de potência considerável para aumentar a rapidez na carga do cilindro.
abçs!
Se você gosta de mexer com estas coisas também, ou seja, você encara como um outro hobby seu, vá em frente!!! Fiquei com muuuiita vontade na época de pôr a mão na massa e, como é uma vontade, não há $$ que pague
Já vi projetos onde o cara coloca 2 ou 3 motores de geladeira de potência considerável para aumentar a rapidez na carga do cilindro.
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Acelera Ayrton!!!
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Re: Construa seu compressor
Tem muito projetos na net e todos falam que funcionam muito bem,pelo menos pra minha finalidade que é usar com o aerografo...se até inalador eles usam,como um motor de geladeira não vai dar conta?? ainda mais com reservatorio de 15~20litros de ar + filtro +manometro+ valvula de segurança,etc,etc..
vou botar tudo que um compressor "de verdade" tem,estou em duvida somente na disposição dos itens...é mais facil colocar o motor sobre o tanque,como na maioria dos compressores normais,porem tem o lance do oleo q o motor cospe...
vou tentar realizar um projeto muito bem elaborado para que não seja uma gambiarra barata e sim algo funcional e principalmente SEGURO.
Abrç
Carlos
vou botar tudo que um compressor "de verdade" tem,estou em duvida somente na disposição dos itens...é mais facil colocar o motor sobre o tanque,como na maioria dos compressores normais,porem tem o lance do oleo q o motor cospe...
vou tentar realizar um projeto muito bem elaborado para que não seja uma gambiarra barata e sim algo funcional e principalmente SEGURO.
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Re: Construa seu compressor
Eu fiz o meu compressor usando compressor de geladeira e não me arrependo, mesmo ele tendo ficado mais caro que um compressor normal. Trabalho de madrugada tranquilamente e tem funcionado perfeitamente. Mas quem for fazer, faça completo, com valvula de segurança e alivio, expurgo, filtros e tudo mais, e se forem soldar levem em um cara bom, pois a soldagem pode ser a parte onde pode dar mais problemas.
Fastinhu, coloque o compressor na base e o reservatório no alto para diminuir a entrada de oleo, mas não tem jeito, uma hora o oleo sobe e vc tem que expurgar para retira-lo e lembrar de completar o oleo do compressor.
abs
Fastinhu, coloque o compressor na base e o reservatório no alto para diminuir a entrada de oleo, mas não tem jeito, uma hora o oleo sobe e vc tem que expurgar para retira-lo e lembrar de completar o oleo do compressor.
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