[HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Pintura, adesivos, modelos, corte, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, pixelman, Pimpolho

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

[HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Mensagempor Abib » 27 Mai 2014, 17:08

Comprei esta bolha RatRod da Proline no ano passado e estava tentando liberar um tempo para pinta-la com calma. Tempo esse que só consegui nas minhas férias.

Eu achava que essa bolha seria bem complicada de se pintar, mas a pintura em sí foi muito rápida. Foi a primeira vez que utilizei este tipo de mascaramento líquido numa bolha. Demorou apenas os processos de preparação.. mas valeu a pena.

Vou tentar mostrar aqui como foi simples o processo de pintura que eu fiz desta bolha.

1. A primeira coisa que eu fiz foi, ainda na bolha virgem, demarcar as regiões que seriam pintadas nas diferentes cores: Preto, Vermelho e Cromo. Com uma caneta de projetor, rabisquei na parte externa da bolha (ou seja: na película de proteção) os limites de cada cor, tendo em mente de sempre tentar pintar iniciando pela cor escura para a cor mais clara.

2. Apliquei as máscaras dos vidros, tomando cuidado de não deixar as laterais com rugas ou descoladas. Neste momento é importante manter a bolha bem limpa. Qualquer toque na parte interna da bolha irá deixar uma marca invisível ao olho nú, mas que vai aparecer nas primeiras camadas de tinta. Passe um pano sempre que possível. Eu usei o pano com um pouco de Álcool para limpar.

3. Para mascarar a região do motor, radiador e tanque de combustível, eu usei Cola Branca misturada com corante azul. Não tem erro, só que demora pelo menos um dia para secar, dependendo da temperatura do ambiente e da espessura da camada. O Corante ajuda a identificar a região que está mascarada da região que não está, já que esta tinta fica completamente transparente depois de seca.
Imagem

4. Apliquei duas camadas nas regiões do motor, radiador e tanque (caçamba), pois como o resto seria preto, apenas estas regiões precisariam ficar mascaradas para as próximas cores.
Imagem

5. Depois de deixar alguns dias secando, comecei a recortar a máscara com estilete e remover as regiões que não seriam mascaradas. Essa parte é legal, mas é preciso cuidado para cortar (use estilete com ponta bem afiada) para evitar puxar parte da máscara de lugar errado. Evite tocar muito na região interna da bolha, e sempre limpe a região que acabou de encostar.
Imagem

6. Com a mascara recortada, começa a brincadeira. Eu usei aerógrafo e tinta Faskolor preta nesta camada. Meu aerógrafo estava com bico 0.3 e não precisei diluir a tinta. Apliquei uma mão, usei o secador de cabelos para acelerar a secagem e depois de outra mão.
Imagem

7. Com a segunda camada já seca, recortei com estilete a máscara na região que seria pintada de vermelho, e fui retirando a máscara com uma pinça. Troquei a tinta do aerógrafo para tinta Acrilex de Tecido Vermelha, diluindo para ficar na consistência de Iogurte. não deixei a tinta muito líquida pois ela poderia "liquefazer" novamente a cola da máscara e borrar o serviço. Apliquei duas camadas de tinta para esta cor.
Imagem Imagem

8. Vermelho terminado. Agora a coisa fica legal: Remover o resto da máscara para pintar o cromado. Antes de meter a pinça e remover todo o resto de cola, verifique se não há alguma região da máscara que ficou líquida devido à pintura.


9. Usei a tinta Spaz Stix Real Chrome para esta região. Esta tinta exige pressão de 20PSI e é bem líquida. Com calma fui aplicando a camada até deixa-la constante por todas as regiões, já que esta tinta necessita de um fundo preto para se destacar.
Imagem Imagem

10. Voltei com a Faskolor preta para dar o fundo e pronto. Agora só falta secar esperar o momento mágico de se remover a película protetora.
Imagem


A mascara demorou 2 dias para secar (1 dia por camada) e o seu recorte demorou uns 30 minutos.
A camada preta demorou mais uns 30 minutos. A vermelha, uns 5 e a cromada mais uns 30 minutos.

Ou seja: Depois da mascara seca, em duas horas a bolha estava pronta.
Imagem


Apesar de ter usado aerógrafo, é tranquilamente possível pintar esta bolha usando os Sprays normalmente utilizados para este fim.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 542
Registrado em: 14 Mar 2012, 22:00
Localização: São Paulo - SP

Re: [HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Mensagempor cardinal » 27 Mai 2014, 17:18

Ficou show, abib!

Parabéns pelo trampo!


Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa

 Base 311 | Caminho do Sal

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: [HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Mensagempor Abib » 27 Mai 2014, 17:26

Valeu Átila..

Curti a brincadeira de mascarar com cola..
Já tinha lido a respeito e ví que é bem fácil..
É só deixar secar bem que não tem erro..

[Imagem




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: [HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Mensagempor zumpano » 27 Mai 2014, 18:53

Parabens Abib ficou show! Tb já usei esse método de cola branca.
Porém de vez corante, usei gelatina de morango, rs

Na epoca fiz um how to tb -> /viewtopic.php?t=51947

Recentemente fui usar a mesma técnica e acabei estragando uma bolha proline. A cola não saia por nada desse mundo.... começava a puxar, ela rasgava, tinha lugar que eu raspava e ela não saia... chegou uma hora que desisti e enfiei ela na agua e deixei de bolho por 2 dias pra cola amolecer.


Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 423
Registrado em: 28 Jul 2006, 23:00

Re: [HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Mensagempor mugen » 27 Mai 2014, 22:36

cara..... ficou Show!!!!


MUGEN SEIKI / NOVAROSSI / FUTABA

Website http://tomitamugen.forumeiros.com/

 MTX-4 / 5      Novarossi N12      FUTABA 4PK até que em fim!      byron 16 %      PROTOFORM P56      ZAC      londrina - ANPARC

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 335
Registrado em: 01 Nov 2011, 21:00
Localização: São Caetano do Sul

Re: [HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Mensagempor GZMR » 27 Mai 2014, 23:15

Sensacional, Abib !!!
Preto ... vermelho ... e cromo !!! Não tem como ficar melhor !!!
Parabéns pelo trabalho ... e obrigado pelas dicas !!!
Elvis.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: [HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Mensagempor Abib » 28 Mai 2014, 09:20

Zumpano, eu havia visto seu tópico e quase peguei a gelatina na despensa para colorir a cola.. mas pensei em usar um pouco de corante azul que estava na oficina..

Sobre a cola ficar difícil de remover, eu percebi que algumas regiões que foram "hidratadas" pela tinta realmente ficaram um pouco mais complicadas para sair.. Mas esperando secar de novo, acabaram saindo com facilidade..

Valeu Mugen!

Valeu GZMR, o próximo passo é inventar uns Real Flames nas laterais mais ou menos igual este abaixo, só que mantendo a carroceria preta..

Imagem




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 335
Registrado em: 01 Nov 2011, 21:00
Localização: São Caetano do Sul

Re: [HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Mensagempor GZMR » 28 Mai 2014, 22:00

Abib ...
Faz tempo que estou "namorando" uma bolha igual à da foto (flames) no Ebay !!! Tem um vendedor que só faz customizações e vende por lá !!!
Infelizmente, não tenho talento para lidar com aerógrafos !!! Assim, ou compro uma com flames (já customizada), ou vou de preto mesmo (aliás, o que eu gostaria é uma IDÊNTICA à sua !!!). Preto, com cabeçote do motor em vermelho, e grade e saídas do escape em cromo (cópia mesmo ... rsrsrsrs).
Acho que é uma das bolhas mais legais da Pro-Line !!!
Abraço.
Elvis.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: [HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Mensagempor Abib » 29 Mai 2014, 11:47

Vou tentar brincar com Real Flames neste final de semana.. vou fazer uns testes pra ver se encontro uma maneira simples - mas que ainda fique com um resultado legal - de desenhar os Flames no aerógrafo.

Se conseguir alguma coisa, você serão os primeiros a saber.. :)




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 184
Registrado em: 16 Jan 2013, 21:00
Localização: Sapucaia do Sul RS

Re: [HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Mensagempor everton_martins » 31 Jul 2014, 11:49

Ficou muito show, parabéns Abib. :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 159
Registrado em: 26 Dez 2009, 21:00
Localização: Esteio/RS

Re: [HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Mensagempor iosouza » 12 Nov 2014, 13:06

Ressuscitando o tópico, ficou show de bola...sabe me dizer se essa bolha serviria numa Savage Flux HP?


Mauricio Souza

 HPI Savage Flux HP / Savage XS      Mamba 2200 / Vector 4000      Axial 3 / HPI      2x 2s 5.0, 2x 2s 5.8 e 2s 5.0      Original e Wrangler / Original      Original e Salvat Monster      Praça e aonde der pra andar

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: [HOW-TO] Como pintei minha Bolha RatRod da ProLine

Mensagempor Abib » 12 Nov 2014, 13:15

Ela é feita para Revo e está instalada numa HellFire com adaptações nos postes dianteiros..

Provavelmente a bolha serviria, mas deve necessitar de algum ajuste nos postes..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Voltar para Bolha

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes