devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

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devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor Passamal » 11 Set 2007, 13:50

aí gente vcs q tem mais experiencia...

"preparar" a bolha para colocar no carro eh muito difici!??

precisa de ferramentas especificas ou com um dremmel, estilete ja da para cortar,furar, pintar!??

abraços


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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor bomsev » 11 Set 2007, 13:57

Dá uma lida na postagem que fiz em outro fórum...

Para fazer a furação e o recorte de toda bolha, eu já utilizei vários materiais e vou contar aqui um pouquinho da minha pequena experiência em recortes de bolha pra ajudar o pessoal que está começando a recortar suas bolhas (sedã 1/10 on-road a combustão) e tem muitas dúvidas sobre o assunto. Muita gente faz em outra ordem, de outras maneiras, com outros materiais, com outros princípios e com outras habilidades e teorias. Portanto vou contar aqui como eu procedo pra recortar as minhas bolhas. Quem aceitar e gostar do meu método, fique a vontade para seguí-lo.

A dica básica: “Deixe todos os recortes com cantos arredondados. Cantos vivos vão trincar!”



O primeiro corte eu faço entre o aerofólio e a carroceria, para separar um do outro. A primeira vez eu pintei toda bolha de um lado só e depois vi que o aerofólio havia ficado pintado pelo lado que eu queria que tivesse brilho. Pode ser usada uma tesoura grande pra fazer esse corte de separação.



Eu geralmente pinto toda bolha, pra depois recortá-la, pois fica mais fácil de manusear a bolha durante a pintura e protegê-la por fora, como nos casos das bolhas que não vem com um filme plástico por fora (como as bolhas Linx).





Furação dos postes:



As furações dos postes, na minha opinião, devem ser as primeiras, pois elas são essenciais para o correto posicionamento da bolha no carro e dos demais recortes. Primeiro deve-se fazer a furação dos postes que ficam mais altos (geralmente os traseiros), segurando a bolha nivelada com o chassis (paralela ao chassis). Cuide para que o pára-choque do carro não fique muito justo nem muito longe da bolha. Cuide também se a posição das rodas do carro está coincidindo com a posição das rodas da bolha.

Esses furos dos postes são os mais difíceis de se fazer ainda mais quando a bolha já estiver pintada. Eu costumo colocar um pouquinho de óleo de silicone na ponta dos postes e ir baixando a bolha na posição correta até que a mesma encoste nos postes e fique “molhada” com o silicone. Dou uma conferida com um paquímetro, pra ver se as distâncias entre as “marcas” dos centros dos furos é a mesma dos centros dos postes, a distância entre cada furo e a lateral da bolha e também a distância entre cada furo e o porta-malas.

Os furos dos postes eu comecei fazendo com uma broca de 6,5mm de diâmetro, segurando a mesma com a mão, pois estava com medo de usar a furadeira e abrir demais o furo. Alguns amigos começaram furando com uma tesoura de ponta fina, tipo as de cortar unha. Depois quando fiquei mais confiante, comecei a usar a furadeira e agora só uso o furador de bolhas.... ahhh se eu tivesse comprado ele antes hehehehehehe

Depois de furar os postes traseiros, repito o processo todo pros postes dianteiros. Eu costumo deixar os furos dos postes entre 1 e 2 mm maiores que o diâmetro dos postes. Se ficar muito apertado fica ruim de encaixar a bolha na hora do desespero de uma corrida e se ficar muito grande vai deixar a bolha solta demais sobre o carro.





Furação da antena:



Eu marco a posição da antena com uma caneta e faço o furo com o furador de bolha, mas antes eu fazia com uma broca. O diâmetro do furo tem que ser o suficiente pra antena passar livre, nem muito justa, nem muito folgada.





Recorte das rodas:



Para recortar as rodas eu me baseio pelas marcas de sugestão de corte das rodas da bolha e corto uns 3mm menos que o sugerido, deixando um excesso de material para dar acabamento, a ser recortado depois, aos poucos. Coloco a bolha no carro e com uma lapiseira ou uma canetinha hidrocor (já usei caneta de retro projetor, mas tem umas canetas que são fortes e depois não saem por nada hehehehe) e traço o formato de uma roda (roda/pneu reserva) pelo lado de fora da bolha. Recorto novamente o local demarcado nas 4 rodas. Depois eu dobro as rodas dianteiras para ver onde as rodas tocam na bolha e vou retirando esses locais de contato. Nas rodas traseiras eu empurro a bolha contra as rodas para verificar se as mesmas não vão ficar presas caso outro carro encoste durante a corrida (engolir a bolha) e recorto também essas partes para evitar o engolimento. Sempre usei nesses recortes, uma tesoura de bico curvo, dessas de cortar unhas. Existem tesouras específicas para este fim que são mais fortes e mais fáceis de manusear, mas ainda não comprei. Depois de verificado que nenhum ponto da bolha vai ser engolido durante a corrida, eu dou o acabamento com uma lixa ferro bem fininha #400 #600 #800. Quem tiver uma micro-retífica tipo dremel, fará esse serviço mais rapidamente do que eu.





Recorte das bordas (pára-choques e saias laterais):



A partir desse ponto, se você pretende participar de alguma competição, verifique as regras do campeonato no item que fala de corte de bolha, antes de seguir adiante. Se ficar em dúvida, procure as regras de corte do campeonato brasileiro ou paulista que são os mais rígidos quanto aos recortes.

Algumas bolhas vem com uma linha de marcação de sugestão de corte. Preste atenção nessa linha. Com a bolha montada no carro, verifique se essa posição está de acordo com o seu modelo, de modo que não fique raspando do chão e também não muito longe do chão. Em alguns campeonatos é cobrado que essa marca esteja visível, portanto procure recortar abaixo dessa linha 1 ou 2mm deixando-a aparente. Eu uso uma tesoura grande ou até mesmo a tesourinha de unha pra esses cortes. Os cantos de encontro com a abertura das rodas eu dou arredondada pra evitar que fiquem pontas raspando no chão ou nos pneus. O pára-choque traseiro também tem uma linha de sugestão de corte. Procure cortar abaixo dessa linha. Se o corte ficar muito baixo não é bom para o desempenho do carro e refrigeração do motor. Se ficar muito alto, você não poderá participar de algumas competições (verifique a regra dos 45mm a partir do chão com o carro montado sobre blocos de 10mm, pois o corte tem que ficar abaixo dessa altura).





Recorte das janelas laterais:



As janelas laterais dianteiras podem e devem (para uma boa refrigeração do motor) ser removidas completamente. Alguns hobbystas fazem vários furos lado a lado. Cuide também a linha de sugestão de corte, para não fazer a janela ficar muito grande. Antes eu fazia um furo bem no meio da janela e depois ia cortando com a tesoura de unha. Já tentei com estilete e não tenho habilidade para isso, ainda mais que essas janelas costumam ter bastante espessura de Lexan, dificultando ainda mais o corte. Se o estile correr demais, pode estragar sua furação e até danificar a bolha. Mas tem gente com muita habilidade pra recortar bolha com estilete... Agora tenho feito 3 furos com o furador de bolhas, cada um num dos 3 cantos da janela e depois com a tesoura eu recorto o resto até emendar os furos. Evitem ao máximo cantos vivos, senão vai trincar a bolha, principalmente nas janelas laterais. Depois dou acabamento com lixa ferro nessa ordem #100 #200 #400 #600, quem tiver dremel....





Recorte da janela traseira:



A janela traseira pode e deve (para uma boa refrigeração do motor) ser removida completamente. Cuide também a linha de sugestão de corte, para não fazer a janela ficar muito grande. Existem vários tipos de furos que o pessoal adota, como pequenos furos lado a lado, dois furos redondos grandes, toda janela com os cantos redondos e eu faço o seguinte: Com uma serra copo, montada na furadeira, marco a posição para fazer 2 furos grandes (o maior diâmetro possível e o mais distante possível um do outro). Faço os dois furos com cuidado para não ultrapassar os limites da janela e uno os furos com uma tesoura de unha. Removo as rebarbas da furação com um estilete. Ou seja, ao invés de ficar com 4 cantos arredondados, fica uma elipse. Antes eu fazia um furo bem no meio da janela e depois ia cortando com a tesoura de unha. Já tentei com estilete mas... sem comentários. Depois dou acabamento com lixa ferro nessa ordem #100 #200 #400 #600, quem tiver dremel....





Furo do pára-brisa (janela dianteira):



O furo do pára-brisa é muito importante. Pode servir como local de acesso para abastecimento ou como captação de ar para o carburador e também para refrigeração do motor. Se o furo for muito grande, pode causar perda de desempenho na aerodinâmica da bolha. Se for muito pequeno, pode não ser suficiente pra refrigerar o motor. Em competições este furo geralmente pode ter no máximo 60mm de diâmetro. Eu faço esses furos com serra copo, geralmente não menor do que 35mm e não maior do que 55mm de diâmetro. O ideal é esse furo não cortar o capô e nem a linha do teto. Tente alinhar a posição do furo com o dissipador de calor do motor (cabeçote). Existem cortadores circulares muito bons para este fim. A tesoura de bico curvo também faz muito bem esse processo, mas com a serra copo eu achei mais rápido, fácil e seguro. Dou uma aparada no excesso de bordas que o processo de furação deixa, com o auxílio de um estilete. E o acabamento final com lixa ferro.





Furo do reabastecimento (tanque de combustível):



Se o seu modelo não puder ser abastecido pelo furo do pára-brisas descrito antes, terá que ser feito outro furo para reabastecimento. O ideal é que o diâmetro desse furo não seja maior do que 50mm. Esse furo até poderá cortar parte do capô ou a linha do teto. Geralmente uns 40mm de diâmetro são suficientes. Cuide para que o furo fique numa boa posição sobre a tampa do tanque e proporcione condições de abertura e abastecimento sem obstruções. Faço pelo processo de corte com serra copo, conforme descrito nos itens anteriores. Acabamento estilete para as rebarbas e depois com lixa ferro.





Furo da pipa (ponta de escape dos gases):



Tente fazer esse furo o menor diâmetro possível. O suficiente pra passar a ponta da pipa pra fora, sobrando uns 2mm ao redor da ponteira de escape da pipa. O furador de bolha é o ideal pra este furo, pois nesse ponto o lexan é mais fino e brocas rasgam a bolha nesse local. Já usei um punção redondo bem afiado e ficou bom. Já usei tesoura e depois dei acabamento com lixa também.





Furo do aquecedor de velas:



O tamanho ideal do furo do aquecedor de velas deve ser menor do que 15mm. Eu deixo o suficiente pro aquecedor entrar, nem muito justo, nem muito apertado... uns 10~12mm, dependendo do bocal do aquecedor. Eu marco a posição com uma caneta, olhando a linha do cabeçote pelas janelas. Faço o furo com o furador de bolhas, mas já fiz com broca também.





Aerofólio:



O recorte do aerofólio também pode ser feito baseado pela linha de sugestão de corte. Sempre fiz o recorte com tesoura grande e tesoura de unha. Em competições este item é muito verificado, desde sua fixação na bolha, quanto ao seu tamanho, cor etc... Geralmente as laterais com no máximo 30mm de altura por 50mm de comprimento. Verifique nas regras, caso pretenda participar de alguma competição, sobre tamanho de asa chord (distância entre o ponto mais alto e o ponto mais baixo do aerofólio). Com a bolha nivelada, o aerofólio não pode ser mais alto que o teto do carro e não pode estar muito para fora da tampa do porta malas traseiro (menos de 10mm é o ideal). Eu faço a furação com o fura bolhas no diâmetro exato do parafuso de fixação do mesmo. Antes eu fazia com uma broca.



Para carros com recoil (cordinha) verifique antes qual a posição do recoil e se alguns destes furos das janelas serve como acesso pra ele. Caso negativo, é bom fazer um furo adicional, no menor tamanho possível, para poder ligar o carro sem retirar a bolha.



Nada impede que sejam feitas mais ou menos furações além das que eu citei aqui, a menos que algum regulamento oficial de alguma competição o cite, o especifique e/ou o proíba.
Editado pela última vez por bomsev em 11 Set 2007, 15:43, em um total de 1 vez.

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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor guh_gustavu » 11 Set 2007, 14:53

so uma pekena correção
as bolhas lynx agr vem com filme de proteção externa
comprei uma recentemente e veio.




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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor Guto_Antunes » 11 Set 2007, 14:56

8O 8O 8O


Tutorial já nesse tópico.


Muito bem explicado bomsev, vou seguir as dicas nas minhas bolhas.


Abraços

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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor Guto_Antunes » 11 Set 2007, 15:00

Bomsev,


Uma pergunta....

Se na hora que alinho a bolha, as rodas não baterem com a indicação da bolha; eu corto o bumper ou readequo o posicionamento das rodas?


PS: Comprei bolhas linx e vieram também com o plástico por fora.




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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor FoiMal » 11 Set 2007, 15:07

Verdade, comprei uma bolha Lynx Astra e também veio com película de proteção




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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor Edson » 11 Set 2007, 15:14

Bomsev: Parabéns! Ótima orientação!




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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor bomsev » 11 Set 2007, 15:23

Desculpem pessoal, mas essa postagem é antiga. Eu só copiei e colei sem reler. De uns 4 meses pra cá as bolhas linx tem vindo com o filme plástico de proteção sim e além disso a espessura do lexan também está maior.

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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor bomsev » 11 Set 2007, 15:27

Guto_Antunes escreveu:Bomsev,


Uma pergunta....

Se na hora que alinho a bolha, as rodas não baterem com a indicação da bolha; eu corto o bumper ou readequo o posicionamento das rodas?


PS: Comprei bolhas linx e vieram também com o plástico por fora.



Ainda não tive essa experiência, nunca precisei cortar o bumper. Com qual chassis e qual a bolha aconteceu isso?

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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor bomsev » 11 Set 2007, 15:31

Pra completar a resposta do tópico, segue outra postagem minha, do mesmo forum da postagem do corte... espero que ajude...




Regras básicas sobre pintura de bolhas

Fiz um pequeno resumo explicando algumas coisas básicas para facilitar a vida de quem está começando a pintar bolhas. Realmente vou descrever o básico do básico, pois existem muitos macetes. O que eu escrever aqui, aprendi "com a mão na massa" e trocando experiência com profissionais, além de ler um pouquinho em sites especializados.

Bolha e tinta

As bolhas de policarbonato ou lexan, são pintadas sempre pelo lado de dentro, com uma tinta especial para este fim (acontece uma reação química entre o solvente da tinta e o lexan, proporcionando uma excelente aderência). As bolhas e tintas podem ser facilmente encontradas em casas de modelismo. A pintura pelo lado de dentro além de ficar protegida durante os acidentes, proporciona um brilho perfeito, devido às características do Lexan, dispensando o uso de vernizes ou similares. Para realçar a cor e proteger mais a pintura, aplica-se uma camada de tinta branca ou prata para a conclusão final da pintura. Eu só usei tintas spray, que já vem prontas para o uso. Quem tiver aerógrafo e quiser fazer um trabalho mais profissional, também encontrará as tintas em embalagem especial para este uso.

.

Preparação para pintura

Lave a bolha com água e sabão (eu uso detergente neutro de lavar louça). Tenha certeza que toda a gordura da parte interna da bolha foi removida. Enxagüe muito bem com água, para sair todo sabão. A água quente ajuda a desengordurar, mas uso fria mesmo, pois muito quente eu acredito que possa dar alguma deformação na bolha. Seque muito bem (eu coloco na secadora de roupas hehehehehe) e tenha certeza que não ficou nenhuma sujeira ou gordura. Se desconfiar de algo, repita o processo. Já ouvi comentários de pessoas que usam alguma esponja abrasiva para melhorar a ancoragem da tinta, mas fiz um teste em um pedacinho de lexan (com o lado áspero de uma esponja de lavar louça) e não gostei do resultado. Os riscos ficaram muito fundos e a tinta ficou um pouco opaca. Se a bolha não tiver o filme plástico que protege a parte externa, isole-o totalmente com fita crepe e um filme plástico (para poder visualizar a parte externa da bolha durante a pintura e evitar que o spray atinja este lado).

.

Máscaras das janelas

As máscaras das janelas podem ser coladas antes ou depois de lavar. Eu prefiro antes, pq depois é um "pé no saco" colar as máscaras sem engordurar a bolha com os dedos (a menos que se use luvas de plástico ou borracha, que também atrapalham a adesivagem). Já notei que os adesivos para máscara das janelas das bolhas Lynx suportam água após serem aplicadas na bolha. As máscaras das Protoform descolaram com a lavagem, portanto nessas bolhas cole as máscaras apenas depois de lavar bem a bolha conforme descrito anteriormente.

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Máscaras de pintura

Para quem quiser fazer mais cores, precisará usar máscaras, que tapam o local que não pode receber tinta. Comece sempre pintando as cores mais escuras primeiro e as mais claras depois. Muitos materiais podem ser usados como máscara (adesivos, fita crepe, cera, telas, tecidos, recortes, etc, use sua imaginação... existe também uma máscara líquida para ser aplicada com pincel, mas nunca utilizei), mas tenha certeza que todo o local ficará tapado e não irá entrar tinta por frestas, etc. A tinta é muito fina e se ficar fresta ela vai passar e vai borrar. Se por acaso passar tinta em pequenos pontos, eu costumo remover com um pedacinho de algodão enrolado em uma ponta de palito de dente, embebidos em acetona (uma esfregadinha leve é suficiente se área não foi muito grande). Quando for pintar mais de uma cor, pinte a cor mais escura após aplicar as máscaras nos locais onde posteriormente serão pintadas as cores mais claras. Pinte a cor mais escura, retire as máscaras e caso necessário, refaça outras máscaras para colocar uma terceira ou uma quarta cor e assim por diante.


.

Aplicação da tinta

Agite muito bem a tinta antes de usar. Aplique a tinta em várias demãos bem finas. Espere secar um pouco cada demão antes de aplicar a outra. Demãos muito carregadas geram escorrimentos e pra corrigir é complicado (deixamos para outro capítulo hehehehehe). Evite fazer o processo de pintura em dias úmidos. Faça tudo num local ventilado e use luvas e máscara de proteção, pois a tinta é extremamente tóxica (e o cheiro do solvente da tinta também é bem forte). A primeira camada eu costumo fazer só uma poeirinha, bem fininha, pra gerar a primeira ancoragem da tinta na bolha. Deixo secar uns 10 minutos e aplico a segunda camada, um pouco mais carregada. Deixo secar uns 15 minutos e aplico a terceira demão, suficiente pra cobrir bem. Depois de 15 minutos eu dou uma olhada contra a luz pra ver se ficou muita diferença na camada e só aplico mais tinta naquele local se o defeito for grande ou ficar muito aparente ou ainda se a demão da próxima cor puder alterar a tonalidade da primeira cor aplicada. Releia o processo de aplicação das máscaras se for usar mais de uma cor. No final eu costumo usar uma camada fina de branco ou prata pra proteger toda a pintura. Pra secagem final é bom deixar bastante tempo, antes de retirar as máscaras das janelas e fazer as furações. Eu deixo de um dia pro outro e as vezes ainda acelero a cura na máquina de secar roupas. Pra verificar se a tinta está bem curada, eu cravo a unha com força num local que será secortado (como no local das rodas) pra ver a tinta está bem curada ou não. Se arranhar ou soltar um pedaço é sinal de que ainda não curou completamente.


.

Furações dos postes, janelas, saias e pára-lamas

Eu costumo fazer as furações depois de pintar, mas tem gente que deixa marcado pelo lado de fora todas as posições dos postes ou ainda tem aqueles que furam antes de pintar. Vai do gosto de cada um. Se furar antes de pintar (o que é mais fácil), tem que isolar bem o local do furo, pelo lado de fora da bolha, pois se vazar, vai ficar feio demais (tinta pelo lado de fora da bolha). Sobre os recortes e tipos de acabamento nos recortes e furos, posso tentar descrever depois e posto aqui no fórum também.


.

Observações finais:

Como não sou profissional em pintura de bolhas, fiz todas as minhas pinturas com tintas spray (nunca usei aerógrafo). Pra aprender e pegar o jeito tem que ir com calma mesmo. As minhas 3 ou 4 primeiras bolhas eu fiz apenas de uma cor... depois umas 3 ou 4 com duas... até o momento não tive criatividade pra fazer uma bolha minha com mais de 3 cores, mas já pintei com amigos meus, aqui em casa, bolhas com 4, 5 cores. Ficaram legais, mas dá um trabalhão!

Se mesmo após essas dicas básicas existirem dúvidas, deve-se procurar um profissional ou um outro modelista que já tenha pintado uma bolha. Cada um terá uma maneira diferente para limpar a bolha, preparar, aplicar máscaras, pintar, recortar, etc. Eu escrevi o que eu fiz, mas o processo de outros poderá ser totalmente diferente do meu.

Segue abaixo a minha última pintura. A próxima será com a tinta mirror/chrome (espelhada)... aguardem hehehehe
Anexos
dsc01677_2.jpg
dsc01677_2.jpg (43.06 KiB) Exibido 2153 vezes
Editado pela última vez por bomsev em 11 Set 2007, 16:06, em um total de 1 vez.

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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor Passamal » 11 Set 2007, 15:58

hehehe valeu mesmo!!!

muito bem explicado!

abraços


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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor felipeoffroad » 14 Set 2007, 00:55

valeu tava precisando tb sou iniciante e estou a fim de comprar uma bolha e pintar ...valeu




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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor fvolpim » 14 Set 2007, 01:11

Passamal escreveu:aí gente vcs q tem mais experiencia...
"preparar" a bolha para colocar no carro eh muito difici!??
precisa de ferramentas especificas ou com um dremmel, estilete ja da para cortar,furar, pintar!??
abraços


Quando comprar a bolha me da um toque que eu tenho o furador.
É bem facil fazer as furações de fixação e antena com essa ferramenta.
A gente faz a furação toda la na pista mesmo!! (antes de pintar)

Depois que pintar leva pra gente recortar que eu tb tenho a tesoura... hehehe COmprei todo o "equipamento" junto com a bolha!!




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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor Passamal » 14 Set 2007, 01:32

hhehe
o aerografo agora eu tenho
o compresor q comperi tem valvula de pressao e o kit de itens do compressor vem com pistola de tinta.


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Re: devo tentar cortar, pintar, furar a bolha sozinho!!!??

Mensagempor gligoco » 14 Set 2007, 08:35

Passamal escreveu:hhehe
o aerografo agora eu tenho
o compresor q comperi tem valvula de pressao e o kit de itens do compressor vem com pistola de tinta.
O loco o pessoal ta cheio das ferramenta pra fazer as bolha.... Pena que o meu aerografo ta completamente imtupido e com a agulha torta...
Bom, mais eu comprei umas latinha de tinta para bolha e acho que vai fica bem legal... :D


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