Dúvidas no FW06
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Dúvidas no FW06
Bem, depois de quase dois anos com vontade de comprar um carrinho, acabei comprando ontem um FW-06 Corvette.
O motor (GXR-15) a própria loja amaciou.
Agora preciso aprender a ajustar a carburação e tal, li algumas matérias bem interessantes aqui no fórum, só falta aplicar na prática, ainda nem fui pra pista com o RC...
Nas fotos abaixo tenho 4 pontos destacados:
1 - Agulha de alta
2 - Agulha de marcha lenta
3 - Parafuso para fixar o suporte da agulha de alta (E não Spray bar como havia dito antes)
4 - Agulha de baixa
Seguem as dúvidas:
1 - Quanto devo abrir a agulha de baixa?
2 - A mistura que estou usando ainda está muito rica, pois tem combustível saindo pela pipa. Sei que vários fatores influenciam na carburação (temperatura, umidade e densidade do ar, etc), mas será que alguém tem uma "configuração" das agulhas pra me passar?
O motor (GXR-15) a própria loja amaciou.
Agora preciso aprender a ajustar a carburação e tal, li algumas matérias bem interessantes aqui no fórum, só falta aplicar na prática, ainda nem fui pra pista com o RC...
Nas fotos abaixo tenho 4 pontos destacados:
1 - Agulha de alta
2 - Agulha de marcha lenta
3 - Parafuso para fixar o suporte da agulha de alta (E não Spray bar como havia dito antes)
4 - Agulha de baixa
Seguem as dúvidas:
1 - Quanto devo abrir a agulha de baixa?
2 - A mistura que estou usando ainda está muito rica, pois tem combustível saindo pela pipa. Sei que vários fatores influenciam na carburação (temperatura, umidade e densidade do ar, etc), mas será que alguém tem uma "configuração" das agulhas pra me passar?
Editado pela última vez por rasta_man em 18 Ago 2009, 14:54, em um total de 2 vezes.
Re: Comprei um FW06
Seja bem vindo ao grupo dos FW06 !!!
Tchê, o carro é muito bom, com um pouco de tempo vc ajusta ele muito bem. Aqui no fórum tem muitas dicas para regular o motor, mas acredito que para todos RC a receita é a mesma !!
Sucesso com o RC.
Guilherme Citolin
Tchê, o carro é muito bom, com um pouco de tempo vc ajusta ele muito bem. Aqui no fórum tem muitas dicas para regular o motor, mas acredito que para todos RC a receita é a mesma !!
Sucesso com o RC.
Guilherme Citolin
Re: Comprei um FW06
Seja bem vindo amigão.É um ótimo carro!
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Re: Comprei um FW06
citolin escreveu:Seja bem vindo ao grupo dos FW06 !!!
Tchê, o carro é muito bom, com um pouco de tempo vc ajusta ele muito bem. Aqui no fórum tem muitas dicas para regular o motor, mas acredito que para todos RC a receita é a mesma !!
Sucesso com o RC.
Guilherme Citolin
Achei o cara para me dar as dicas entao! hehe
Preciso ir pra pista com a galera aqui de Joinville, pegar umas dicas com eles... Vi um fw06 andando na quinta-feira passada e foi onde decidi qual RC eu ia comprar, o pessoal tbm falou bem do carrinho, entao comprei! rs
Rapaz, se vc puder dar uma força com os ajustes das agulhas...
Valeu!
Genis escreveu:Seja bem vindo amigão.É um ótimo carro!
Opa, valeu
Re: Dúvidas no FW06
Primeiro você precisa regular a agulha de alta para depois poder mexer nas outras.
Ande com o carro e quando motor estiver quente, vai fechando aos poucos a agulha e vai andando, você gastará mais de um tanque para acertar ela... a medida que vc fecha a agulha vai notar que diminui o combustível que sai pela pipa.. mas ao mesmo tempo carro aumenta a aceleração da lenta e esquenta mais.
O acerto é feito assim.. vai andando e regulando aos poucos até chegar em uma configuração ideal, mas cuide com a temperatura !!
Não existe regulagem perfeita, xx voltas... regulagem é feita manualmente !!
Abraço
Guilherme Citolin
Ande com o carro e quando motor estiver quente, vai fechando aos poucos a agulha e vai andando, você gastará mais de um tanque para acertar ela... a medida que vc fecha a agulha vai notar que diminui o combustível que sai pela pipa.. mas ao mesmo tempo carro aumenta a aceleração da lenta e esquenta mais.
O acerto é feito assim.. vai andando e regulando aos poucos até chegar em uma configuração ideal, mas cuide com a temperatura !!
Não existe regulagem perfeita, xx voltas... regulagem é feita manualmente !!
Abraço
Guilherme Citolin
Re: Dúvidas no FW06
Pessoal vcs mexm no Spray bar ? Ou só na lenta/baixa e alta?
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- lgaaquino1970
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- Registrado em: 28 Mai 2008, 23:00
- Localização: Novo Hamburgo - RS
Re: Dúvidas no FW06
Genis escreveu:Pessoal vcs mexm no Spray bar ? Ou só na lenta/baixa e alta?
Motor dos FW, GXR15, não tem spray bar.
Pessoal, muito cuidado na regulagem dos motores, principalmente na baixa!!! Regulou mal, é fratura exposta na certa!!!
Abraço!
Luciano Aquino
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Re: Dúvidas no FW06
citolin escreveu:Primeiro você precisa regular a agulha de alta para depois poder mexer nas outras.
Ande com o carro e quando motor estiver quente, vai fechando aos poucos a agulha e vai andando, você gastará mais de um tanque para acertar ela... a medida que vc fecha a agulha vai notar que diminui o combustível que sai pela pipa.. mas ao mesmo tempo carro aumenta a aceleração da lenta e esquenta mais.
O acerto é feito assim.. vai andando e regulando aos poucos até chegar em uma configuração ideal, mas cuide com a temperatura !!
Não existe regulagem perfeita, xx voltas... regulagem é feita manualmente !!
Abraço
Guilherme Citolin
Guilherme, obrigado pelas dicas, mas andei mechendo nas agulhas e o carrinho nao pega mais... hehe
Vou esperar quinta-feira chegar pra ir na pista e pedir umas dicas pro pessoal lá!
Tks!
lgaaquino1970 escreveu:Genis escreveu:Pessoal vcs mexm no Spray bar ? Ou só na lenta/baixa e alta?
Motor dos FW, GXR15, não tem spray bar.
Pessoal, muito cuidado na regulagem dos motores, principalmente na baixa!!! Regulou mal, é fratura exposta na certa!!!
Abraço!
Hmm... Então do e o que seria o parafuso 3 destacado na imagem?
- lgaaquino1970
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- Registrado em: 28 Mai 2008, 23:00
- Localização: Novo Hamburgo - RS
Re: Dúvidas no FW06
rasta_man escreveu:lgaaquino1970 escreveu:Genis escreveu:Pessoal vcs mexm no Spray bar ? Ou só na lenta/baixa e alta?
Motor dos FW, GXR15, não tem spray bar.
Pessoal, muito cuidado na regulagem dos motores, principalmente na baixa!!! Regulou mal, é fratura exposta na certa!!!
Abraço!
Hmm... Então do e o que seria o parafuso 3 destacado na imagem?
Aquele parafuso é o que fixa o suporte da agulha de alta e a entrada de combustível no carburador. Solte aquele parafuso e tudo cairá, inclusive combustível por ali, a biela pela lateral do bloco, etc. hehehehe.
Desculpe a brincadeira se alguém não gostar, mas realmente aquele parafuso simplesmente fixa toda aquela peça plastica preta em que está inserida a agula de alta. Não tinha visto as fotos lá em cima, senão já teria extendido um pouco mais a explicação.
Se alguém duvidar, solte ela 2 voltas, e veja o que acontece. Sem ligar o motor, obviamente.
Abraço!
Luciano Aquino
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Re: Dúvidas no FW06
lgaaquino1970 escreveu:rasta_man escreveu:lgaaquino1970 escreveu:Genis escreveu:Pessoal vcs mexm no Spray bar ? Ou só na lenta/baixa e alta?
Motor dos FW, GXR15, não tem spray bar.
Pessoal, muito cuidado na regulagem dos motores, principalmente na baixa!!! Regulou mal, é fratura exposta na certa!!!
Abraço!
Hmm... Então do e o que seria o parafuso 3 destacado na imagem?
Aquele parafuso é o que fixa o suporte da agulha de alta e a entrada de combustível no carburador. Solte aquele parafuso e tudo cairá, inclusive combustível por ali, a biela pela lateral do bloco, etc. hehehehe.
Desculpe a brincadeira se alguém não gostar, mas realmente aquele parafuso simplesmente fixa toda aquela peça plastica preta em que está inserida a agula de alta. Não tinha visto as fotos lá em cima, senão já teria extendido um pouco mais a explicação.
Se alguém duvidar, solte ela 2 voltas, e veja o que acontece. Sem ligar o motor, obviamente.
Abraço!
hMmmm entendi!
Havia deixado meia volta aberto e estava vazando combustível, tbm percebi que o suporte ficava móvel, mas como pensei que era o spray bar...
Negócio é deixar fechado e um pouco apertado, já que é apenas para fixar o suporte...
Obrigado pela explicação!
Vivendo e aprendendo! hehe
Re: Dúvidas no FW06
lgaaquino1970 escreveu:Genis escreveu:Pessoal vcs mexm no Spray bar ? Ou só na lenta/baixa e alta?
Motor dos FW, GXR15, não tem spray bar.
Pessoal, muito cuidado na regulagem dos motores, principalmente na baixa!!! Regulou mal, é fratura exposta na certa!!!
Abraço!
Resumindo é um parafuso que não se mexe, cara se vc mexe na alta, tem que mexer tb na baixa? Cuidado na baixa??? No que devo tevo ter cuidado na baixa? Mexo só na alta no meu, e as vezes na lenta.
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- lgaaquino1970
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- Registrado em: 28 Mai 2008, 23:00
- Localização: Novo Hamburgo - RS
Re: Dúvidas no FW06
rasta_man ,
Faça o seguinte:
1-Utilize uma vela A3, A8 ou a original;
2-Certifique-se que a vela está boa e o aquecedor está carregado;
3-Feche totalmente a agulha de alta e abra 2 voltas. Tome cuidado pois a casa onde a agula está roscada pode se mexer, "mascarando" a quantidade de voltas reais. MUITO CUIDADO com isto. Se você olhar bem de perto verá que a peça que é segura pelo parafuso que vocês achavam ser o spray bar tem na ponta uma parte metálica que segura a agulha de alta;
4-Feche totalmente a agulha de baixa, tomando cuidado para não aperta-la no final como se faz com um parafuso normal por exemplo. Aperte e quando sentir que chegou ao final não force mais. Após, abra também 2 voltas.
5- Tire o filtro de ar, e regule a marcha lenta de forma que o espaço entre o pistonete e o carburador fique com no máximo 1mm, olhando de cima. Recoloque o filtro de ar, limpo e com oléo.
Com essa regulagem BEM BÁSICA ele tem que pelo menos funcionar. Após, ai sim tem que afina-lo.
1-Primeiro acerte a baixa, da seguinte forma:
Ele precisa ter lenta;
Após estar com a lenta estável, ele precisa responder a aceleração plena (dedo no fundo de uma vez) rápido, sem ebrulhar. Porém, ao tirar o dedo ele deve retornar a lenta regulada anteriormente. Se ele não responder bem, embrulhando,ele está rico então feche a baixa 5 minutos. Se ele responder rapido, porém ao tirar o dedo ele fica com a lenta alta e só depois de algum tempo volta ao normal ele está pobre, então abra a baixa 5 minutos. Vá assim até que ele responda bem, não se mantenha acelerado antes de retornar a lenta e mantenha a temperatura em bancada no máximo em 100ºc. Um conselho, em baixa é melhor um pouquinho rico do que afinado demais.
Após acertar a baixa, vá para a alta, que você irá verificar na pista. Veja o ponto de maior aceleração plena (o ponto onde você fica mais tempo de dedo trancado) e lá no final deste ponto o carro tem que ter fumaça ainda. Nada exagerado, mas precisa ter um leve fiozinho de fumaça. Junto a isto a temperatura não deve ultrapassar os 140ºc. SIM! Pode-se trabalhar com esses motores até essa temperatura. Ideal? 125 a 135ºc.
Feito isso amigo, ele deve estar se comportando muito bem pra você começar a aprender o resto.
Dúvidas, perguntem!!
Abraço!
Faça o seguinte:
1-Utilize uma vela A3, A8 ou a original;
2-Certifique-se que a vela está boa e o aquecedor está carregado;
3-Feche totalmente a agulha de alta e abra 2 voltas. Tome cuidado pois a casa onde a agula está roscada pode se mexer, "mascarando" a quantidade de voltas reais. MUITO CUIDADO com isto. Se você olhar bem de perto verá que a peça que é segura pelo parafuso que vocês achavam ser o spray bar tem na ponta uma parte metálica que segura a agulha de alta;
4-Feche totalmente a agulha de baixa, tomando cuidado para não aperta-la no final como se faz com um parafuso normal por exemplo. Aperte e quando sentir que chegou ao final não force mais. Após, abra também 2 voltas.
5- Tire o filtro de ar, e regule a marcha lenta de forma que o espaço entre o pistonete e o carburador fique com no máximo 1mm, olhando de cima. Recoloque o filtro de ar, limpo e com oléo.
Com essa regulagem BEM BÁSICA ele tem que pelo menos funcionar. Após, ai sim tem que afina-lo.
1-Primeiro acerte a baixa, da seguinte forma:
Ele precisa ter lenta;
Após estar com a lenta estável, ele precisa responder a aceleração plena (dedo no fundo de uma vez) rápido, sem ebrulhar. Porém, ao tirar o dedo ele deve retornar a lenta regulada anteriormente. Se ele não responder bem, embrulhando,ele está rico então feche a baixa 5 minutos. Se ele responder rapido, porém ao tirar o dedo ele fica com a lenta alta e só depois de algum tempo volta ao normal ele está pobre, então abra a baixa 5 minutos. Vá assim até que ele responda bem, não se mantenha acelerado antes de retornar a lenta e mantenha a temperatura em bancada no máximo em 100ºc. Um conselho, em baixa é melhor um pouquinho rico do que afinado demais.
Após acertar a baixa, vá para a alta, que você irá verificar na pista. Veja o ponto de maior aceleração plena (o ponto onde você fica mais tempo de dedo trancado) e lá no final deste ponto o carro tem que ter fumaça ainda. Nada exagerado, mas precisa ter um leve fiozinho de fumaça. Junto a isto a temperatura não deve ultrapassar os 140ºc. SIM! Pode-se trabalhar com esses motores até essa temperatura. Ideal? 125 a 135ºc.
Feito isso amigo, ele deve estar se comportando muito bem pra você começar a aprender o resto.
Dúvidas, perguntem!!
Abraço!
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Re: Dúvidas no FW06
lgaaquino1970 escreveu:rasta_man ,
Faça o seguinte:
1-Utilize uma vela A3, A8 ou a original;
2-Certifique-se que a vela está boa e o aquecedor está carregado;
3-Feche totalmente a agulha de alta e abra 2 voltas. Tome cuidado pois a casa onde a agula está roscada pode se mexer, "mascarando" a quantidade de voltas reais. MUITO CUIDADO com isto. Se você olhar bem de perto verá que a peça que é segura pelo parafuso que vocês achavam ser o spray bar tem na ponta uma parte metálica que segura a agulha de alta;
4-Feche totalmente a agulha de baixa, tomando cuidado para não aperta-la no final como se faz com um parafuso normal por exemplo. Aperte e quando sentir que chegou ao final não force mais. Após, abra também 2 voltas.
5- Tire o filtro de ar, e regule a marcha lenta de forma que o espaço entre o pistonete e o carburador fique com no máximo 1mm, olhando de cima. Recoloque o filtro de ar, limpo e com oléo.
Com essa regulagem BEM BÁSICA ele tem que pelo menos funcionar. Após, ai sim tem que afina-lo.
1-Primeiro acerte a baixa, da seguinte forma:
Ele precisa ter lenta;
Após estar com a lenta estável, ele precisa responder a aceleração plena (dedo no fundo de uma vez) rápido, sem ebrulhar. Porém, ao tirar o dedo ele deve retornar a lenta regulada anteriormente. Se ele não responder bem, embrulhando,ele está rico então feche a baixa 5 minutos. Se ele responder rapido, porém ao tirar o dedo ele fica com a lenta alta e só depois de algum tempo volta ao normal ele está pobre, então abra a baixa 5 minutos. Vá assim até que ele responda bem, não se mantenha acelerado antes de retornar a lenta e mantenha a temperatura em bancada no máximo em 100ºc. Um conselho, em baixa é melhor um pouquinho rico do que afinado demais.
Após acertar a baixa, vá para a alta, que você irá verificar na pista. Veja o ponto de maior aceleração plena (o ponto onde você fica mais tempo de dedo trancado) e lá no final deste ponto o carro tem que ter fumaça ainda. Nada exagerado, mas precisa ter um leve fiozinho de fumaça. Junto a isto a temperatura não deve ultrapassar os 140ºc. SIM! Pode-se trabalhar com esses motores até essa temperatura. Ideal? 125 a 135ºc.
Feito isso amigo, ele deve estar se comportando muito bem pra você começar a aprender o resto.
Dúvidas, perguntem!!
Abraço!
Poxa!!!Otimo lgaaquino.Obrigado cara.Esta ajudando muito o pessoal ai.
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- lgaaquino1970
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Re: Dúvidas no FW06
Genis escreveu:Poxa!!!Otimo lgaaquino.Obrigado cara.Esta ajudando muito o pessoal ai.
Cara, eu sofri bastante aprendendo "na marra" até que consegui amigos que me ajudaram bastante. Então, quando eu posso, SEMPRE passo a informação adiante. Sei o quanto é importante. Eu só tenho um pouco de receio, pois muitas vezes as palavras são mal interpretadas e acabam gerando prejuízo, e por consequente descontentamento com o hobby e com quem tentou ajudar.
Mas a quem precisar e só pedir ajuda que se eu tiver o conhecimento suficiente farei com certeza!
Abraço!
Luciano Aquino
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- Federal_40
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Re: Dúvidas no FW06
Muito boa explicação,me ajudou numa duvida aqui.
Gilberto
8IGHT E/8ight 3.0/ 8IGHT T 3.0 Team Associated/RC8T Mugen Seiki MBX7 /Ultimate M-5 Byron 25% Extra DX3R PRO Tekin RX8 /Novarossi/Werks/Ult CMU-São José dos Campos |
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