AJUDA, Adaptar Motor é Possível?

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

 
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Jan 2021, 20:22
Localização: Novo Hambrugo

AJUDA, Adaptar Motor é Possível?

Mensagempor EKowalski » 20 Jan 2021, 10:37

Olá, Galera sou novo aqui, então vou contar tudo que ja fiz antes de abrir este tópico, espero que alguém possa me ajudar com alguma dica, desde já, obrigado.

A muito, MUITO, tempo atrás eu montei aquela coleção do "astra" das bancas da Planeta Deagostini da Kyosho (ou alpha 2 pelo que achei de informação) escala 1/10. Mas na época devido a questões financeiras, não comprei rádio e motor.
Ao longo dos anos até tentei vender o que tinha, mas não consegui, (vendi apenas a bolha e 2 Pneus hehe) então resolvi de comprar um motor e colocar pra andar o carro.

Então, estou a umas 2 semanas correndo atrás de informações, procurando vídeos, li aqui no fórum todos os tópicos deste assunto relacionado, também estou ligando pra tudo que tipo de loja de automodelo tentando achar algo compatível ou então o próprio motor original (Kyosho GX12). O unico que tem no ML o vendedor simplesmente não responde nenhuma pergunta, então não estava afim de arriscar.

Uma unica loja o rapaz que me atendeu me sugeriu o seguinte:
Comprar um motor .18 e levar em algum lugar que faça para refazer a furação no chassis para o motor, e adaptar outro, que seria até mais barato, comprar um motor completo com embreagem e tudo, já que estas peças que tenho seriam do Gx-12 e não são compatíveis.
Gostei da ideia, e pesquisando até mesmo no aliexpress achei os motores .18.

Já fiz uma lista de coisas que necessito, vou por abaixo junto com as perguntas, e aceito qualquer dica que possa me ajudar, não postei nenhuma foto pois desmontei ele para lubrificar tudo, pois estava todo este tempo parado hehe

Lista de itens que tenho que comprar:
- Motor
- Velas
- Chave de Velas
- Aquecedor de Velas
- Combustivel 20%
- óleo de filtro de ar
- Silicone / Lubrificante para os diferenciais e rolamentos
- Kit novo com 4 Rodas e Pneus > (encomendado)
- Cola pra pneus > (encomendado junto com o novo kit de rodas)
- Radio
- Bolha

Aqui vão as perguntas que não consegui achar solução ainda caso alguém possa me dar alguma luz hehe
1- é mesmo viável refurar o chasis e adaptar outro motor? que tipos de problemas posso ter?
2- Um motor mais forte assim não poderia quebrar o resto do carro?
3- Achei 2 tipos de motor .18 o SH-18 e o VX-18, basicamente são os mesmos pelo que comparei, mas se alguém souber me dar algum detalhe extra, agradeço.
4 - O lubrificante para os rolamentos e diferenciais, pode ser WD40?
5- O carro tem 200mm, achei uma bolha de civic type R de 190mm (gostei bastante), o vendedor me falou que até serve mas um pedaço das rodas fica pra fora, até que ponto isso pode interferir?

Vou continuando minhas buscas, e conforme for achando as soluções, vou postando aqui, pode ser que ajude alguém no futuro.
Desde já agradeço qualquer ajuda, Obrigado.

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: AJUDA, Adaptar Motor é Possível?

Mensagempor Abib » 22 Jan 2021, 14:13

Bom, respondendo às suas perguntas:

1. Não é incomum fazer isso.. Mas os motores possuem praticamente dois padrões de furação: Os pequenos de .12 a .18 e os grandes de .21 a .28.. Exclua desse padrào os motores TRX da Traxxas, pois eles possuem um padrão próprio. Pode ser que um motor .18 encaixe sem gambiarras na furação do motor .12
2. De um .12 para um .18 há um aumento mas não tanto que exija troca imediata de componentes..
3. Os motores, principalmente os chineses, costumam ser praticamente o mesmo, mudando apenas detalhes de carburador, escape e cabeçote.
4. Para rolamentos sim.. Mas diferenciais fechados usam óleo de silicone de diferentes viscosidades para alterar a "dureza" do diferencial.
5. 190mm é a largura padrão de elétricos. Carros Nitro usam bolha de 200mm de largura.. Uma bolha mais estreita pode exigir um recorte maior nas rodas dianteira para acomodar a direção, e não vai ficar bonito..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Jan 2021, 20:22
Localização: Novo Hambrugo

Re: AJUDA, Adaptar Motor é Possível?

Mensagempor EKowalski » 24 Jan 2021, 17:06

Oi, Agradecido pela ajuda, Eu li durante a semana, mas estou respondendo só agora, correria, durante a semana é correria hehe.

Remontei todo ele, vou postar umas fotos, e atualizar a lista do que necessito
Devido a não ter o motor ainda, não parafusei o tanque de combustivel.
As rodas ainda não chegaram hehe

Lista de itens que tenho que comprar/comprei:

- Motor – Achei um GX-12 Novo a R$ 450, mas estou na duvida se não é melhor adaptar um VX-18 COMPLETO no lugar, tem no aliexpress por R$ 552,00 com entrega.

- Velas -

- Chave de Velas -

- Aquecedor de Velas -

- Combustivel 20% -

- óleo de filtro de ar -

- Silicone / Lubrificante para os diferenciais e rolamentos – Usei esta
https://www.lojadomecanico.com.br/produ ... ent=129399

- Kit novo com 4 Rodas e Pneus > (encomendado)
- Cola pra pneus > (encomendado junto com o novo kit de rodas)

- Radio - pretendo compra este - AUSTAR AX6S COM RECEPTOR
https://pt.aliexpress.com/item/33043966 ... web201603_

- Controlador de velocidade – RC ESC 10ª – também necessito um destes e estou pensando em pegar junto com o controle
https://pt.aliexpress.com/item/10050018 ... web201603_

- Bolha – BMW M3 GT 200MM (PESQUISANDO AINDA)

- Óleo After Run

20210124_130316 - Copia.jpg

20210124_130307 - Copia.jpg

20210124_130251 - Copia.jpg

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: AJUDA, Adaptar Motor é Possível?

Mensagempor Xann » 30 Jan 2021, 12:24

Olá amigo!
Então, vc não vai precisar de um ESC, esse dispositivo é para carros elétricos e não a combustão, vc vai comprar um rádio com receptor, e o receptor vai controlar os servos diretamente, sem a necessidade de um ESC.
A bolha é muito simples, todas 200mm vão servir no seu modelo, existem dezenas de modelos, desde carros nacionais a gringos.
Sobre o motor, bem melhor vc colocar um VX ou SH .18, o auto vai ficar bem mais esperto, e não corre tanto o risco de quebra do restante do carrinho por esse motor ser mais forte, não vai bem se colocar um motor Pro, dai sim mói tudo.

Vc mencionou que o motor vem completo, mas o que seria esse completo? Vem motor, volante, eixo piloto, sino e rolamentos? Acho que eixo piloto, sino e rolamentos vc vai comprar a parte, os sinos da HSP que vende no ML vão servir pra vc, outro detalhe, pra colocar basicamente qualquer outro motor vc vai precisar dos MONTANTES, que são as estruturas que prendem o motor ao chassi, outro detalhe que recomendo, monte o motor com sino e tudo mais que ele precisa, antes de fazer os furos no chassi, assim os fará já no local correto.

Ahh, nas suas fotos não vi os sextavados das rodas e nem as torres para a volha, vc tem essas peças?


Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned

 Byron 20%/12%      Sintec/Alpha/Matrix/outros...      L2 Sul Brasília

 
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Jan 2021, 20:22
Localização: Novo Hambrugo

Re: AJUDA, Adaptar Motor é Possível?

Mensagempor EKowalski » 01 Fev 2021, 20:11

Oi, bom vamos atualizando hehe

Na verdade necessito de um switch liga e desliga para o receptor do rádio apenas
A bolha estou mesmo olhando a BMW M3 GT2
sobre o motor, Consegui achar na OLX um Kyosho GX-12 Novo da coleção ainda, paguei R$ 390, e veio com uma vela já.
o VX-18 do aliexpress seria este da img abaixo, mas como consegui um gx-12, peguei o gx-12 mesmo pois achei melhor quee não necessito fazer adaptações nem nada.
vx18.jpg


A lista atual esta assim

- Chave de Velas -
- Aquecedor de Velas - Vou pegar uma a pilha - OK
- Combustivel 20% - BYRON 20/12 1 LITRO - OK
- óleo de filtro de ar – MK - OK
- Óleo After Run - MK - OK
- Silicone / Lubrificante para os diferenciais e rolamentos – GRAXA BRANCA DE LITIO - OK
- Kit novo com 4 Rodas e Pneus > (encomendado) - ainda não chegou
- Cola pra pneus > (encomendado junto com o novo kit de rodas)
- Radio - pretendo compra este - AUSTAR AX6S COM RECEPTOR
https://pt.aliexpress.com/item/33043966 ... web201603_
- Interruptor liga e desliga
- Bolha – BMW M3 GT2 200MM

Voltar para Off-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes