Limpeza, Como fazer e quais produtos usar?

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

 
Mensagens: 28
Registrado em: 24 Jan 2008, 21:00
Localização: São Paulo

Re: dica de limpeza

Mensagempor dnlmdsncnv » 08 Dez 2011, 19:28

Pra tirar a "blindagem" do rolamento eu uso uma agulha de seringa

aquela pontinha eh otima!

aí depois c usa querosene p dissolver a graxa ou oleo e tirar as pedrinhas que entrarem no rolamento

por ultimo pra secar o rolamento eu uso o tubo de uma caneta bic desmontada pra servir como ar comprimido!

fica bem legal!


Existem 4 coisas que não tem fim, o universo, o amor de Deus, as obras da prefeitura e a estupidez humana!

 FAZER 2 marchas / EB4 S2 PRÓ      GZ.15 / PRÓ.21BX      Spektrum Dx3c Dx2e jaguar T2P      BYRON!! 20/12      Subaru WRX / Saveiro / Eb4      Sintec off road 40      extra marginal / cond fechado

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 860
Registrado em: 14 Nov 2008, 21:00
Localização: Tatui sp

LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor L-U-C-A-S » 08 Dez 2011, 20:46

Moçada , estou prestes a pegar meu primeiro carro pro , um truggy , e nao quero cometer erro na hora de limpar e lubrificar o carango.Não sou mais nem um iniciante mas tenho duvidas quanto aos meus metodos kkkkk

vi varios topicos mais nem um explica como lipar de forma completa (eu nao achei pelo menos, apenas metodos breves)...

queria que explicassem de forma detalhada como vcs fazem!!

vi que tem gente que usa silicone em spray, como funciona ??
passa no carro e no motor externamente??? pra que serve??onde compra??

como descarbnoniza o motor??

que podutoe vcs usam pra fazer um limpeza geral??

como procedem na limpeza ?? desmonta tudo ??

onde lubrifico e com qual oleo lubrifico ??

como tira os rolamentos do motor??

como abre rolamento blindado pra limpar???

desculpa tantas perguntas ,mas to querendo mudar alguns metodos meus pois nao tenho certeza se sao corretos

abraço a todos os malucos do hobby

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 480
Registrado em: 08 Jul 2010, 23:00
Localização: Bauru

Re: LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor Kimo » 08 Dez 2011, 21:35

Olá Lucas...ninguém limpa o carrinho igualzinho ao outro....rss...
No tópico abaixo do seu o rasta_man explica bem como limpar um off.
Tem outro tópico falando que produtos o pessoal usa e como limpam seu auto.
http://rcmasters.com.br//viewtopic.php?t=8579&start=15

Pra descarbonizar o motor tem outro tópico explicando...
http://rcmasters.com.br/index.php?name= ... le&sid=178

No meu truggy ....toda vez que ando com ele, passo no posto , passo um ar nele...e pronto. Só lavo( com detergente e água) quando ele fica sujo de barro. Do contário só passo um ar no posto. E a cada 3 fim de semana desmonto inteiro, refaço diff. amortecedores, limpo e verifico os rolamentos.( Pra limpar os rolamentos faço igual ao rasta_man falou no tópico abaixo), monto e passo um superlube ou spray silicone(menos no motor) ,deixo secar um pouco e tiro o excesso.As éças ficam brilhando e também não ressecam .

abraços


Imagem

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 290
Registrado em: 03 Jun 2009, 23:00
Localização: Montenegro RS

Re: LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor bestsurf » 09 Dez 2011, 09:02

...eu sempre uso spray de álcool isopropílico e jato de ar na hora...pelo menos pra deixá-lo limpo entre um e outro uso....ou num fim de semana...mas depois disso...se vai ficar parado por mais tempo...aí sim....desmonto tudo...hehehe..ô vidinha essa héin??!! As muié que goooooostam disso......


Abandonando o Hobby!

 Shepherd Velox V10      Novarossi      Spektrum DX3R Pro      Tornado      Xceed Kruzer      Capricorn      Conesul Portão

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 436
Registrado em: 26 Set 2011, 23:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: dica de limpeza

Mensagempor HageRC » 26 Dez 2011, 11:43

Amigo,vá a algum posto de gasolina que eles tem aqueles compressores de ar e acho muito eficiente.Sempre que acabo de andar na pista vou em um posto perto da minha casa que tem um compressor de ar fortíssimo! depois do jato de ar limpo com uns pincéis que tenho de vários tamanhos e depois mando ver no WD.Pronto! O carro fica zerinho de novo! Segue a dica.abraços


Mugen Seiki Racing

 Mugen Seiki MBX-6R US /MBX6      Novarossi Bonito/Ninja B02/RB      Futaba3PKS Splash Skin edition      BYRON 25% -30%      PROLINE Bull Dog      AKA / Proline / VP Pro / RCW      BORC - BARRA OFFROAD RC

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 436
Registrado em: 26 Set 2011, 23:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor HageRC » 26 Dez 2011, 11:48

Manda ver no jato compressor de ar + pincéis finos para limpar as partes mais estreitas e depois manda ver no Wd nas partes de metal.Mas como limpeza de automodelo vai muito de cada um,sempre jogo Wd praticamente no carro todo.Volta a ficar como zero km,mas isso é pessoal,vai de cada um.


Mugen Seiki Racing

 Mugen Seiki MBX-6R US /MBX6      Novarossi Bonito/Ninja B02/RB      Futaba3PKS Splash Skin edition      BYRON 25% -30%      PROLINE Bull Dog      AKA / Proline / VP Pro / RCW      BORC - BARRA OFFROAD RC

Piloto
 
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Set 2011, 23:00
Localização: Brasil

Re: LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor RCBinho » 26 Dez 2011, 12:11

HageRC escreveu:Manda ver no jato compressor de ar + pincéis finos para limpar as partes mais estreitas e depois manda ver no Wd nas partes de metal.Mas como limpeza de automodelo vai muito de cada um,sempre jogo Wd praticamente no carro todo.Volta a ficar como zero km,mas isso é pessoal,vai de cada um.


WD40 e andar na terra depois?!

Meu caro, me desculpe, mas esse tipo de informação tem que ser passado correta.

Se um cara mete wd-40 e depois andar na terra, tá fudido de tanta poeira grudada.

Além do fato de ir wd-40 em pastilha de embreagem da transmissão, como no caso da Revo. Ou na próprio pastilha de freio.

Enfim, WD40 aplicado em carro todo não combina.

PS: por coincidência, quinta agora vou ajudar um amigo a desmontar sua revo para limpá-la. Tá lá, poeira grudada até debaixo do parafuso hauahauaha..... O motivo disso? wd40.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 687
Registrado em: 29 Abr 2011, 23:00
Localização: GUARULHOS-SP

Re: LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor Pedra_wil » 26 Dez 2011, 12:20

Costumo desmontar inteirinho, Aproveito o embalo, limpo e engraxo os rolamentos, limpo e descarbonizo o motor, efetuo reparos preventivos. costumo usar detergente neutro, se não estiver querendo sair deixo de molho, querosene nos rolamentos depois que tiro as blindagens, uso bastante o compressor , depois monto tudo meticulosamente, engraxo os rolamentos os que estiverem ruis ja troco bem como as peças com mto desgaste, costumo dar uma geral nos diferenciais, cambio, embreagem. Faço isso a cada 6 meses, entre uma revisão e outra vou dando uma meia boca com ar e qdo necessario agua de leve, não acho bom usar produtos como alcool, querozene, WD, etc nas partes plasticas só agua detergente neutro e escovinha.
Abraços.


REVO 5309 - SH.28P8 / SUMMIT 1:10 COMBO SP / BUGGY SH Z-CAR Z-10XB-SH.21 PT2012XBG / SERPENT 710 NOVA .12 353 PLUS / SAVAGE XS FLUX-TORO 120 SC

 REVO/Z10/SERPENT/SUMMIT/XSFLUX      .28P8/PT2012/353/775/FLUX      Traxxas / Fly Sky GT3B      Tornado 16 /20/ 25%      F650/Z-10XB/Opala,Porche,Dodge      Conforme o Local      Parque Jacui, Pacaembu

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 860
Registrado em: 14 Nov 2008, 21:00
Localização: Tatui sp

Re: LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor L-U-C-A-S » 26 Dez 2011, 13:28

fala moçada , por enquanto to fazendo o ''arroz feijao'' da limpeza. Tiro o grosso com pinceis e escova de dente , depois tiro o radio plate inteiro, tampo a entrada do carburador e da pipa e com um picel, sabao e agua tiro o resto.Deixo secar bem e passo um pouco de WD nas partes moveis de metal.No plastico eu passo um silicone spray leve, espalho com um pano .
Muita gente ta falando em desmontar , e mesmo sempre desmontei meus outros carros , mas esse truggy é o meu primeiiro kit pro entao fico meio inseguro pra desmonta-lo pois comprei sem manual...(se alguem tiver o manul eu compro kkkkkk)
Me respondam um coisa: notei que entre os diferenciais e o chassis tem um tipo de ''junta '' vermelha, tipo uma borracha mole , acho que é pra não entrar terra..É isso mesmo?? Do que ela é feita ??sera que ela pode ser reaproveitada o a cada limpeza tem que por uma nova??

abraço




 Mugen MBX6R US      RB Killer 10      DX3C      Byron      na sola do pé      carecas AKA      SOROCABA MERCADÃO!

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2185
Registrado em: 02 Jan 2011, 21:00
Localização: Criciúma - Santa Catarina

Re: LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor cardoso789 » 26 Dez 2011, 13:56

Bom pra limpar, faço o seguinte com minha truggy como ela é elétrica tiro 10 parafusos em baixo do chassi, tirando ali sai esc, servo, receptor, depois tem outra parte tiro dois parafusos e tiro o motor, depois vou no jato de agua ou mangueira normal e toco agua pego uma esponja com detergente e limpo o carro as vezes ate passo uma escovinha em lugares que acumula oleo e sujeira.. Depois pego um secador de cabelo, ou passo um ar comprimido forte pra tirar a agua e depois encho de WD40 e depois passo um pano pra tirar o excesso de oleo, e depois pego esc e motor com um pincel com WD40 vou tirando a sujeira e uso um paninho fica zero.. é assim minha limpeza, e quando ando forte com ela limpo certinho, no outro dia desmonto onde fica os diffs dou uma lubrificada, dou uma olhada nos rolamentos lubrifico, e monto novamente, assim é minha limpeza e revisão.


Relax, Take It Easy

 Team Associated RC8T      Tekin RX8 2050kV      Futaba 3PM      Reedy      JConcepts Punisher      Pro Line Crime Fighter

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 436
Registrado em: 26 Set 2011, 23:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor HageRC » 28 Dez 2011, 11:29

RC BINHO, Desculpe mais pelo visto vc é bem iniciante mesmo!! antes de consertar o argumento de alguém que entende do assunto, ESTUDE!!!Porque fica mal para vc e não pra mim!!!
Vc falou a maior besteira da sua vida amigão!!!
Wd se vc não sabe,é feito para anti-oxidar as partes metálicas,protege-las e lubrifica-las.É ÓBVIO que ninguém disse para encharcar o carro de WD e sim lubrificar suas partes metálicas com WD.Eu recomendo que ESTUDE!!! antes de falar uma MER......A que vc disse!!!! Engraçado que vc é a única pessoa que eu conheço que não usa WD no automodelo e olha que aonde eu ando 90% são profissionais e amadores e todos usam,engraçado né?.Continue assim,vc é o cara!!!kkkkkkkkkk. Eu fico com pena de pessoas como vc aqui no fórum que não sabem nada e ficam querendo tentar consertar pessoas que respiram 24hrs por dia modelismo.


Mugen Seiki Racing

 Mugen Seiki MBX-6R US /MBX6      Novarossi Bonito/Ninja B02/RB      Futaba3PKS Splash Skin edition      BYRON 25% -30%      PROLINE Bull Dog      AKA / Proline / VP Pro / RCW      BORC - BARRA OFFROAD RC

Piloto
 
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Set 2011, 23:00
Localização: Brasil

Re: LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor RCBinho » 28 Dez 2011, 13:02

Caro HageRC, antes de tudo, veja o que você escreveu:

"sempre jogo Wd praticamente no carro todo"

Talvez quem tenha que estudar mais seja você, haja vista que das duas uma. Ou não sabe expressar o que pensa; ou não sabe interpretar o que escreve.

Sobre WD40 é o seguinte. Vai sim virar uma meleca, pois gruda sujeira. Isso não precisa de prova. E evidente. Quem já usou WD40 sabe muito bem disso. Só se passar depois mais tempo tirando o excesso de wd40 que desmontando e limpado, pois, uma cabeça de parafuso com WD vai grudar o bastante para virar meleca.

Ademais, ele pode vim a agredir borrachas. Bem como ele é um péssimo lubricante.

Como anti-oxidante você está certo, já que para repelir humidade é bom e foi o primeiro fim dele. E só uso ele para esse fim.

Sobre profissionalismo, mais uma vez. Estude mais. Melhor, esqueça um pouco de RC e procure estudar interpretação de texto e lógica argumentativa. Você pode andar com o campeão do mundo, pode há 100 anos ter auto.

Mas a bobagem dita de "sempre jogo Wd praticamente no carro todo", saiu da sua boca, não dá minha.

Claro! Vou desconsiderar o que você disse primeiramente e considerar a segunda, ou seja, que queria dizer para lubricar somente algumas parte. Pois, como ficou claro, falta capacidade para expressar e interpretar.

Eu nem vou render mais com você, então, nem precisa me responder. Eu respondi seu post com educação e com argumentos empíricos. Você me respondeu demonstrando o moleque que é. Demostrando o "sou foda". Vou fazer 32 anos, não tenho tempo para perder com moleque (independente da idade).
Editado pela última vez por RCBinho em 28 Dez 2011, 13:11, em um total de 1 vez.

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2185
Registrado em: 02 Jan 2011, 21:00
Localização: Criciúma - Santa Catarina

Re: LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor cardoso789 » 28 Dez 2011, 13:07

RCBinho escreveu:Caro HageRC, antes de tudo, veja o que você escreveu:

"sempre jogo Wd praticamente no carro todo"

Talvez quem tenha que estudar mais seja você, haja vista que das duas uma. Ou não sabe expressar o que pensa; ou não sabe interpretar o que escreve.

Sobre WD40 é o seguinte. Vai sim virar uma meleca, pois gruda sujeira. Isso não precisa de prova. E evidente. Quem já usou WD40 sabe muito bem disso. Só se passar depois mais tempo tirando o excesso de wd40 que desmontando e limpado, pois, uma cabeça de parafuso com WD vai grudar o bastante para virar meleca.

Ademais, ele pode vim a agredir borrachas. Bem como ele é um péssimo lubricante.

Como anti-oxidante você está certo, já que para repelir humidade é bom e foi o primeiro fim dele. E só uso ele para esse fim.

Sobre profissionalismo, mais uma vez. Estude mais. Melhor, esqueça um pouco de RC e procure estudar interpretação de texto e lógica argumentativa. Você pode andar com o campeão do mundo, pode há 100 anos ter auto.

Mas a bobagem dita de "sempre jogo Wd praticamente no carro todo", saiu da sua boca, não dá minha.

Claro! Vou desconsiderar o que você disse primeiramente e considerar a segunda, ou seja, que queria dizer para lubricar somente algumas parte. Pois, como ficou claro, falta capacidade para expressar e interpretar.

Eu nem vou render mais com você, então, nem precisa me responder. Eu respondi seu post com educação e com argumentos empíricos. Você me respondeu demonstrando o moleque que é. Demostrando o "sou foda".Tenho 30 anos, não tenho tempo para perder com moleque (independente da idade).


Bom amigo, eu limpo meu carro no domingo ele fica parado ate sexta feira que faço uns teste e ando sabado, ate lá o oleo secou ficou so um pouquinho bem pouco, eu jogo encharco de WD40 no carro e nunca me deu problema, passo por tudo! depois passo um paninho pra tirar o excesso e deixo ele parado ai ele seca ate no outra vez que vou andar.


Relax, Take It Easy

 Team Associated RC8T      Tekin RX8 2050kV      Futaba 3PM      Reedy      JConcepts Punisher      Pro Line Crime Fighter

Piloto
 
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Set 2011, 23:00
Localização: Brasil

Re: LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor RCBinho » 28 Dez 2011, 13:21

cardoso789 escreveu:
RCBinho escreveu:Caro HageRC, antes de tudo, veja o que você escreveu:

"sempre jogo Wd praticamente no carro todo"

Talvez quem tenha que estudar mais seja você, haja vista que das duas uma. Ou não sabe expressar o que pensa; ou não sabe interpretar o que escreve.

Sobre WD40 é o seguinte. Vai sim virar uma meleca, pois gruda sujeira. Isso não precisa de prova. E evidente. Quem já usou WD40 sabe muito bem disso. Só se passar depois mais tempo tirando o excesso de wd40 que desmontando e limpado, pois, uma cabeça de parafuso com WD vai grudar o bastante para virar meleca.

Ademais, ele pode vim a agredir borrachas. Bem como ele é um péssimo lubricante.

Como anti-oxidante você está certo, já que para repelir humidade é bom e foi o primeiro fim dele. E só uso ele para esse fim.

Sobre profissionalismo, mais uma vez. Estude mais. Melhor, esqueça um pouco de RC e procure estudar interpretação de texto e lógica argumentativa. Você pode andar com o campeão do mundo, pode há 100 anos ter auto.

Mas a bobagem dita de "sempre jogo Wd praticamente no carro todo", saiu da sua boca, não dá minha.

Claro! Vou desconsiderar o que você disse primeiramente e considerar a segunda, ou seja, que queria dizer para lubricar somente algumas parte. Pois, como ficou claro, falta capacidade para expressar e interpretar.

Eu nem vou render mais com você, então, nem precisa me responder. Eu respondi seu post com educação e com argumentos empíricos. Você me respondeu demonstrando o moleque que é. Demostrando o "sou foda".Tenho 30 anos, não tenho tempo para perder com moleque (independente da idade).


Bom amigo, eu limpo meu carro no domingo ele fica parado ate sexta feira que faço uns teste e ando sabado, ate lá o oleo secou ficou so um pouquinho bem pouco, eu jogo encharco de WD40 no carro e nunca me deu problema, passo por tudo! depois passo um paninho pra tirar o excesso e deixo ele parado ai ele seca ate no outra vez que vou andar.


Realmente Cardoso, ele tem essa capacidade mesmo de evaporação ao longo do passar dos dias. Eu utilizo da mesma maneira que você em algumas situações, pois eu pesco e pego muito poeira às vezes, bem como umidade é água mesmo.

Por isso, como disse, informações tem que serem passadas de forma correta.

Só por esse fato que você descreveu, percebe, então, que para lubrificação é péssimo. Pois, como vai lubrificar e em poucos dias perder lubrificação?

Por exemplo, muita gente usa para lubrificar rolamento, ele é péssimo para isso. E falo aqui não de rolamentos de carrinhos, mas em geral.

O WD40, como disse, pode reagir com algumas borrachas.

Eu não acho ideal. Ele pode até dá uma aparência bonita, mas acho que não vale a pena. E a aparência que é tentadora para muitos. A minha opinião é a mesam do Will acima. Escovinha, ar, sabão neutro. Para limpeza profunda, não tem jeito, desmontar.

Se der certo amanhã, vou tirar uma fotos de WD40 numa Revo. Resultado foi sujeira e pastilha de freio que "chupou" o produto.

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2185
Registrado em: 02 Jan 2011, 21:00
Localização: Criciúma - Santa Catarina

Re: LIMPEZA DO CARRO PELA 4903 VEZ

Mensagempor cardoso789 » 28 Dez 2011, 13:23

Então cara, é que eu uso porque eu jogo agua nele com detergente, ai uso pra tirar a umidade e não enferrujar, como eu ando de moto o pessoal não usa nenhum lubrificante porque ele tem um axido, que acaba com tudo


Relax, Take It Easy

 Team Associated RC8T      Tekin RX8 2050kV      Futaba 3PM      Reedy      JConcepts Punisher      Pro Line Crime Fighter

AnteriorPróximo

Voltar para Off-road

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes