[MONTAGEM CONCLUÍDA] Axial EXO Terra Buggy 330mm

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[MONTAGEM CONCLUÍDA] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Abib » 14 Set 2012, 12:31

Finalmente chegou o Axial Terra EXO..

Recebi um eMail da Tower algumas semanas atrás sobre a redução deste Kit de $299 parar $199..

Ainda consegui usar o código de desconto 011KE da Tower de $45.. Então o modelo acabou saindo por menos de $155..

É um Chassis tamanho padrão Buggy 1/8, com 330mm de entre-eixos, mas considerado como 1/10 de escala de um Buggy de Duna.



O Kit chegou numa caixa bem grande.. Por estar desmontado, a caixa ainda ficou maior do que o próprio modelo..

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E ainda vem com algums acessórios para serem usados caso a diplomacia falhe..

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Passo #1: Diferenciais

Abrir o pacote A: Nada muito complexo nesta montagem.. O'Rings no eixo das tulipas e um E Clip chato para prender a coroa da planetária.. Minha dica aqui é pingar uma gota do óleo do Diff na ponta do eixo para "grudar" o E Clip enquanto o pressionamos com um alicate de bico..
O parafuso tem cabeça de 1,5mm e a rosca é M2.. Não force o aperto pois as chances de espanar são grandes.

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Passo 2: Caixa do Diff

A Caixa do Diff está no pacote "Plastic 4". Uma informação importante aqui sobre estes pacotes:
Não procure encontrar uma lógica nas peças plásticas e seus respectivos pacotes. Os Pacotes Plásticos não estão ordenados pela montagem. Eles foram agrupados pelo tipo de material utilizado. Existem peças mais duras e outras mais moles, e é este o critério para agrupar as peças plásticas em seus pacotes.

Como na montagem dos Diffs, nada de surpresas nesta montagem.
A dica que eu dou aqui é ficar esperto eu se colocar o E Clip no pinhão, pois ele tem a ponta angulada e não é difícil deste Clip sair voando. Faça esta montagem em um local claro para caso o Clip voe, fique fácil de se achar.

Trava Rosca SEMPRE deve ser usado quando há contato entre metal com metal, com excessão das porcas auto travantes. E o Trava Rosca deve ser passado APENAS na rosca, não no eixo.

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Passo 3: Fechamento da Caixa do Diff Dianteiro

Abrir Pacote B: Além deste pacote, demorei para encontrar a peça AX80093-2 - que está no pacote "Plastic 6".
Neste passo é com se acostumar com o uso de um paquímetro para não usar parafusos errados na montagem. Ou pelo menos separe os parafusos por tamanho e saiba quais utilizar.
Eu costumo montar a caixa e apenas depois eu passo a graxa verde na coroa.. assim não precisa lambuzar o dedo durante a montagem.

Aproveitei e também terminei o Diff traseiro, que seria fechado no passo 8, para aproveitar e engraxar tudo de uma vez.. Entretanto será necessário usar parafusos do Pacote C.

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Passo 4: Semi Eixos Dianteiros

Os Steering Knuckles estão no pacote "Plastic 1" e precisa ficar esperto para montar o hub certo no local certo. A manga de eixo 1 monta no Hub 1 e vai do lado direito.
O sistema de rotação da manga de eixo é interessante, já que usa uma bucha de latão presa por um parafusinho M3 sem cabeça. Só da medo da manga não conseguir segurar o parafuso corretamente.. Aí se perde o parafuso e a bucha..

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Passo 5: Bandejas Dianteiras

Sem muita surpresa nesta montagem. Pino para prender os knuckles na bandeja travado por um parafusinho sem cabeça, prestando atenção apenas na montagem correta direita e esquerda.

PS: Oba.. Temos um Rifle na próxima montagem!

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Passo 6: Suspensão Dianteira

Nesta montagem temos um Upgrade que consta na Errata enviada separado do Manual. Antes, as bandejas eram presas por pinos, e agora são por parafusos e porcas auto travantes.
Aqui também é possível escolher entre dois tipos de fixação: Suporte do Pino de alumínio com buchas ou diretamente o suporte plástico (Encontrados junto com o Rifle)
Eu usei o suporte plástico por ser mais fácil de montar e para verificar a qualidade do material. Caso ele não aguente, eu os troco pelos de alumínio depois.

PS: Mais atalhos contra a diplomacia na próxima montagem: Duas Colts 45..

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Passo 7: Camber Link

Sem surpresas nesta montagem.. Para quem nunca montou, o turnbuckle que vai segurar os BallLinks possuem roscas esquerdas e direitas.. Verifique bem antes de tentar rosquear os BallLinks para ter sucesso.

Os Balls são de plástico e de um material mais duro. por este motivo, serão encontrados no Pacote "Plastic 2".

PS: Para completar o arsenal, mais um Rifle!

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Passo 8 já foi feito junto com o passo 3.
Passo 9 e 10: Montagem nas bandejas Traseiras:


É praticamente igual a montagem dianteira, mantendo o cuidado de verificar a direção das peças em cada lado.

Dica: Existem dois espaçadores que devem ser colocados antes de fixar o Hub traseiro na bandeja. A melhor forma é colocar os espaçadores antes de colocar o Hub.

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Passos 11 e 12: Suspensão Traseira

A montagem é igual a dianteira, inclusive com a mesma errata e com a mesma possibilidade de usar alumínio ou plástico para segurar os pinos da bandeja.
Minha dica aqui é apenas inverter a fixação do parafuso do ToeLink na caixa do Diff. O Manual diz para o parafuso vir por dentro e a porca por trás. Eu montei ao contrário para facilitar a manutenção futura, pois é mais fácil colocar uma chave de boca dentro do chassis e a Allen fora do que o contrário.

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Passo 13 e 14: Diff central e Chassis

Abra o Pacote D: A montagem do Diff segue exatamente a mesma montagem dos Diffs dianteiro e traseiro.
O chassis também não tem segredo, com excessão du parafuso que deveria prenser as laterias plásticas próximo a caixa do receptor não ser usado neste momento da montagem.
Trava rosca em todos os parafusos do Chassis nesta montagem.

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Passo 15: Montante do Motor

A única dificuldade deste passo foi encontrar a bendita peça AX80107-6, que foi encontrada no pacote da Gaiola.

De resto, parafusos em plástico vão sem nada. Parafusos que vão no alumínio devem usar Trava Rosca.

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Quem sabe hoje eu consigo montar mais alguma coisa..
Editado pela última vez por Abib em 15 Out 2012, 11:40, em um total de 1 vez.




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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor rafael61333 » 14 Set 2012, 14:19

Nossa muito legal este kit, quando ficar pronto vc tem que colocar um vídeo dele em ação na terra.


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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor LAGOS » 14 Set 2012, 15:26

diz ai pra gente .... vai sair metendo bala nos carros dos amigos é ..... hehehehehehe metranca e pistola na pista ....


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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor osorioff » 14 Set 2012, 16:03

Parabens pelo carro e pelo topico, muito bem detalhado!
Estarei acompanhando!


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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor mach » 14 Set 2012, 17:23

Sou mais a kalashnikov..


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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Abib » 17 Set 2012, 10:51

Continuando:

Passo 16: Direção

Abra o pacote E: As peças são pequenas e algumas não ficam presas após a montagem.
Antes de montar a Mola do Salva Servo, eu costumo dar um aperto para eliminar qualquer tensão residual da mola.
De resto, não há muito segredo a não ser seguir exatamente a sequencia do Manual.
Dispor as peças alinhadas na bancada alinhadas para montagem ajuda bastante..
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Passo 17: Montagem da Direção

Monte os braços de direção nas medidas informadas.
Dica: Os parafusos que prendem os Balls das barras são pequenos para serem presos pelo parafuro de 12mm. Recomendo troca-los por parafusos de 15mm para que a porca auto travante fique realmente travada.
Eu também recomendo que não se coloque todo o sistema de direção nesta montagem ainda, pois como ela ainda não está fixada por cima, rolamentos e outras peças podem sair quando se virar o chassis para fixar a suspensão no passo seguinte.
Fixe apenas os pivôs da direção.
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Passo 18 e 19: Fixação da suspensão dianteira

Minhas dicas: Deixe apenas os Pivôs da direção conforme foto acima.
A suspensão vai parafusada ao chassis junto com o suporte do Bumper dianteiro. A dica é pré fixar a suspensão usando os dois parafusos traseiros, ainda sem apertar. Depois passe os parafusos dianteiros pelo suporte do Bumper e termine de fixar a suspensão inteira.
Depois basta fixar o braço de suporte da suspensão e pronto.

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Passo 20 e 21: Fixação da Suspensão Traseira
Basicamente a mesma coisa da dianteira: Fixe primeiramente os parafusos da frente e depois coloque os suportes do Bumper traseiro e termine de fixar com os outros parafusos.
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Passos 22 a 29: Serão feitos quando a eletrônica chegar


Passo 30: Bumpers Dianteiros

Nada de surpresa nesta montagem.. apenas uma chave Allen de 1,5 para fixar a chapa de alumínio no suporte plástico.

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Passos 31 a 34: Gaiola
A dica aqui é ir com calma, ver o desenho e separar os parafusos certos para os locais certos.
Quem tem uma parafusadeira elétrica, agora é a hora de usa-la.. pois terás muito parafuso para apertar.
Recomendo também um paquímetro (pode ser aqueles de plástico) só para verificar o tamanho dos parafusos.

Mamãe do céu: Olha o que eu encontrei fuçando o pacote de plásticvos da Bolha: Uma Bazuca!

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Passos 35 a 38: Amortecedores e montagem na Traseira

Abra o pacote H. Para montar os amortecedores serão necessários diversas peças plásticas que devem ser retirada das árvores injetadas. Tire todas com cuidado e remova todos os resquícios de plastico da ligação das peças com suas árvores.
Isso evita que o embolo faça atrito com o interior do cilindro.
Siga os passos e vá juntando as peças em grupos:
Monte as 4 vedações seguidas e depois monte-as nos cilindros.
Monte as 4 hastes e êmbolos e fixe o Ball de cada amortecedor.
Complete com o Silicone e monte as molas.

Para fixar os amortecedores traseiros (os maiores) você vai precisar ter paciência e dedos ágeis para segurar a chavinha de boca dentro da gaiola para fixar o parafuso do amortecedor.

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Os próximos passos são da parte cosmética do carro. Como isso envolve a pintura da Bolha, provavelmente eu continue apenas no final de semana que vem..




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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor mach » 17 Set 2012, 11:14

Achou uma RPG ali no meio hehehe

No final vc incorpora o espírito do Topolino e monta um diorama de militaria com tudo isso aí


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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor FlavioGP » 17 Set 2012, 13:27

Show! Muito legal o carro (e um preço excelente), mas diz aí Abib, a qualidade das peças é boa?

Abraços!




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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Abib » 17 Set 2012, 13:36

Não tenho meios de medir a qualidade das peças a não ser pelo tato..

Tudo parece muito bem projetado.. As peças encaixam com precisão CAD e ficou bem claro que eles tiveram cuidado de utilizar diferentes compostos plásticos em diferentes locais do modelo..

Exemplo: Plásticos mais flexíveis são usados em peças como Bumper, Asa Traseira, Gaiola, etc.

Plásticos mais rígidos são usados nas bandejas, torres e braços de fixação da suspensão.

Plásticos extremamente duros são usados como Balls, travas, espaçadores, etc..

Então por ter sido tão bem planejado, a qualidade não deve ser baixa..




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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor FlavioGP » 17 Set 2012, 13:49

Minha pergunta foi mais essa mesma, no tato, visual, etc..

Isso que você comentou é interessante.. Já que eles utilizaram diferentes compostos, quer dizer que foi bem estudado...

Vai andar com ele em pista?

Abraços!




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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Abib » 17 Set 2012, 14:55

Minha idéia é Bashing inicialmente, mas nada impede que eu teste em alguma pista..

Aqui tem um vídeo dele em pista:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6jotbKt_quY[/youtube]




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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor Serpadu » 21 Set 2012, 21:17

Muito legal o carro. Pegou imposto? Ja sabe qual combo vai por?




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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor lukits » 24 Set 2012, 21:33

Vou ir acompanhando, caso venha uma oportunidade eu compro um também hehehe




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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor mach » 24 Set 2012, 21:36

Aproveita então, na tower ainda dá para comprar esse chassis por 145 doletas mais frete (usando cupom de desconto....)


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Re: [MONTAGEM] Axial EXO Terra Buggy 330mm

Mensagempor lukits » 24 Set 2012, 21:37

hahaha, agora to mais pelado que recém nascido! vou vender a e-maxx ou mesmo a revo em peças e compro um então... Esse kit deve ser mais divertido que o cc-01, o cc-01 montei em 2 dias, note que fiz cirurgia de apendicite, se estivesse melhor, ia 1 dia hehehe...




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