Como saber quando é hora de parar p/ abastecer?
Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman
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Como saber quando é hora de parar p/ abastecer?
Olá galera. Recentemente adquiri uma pistola de abastecimento rápido p/ meu automodelo e quero dar o "devido uso p/ ela". Entretanto então me surgiu uma dúvida:
Como saber quando é hora de parar p/ abastecer?
Sim, sei que obviamente a primeira resposta que vem a mente é: "ora, assim que o carrinho parar por pane seca e morrer!" . Mas não quero esta solução. Quero saber como em competições padrão IFMAR (por ex) é feito o abastecimento:
Existe algum dispositivo de telemetria que alerte que em breve o combustível irá acabar ? (procurei telemetria p/ marcar combustível e não achei nada)
Ou basicamente é feito do modo "manual": considera-se a duração de um tanque p/ 15 minutos por exemplo e posteriormente o abastecimento é feito em 13 minutos ?
Quero acreditar na existência deste dispositivo. Pois penso que se ainda for feito do modo manual as provas seriam demasiadamente influenciadas pelo fator sorte, e toda a competência e habilidade dos pilotos e pit mens seria em vão, no caso do combustível acabar antes do previsto.
OBS: Adquiri a pistola mais pela comodidade de não precisar dar uma nova partida a cada tanque rodado.Sou novato e até o momento não surgiu a possibilidade de participar de uma prova. Mas já que estou aprendendo, gostaria de aprender do jeito certo, obedecendo as normas
Como saber quando é hora de parar p/ abastecer?
Sim, sei que obviamente a primeira resposta que vem a mente é: "ora, assim que o carrinho parar por pane seca e morrer!" . Mas não quero esta solução. Quero saber como em competições padrão IFMAR (por ex) é feito o abastecimento:
Existe algum dispositivo de telemetria que alerte que em breve o combustível irá acabar ? (procurei telemetria p/ marcar combustível e não achei nada)
Ou basicamente é feito do modo "manual": considera-se a duração de um tanque p/ 15 minutos por exemplo e posteriormente o abastecimento é feito em 13 minutos ?
Quero acreditar na existência deste dispositivo. Pois penso que se ainda for feito do modo manual as provas seriam demasiadamente influenciadas pelo fator sorte, e toda a competência e habilidade dos pilotos e pit mens seria em vão, no caso do combustível acabar antes do previsto.
OBS: Adquiri a pistola mais pela comodidade de não precisar dar uma nova partida a cada tanque rodado.Sou novato e até o momento não surgiu a possibilidade de participar de uma prova. Mas já que estou aprendendo, gostaria de aprender do jeito certo, obedecendo as normas
Kyosho Inferno Neo ST KE 25 Flysky GT3c Rapicon 25 ; 9% óleo Original Pro-Line Badlands 3.8" |
Re: Como saber quando é hora de parar p/ abastecer?
Qualquer telemetria é proibida em provas oficiais. Nos treinos livres, o piloto faz uma simulação de prova para saber quanto tempo o tanque dura naquelas condições.
Depois, dependendo da duração do treino ou prova, é feita a divisão das "pernas" entre paradas para abastecer, obedecendo o tempo de volta para não chamar o piloto para Box cedo - o que exigiria talvez uma para nas últimas voltas - ou tarde demais, que poderia causar pane seca metros antes da entrada dos Boxes.
Durante os abastecimentos, numa fração de segundos, o nível do tanque é sempre checado, para garantir que os tempos de carro rodando estão coerentes.
Depois, dependendo da duração do treino ou prova, é feita a divisão das "pernas" entre paradas para abastecer, obedecendo o tempo de volta para não chamar o piloto para Box cedo - o que exigiria talvez uma para nas últimas voltas - ou tarde demais, que poderia causar pane seca metros antes da entrada dos Boxes.
Durante os abastecimentos, numa fração de segundos, o nível do tanque é sempre checado, para garantir que os tempos de carro rodando estão coerentes.
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Como saber quando é hora de parar p/ abastecer?
Blz... entendi que tudo ainda é feito de modo manual, sem o uso de telemetria se for p/ obedecer as normas. Mas não entendi direito a parte da checagem no abastecimento. Simula-se uma corrida, é feita uma marcação no tanque e no momento da corrida real quando o carrinho chega no pit, observa-se se o consumo em X voltas foi maior ou menor que aquela marca.
As questões que não entendi:
Se há diferença oque é corrigido ? A marca ou o número de voltas a ser percorrido ? E como observar o nível do tanque? Carrinho funcionando, tanque coberto pela bolha tudo vibrando e a pressão psicológica de fazer tudo o mais rápido possível
Notei que algumas vezes meu carrinho morreu quando ainda faltava aproximadamente 0.5 cm do tanque p/ acabar (ñ sei se é o limite máximo p/ puxar combustível), mas nas corridas a margem é tão apertada assim ? Ou pelo fato do consumo ser variado d+ dependendo da volta ninguém arrisca uma pane seca e portanto todos param bem antecipadamente?
Afinal. Estratégia p/ abastecimento é tão importante nos RCs como é na F1? Ou o "negócio" é mais dinâmico do que se pensa e eu que não estou conseguindo entender?
Este "universo" ainda é novo para mim, desculpem o elevado número de perguntas. Na minha cidade somos "pioneiros" no automodelismo e portanto não sabemos como é uma situação de corrida.
As questões que não entendi:
Se há diferença oque é corrigido ? A marca ou o número de voltas a ser percorrido ? E como observar o nível do tanque? Carrinho funcionando, tanque coberto pela bolha tudo vibrando e a pressão psicológica de fazer tudo o mais rápido possível
Notei que algumas vezes meu carrinho morreu quando ainda faltava aproximadamente 0.5 cm do tanque p/ acabar (ñ sei se é o limite máximo p/ puxar combustível), mas nas corridas a margem é tão apertada assim ? Ou pelo fato do consumo ser variado d+ dependendo da volta ninguém arrisca uma pane seca e portanto todos param bem antecipadamente?
Afinal. Estratégia p/ abastecimento é tão importante nos RCs como é na F1? Ou o "negócio" é mais dinâmico do que se pensa e eu que não estou conseguindo entender?
Este "universo" ainda é novo para mim, desculpem o elevado número de perguntas. Na minha cidade somos "pioneiros" no automodelismo e portanto não sabemos como é uma situação de corrida.
Kyosho Inferno Neo ST KE 25 Flysky GT3c Rapicon 25 ; 9% óleo Original Pro-Line Badlands 3.8" |
Re: Como saber quando é hora de parar p/ abastecer?
O carro chegou. Você abre a tampa, da uma olhada no fundo do tanque, antes de reabastece,r o quanto ainda tem de sobra, Daí você tenta ajustar o tempo de pista para chamar novamente pra Box.
A ideia é se fazer o menor numero de paradas possíveis.
Se a prova tem 20 minutos e o tanque dura 5 minutos, você tenta de tudo para conseguir fazer apenas três paradas: 5, 10 e 15 minutos. Teoricamente você não deve fazer uma parada com 20 minutos.. Mas se você chamou o piloto com 14:40 de prova, pode ser que o tanque não dure até o final da prova..
As vezes é preferível ajustar a potência do motor para um menor consumo do que parar diversas vezes para abastecer, dependendo do traçado, do tamanho dos Boxes e da potência perdida para um melhor consumo..
A ideia é se fazer o menor numero de paradas possíveis.
Se a prova tem 20 minutos e o tanque dura 5 minutos, você tenta de tudo para conseguir fazer apenas três paradas: 5, 10 e 15 minutos. Teoricamente você não deve fazer uma parada com 20 minutos.. Mas se você chamou o piloto com 14:40 de prova, pode ser que o tanque não dure até o final da prova..
As vezes é preferível ajustar a potência do motor para um menor consumo do que parar diversas vezes para abastecer, dependendo do traçado, do tamanho dos Boxes e da potência perdida para um melhor consumo..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: Como saber quando é hora de parar p/ abastecer?
Caramba! Realmente é mais complexo do que eu imaginei!!!
O nível de estratégia se equipara com a F1!!!
Fazer a matemática na "hora do fervo" é tarefa de grande responsabilidade. Tudo pode fazer o consumo variar drasticamente. As vezes chamar 20 segundos antes "obriga" o piloto a fazer mais uma parada (oque fode), ou se o piloto permanece 1 volta a mais sem abastecer, ou faz uma linha de percurso maior, ou se dá mais gás da pane seca (fode + ainda)
O nível de estratégia se equipara com a F1!!!
Fazer a matemática na "hora do fervo" é tarefa de grande responsabilidade. Tudo pode fazer o consumo variar drasticamente. As vezes chamar 20 segundos antes "obriga" o piloto a fazer mais uma parada (oque fode), ou se o piloto permanece 1 volta a mais sem abastecer, ou faz uma linha de percurso maior, ou se dá mais gás da pane seca (fode + ainda)
Kyosho Inferno Neo ST KE 25 Flysky GT3c Rapicon 25 ; 9% óleo Original Pro-Line Badlands 3.8" |
- Federal_40
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Re: Como saber quando é hora de parar p/ abastecer?
Não é complicado não.
Toda corrida tem o treino livre,igual Formula 01. Ai você já consegue saber quanto que dura um tanque nessa pista. Então é só fazer as contas de quantos tanques você vai precisar para terminar a corrida.
È bom sempre deixar com uma margem de segurança para evitar a pane seca.
Se seu tanque dura 5 minuto,você entra para o box um pouco antes. E ai vai a observação na hora de abastecer o quanto que tem de combustível no tanque ainda.Se estiver quase seco,no próximo reabastecimento você entra mais cedo se não quiser arriscar.
Toda corrida tem o treino livre,igual Formula 01. Ai você já consegue saber quanto que dura um tanque nessa pista. Então é só fazer as contas de quantos tanques você vai precisar para terminar a corrida.
È bom sempre deixar com uma margem de segurança para evitar a pane seca.
Se seu tanque dura 5 minuto,você entra para o box um pouco antes. E ai vai a observação na hora de abastecer o quanto que tem de combustível no tanque ainda.Se estiver quase seco,no próximo reabastecimento você entra mais cedo se não quiser arriscar.
Gilberto
8IGHT E/8ight 3.0/ 8IGHT T 3.0 Team Associated/RC8T Mugen Seiki MBX7 /Ultimate M-5 Byron 25% Extra DX3R PRO Tekin RX8 /Novarossi/Werks/Ult CMU-São José dos Campos |
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