Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Informações e dicas sobre Setup

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 50
Registrado em: 16 Nov 2008, 21:00
Localização: São Paulo / SP - Zona Norte

Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor NATTIS » 27 Mai 2009, 19:49

Estes “genéricos” da HSP, Himoto, Exceed, AMax, Hedcat, etc, estão aparecendo muito aqui na comunidade. Eu já tenho uma certa experiência com eles e toda vez que me perguntam eu tenho que postar um “livro” sobre como melhorá-los. Muitas das dicas são receita de bolo, não tem mistério, segue a receita que funciona. Então abaixo tem as dicas completas e sempre que alguém perguntar passo o link

Dados importantes:
Radio do diferencial – 2,92 (38/13)
Pitch da coroa/pinhão – 42
ESC Brushed – Motor até 13T
ESC Brushless – Até 70A

Lojas de venda e peças de reposição:
http://www.hobbydelivery.com.br
http://www.milinfohobby.com.br
http://www.classihobby.com.br
http://www.raidentech.com
http://www.miracle-mart.com
http://www.himotoracing.com
http://www.exceedrc.com
http://www.toysonics.com

Dicas:

Diff – Entre o diferencial e a caixa existe uma folga, é só tirar a tampa e ver que o diff tem um jogo lateral pequeno. Com um motor muito forte tipo acima de 5000kv o pinhão de aço tende a pular os dentes e aos poucos destruir ele e a coroa do diferencial. Para impedir isso é só por uma arruela com furo de 10mm entre o rolamento e a coroa de aço. Já percebi que alguns tem muita folga e outros pouca porque a base de apoio do rolamento andou mudando, então não tem uma espessura exata, é colocar uma que tire a folga, mas que não fique espremido d+.

Óleo do diff – Vem sem nada de óleo dos diferenciais. Abra ele, tire a tampa do miolo do diff, remova aquela graxa, preencha o miolo todo com óleo de silicone entre 20.000 e 50.000 na traseira e 50.000 e 100.000 na dianteira. Vai melhorar a distribuição da tração entre as rodas, nos offroad a diferença é grande. Nos onroad preparados para drift é necessário blocar, para fazer isso complete o miolo com cola quente, aquele bastão de silicone, pode mandar bala que não estraga, depois pode ser removido. Caso queira pode ser usado um óleo de altíssima viscosidade como com 300.000, fica bom para drift também.

Óleo amortecedores – Também não vem com nada de óleo. Quando vc compra e já sai andando pode achar que esta tudo “lindo”, que o carro anda bem e tal, mas quando é colocado óleo nos amortecedores a diferença é enorme, o auto fica muito mais estável e fácil de controlar. O pistão dos amortecedores deixa passar muito óleo, então para “começar” a dar pressão recomendo a partir de 1000 para on e 2000 para off. Alguns modelos montados pela Himoto vazam muito, provavelmente montaram com buchas largas d+, como não da para trocá-las a saída é comprar outro jogo de amortecedores, não tem concerto, se começar a vazar nas buchas já troca. Na RCMart esta a partir de U$15,00 ótimos jogos de amortecedores.

Bateria original 1800mah – Nos dois autos que comprei, um Himoto e um Exceed de lojas diferentes a bateria teve o mesmo comportamento, não presta. Testei no ciclador eletronico e forneceu os 1800mah, mas a descarga é muito fraca e autonomia baixa mesmo para o latinha, só de trocar a bateria por uma Lipo 4A 25C mesmo com o latinha fica muito (MUITO!) mais rápido. Vai ter que comprar carregador especial para Lipo, não use o carregador original que serve só para NiMH.

Dogbones – Os buggys e trucks vem muito altos e com isso os dogbones ficam numa inclinação muito acentuada causando vibração e desgaste, é possível ver como as rodas vibram só de segurar o auto na mão e acelerar, na dianteira é mais crítico ainda, ao fazer curva com toda a extensão os dogbones são arranhados pelos copos da roda a ponto de “comerem” boa parte do dogbone. Há casos de dogbones “voadores” nestes autos devido a estes problemas. Para resolver é só baixar uma medida na altura, na dianteira ainda pode arranhar um pouco, é só limitar o ângulo das rodas ou comprar o eixo universal que substitui os dogbones, apesar deste nome não tem nada de universal, existe um para cada tipo de auto.

Eixo principal – Não toque, não respire perto desta peça, porque é muito mole, é de alumínio, mas é oco e fino, se entortar o mínimo que seja nunca mais vai conseguir alinhar perfeitamente e em motores fortes a vibração será enorme e vai causar um desgaste rápido das pontas de alumínio. Estou para receber alguns eixos e postarei aqui um que sirva como substituto. É a peça que mais me da dor de cabeça no momento.

ESC Brushed 13T – Já tive dois, o primeiro até que funcionava bem com o latinha, mas ao colocar um 13T fritou mesmo com a relação correta, o segundo fritou mesmo com o latinha e estava totalmente original, durou apenas 1 dia. Realmente a qualidade deste ESC é baixa. Fora que não existe configuração alguma, não tem cutoff para lipo nem nada. Com o preço de um combo EZRun não vale a pela ficar perdendo tempo e dinheiro com Brushed, passa logo para um brushless.

ESC brushless 70A – Funciona como deve funcionar, o único problema é que não tem configuração (assim como o ESC brushed). Então se tiver afim de um auto para brincar nos fins de semana sem compromisso é ótimo, mas se tiver afim de levar a sério, competir e deixar o auto no limite da pista não vai dar certo. Um bom substituto é o EZRun 60A com cartão de programação, aguenta até um 6000kv.

Torre dos amortecedores – Nos onroad são de plástico e não existe a necessidade de troca por de alumínio ou qualquer material diferente, funciona perfeitamente, nos truck mesmo esquema, de plástico, absorvem o impácto e voltam no lugar, já nos buggy existe problemas nos originais que são de alumínio, são finos e moles. Em qualquer capotada a torre dianteira bate no chão entortando para trás, em alguns casos o aerofólio bate e empurra a torre para frente comprimindo a bolha, da para desentortar com alicate de bico, mas vai ficando cada vez mais mole. Todos os fabricantes disponibilizam duas torres de alumínio para o buggy, uma com o preço baixo entre U$3 e U$5 e outra entre U$14 e U$20, a mais barata é a que vem com original, a mais cara é de um alumínio muito mais resistente, não entorna e tem espessura maior, é mais fino no lugar de encaixe para ser compatível, mas ao redor tem espessura dobrada, extremamente leve, é um alumínio mais puro. É uma peça linda e recomendo que na torre dianteira seja colocado alguma proteção contra ralados, pois é um pecado ralar uma peça dessa.

Bandeja da suspensão – As originais de plástico apresentam uma certa folga que com as pancadas vai aumentando, principalmente dos offroad. É tentador comprar as de alumínio, mas não recomendo. O motivo é que numa pancada em vez de quebrar a bandeja vai quebrar o suporte central e se este também for de alumínio o parafuso pode rasgar o chassis ou começar criar folga neste ponto. As bandejas são super baratas e fácil de trocar, esta U$3 o par. No onroad onde existe a proteção de espuma dianteira e as rodas ficam protegidas pela bolha eu arriscaria as bandejas de alumínio.

Chassis - Embora pareçam iguais os chassis dos onroad são diferentes dos offroad, o onroad é mais curto, a ponta faz um V para encaixar suporte do batente de espuma e também é um pouco mais estreito. Dessa forma o eixo principal de transmissão também é diferente, onroad tem eixo mais curto. O resto como diferencial, deck e suporte do motor são iguais.



Abaixo problemas apresentados somente com motores muito fortes, acima de 7000kv:

Copo de eixo – No diff são 3 em cada, 2 para os dogbones e 1 para o eixo principal, os 3 apresentam problemas de desgaste. A haste dos eixos vão batendo com tanta força que aos poucos começam a amassar dentro dos copos, chega uma hora que para, mas fica uma folga enorme entre motor e roda. Para resolver troque os copos que vão para os dogbones pelos HPI RS4 3 cromado. São de aço carbono cromados, encaixam perfeitamente. Para o eixo principal esta para chegar uns modelos também da HPI, se servirem atualizo o post.

Relação coroa x pinhão – a relação mais longa possível é coroa 64 / pinhão 17 x radio 2,92 = 10,99:1. Buggys e trucks já vem com coroa 64 dentes, onroad se não me engano vem com coroa de 58 dentes. Mesmo a relação dando certo com motores muito forte a base da coroa que é toda de plástico é fixada num eixo pequeno que com o tempo vai cavando o centro da coroa até ficar uma folga enorme ou destruir a coroa. Recomendo a compra do suporte de coroa de alumínio do Tamiya TB-03 junto com uma coroa pith 48 (por ser mais comum) de 74 dentes, se for menor existe a possibilidade do motor encostar no eixo, o pith 48 precisa de mais dentes para ter o mesmo tamanho do pith 42. O pinhão também tem que aumentar, mínimo de 20 dentes e de pitch 48 (evidente).

Sextavados das rodas – Os sextavados vão sofrer do mesmo problema que a coroa, com o tempo o eixo de aço vai cavar até destruir. É uma peça universal e existe muitos modelos em alumínio, só muda o mm, quando maior mais para fora vai ficar a roda, eu sempre uso 65mm.

 
Mensagens: 19
Registrado em: 04 Mai 2009, 23:00
Localização: Curitiba

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor jonataspc » 28 Mai 2009, 13:03

Ótimas dicas!

Algumas anotações que aprendi desmontando meu HSP Backwash (nitro, engine VX .18 )

Diferenciais: no meu caso, existiam muitas arruelas entre a coroa e o rolamento, deixando-o travado. Foi retirar as arruelas e ficou bom. É como você disse, "a base de apoio do rolamento andou mudando".

Óleo do diff: exatamente, o meu veio seco, só com graxa. Como não tenho o silicone ideal, enchi eles com óleo singer. Até agora está ótimo.

Dogbones: perdi (encontrando em seguida) várias vezes o dogbone do eixo dianteiro esquerdo. Para resolver isso, encurtei o braço da suspensão (2 parafusos do pivot ball). Problema resolvido até comprar a junta.

Eixo principal: a particularidade que você citou é somente para elétricos? Não notei este problema no meu.

Bandeja da suspensão: alguma dica para tirar as folgas?

[]s
Jonatas

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 50
Registrado em: 16 Nov 2008, 21:00
Localização: São Paulo / SP - Zona Norte

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor NATTIS » 28 Mai 2009, 20:30

jonataspc escreveu:Ótimas dicas!

Algumas anotações que aprendi desmontando meu HSP Backwash (nitro, engine VX .18 )

Diferenciais: no meu caso, existiam muitas arruelas entre a coroa e o rolamento, deixando-o travado. Foi retirar as arruelas e ficou bom. É como você disse, "a base de apoio do rolamento andou mudando".

Óleo do diff: exatamente, o meu veio seco, só com graxa. Como não tenho o silicone ideal, enchi eles com óleo singer. Até agora está ótimo.

Dogbones: perdi (encontrando em seguida) várias vezes o dogbone do eixo dianteiro esquerdo. Para resolver isso, encurtei o braço da suspensão (2 parafusos do pivot ball). Problema resolvido até comprar a junta.

Eixo principal: a particularidade que você citou é somente para elétricos? Não notei este problema no meu.

Bandeja da suspensão: alguma dica para tirar as folgas?

[]s
Jonatas

Este esquema do eixo somente no elétrico, ainda estou a procura de um melhor.

Infelizmente na bandeja de plástico não sei como tirar a folga, mas a maior folga esta na balança, esta seria bom ter de alumínio.

 
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Dez 2009, 21:00
Localização: sao paulo

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor rfm2008 » 08 Jun 2010, 13:22

bacana pessoal tenho um himoto eldorada motor vertex 18 e a 2 anos veio dar problema ontem, pois estava queimando vela em 30 segundos de corrida, a solução é simples desmontei meu carro e o braço do pistão a bucha gastou e o mesmo braço saiu batendo de leve na lateral do bloco do motor resultando em um rombo no bloco do motor entao minha experiencia que tive com esse motor e sempre fazer manutenção nas buchas e rolamentos que vai longe esse motorzinho ... abraços valeu
jonataspc escreveu:Ótimas dicas!

Algumas anotações que aprendi desmontando meu HSP Backwash (nitro, engine VX .18 )

Diferenciais: no meu caso, existiam muitas arruelas entre a coroa e o rolamento, deixando-o travado. Foi retirar as arruelas e ficou bom. É como você disse, "a base de apoio do rolamento andou mudando".

Óleo do diff: exatamente, o meu veio seco, só com graxa. Como não tenho o silicone ideal, enchi eles com óleo singer. Até agora está ótimo.

Dogbones: perdi (encontrando em seguida) várias vezes o dogbone do eixo dianteiro esquerdo. Para resolver isso, encurtei o braço da suspensão (2 parafusos do pivot ball). Problema resolvido até comprar a junta.

Eixo principal: a particularidade que você citou é somente para elétricos? Não notei este problema no meu.

Bandeja da suspensão: alguma dica para tirar as folgas?

[]s
Jonatas

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 351
Registrado em: 24 Nov 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor math.se » 08 Jun 2010, 21:21

Bem legal essas dicas, se um dia eu comprar um desses venho ler isso aqui. =D


...

 DBX      GXR.18      DX3.0      Byron (20%)      DBX      Sintec on/off      ...

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 347
Registrado em: 25 Mai 2008, 23:00
Localização: Salvador

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor anru » 06 Out 2010, 06:26

Corte um pedaço de mangueira de combustivel e coloque no copo dos diferenciais, faça isso na dianteira e trazeira.
Em meu HSP, a trazeira soltava direto.
Com esse pedaço de mangueira, o mancal ou dogbone é enpurrado contra o copo das rodas e assim ele não sai.




 INFERNO GT1 // INFERNO ST      LRP 30      2.4      BYRON 25% // BYRON 20%      FERRARI 1:8 // BOLHA 1:8      ALPHA 1:8 // KYOSHO OFF      Salvador

 
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Out 2010, 23:00
Localização: itajai

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor ditp » 06 Out 2010, 18:16

no caso, ele só sai na frente, eu ja fiz isso, ja tinha uma borrachinha e a folga restante era mínima, aí coloquei um pedaço de mangueira cortada, mesmo assim continuou, é fogo cara. Tu acha que adinta eu fazer isso na de tras também mesmo ela não saindo? valew

 
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Out 2010, 23:00
Localização: itajai

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor ditp » 07 Out 2010, 15:50

Dogbones – Os buggys e trucks vem muito altos e com isso os dogbones ficam numa inclinação muito acentuada causando vibração e desgaste, é possível ver como as rodas vibram só de segurar o auto na mão e acelerar, na dianteira é mais crítico ainda, ao fazer curva com toda a extensão os dogbones são arranhados pelos copos da roda a ponto de “comerem” boa parte do dogbone. Há casos de dogbones “voadores” nestes autos devido a estes problemas. Para resolver é só baixar uma medida na altura, na dianteira ainda pode arranhar um pouco, é só limitar o ângulo das rodas ou comprar o eixo universal que substitui os dogbones, apesar deste nome não tem nada de universal, existe um para cada tipo de auto.
eu não sei o que ocorreu que postei antes, mas sumiu, então vamos de novo.
seguinte povo dos automodelos, comecei agora com um da himoto exm-16 pick-up truck 4wd - 4x4 tamanho 260 mm x 210mm
velocidade: até 30 km/h -motor =rc-380. ë um tiquinho, mas é bem estável, salta e corre muito bem.
problema é com os dogbones. ja retirei eles, ja tinha uma borrachinha, coloquei uma pouco mais grossa de mangueira de gasolina, regulei a angulação das rodas e nao adiantou, gira para esquerda ou direita, acelera, é audivel o dogbone saindo e entrando do copo da roda, faz um "tre-tre" (acho que é isso né?, não to muito dentro da nomenclatura das coisas, então relevem , hehe). isso quando ele resolve sair totalmente e gira fora, da um belo trabalho colocar novamente. tentei acha um jeito de regular o amortecedor tb, mas acho que não dá. seguem as fotos do modelo. alguém pode me dar uma luz? obrigado, abraço
Anexos
img.jpg
img.jpg (24.23 KiB) Exibido 10238 vezes
dsc02134.jpg
dsc02134.jpg (56.48 KiB) Exibido 10242 vezes
dsc02135-1.jpg
dsc02135-1.jpg (54.09 KiB) Exibido 10242 vezes

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 69
Registrado em: 21 Set 2008, 23:00
Localização: Natal/RN

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor jaimesales » 12 Ago 2011, 02:51

meu primeiro RC foi uma monster 3.0 da HSP.
aprendi algumas coisas com ela, a primeira coisa foi que as peças fogam muito então tem que ter sempre um frasquinho de trava quimica para evitar isso. outra coisa é os dogbones voam mesmo eu perdi uns 3 até vender ela!!!

ainda tenho peças do carro de reposição!




 Team Durango DNX 408      SM Boss .21      Futaba 3PK 2.4ghz      Byron GEN 2 30%      Buggy      AKA Crossbrage      Qualquer lugar!

 
Mensagens: 30
Registrado em: 17 Fev 2012, 21:00
Localização: Santa Catarina

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor duduw81 » 22 Fev 2012, 23:05

Boa noite, pessoal

Minha primeira participaçao.

Tambem tenho uma eldorada e no primeiro dia "passeio" ela deu problema.
Percebi que ela estava apenas puxando na frente. Parei e fui ver que o dog bone do diferencial trazeiro desapareceu. Apos um tempo encontrei. Resultado: o copo do dogbone do diferencial trazeiro quebrou.

Isso acontece com frequencia?
Mais alguma outra peça que quebra com frequencia?

Muito obrigado!

Avatar do usuário
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2012, 23:00
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor VorzaFlux » 04 Abr 2012, 02:33

Ola, o que podem dizer sobre esse modelo de TRUCK, vale apena?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -21cxp-_JM


Abç




 Vorza Flux 2012

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor Abib » 04 Abr 2012, 09:01

VorzaFlux escreveu:Ola, o que podem dizer sobre esse modelo de TRUCK, vale apena?

http//produto.mercadolivre.com.br/MLB-231884539-automodelo-hsp-monster-escala-18-off-road-motor-sh-21cxp-_JM


Abç
Sobre estas marcas, leia o tópico: /viewtopic.php?t=12954




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Mar 2012, 23:00
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor VorzaFlux » 04 Abr 2012, 10:36

valeu.

Eu já tinha visto essa matéria nas minhas pesquisas. Mas ainda fiquei com duvidas se vale apena comprar ou não. Pelo que pude entender é que as peças desse HSP seriam as mesmas da HPI. Nesse caso não teria problemas de reposição, correto?


Abç
Will




 Vorza Flux 2012

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor Abib » 04 Abr 2012, 10:59

Se leu e ainda tem dúvidas se vale a pena, recomendo ler com mais atenção..

E não, as peças HSP não são iguais da HPI..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Avatar do usuário
Mensagens: 19
Registrado em: 22 Fev 2013, 22:00
Localização: Carazinho/RS

Re: Dicas para HSP, Himoto, AMax, Exceed, Hedcat. Elétricos!

Mensagempor Bushido » 07 Abr 2013, 23:32

Bem que podia sair uns vídeos tutoriais de como abrir e travas os difs... tenho um HSP on road, 1:10, e quero usar ele prá drift, mas tenho um pouco de receio de abrir alguma coisa e dar errado...


Na garagem:
HSP Flying Fish/ Subaru Impreza Samurai (Drift / Rally)NA GARAGEM
Turnigy Mini Rally Extreme 1/16
Redcat Rockslide RS10 XT
Novo no RC? http://highvoltagerc.wordpress.com/


 Redcat Rockslide RS10      2x RC370 Brushed      Lansu digital 3DT 2.4GHz      Elétrico      Original      Padrão do carro      Rua da frente de casa

Próximo

Voltar para Setup

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes