JATO 3.3 MOTOR

Qualquer assunto sobre trucks e pickups.
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JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor Janos » 15 Jun 2008, 14:03

Gostaria de saber porque com apenas 5 meses de uso e 2 galões já foi a minha camisa e pistão? Isso é normal? Na verdade será que isso aconteceu porque eu amaciei com um combustivel (Ritch) e depois usei o Byron. Detalhe que eu sempre faço o after run e ando todo final de semana.
Tchau

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Re: JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor gligoco » 15 Jun 2008, 23:22

Não é normal não... Pode ser que vc andou muiitto quente, amaciou errado, ou pode ter sido o combustivel mesmo, mais para que vc usou ritch para amacia? Acho que não é nescessário fazer isso...


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Re: JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor vascocosta » 16 Jun 2008, 19:35

Bem isso não è normal o motor da minha savage ao fim de 7 meses tambem jà foi mas em termos de gasolina dà cerca de 40 litros penso que fizeste alguma coisa mal talvez excesso de temperatura não?

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Re: JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor Abib » 16 Jun 2008, 20:12

Janos, pequenos detalhes fazem uma enorme diferença a ongo prazo..


Sim, o fato de vc ter usado um combustível para amaciar e depois usado outro para andar faz uma enorme diferença..

É quase certeza que esse combustível RITCH possua uma formulacao diferente do Byron (tanto em quantidade quanto em qualidade dos produtos usados)..

Então se o Ritch no amaciamento fazia uma lubrificação de uma explosão diferente do que o Byron faz, seu motor não estaria mais ajustado para rodar com o outro combustivel..

Exemplo hipotético: Se o Ritch fazia uma explosão maior por ter menos óleo, ele consequentemente esquentava um pouco mais do que o Byron.. Como o motor foi amaciado desse jeito, a dilatação das partes do motor ficaram maior do que o necessário pra se rodar com Byron..

Assim, o Byron continuou "gastando" a camisa e pistão que já estava "alargada" por dilatação no aquecimento do amaciamento com Ritch..

E como o motor não "comprime" e apenas dilata cada vez mais (ou perde o retorno) a sua compressão vai pro vinagre de forma mais rápida.



Outra coisa: SEMPRE tente usar o seu motor da forma mais lubrificada possível.. Quanto maior a lubrificacao, menor o atrito e consequentemente o desgaste..

O esquema agora é comprar um jogo de camisa e pistao pro TRX3.3 (deve custar barato na Tower), instalar e fazer o amaciamento correto, com o combustível correto, pra depois ajusta-lo da forma correta.. :)




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Re: JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor Abib » 16 Jun 2008, 20:16

Quando eu disse "Amaciamento correto", eu quero dizer um amaciamento para que o seu motor dure muito..

Exemplos de detalhes que fazem a diferença:

- Nao amaciar com o motor rodando muito abaixo da temperatura de trabalho final

- Quanto terminar o tanque, SEMPRE DEIXAR O MOTOR NO PONTO MORTO INFERIOR para evitar que a contração da camisa fique travada pelo pistão

- Nos ultimos tanques, andar em 8 para misturar zonas de aceleração com zonas de baixa rotação..


etc..



Existem várias formas diferentes de se amaciar um motor.. Aqui no fórum vc vai encontrar várias..

Procure e veja se alguma se enquadra para o seu motor..




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Re: JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor Janos » 23 Jun 2008, 23:24

Eu fiz o amaciamento correto o manual do Jato fala em 5 tanques aumentando o nivel de acelaração. Eu fiz em 8 tanques seguindo rigorosamente. Na verdade eu comprei o Ritch porque o foi o unico que tinha na hobbydelivery e como aqui na minha região tbm estava sem o Byron, optei pelo Ritch para não ficar sem andar.
Com relação a temperatura comprei ate um termometro mas nunca passei o 132 C que o manual recomenda. Somente algumas vezes eu corri em a 130 C.
De fato foi o combustivel que isso sirva de lição para todos e muito obrigado pelos depoimentos!
Falow


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

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Re: JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor fmkkk » 27 Ago 2008, 22:31

po, meu tr-15 jah rodou 4 galoes (cada um com um tipo de combustivel)

1°-MK 16%
2°-MK 18% (20 misturado com 16)
3° Byron 20%
4°MK 20% extra

E ainda está com ótima compressão, levanto o carro pelo recoil fácil


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Re: JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor bugnet » 28 Ago 2008, 17:43

Eu peguei um Jato 3.3 tbm, e já andei vendo que esses motores traxxas são pra sentar o pau e jogar fora mesmo, por isso custam barato, um motor inteiro custa em média o que custa um kit camisa e pistão/biela de outros motores, é pra alto desempenho e descartabilidade !


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Re: JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor ,Julio » 28 Ago 2008, 21:26

um motor traxxas não e´tão barato não...

e o problema é que mta gente amacia errado...

você vê no manual falando que o motor trx 3.3 é muito diferente dos outros e que sua durabilidade será fatalmente afetada se amaciar de outra maneira...

É +/- isso que o Janos disse sobre o amaciamento...

No manual diz ainda: "De maneira nenhuma amacie o carro em bancadas parado ou com as rodas fora do chão"

:P


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Re: JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor Ferrugem » 28 Ago 2008, 21:56

Se liga no jato bigblock
[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=21ubQNQIstw[/youtube]
http://br.youtube.com/watch?v=21ubQNQIstw
eu quero um motor desse


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Re: JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor Ferrugem » 28 Ago 2008, 23:01

Eu não tenho coragem de fazer isso não
[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=9KKNQXsNCbI&feature=related[/youtube]


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Re: JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor wwsmendes » 24 Abr 2011, 10:32

Eu estava vendo esse combustivel Ritch, mas pelo que vi aqui no brasil quem usou teve problemas, Provavelmente por ele não estar tropicalizado e ter sido usado mais em localidades mais frias que nós temos no brasil, Nos EUA ele até que é bem famoso.
No meu Slayer to usando o Traxxas Top Fuel desde 0km, amaciei o motor como o recomendado no manual e até agora só tive problemas com as velas já deu pau em duas e ainda tem 1 litro no primeiro galão. Assim que o Top Fuel acabar vou mudar para o Byron que acho mais confiável para ver se para de queimar as velas.




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Re: JATO 3.3 MOTOR

Mensagempor mach » 24 Abr 2011, 14:07

Tu desenterrou um tópico de 2,5 anos mesmo?!


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