JATO 3.3 MOTOR
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JATO 3.3 MOTOR
Gostaria de saber porque com apenas 5 meses de uso e 2 galões já foi a minha camisa e pistão? Isso é normal? Na verdade será que isso aconteceu porque eu amaciei com um combustivel (Ritch) e depois usei o Byron. Detalhe que eu sempre faço o after run e ando todo final de semana.
Tchau
Tchau
Re: JATO 3.3 MOTOR
Não é normal não... Pode ser que vc andou muiitto quente, amaciou errado, ou pode ter sido o combustivel mesmo, mais para que vc usou ritch para amacia? Acho que não é nescessário fazer isso...
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- vascocosta
- Mensagens: 880
- Registrado em: 11 Dez 2007, 21:00
- Localização: luxemburgo
Re: JATO 3.3 MOTOR
Bem isso não è normal o motor da minha savage ao fim de 7 meses tambem jà foi mas em termos de gasolina dà cerca de 40 litros penso que fizeste alguma coisa mal talvez excesso de temperatura não?
Re: JATO 3.3 MOTOR
Janos, pequenos detalhes fazem uma enorme diferença a ongo prazo..
Sim, o fato de vc ter usado um combustível para amaciar e depois usado outro para andar faz uma enorme diferença..
É quase certeza que esse combustível RITCH possua uma formulacao diferente do Byron (tanto em quantidade quanto em qualidade dos produtos usados)..
Então se o Ritch no amaciamento fazia uma lubrificação de uma explosão diferente do que o Byron faz, seu motor não estaria mais ajustado para rodar com o outro combustivel..
Exemplo hipotético: Se o Ritch fazia uma explosão maior por ter menos óleo, ele consequentemente esquentava um pouco mais do que o Byron.. Como o motor foi amaciado desse jeito, a dilatação das partes do motor ficaram maior do que o necessário pra se rodar com Byron..
Assim, o Byron continuou "gastando" a camisa e pistão que já estava "alargada" por dilatação no aquecimento do amaciamento com Ritch..
E como o motor não "comprime" e apenas dilata cada vez mais (ou perde o retorno) a sua compressão vai pro vinagre de forma mais rápida.
Outra coisa: SEMPRE tente usar o seu motor da forma mais lubrificada possível.. Quanto maior a lubrificacao, menor o atrito e consequentemente o desgaste..
O esquema agora é comprar um jogo de camisa e pistao pro TRX3.3 (deve custar barato na Tower), instalar e fazer o amaciamento correto, com o combustível correto, pra depois ajusta-lo da forma correta..
Sim, o fato de vc ter usado um combustível para amaciar e depois usado outro para andar faz uma enorme diferença..
É quase certeza que esse combustível RITCH possua uma formulacao diferente do Byron (tanto em quantidade quanto em qualidade dos produtos usados)..
Então se o Ritch no amaciamento fazia uma lubrificação de uma explosão diferente do que o Byron faz, seu motor não estaria mais ajustado para rodar com o outro combustivel..
Exemplo hipotético: Se o Ritch fazia uma explosão maior por ter menos óleo, ele consequentemente esquentava um pouco mais do que o Byron.. Como o motor foi amaciado desse jeito, a dilatação das partes do motor ficaram maior do que o necessário pra se rodar com Byron..
Assim, o Byron continuou "gastando" a camisa e pistão que já estava "alargada" por dilatação no aquecimento do amaciamento com Ritch..
E como o motor não "comprime" e apenas dilata cada vez mais (ou perde o retorno) a sua compressão vai pro vinagre de forma mais rápida.
Outra coisa: SEMPRE tente usar o seu motor da forma mais lubrificada possível.. Quanto maior a lubrificacao, menor o atrito e consequentemente o desgaste..
O esquema agora é comprar um jogo de camisa e pistao pro TRX3.3 (deve custar barato na Tower), instalar e fazer o amaciamento correto, com o combustível correto, pra depois ajusta-lo da forma correta..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: JATO 3.3 MOTOR
Quando eu disse "Amaciamento correto", eu quero dizer um amaciamento para que o seu motor dure muito..
Exemplos de detalhes que fazem a diferença:
- Nao amaciar com o motor rodando muito abaixo da temperatura de trabalho final
- Quanto terminar o tanque, SEMPRE DEIXAR O MOTOR NO PONTO MORTO INFERIOR para evitar que a contração da camisa fique travada pelo pistão
- Nos ultimos tanques, andar em 8 para misturar zonas de aceleração com zonas de baixa rotação..
etc..
Existem várias formas diferentes de se amaciar um motor.. Aqui no fórum vc vai encontrar várias..
Procure e veja se alguma se enquadra para o seu motor..
Exemplos de detalhes que fazem a diferença:
- Nao amaciar com o motor rodando muito abaixo da temperatura de trabalho final
- Quanto terminar o tanque, SEMPRE DEIXAR O MOTOR NO PONTO MORTO INFERIOR para evitar que a contração da camisa fique travada pelo pistão
- Nos ultimos tanques, andar em 8 para misturar zonas de aceleração com zonas de baixa rotação..
etc..
Existem várias formas diferentes de se amaciar um motor.. Aqui no fórum vc vai encontrar várias..
Procure e veja se alguma se enquadra para o seu motor..
RC8|RC8SC|Savage|HellFire Mamba|Mamba|Mamba|Mamba Spektrum DX3R :joia: LiPo SlipStream|SC|SC|RatRod ProLine|Panther|Alpha Central Park|PMSA |
Re: JATO 3.3 MOTOR
Eu fiz o amaciamento correto o manual do Jato fala em 5 tanques aumentando o nivel de acelaração. Eu fiz em 8 tanques seguindo rigorosamente. Na verdade eu comprei o Ritch porque o foi o unico que tinha na hobbydelivery e como aqui na minha região tbm estava sem o Byron, optei pelo Ritch para não ficar sem andar.
Com relação a temperatura comprei ate um termometro mas nunca passei o 132 C que o manual recomenda. Somente algumas vezes eu corri em a 130 C.
De fato foi o combustivel que isso sirva de lição para todos e muito obrigado pelos depoimentos!
Falow
Com relação a temperatura comprei ate um termometro mas nunca passei o 132 C que o manual recomenda. Somente algumas vezes eu corri em a 130 C.
De fato foi o combustivel que isso sirva de lição para todos e muito obrigado pelos depoimentos!
Falow
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
LOSI 3.0/ SAVAGE 5.9/ JATO 3.3 TRX 3.3/ SH 18/ GRX 18 SPEKTRUM DX3R BYRON 20% 12% DEPENDE DEPENDE DA PISTA SUZANO LARGO DA FEIRA |
Re: JATO 3.3 MOTOR
po, meu tr-15 jah rodou 4 galoes (cada um com um tipo de combustivel)
1°-MK 16%
2°-MK 18% (20 misturado com 16)
3° Byron 20%
4°MK 20% extra
E ainda está com ótima compressão, levanto o carro pelo recoil fácil
1°-MK 16%
2°-MK 18% (20 misturado com 16)
3° Byron 20%
4°MK 20% extra
E ainda está com ótima compressão, levanto o carro pelo recoil fácil
Inferno Tr-15, DST, 8ight. GXR-15 e GXR-18, match 427,TRX 3 Perfex kyosho,DX2,Traxxas MK 20% EXTRA Originais AKA Racing,Proline,alpha-RC Canasvieiras,RCFL |
Re: JATO 3.3 MOTOR
Eu peguei um Jato 3.3 tbm, e já andei vendo que esses motores traxxas são pra sentar o pau e jogar fora mesmo, por isso custam barato, um motor inteiro custa em média o que custa um kit camisa e pistão/biela de outros motores, é pra alto desempenho e descartabilidade !
Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br
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E-revo 1/16 MM4600kv Fut 4PK Zippys Lipo Stock Speed Paws Bashing all around |
Re: JATO 3.3 MOTOR
um motor traxxas não e´tão barato não...
e o problema é que mta gente amacia errado...
você vê no manual falando que o motor trx 3.3 é muito diferente dos outros e que sua durabilidade será fatalmente afetada se amaciar de outra maneira...
É +/- isso que o Janos disse sobre o amaciamento...
No manual diz ainda: "De maneira nenhuma amacie o carro em bancadas parado ou com as rodas fora do chão"
e o problema é que mta gente amacia errado...
você vê no manual falando que o motor trx 3.3 é muito diferente dos outros e que sua durabilidade será fatalmente afetada se amaciar de outra maneira...
É +/- isso que o Janos disse sobre o amaciamento...
No manual diz ainda: "De maneira nenhuma amacie o carro em bancadas parado ou com as rodas fora do chão"
Team Associated RC8TE FT / Team Losi L8ight-E RR 2.0
Mamba Monster V3; Castle Creations 2200kv,
Flightmax 5000mah 4S&5S 25C / Turningy 5000mah 20C 6S,
Spektrum DX3R, XP DS1015, Futaba BLS351,
Aerosampa A.P.P. / PacaLoucos!
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Re: JATO 3.3 MOTOR
Se liga no jato bigblock
[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=21ubQNQIstw[/youtube]
http://br.youtube.com/watch?v=21ubQNQIstw
eu quero um motor desse
[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=21ubQNQIstw[/youtube]
http://br.youtube.com/watch?v=21ubQNQIstw
eu quero um motor desse
Jato Desmontado Maldade No Ar...
Aguardem
Aguardem
Jato /Nitro 4tec ??? / 3.3 Spektrum DX3.0 20% Crowd Pleazer 2.0 / Original Anaconda / Drift Spark Polly SBC |
Re: JATO 3.3 MOTOR
Eu não tenho coragem de fazer isso não
[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=9KKNQXsNCbI&feature=related[/youtube]
[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=9KKNQXsNCbI&feature=related[/youtube]
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Re: JATO 3.3 MOTOR
Eu estava vendo esse combustivel Ritch, mas pelo que vi aqui no brasil quem usou teve problemas, Provavelmente por ele não estar tropicalizado e ter sido usado mais em localidades mais frias que nós temos no brasil, Nos EUA ele até que é bem famoso.
No meu Slayer to usando o Traxxas Top Fuel desde 0km, amaciei o motor como o recomendado no manual e até agora só tive problemas com as velas já deu pau em duas e ainda tem 1 litro no primeiro galão. Assim que o Top Fuel acabar vou mudar para o Byron que acho mais confiável para ver se para de queimar as velas.
No meu Slayer to usando o Traxxas Top Fuel desde 0km, amaciei o motor como o recomendado no manual e até agora só tive problemas com as velas já deu pau em duas e ainda tem 1 litro no primeiro galão. Assim que o Top Fuel acabar vou mudar para o Byron que acho mais confiável para ver se para de queimar as velas.
Traxxas Slayer 5908 + Losi 810 TRX 3.3 + Losi 3.4 Rapicon 25C AIA - Indaiatuba |
Re: JATO 3.3 MOTOR
Tu desenterrou um tópico de 2,5 anos mesmo?!
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