Servo Aceleração x Direção

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 22
Registrado em: 24 Dez 2012, 21:00
Localização: Brasília

Re: Servo Aceleração x Direção

Mensagempor Pr0f3ta » 21 Nov 2014, 01:26

murgel2010 escreveu:amigo vc pode comprar o servo mais caro com 100kg e a velocidade mais rapida existente no mundo do rc, se nao configurar corretamente o epa vc vai continuar a queimar seus servos tanto de aceleraçao/freio como o servo de direçao.



Agradeço a contribuição também murgel2010, mais não foi essa a intenção do tópico quando abri. O fato é que quando o servo de Throttle queimou, eu estava utilizando o TX original e não o FUTABA.

A questão não é queimar ou deixar de queimar, mais sim saber que recomendação deveria levar em conta na hora de comprar um bom servo para um RC Auto qualquer. Claro que as recomendações para evitar gastos desnecessários por perda de material devido a dano causado por "CO", é ótimo, mas não é essa a questão.

Quando queremos nos dispor a querer compreender o que o outro indivíduo nos quer transmitir, é necessário que nos esvaziemos de tudo aquilo que achamos que sabemos ou até mesmo daquilo que tomamos posse por meio do conhecimento. Assim torna fácil enxergar a necessidade do próximo e o diálogo se torno imune de PRÉ-CONCEITOS. Esclarecendo, livre de conceitos formados previamente pelo conhecimento obtido.

Sendo assim, ESQUEÇAM o que vocês como pilotos experientes sabem e usam para rodar com seus carrinhos PRO em competições etc e tal, e pensem que estão chegando hoje e desejam fazer alguns UPGRADES em suas máquinas. Decidiram-se então por trocar os servos originais, por vários motivos: dão respostas mais rápidas em campo do que os originais; aguentam a pressão da brincadeira durante muito tempo; permitem ter um controle mais efetivo da máquina, e ai vai.......

Porém, para que esse UPGRADE seja efetuado, é necessário que você saiba que tipo de servo escolher. Bom, já descobri a diferença entre servo analógico x digital, pois no fórum existe um tópico fixo para isso.

Já sei também os tipos de receptores x compatibilidade de rádios, outro ponto para o fórum, pois li todas as recomendações e decidi que vou trocar meu TX original do RTR por um outro TOP de linha (se vai ser inutilizado ou não, pouco importa).

Pesquisando sobre servos nas lojas, vi recomendações de uso (Steering) pelo fabricante para os diversos RC AUTO e sua escala (1/5, 1/7, 1/8, .....)

No entanto, não vi nada a respeito de servo ideal para Throttle. Fiquei com a pulga atrás da orelha, pois não achei qualquer informação a respeito.

Bem, decidi-me por comprar um servo que me dê rápidas respostas na hora em que eu der o comando no TX e que possa suportar hipoteticamente a pressão exercida durante a rodagem pelo carrinho sem que encontre muita resistência. Segundo a minha ignorância, vou optar então para o meu modelo RC 1/8 Monster Truck que deve pesar aproximadamente uns 4 a 5 quilos, um servo que aguente 3 vezes mais o seu peso.

Pronto, comprei o TUNIGY 15Kgf e 0.11 Speed de resposta.........será que fiz a compra acertada? talvez devesse ter comprado um servo de 20 a 30 Kgf para ter uma margem maior! sei não?

Será que existe uma fórmula fácil de entender essa questão?

Vamos tentar automatizar essa possibilidade de escolha?

( x ) OFF-ROAD ( ) ON-ROAD
( ) 1/5 ( ) 1/7 ( x ) 1/8 ( ) 1/10 ( ) 1/12
( ) até 2 Kg ( ) 2<Kg>3 ( x ) 3<Kg>5 ( ) >5Kg
( ) TX Analógico ( x ) TX Digital
( x ) RTR ( ) PRO


RESPOSTA padrão:
Servo tipo: Digital
Throttle: 9<Kgf>15 & 0.15<Speed>0.09
Steering: 12<Kgf>20 & 0.11<Speed>0.07

Daí a escolher o servo, marca, modelo, se presta ou não presta, é outra história. Poderia se pensar até em algumas recomendações, aí sim, dos amigos forumeiros que já estão acostumados a lidar com o assunto em questão (FUTABA, TUNIGY, HITEC, etc).

Vejam que estou apenas tentando entender como vocês enxergam de maneira GENÉRICA e não PROFISSIONAL no termo da coisa. Até me disponho a possivelmente a montar uma planilha que funcione para isso com mais detalhes, mas preciso de informação de como a coisa deve ser enxergada, entenderam?

Grato mais uma vez pela grande contribuição de ambos amigos forumeiros e desculpem-me mais uma vez, pelos longos textos e pela não possibilidade de conseguir fazê-los enxergar o que gostaria.

Se leram o meu primeiro POST, irão verificar que já comprei meus servos na base do ACHÔMETRO, aonde posso ter errado, mais com certeza não foi para menos, já que os servos que possuo são muito mais fracos em termos de Kgf e Speed.

Novamente, grato!


\"Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus!\"

 SAVAGE XL / OFNA X3 GT      ORIGINAL      ORIGINAL e FUTABA 4PKS-R      2° vendedor é Byron 1lt      ORIGINAL      ORIGINAL      L2 sul

Anterior

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes