Himoto com problema rádio/receptor

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Jul 2015, 07:36

Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor drthiagojur » 02 Jul 2015, 07:44

Olá pessoal, estou com problema com um auto himoto mastadon 1/18 brushed 2.4ghz, receptor 3 in 1.
Eu estava usando ele normalmente, com um kit fpv 5.8ghz, dai eu parei e deixei o auto ligado e fui mexendo no kit fpv mudando os canais para encontrar um com melhor alcance. E também vale lembrar que o kit fpv estava instalado totalmente apartado do circuito do automodelo, mas quando peguei o rádio o auto já não respondia, religuei o auto e o rádio mas nada... então, como a luz do receptor estava piscando (como se não estivesse bidado ao controle), eu tentei bidar o auto com o rádio, então o auto passou a reconhecer o rádio, mas quando eu ligo o rádio, o auto fica acelerado sozinho, e com o servo da direção virado para a esquerda.

Já recarreguei totalmente as baterias do rádio e do auto e não resolveu;
Já desconectei o motor e liguei mas continua virado a direção para a esquerda;
Já liguei o auto e o rádio e rodei os trim de todas as formas e não resolveu;

muito doido esse problema... aconteceu do nada... Por favor me ajudem! :/

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor Abib » 02 Jul 2015, 09:42

Pode ser que ao procurar por novos canais você tenha acabado gerando tanto ruído próximo ao receptor que ele tenha perdido o contato com o transmissor.

Porém as consequencias que você escreveu são bem atípicas a qualquer problema gerado por radio-frequência. Parece ser um problema de programação dos comandos do rádio.

Tente refazer o Bind com o rádio freado e esterçado à direita, e veja como fica a condição do carro com o rádio ligado e desligado em Fail Safe.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Jul 2015, 07:36

Re: Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor drthiagojur » 02 Jul 2015, 14:49

Na primeira vez, o rádio/ receptor n se comunicavam, então fiz o bind. Fazendo isso, o carro passou a detectar o rádio, mas fica totalmente acelerado, e quando eu dou um toque na ré ele para, e torna a acelerar novamente.

O receptor n está querendo bidar novamente, pois quando eu o LIGO e aperto o botao do bind, ele n faz mais nada, e assim q LIGO o rádio ele acelera e vira pra esquerda.

Sem saber o que fazer eu abri o 3 in 1 ( servo ESC e receptor) e dei uma olhada geral, vi que um dos fios da antena estava arrebentado, retirei-o totalmente e fiz uma nova solda. Também abri o rádio, mas n encontrei outro problema, e o defeito persiste.

Há umas duas semanas, substitui a antena do rádio de 2dbi por uma de 5dbi, passando a atingir até 200mt com o auto, isso poderia danificar o rádio?

Pra constar novamente, o problema começou no exato momento em que eu estava mudando os canais de um kit fpv boscam 200mw 5.8ghz, aí o auto q é 2.4ghz perdeu o contato com o controle, naquele momento não houve quedas nem nada, o rádio nunca nem caiu ;/

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor Abib » 02 Jul 2015, 16:00

200 metros com um carro 1/18? Dá pra ver?

Teoricamente você não teria problemas em adaptar uma antena de 5dbi no transmissor, já que ela apenas fecha o angulo de incidência das ondas e os concentra na lateral do elemento.

A antena do Rx estava arrebentada? Você a soldou com utilizando qual fio? Foi feito o ajuste de acerto de fase?

Quando você mudou o canal do Boscam o fio estava arrebentado?




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Jul 2015, 07:36

Re: Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor drthiagojur » 02 Jul 2015, 16:09

Sim, 200mts, kkk, n da pra ver direito, eu estava testando a distância no asfalto em linha reta pra ver se compensaria colocar um mini kit fpv.

Sobre a antena q tava arrebentada no RX, estava arrebentado apenas o fio externo, a malha, o de dentro tava OK.

Mas mesmo assim eu soldei os dois novamente, cada um em seu devido lugar.

Pelo que vi, a malha do fio foi arrebentando por ficar balançando.

Mas o defeito continua o mesmo, quando ligo o auto, por mais q eu aperte o botao do bind, ele n esboça nenhuma reação na luz, indicando que está pronto para parear com o controle. Então eu LIGO o controle e o auto acelera no máximo e n para, se eu pelo menos conseguisse saber onde está o defeito para comprar apenas o necessário, ou o RX ou o tx ;(

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

 
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Jul 2015, 07:36

Re: Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor drthiagojur » 02 Jul 2015, 16:29

Opa, quando eu estava mudando os canais do boscam, o RX e o tx do auto estavam ligados, mas pelo visto o RX do auto estava com a malha da antena arrebentada, se o RX ou tx possuir defeito irreparável por configuração e tiver q comprar outro, qual VC me indica arriscar, tx ou RX? Hehehe to muito confiante q no rádio ta tudo normal :s coisa estranha

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor Abib » 02 Jul 2015, 16:39

Antena coaxial não se solda. Se troca. A não ser se tiver exímios conhecimentos de radio frequência..

Realmente não dá pra saber se o problema é do rx ou tx. Eu nao arriscaria e trocava tudo..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Jul 2015, 07:36

Re: Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor drthiagojur » 02 Jul 2015, 16:58

Estou subindo a foto do receptor com a solda q fiz na antena, eu sempre cuidei bem da parte elétrica, sempre vedei bem a caixa do servo ESC e receptor, mas n me atentei q o pé da antena estava sem silicone o que poderia faze-lo movimentar e arrebentar, trocando o RX e tx, certamente sanaria o problema, e por mais q tenha vedado a caixa, pode-se notar na foto q a placa do ESC está com uma areia bem fina impregnada nas soldas.

Imagem

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor Abib » 02 Jul 2015, 17:15

O problema desta solda é que desta forma, você já perdeu a sintonia da sua antena.

O Cabo (miolo e malha) conduzem o sinal até a antena, que seria só a parte interna do cabo, sem a malha.

Esta parte exposta precisa estar sintonizada na frequencia de 2,4GHz a aproximadamente 300/2.4/4=31.25mm

Mas aparentemente seu receptor parece estar bichado mesmo...




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Jul 2015, 07:36

Re: Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor drthiagojur » 02 Jul 2015, 19:21

Tentei ver a respeito do fail safe, então li o manual...
O auto himoto mastadon 1/18 tem duas versões, com escova e sem, o problema, é que apenas o receptor do brushless tem o fail safe, hehehehe ou seja, vou ter é que comprar outro receptor mesmo, e torcer para ser só ele, assim q eu comprar e trocar, posto o resultado, lembrando q a versão brushed, q é a minha, o receptor é um kit 3 em 1 ( receptor, servo , ESC,) vou aproveitar e trocar o conjunto, vai q o servo q deu curto... Pq o motor é novinho, o servo na tem 8 meses de uso.
valeu aí pessoal :)

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

 
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Jul 2015, 07:36

Re: Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor drthiagojur » 22 Jul 2015, 14:03

Bom, fiz vários testes mais sem sucesso. Então comprei um ESC brushed e receptor himoto, mas o defeito persistiu, por isso estou condenando o rádio. Pois apenas ele n foi trocado


Observação: embora eu tenha substituído a antena original do rádio, vi outra pessoa que não havia alterado o rádio passando o mesmo problema, e afim de fazer um teste, voltei a antena original do rádio e testei no receptor novo mas fica acelerando ou não funciona.
Também me atentei ao fail safe, mas n surtiu efeitos, pelo que observei o rádio está mandando informações aleatorias/sem sentido para o receptor.

A solução é substituir o rádio, mas acabei trocando tudo, ESC e rádio e receptor, para não usar o kit 3 in 1.

Qual rádio 2.4ghz 2ch vcs me recomendam?

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

 
Mensagens: 1
Registrado em: 26 Out 2015, 11:16

Re: Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor Aylzo » 26 Out 2015, 12:09

Meu Elétrico 1/16 Himoto Com Controle 2.4ghz, quando acelero ele fica dando uns socos mais não anda só quando dou ré, o que vcs acham?

 
Mensagens: 8
Registrado em: 02 Jul 2015, 07:36

Re: Himoto com problema rádio/receptor

Mensagempor drthiagojur » 27 Out 2015, 06:56

Pode ser tanto o rádio quanto o receptor, mas se o servo de direção estiver normal, pode ser que seja apenas o ESC, tente fazer um teste invertendo a aceleração pra ver se os "socos" saem da aceleração e passa para ré.

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes