ESC, BEC e Receptor...confusão?

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jun 2017, 16:49
Localização: Campinas/SP

ESC, BEC e Receptor...confusão?

Mensagempor abraghetti » 13 Jun 2017, 17:34

Boa tarde,

Sou novo aqui e no esporte...caso esse tópico precise ser movido ou esteja no lugar errado, por favor me avisem.

Como gostaria de "xeretar" no carro, comprei um usado para não ter muita dó, até que aprenda um pouco mais.
Comprei um Monster Truck Kyosho DMT VE, quase completo, com motor brushless Vortex 2800KV original, lipo 2s 5000mah 50C-100C não estufada e durando em torno de 30 minutos, rádio transmissor original Kyosho Perfex KT-6, receptor original Kyosho Perfex KR-1, carregador iMax B8+ com fonte, pneus com meia vida e bolha meio surrada...por R$ 400,00. Faltando ESC.

Comprei um ESC de 60a no ML, foto anexa, coloquei no carro e foi uma maravilha por uns 20 minutos...rs...

O ESC é de 60a e tem BEC (acho que tem, é aquilo parecido com duas pilhazinhas encapadas presas em dois fios no ESC?), o rádio penso que é de 27Mhz com um cristal com o número 3 e o Receptor também com um cristal de número 3...o carro andou bem uns 20 minutos...depois começou a engasgar e foi engasgando até não responder mais a nenhum comando do rádio.

Dúvidas:
- o BEC do ESC pode ter queimado e não estar mais passando energia para o receptor? Como testar isso?
- consegui um ESC antigo, que já funcionou nesse carro, de 45a, um EZ-Run S10-RTR, qdo coloco ele fica uma luz verde acesa direto, ele não acelera o carro mas o rádio consegue esterçar as rodas, o que me leva a pensar que o receptor esteja ok...procede? Esse ESC não apaga e nem muda a luz verde mesmo usando o botão de setup.
- se o problema for o receptor posso trocar por um receptor de qq marca desde que seja 27Mhz? Inclusive Traxxas?

Caso tenha algum comentário muito sem lógica me desculpem, realmente sou novato no hobby.

Conto com a experiência de todos.
Obrigado e abs,
Alessandro
Anexos
receptor com cristal.jpg
receptor com cristal.jpg (54.75 KiB) Exibido 3325 vezes
radio.JPG
radio.JPG (21.57 KiB) Exibido 3325 vezes
esc 60a.jpg
esc 60a.jpg (96.91 KiB) Exibido 3325 vezes




 Kyosho DMT VE      Vortex 2800KV      Kyosho Perfex KT6 original      Baterias Lipo      Original      Grandes...bem grandes...rs      Todo lugar com terra...

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: ESC, BEC e Receptor...confusão?

Mensagempor Abib » 14 Jun 2017, 08:06

abraghetti escreveu:Boa tarde,

Sou novo aqui e no esporte...caso esse tópico precise ser movido ou esteja no lugar errado, por favor me avisem.

Como gostaria de "xeretar" no carro, comprei um usado para não ter muita dó, até que aprenda um pouco mais.
Comprei um Monster Truck Kyosho DMT VE, quase completo, com motor brushless Vortex 2800KV original, lipo 2s 5000mah 50C-100C não estufada e durando em torno de 30 minutos, rádio transmissor original Kyosho Perfex KT-6, receptor original Kyosho Perfex KR-1, carregador iMax B8+ com fonte, pneus com meia vida e bolha meio surrada...por R$ 400,00. Faltando ESC.

Comprei um ESC de 60a no ML, foto anexa, coloquei no carro e foi uma maravilha por uns 20 minutos...rs...

O ESC é de 60a e tem BEC (acho que tem, é aquilo parecido com duas pilhazinhas encapadas presas em dois fios no ESC?), o rádio penso que é de 27Mhz com um cristal com o número 3 e o Receptor também com um cristal de número 3...o carro andou bem uns 20 minutos...depois começou a engasgar e foi engasgando até não responder mais a nenhum comando do rádio.

Dúvidas:
- o BEC do ESC pode ter queimado e não estar mais passando energia para o receptor? Como testar isso?
- consegui um ESC antigo, que já funcionou nesse carro, de 45a, um EZ-Run S10-RTR, qdo coloco ele fica uma luz verde acesa direto, ele não acelera o carro mas o rádio consegue esterçar as rodas, o que me leva a pensar que o receptor esteja ok...procede? Esse ESC não apaga e nem muda a luz verde mesmo usando o botão de setup.
- se o problema for o receptor posso trocar por um receptor de qq marca desde que seja 27Mhz? Inclusive Traxxas?

Caso tenha algum comentário muito sem lógica me desculpem, realmente sou novato no hobby.

Conto com a experiência de todos.
Obrigado e abs,
Alessandro


Fala Alessandro.

Sobre o ESC, sim. Ele possui BEC. Quase todo ESC hoje possui BEC, salvo aqueles para usos pesados ou em drones, por exemplo.
Seu rádio é AM e deve usar sim uma frequencia de 27MHz.

Uma coisa que muita gente esquece ou não tem conhecimento é que todo ESC instalado num carro novo deve ser feito um procedimento chamado Calibração do Acelerador. Neste procedimento o ESC reconhece o range do transmissor e seu ponto neutro.
Não sei se a falta de calibracao foi a causa do problema do seu ESC Hobbypower.. Pode ter sido também excesso de corrente, visto que o ESC original, segundo encontrei na especificação, suporta 120A de pico de corrente (comum em Monster 1/8) enquanto o generico não aguenta mais de 80A. Seu esc pode ter queimado..

Sobre suas dúvidas:
Sim, o BEC pode ter queimado, ou pior, o ESC inteiro. O melhor a se fazer seria colocar baterias (6v) alimentando o receptor e verificar se o ESC ainda responde, ou colocar um multimetro co terminal que liga no receptor e verificar se há tensão nos fios vermelho e preto quando a bateria é ligada.

Este ESC antigo precisa ser calibrado. Procure pelo manual deste ESC e veja como é o procedimento. Normalmente, liga-se o ESC com o botao pressionado e se faz alguns comando de acelerar e frear.

Se o servo da direcao responde, o problema não é o rádio e muito provavelmente também não é o receptor. Pode tentar trocar a posicao do ESC pelo servo de direção para verificar o canal, mas precisaria alimentar o receptor com uma bateria de 6v ou com o proprio BEC do ESC, porém sem liga-lo no motor. Se você acelerar no rádio e a direcao virar, o canal está bom.

Sim, pode trocar o receptor por outro de outra marca, desde que seja AM e calibrado para trabalhar em 27MHz.. mas hoje esta tecnologia é meia ultrapassada.
E se quer investir um pouco mais em rádio, recomendo procurar um de 2.4GHz. Existe alguns rádios baratos na china (FlySky ou Turnigy GT-2) que são simples porém mais confiáveis que os rádios AM.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Jun 2017, 16:49
Localização: Campinas/SP

Re: ESC, BEC e Receptor...confusão?

Mensagempor abraghetti » 21 Jun 2017, 21:42

Boa noite Abib,

Obrigado pela resposta e pelas dicas.

O ESC novo não responde a nenhum sinal do rádio, então não consigo fazer a calibração. Teria que tentar usar a alimentação externa do receptor como você explicou, mas como ele é novo, e pelo teste que relato abaixo, vou fazer a devolução e troca do ESC.

Com o ESC velho os canais funcionam, pois fiz o teste que você explicou de trocar os canais e as rodas viraram nos dois canais, mas ele não acelera, só que esse ESC que é um EZRun-S10 RTR fica com a luz verde acesa direta, não apaga nem segurando o botão de configuração apertado desde antes de ligar. E não acende a luz vermelha.

Se você ou alguém tiver alguma dica sobre a luz verde do ESC antigo eu agradeço.

Do mais vou procurar um outro ESC para testar e aguardo a troca do novo.

Obrigado,
Alessandro




 Kyosho DMT VE      Vortex 2800KV      Kyosho Perfex KT6 original      Baterias Lipo      Original      Grandes...bem grandes...rs      Todo lugar com terra...

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: ESC, BEC e Receptor...confusão?

Mensagempor Abib » 22 Jun 2017, 07:52

Queimar ESC não é coisa de outro mundo.. Eu já queimei uns 3 Mambas Monsters e tive que enviar para a garantia.

Sobre o EzRun S10, segundo informações do manual, o Led verde fica aceso quando há o sinal máximo de aceleração conforme sua programação.

Tente resetar o ESC conforme o item 4 do Manual e refaça a calibração levando em conta todos os pré ajustes que devem ser feitos (trim e ATVs zerados)
Anexos
ScreenShot203.png
ScreenShot203.png (356.61 KiB) Exibido 3281 vezes




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante