E para carregar pilhas recarregaveis???

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 34
Registrado em: 23 Jul 2012, 23:00
Localização: Biguaçu - SC

Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor LucasPetry » 01 Ago 2012, 03:04

Eu aqui pra tirar mais uma duvida.

Gostaria de saber quais os dados corretos pra carregar uma bateria NIMH de 4200 MAH usando o Imax B6? Qual a corrente limete que utilizo e o tempo total pra carregar a mesmo?
Nem ligo pro tempo total, mais sim pra carregar da melhor forma pra bateria.

valeu pessoal abç.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 687
Registrado em: 29 Abr 2011, 23:00
Localização: GUARULHOS-SP

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor Pedra_wil » 01 Ago 2012, 03:57

No máximo 15% da sua capacidade, sem tempo, O ideal é que cada célula descarregue eté pelo menos 1,0 V, esfrie e recarregue, somente assim ela chegara ao seu pico de carga e amperagem, Todas as minhas baterias faço assim, no caso desta sua bateria eu colocaria corrente de carga 600ma
descarga 1,0 A, é primordial que sempre vc use a opção ciclar DRY/CHA, primeiro ele termina de descarregar e depois recarrega assim evita-se o efeito memoria. Meus PAC's duram muito. Boa parte do que te passei acima retirei do manual de meu carregador da marca Jamara, mas na real são todos a mesma coisa, quando ligo o meu aparece Imax-B6 na tela kkkkkkkkkkkkkkkk
Espero ter ajudado, caso a carga demore de mais e vc estiver com pressa nunca use correntes que sejam maiores que a metade da capacidade das baterias.


REVO 5309 - SH.28P8 / SUMMIT 1:10 COMBO SP / BUGGY SH Z-CAR Z-10XB-SH.21 PT2012XBG / SERPENT 710 NOVA .12 353 PLUS / SAVAGE XS FLUX-TORO 120 SC

 REVO/Z10/SERPENT/SUMMIT/XSFLUX      .28P8/PT2012/353/775/FLUX      Traxxas / Fly Sky GT3B      Tornado 16 /20/ 25%      F650/Z-10XB/Opala,Porche,Dodge      Conforme o Local      Parque Jacui, Pacaembu

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor Abib » 01 Ago 2012, 09:45

As novas baterias de NiMH podem ser carregadas a 1C, mas não devem passar dos 50ºC.. claro que uma carga mais lenta dará uma vida útil àquela carga e a bateria..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 34
Registrado em: 23 Jul 2012, 23:00
Localização: Biguaçu - SC

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor LucasPetry » 01 Ago 2012, 12:02

Na tela dele aparece current 1.0 A, então devo carregar com 0,6 A ?
Não tem tempo limete?? ele avisa quando terminou de carregar??

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor epyoneda » 01 Ago 2012, 12:08

LucasPetry escreveu:Na tela dele aparece current 1.0 A, então devo carregar com 0,6 A ?
Não tem tempo limete?? ele avisa quando terminou de carregar??



Coloca o d-peak em 12mV/cell que ele pára automático. Ele passa do limite máximo da bateria, não sei se prejudica. A rapaziada logo responde nossa dúvida.

Abraço

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 728
Registrado em: 02 Fev 2012, 21:00
Localização: Rio de aneiro

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor JoaoVictor » 01 Ago 2012, 12:13

Po é verdade mesmo que carga lenta dá vida útil maior,
mas carregar a menos de 0,3C é bobeira...
pode meter ai 2.1A ou 4.2A que vai carregar tranquilo em uma hora,
e a bateria não vai sofrer tanto não..




 Ofna Hyper 10TT      3300KV 540      GT3B      Lipo 3S 4000mah      Truggy      Ofna      Barra Off-Road RC

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor Abib » 01 Ago 2012, 12:15

O carregador possui sim limite de tempo.. precisa desliga-lo pra carregar por mais de algumas horas..

Alterar o DeltaPeak é uma boa solução para evitar que a carga termine prematuramente por alguma falha da bateria mais antiga, mas dependendo da bateria, pode estraga-la por sobrecarga..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 34
Registrado em: 23 Jul 2012, 23:00
Localização: Biguaçu - SC

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor LucasPetry » 01 Ago 2012, 13:38

Blz deixa eu ver se entendi. Vou colocar a minha 4200 pra carregar em 0.6 A, ai é só monitorar no B6 a carga dela pra ver quando vai estar pronta.

Pra descarregar devo utilizar a corrente 0.6 A ? E no caso utilizar a tensão de 1.0V por celula, a minha tem 5 celulas correto( Parece 5 pilhas agrupadas) ??
Então colocaria a tensão em 5,0 V ??

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor epyoneda » 01 Ago 2012, 15:32

abib escreveu:O carregador possui sim limite de tempo.. precisa desliga-lo pra carregar por mais de algumas horas..

Alterar o DeltaPeak é uma boa solução para evitar que a carga termine prematuramente por alguma falha da bateria mais antiga, mas dependendo da bateria, pode estraga-la por sobrecarga..


Abib,

Configurar em 12mv/cell (valor máximo no meu xingling eco-six) é seguro? Estava em 5mv/cell é o charger "jogou" 1600mAh em uma bateria de 1200mAh (original revinho). Não testei ainda em 12mV/cell, só chove aqui...

Li em sites gringos que eles indicam colocar valor máximo de Delta-peak.

Detalhe: meu xingling charger só pára automático em NiMH através do d-peak; não pára em voltagem cutt-off como nas LiPOs.

Caso tenha um link onde explique isso detalhadamente e puder mandar, eu agradeço. :D

Meu limite é português e inglês para leitura. :oops:

ABraço

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor Abib » 01 Ago 2012, 15:48

Eu acho um valor alto..

12mv/cel significa que o carregador vai perceber que a celula estará cheia apenas quando houver um delta de 12mv em cada célula.. E isso pode acontecer bem depois da bateria já estar carregada..

Quanto ao Jogar 1600mAh numa bateria de 1200, lembre-se que baterias desta química possuem uma eficiência coulométrica, que dissipa parte da energia em calor na bateria.. então não é difícil que baterias sejam carregadas além de sua capacidade, principalmente em cargas lentas..

Em todo caso, você pode colocar os 12mv e checar sempre a temperatura da bateria.. Se passar de 50º, pode ser que ela esteja sobrecarregada.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 34
Registrado em: 23 Jul 2012, 23:00
Localização: Biguaçu - SC

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor LucasPetry » 01 Ago 2012, 17:05

LucasPetry escreveu:Blz deixa eu ver se entendi. Vou colocar a minha 4200 pra carregar em 0.6 A, ai é só monitorar no B6 a carga dela pra ver quando vai estar pronta.

Pra descarregar devo utilizar a corrente 0.6 A ? E no caso utilizar a tensão de 1.0V por celula, a minha tem 5 celulas correto( Parece 5 pilhas agrupadas) ??
Então colocaria a tensão em 5,0 V ??



Alguem??

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor Abib » 01 Ago 2012, 17:13

O carregador é inteligente. Ela saberá quando a carga estiver completa. se o Timer não acionar antes.. por isso o motivo do meu comentario de desligar o timer.

Já foi respondida tres vezes como pode carregar sua bateria..
Ou a 15% da capacidade, ou a 50% (0,5C) ou a 100% (1C) respeitando-se a temperatura.

Se passar, diminua o ritmo baixando a corrente.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 34
Registrado em: 23 Jul 2012, 23:00
Localização: Biguaçu - SC

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor LucasPetry » 01 Ago 2012, 18:50

OK ok é que sou bem noob nessa parte ai queria as coisas bem explicadinhas...

valeu ajuda pessoal.

 
Mensagens: 34
Registrado em: 23 Jul 2012, 23:00
Localização: Biguaçu - SC

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor LucasPetry » 01 Ago 2012, 21:57

Que coisa...perguntei tanta coisa aqui e na hora que coloquei em pratica a bateria já era.

Não ela não explodiu, acredito que tenha ficado mto tempo sem carregar. Meu Irmão usou ela e não carregou, como ele tinha dois PACs de bateria ele só substituiu. Até pq ele tbm não sabia como carregar corretamente.
Coloquei pra carregar ela só carregou 40 MAh inves de 4200MAH =/

E eu que pensei que iria comprar outro Baja SS e usar essa bateria dele, não deu. kkkkk

Piloto Racer
 
Mensagens: 413
Registrado em: 20 Dez 2011, 21:00
Localização: Santos/SP

Re: Duvida como carregar corretamente Bateria NIMH

Mensagempor epyoneda » 02 Ago 2012, 10:35

abib escreveu:Eu acho um valor alto..

12mv/cel significa que o carregador vai perceber que a celula estará cheia apenas quando houver um delta de 12mv em cada célula.. E isso pode acontecer bem depois da bateria já estar carregada..

Quanto ao Jogar 1600mAh numa bateria de 1200, lembre-se que baterias desta química possuem uma eficiência coulométrica, que dissipa parte da energia em calor na bateria.. então não é difícil que baterias sejam carregadas além de sua capacidade, principalmente em cargas lentas..

Em todo caso, você pode colocar os 12mv e checar sempre a temperatura da bateria.. Se passar de 50º, pode ser que ela esteja sobrecarregada.


Abib, obrigado por sua explicação. Vou ler sobre essa "eficiência coulométrica". Achei interessante o assunto.

Então é melhor menores valores de Delta-peak?

Qdo carrego as baterias, uso carga lenta; dificilmente esquenta. Sempre fica na temperatura ambiente. Qdo usei o d-peak em default, ele mandou 1600mah para a bateria, aí sim esquentou, mas apenas ficou morna. Não medi no termômetro, mas posso afirmar que não chegou em 50ºC.

Abib, abraço.

Desculpe a curiosidade, mas creio que você seja engenheiro, certo? Fique a vontade para não responder a pergunta... ;)

AnteriorPróximo

Voltar para Rádio

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes