Pressão da Pipa

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 12
Registrado em: 04 Ago 2015, 21:58

Pressão da Pipa

Mensagempor Pedro Chaves » 04 Ago 2015, 22:12

Boa noite amigos, sou novo no hobby e ainda estou aprendendo.
Bom, peguei um genérico 1/10 (hsp, himoto, brastemp, sony, audi, e etc) usado muito barato para ver se gostava, acabou que gostei e criei um certo apego no genérico, quero deixar o bicho zerado, aos poucos estou comprando as peças, já gastei bem até, mais do que se fosse comprar um novo, mas isso faz parte da brincadeira.
A minha dúvida é a seguinte, se eu alongar a saída da pipa, com uma mangueira de tanque (de carro 1/1 mesmo) que tem as mesma medida da saída, encaixa perfeitamente, pra traseira do rc, vai interferir em algo? Se sim, no que?
O único motivo de eu fazer isso é porque comprei uma pipa pro lado esquerdo, e se eu virar pro lado direito (lado correto no meu) sobe óleo pro tanque. E se deixo pro lado correto ele pinga óleo no chassis, com a mangueira eu resolvi o problema da sujeira, mas ai fica a dúvida, vou perder na saída? No final? Vai estragar o motor mais rápido?

Estou sempre lendo tudo no fórum, pra entender como o rc vai se comportar nas minhas modificações, pois já comprei um inferno gt2, só estou esperando chegar, e quero conhecer o máximo pra não fazer cagada nele. Meu 1/10 genérico vai ficar de cobaia :D

Só pra constar, eita fórum bom pra aprender de verdade, só ter paciência e vontade.




 Inferno gt2 Race spec      KE25      Byron 20/12

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Pressão da Pipa

Mensagempor Abib » 05 Ago 2015, 07:38

Vai interferir na performance do motor..

Não sei se você já viu esta animação por aqui, mas ela explica bem como funcionam os motores 2T de janela, e a importancia que uma pipa faz na performance do motor.
Imagem

Aumentando o comprimento do tudo de saída da pipa você irá dificultar a liberação dos gases do motor, podendo atrasar o reflluxo, fazendo seu motor perder performance.

Não dá para saber se vai perder saída ou final pois cada milímetro alterado pode causar um certo tipo de deficiência no motor.

O "Menos pior" que você pode fazer é ajustar o comprimento da saída de tal forma que você diminua as perdas onde você mais precisa..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 12
Registrado em: 04 Ago 2015, 21:58

Re: Pressão da Pipa

Mensagempor Pedro Chaves » 05 Ago 2015, 10:45

Bom dia Abib,

Eu vi esse Gif sim, só não ficou claro pra mim quanto a saída, pois eu mexi além da pipa, tudo que encontrei a respeito era até o bico da pipa.
Um pequeno Defletor de escape, já faz diferença?
Sei também que alguns aeromodelistas colocam uma mangueira comprida, meu chefe coloca no dele, e diz não sentir diferença.
Mas penso eu q uma coisa é acrobacia, outra é uma pista de velocidade.

No meu raciocínio de iniciante, eu entendo que vai aumentar um pouco a pressão no interior da pipa, consequentemente dando mais pressão no tanque, com isso eu teria que afinar um pouco a alta pra tentar equilibrar a carburação, correto?

O mais correto seria a troca da pipa mesmo, e a instalação de um pequeno defletor pra fora da bolha, mas agora que comprei o gt2 vou ter q esperar um pouco, pra voltar a investir no 1/10.

Visto que ainda não testei na pista, eu estou apenas fazendo suposições com o pouco conhecimento que estou absorvendo do fórum. Assim que eu testar eu posto aqui.

Tenho outra dúvida com relação à parte elétrica, nem sei se posso usar o mesmo tópico, mas ai vou eu:

Troquei o servo da direção por aqueles mg996r, até aí tudo bem, achei mil vzs melhor q o original, que nem virava a roda, não tive nenhum problema como comentam por aqui, mas ai resolvi trocar o de TH tbm, e quando conecto eles ficam doidos, mexem um monte e ai desliga o Tx. Já limpei tudo, já troquei de canal, já puis pilhas novas, tudo que seria normal.
Existe a possibilidade de eles sugarem mais energia que o normal e as 4 pilhas (Duracell) não darem conta?

Valeu pela força.




 Inferno gt2 Race spec      KE25      Byron 20/12

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Pressão da Pipa

Mensagempor Abib » 05 Ago 2015, 11:41

Sobre a Pipa, sim.. quando precisar de potência em rotação máxima do motor, pode sentir o motor mais preso pela restrição na saída de escape.. Pode ser pouca coisa, mas pode sim. Defletores de escape causam uma perda de rendimento..

Mas existe bem mais coisa envolvida que simplesmente aumentar a pressão interna da pipa e consequentemente do tanque.. pra não ficar bitolando no que pode acontecer, a melhor coisa é testar e ver o que sente.. carburar corretamente e analisar o compotamento do carro.

Sobre o servo, sim.. mas o pico de corrente (que derrubam a tensão) acontecem quando os servos são forçados ao máximo (no fim de curso, por exemplo). Se isso acontece com os servos relaxados, pode ser problemas dos próprios servos..

Tive uns 15 MG995.. todos queimaram..

*

Mas sim, envite confusões, já que este tópico é relacionado à pipa, abrir uma pergunta sobre servo aqui não é o mais recomendado.. podes abrir este questionamento em tópicos de dúvidas dobre servos, como este: viewtopic.php?f=12&t=55624




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes