AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
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- danilobaiano
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
K.C.O escreveu:Camarada,
A vela OS Nº8 é e continua sendo uma ótima vela para esse seu motor. A única coisa que ocorre é que ela é uma vela média, ou seja, não se enquadra na fria e nem na quente (definição tosca a minha, mas é isso).
Desta forma se a sua carburação está com uma mistura ar / combustível um pouco gorda, a OS Nº8 vai fazer o motor rodar de boa, vela OS Nº8 queima quase tudo que entra no carburador, mas deixa o motor um pouco quente.
Outra vela que você pode usar (a vela original da HPI que vem nesse seu motor) é a R5. É uma vela fria e pode ser um pouco mais chato acertar a regulagem ideal do motor, mas deixa o motor em uma temperatura mais legal.
Em Terras Brasiles, você acha as duas velas nesse site: http://www.milinfohobby.com.br/menu-178 ... ismo-velas
Att. K.C.O
Obrigado mesmo pela atenção e resposta. Vou continuar com essa vela mesmo. Ficou com medo de estar errado e tal... A primeira vela queimei no amaciamento, já no final... E essa queimei hoje. Tipo... Terminei o amaciamento há três semanas e rodei com ela creio que uns 04 tanques no TOTAL desde a troca da primeira.
Abs!
\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13
nada nada nada nada nada nada nada |
- danilobaiano
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
Bom... Nada como o tempo para ajudar. Agora eu mesmo regulo o meu carro e tal. Está andando bem. Apenas a terceira marcha que ainda está "verde", digamos assim. As vezes entra e as vezes não. Mas creio que motor ainda está muito novo. Obrigado a todos pela ajuda e espero futuramente ajudar a todos que tiveram dúvidas como as minhas. Abraços!!!!!
\"Tudo posso naquele que me fortalece\" Fl 4:13
nada nada nada nada nada nada nada |
Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
Opa então amigo vamos lá:
Agulha de alta -> controla a entrada de combustível no carburador
Agulha de baixa -> controla a entrada de ar no carburador
Algumas dicas:
Quanto mais aberto estiver o parafuso da agulha de alta mais lubrificado e mais frio vai estar seu motor, porém seu carro perderá potencia
Quanto mais fechado estiver o parafuso da agulha de alta, mais potencia você terá, porém seu motor vai receber menos lubrificação e aquecerá mais
Durante o amaciamento deixe o motor mais ''gordo'', isto é com mais lubrificação, o que é essencial para qualquer motor novo, para isso abra um pouco mais a agulha de alta
Agora, quanto a relação da posição das agulhas aí depende do manual do que está escrito no manual do seu modelo
Comesse a regular a agulha de alta depois passe a regular a agulha de baixa
Agora, respondendo a sua pergunta, sim creio eu que todos os motores possuem agulha de alta e agulha de baixa, pois eles que controlam a entrada de ar e combustível no carburador
Espero ter ajudado
Para mais informações, visite meu blog -> seuautomodelo.blogspotcom
Lá você encontra-rá diversas dica sobre atomodelismo, vale a pena conferir
Agulha de alta -> controla a entrada de combustível no carburador
Agulha de baixa -> controla a entrada de ar no carburador
Algumas dicas:
Quanto mais aberto estiver o parafuso da agulha de alta mais lubrificado e mais frio vai estar seu motor, porém seu carro perderá potencia
Quanto mais fechado estiver o parafuso da agulha de alta, mais potencia você terá, porém seu motor vai receber menos lubrificação e aquecerá mais
Durante o amaciamento deixe o motor mais ''gordo'', isto é com mais lubrificação, o que é essencial para qualquer motor novo, para isso abra um pouco mais a agulha de alta
Agora, quanto a relação da posição das agulhas aí depende do manual do que está escrito no manual do seu modelo
Comesse a regular a agulha de alta depois passe a regular a agulha de baixa
Agora, respondendo a sua pergunta, sim creio eu que todos os motores possuem agulha de alta e agulha de baixa, pois eles que controlam a entrada de ar e combustível no carburador
Espero ter ajudado
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- danilobaiano
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
Galera eu acho que já perguntei sobre isso, mas não achei. Veja se estou correto. Não queria, por favor, explicação complexa, pois sou iniciante no hobby.
Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!
Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!
Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!
Agulha lateral dourada: Não faço a mínima idéia para que serve essa danada, tanto que nem mexi nela, apenas decorei a posição dela original e pronto.
Obrigado pela atenção e espero que tenham paciência em me explicar, coisa que todos tem me ajudado bastante. Abraços!
Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!
Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!
Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!
Agulha lateral dourada: Não faço a mínima idéia para que serve essa danada, tanto que nem mexi nela, apenas decorei a posição dela original e pronto.
Obrigado pela atenção e espero que tenham paciência em me explicar, coisa que todos tem me ajudado bastante. Abraços!
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
danilobaiano escreveu:Galera eu acho que já perguntei sobre isso, mas não achei. Veja se estou correto. Não queria, por favor, explicação complexa, pois sou iniciante no hobby.
Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!
Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!
Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!
Agulha lateral dourada: Não faço a mínima idéia para que serve essa danada, tanto que nem mexi nela, apenas decorei a posição dela original e pronto.
Obrigado pela atenção e espero que tenham paciência em me explicar, coisa que todos tem me ajudado bastante. Abraços!
É isso aí, só que o que te faz dar mais aceleração é a combinação da afinação entre a agulha de alta e a agulha de marcha lenta, uma influencia na outra, por isso quando tu mexer em uma talvez será preciso mexer na outra, entendeu ?
E a agulha ''dourada'' não tem função de regulagem, ela apenas prende o conjunto da agulha de alta no carburador (pelo menos no meu carro a função dela é essa), não mexa nela, deixa como está
Qualquer dúvidas estamos aí pra isso...
Caso tenha mais dúvidas a respeito viste meu blog: seuautomodelo.blogspot.com
Lá você vai encontrar dicas sobre amaciamento, regulagem, limpeza entre outros, vale a pena conferir
Espero ter ajudado
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- danilobaiano
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
Ramon986 escreveu:danilobaiano escreveu:Galera eu acho que já perguntei sobre isso, mas não achei. Veja se estou correto. Não queria, por favor, explicação complexa, pois sou iniciante no hobby.
Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!
Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!
Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!
Agulha lateral dourada: Não faço a mínima idéia para que serve essa danada, tanto que nem mexi nela, apenas decorei a posição dela original e pronto.
Obrigado pela atenção e espero que tenham paciência em me explicar, coisa que todos tem me ajudado bastante. Abraços!
É isso aí, só que o que te faz dar mais aceleração é a combinação da afinação entre a agulha de alta e a agulha de marcha lenta, uma influencia na outra, por isso quando tu mexer em uma talvez será preciso mexer na outra, entendeu ?
E a agulha ''dourada'' não tem função de regulagem, ela apenas prende o conjunto da agulha de alta no carburador (pelo menos no meu carro a função dela é essa), não mexa nela, deixa como está
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Muito obrigado! Com toda certeza ajudou e MUITO. Agora mesmo estou dando uma olhada no BLOG e está genial. Parabéns! Abraço!
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
danilobaiano escreveu:Ramon986 escreveu:danilobaiano escreveu:Galera eu acho que já perguntei sobre isso, mas não achei. Veja se estou correto. Não queria, por favor, explicação complexa, pois sou iniciante no hobby.
Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!
Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!
Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!
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É isso aí, só que o que te faz dar mais aceleração é a combinação da afinação entre a agulha de alta e a agulha de marcha lenta, uma influencia na outra, por isso quando tu mexer em uma talvez será preciso mexer na outra, entendeu ?
E a agulha ''dourada'' não tem função de regulagem, ela apenas prende o conjunto da agulha de alta no carburador (pelo menos no meu carro a função dela é essa), não mexa nela, deixa como está
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Espero ter ajudado
Muito obrigado! Com toda certeza ajudou e MUITO. Agora mesmo estou dando uma olhada no BLOG e está genial. Parabéns! Abraço!
Fico feliz em tê-lo ajudado... e obrigado pelo elogio sobre o blog
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- K.C.O
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
danilobaiano escreveu:Galera eu acho que já perguntei sobre isso, mas não achei. Veja se estou correto. Não queria, por favor, explicação complexa, pois sou iniciante no hobby.
Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!
Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!
Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!
Agulha lateral dourada: Não faço a mínima idéia para que serve essa danada, tanto que nem mexi nela, apenas decorei a posição dela original e pronto.
Obrigado pela atenção e espero que tenham paciência em me explicar, coisa que todos tem me ajudado bastante. Abraços!
Camarada,
Vou preparar um manual explicando para você o que e como regular as agulhas do motor K 5.9!!!
Acho que até amanhã ele tá feito.
Att. K.C.O
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
K.C.O escreveu:danilobaiano escreveu:Galera eu acho que já perguntei sobre isso, mas não achei. Veja se estou correto. Não queria, por favor, explicação complexa, pois sou iniciante no hobby.
Agulha de alta: Serve para regular a passagem do combustível para o motor, ou seja, deixar mais "fino" ou mais "gordo", correto?!
Agulha de baixa: Serve para regular a passagem/mistura do ar com o combustível?! Ou serve para dar uma resposta mais rápida quando descemos o dedo no gatilho do acelerador?!
Agulha da lenta: Serve apenas para regular a aceleração do carro quando parado (giro do motor) e com isso não deixar ele apagar quando não acelerado?! Quando bem regulado após uma acelerada total o giro do motor deve baixar em aproximadamente 06 segundos, correto?! Outra coisa é que as rodas, quando suspensas, não podem ficar girando, certo?!
Agulha lateral dourada: Não faço a mínima idéia para que serve essa danada, tanto que nem mexi nela, apenas decorei a posição dela original e pronto.
Obrigado pela atenção e espero que tenham paciência em me explicar, coisa que todos tem me ajudado bastante. Abraços!
Camarada,
Vou preparar um manual explicando para você o que e como regular as agulhas do motor K 5.9!!!
Acho que até amanhã ele tá feito.
Att. K.C.O
Bacana demais então... Ficarei no aguardo. OBRIGADO!
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
[center]Nitro Star K5.9 Engine[/center]
Após o processo de amaciamento do motor, é necessário efetuar os ajustes das agulhas do carburador para que o motor possa ter um melhor desempenho durante as corridas. Lembrando que a temperatura do motor não deve ultrapassar o valor estipulador pelo fabricante no caso do motor Nitro Star K5.9 a faixa de temperatura de utilização é de 90ºC a 120ºC. Procure utilizar o seu automodelo com segurança uma vez que ele não é um brinquedo.
Agulha de Alta (High Speed Needle):
A agulha de alta velocidade atuará no funcionamento motor em médias e altas rotações. Através dela você regula o fluxo de combustível que entra no carburador: mais aberta, mais combustível; mais fechada, menos combustível. Esta é a agulha principal e aquela que será ajustada na maioria das vezes.
Agulha de Média (Mid Range Needle):
Está agulha geralmente é encontrada em carburadores de motores de cubagem .28 para cima. Motores maiores tendem a apresentar problemas de falta de combustível assim que passam de baixas rotações para elevadas rotações, exigindo desta forma uma agulha intermediaria para o ajuste de carburação. Desta forma essa agulha ajusta a quantidade de combustível que entra no carburador quando o acelerador está meio aberto. Uma vez que esta agulha esteja ajustada raramente precisará ser reajustada.
Agulha de Baixa (Low Speed Needle):
Esta agulha controla a mistura de combustível e ar em baixa velocidade. A agulha de baixa afeta o funcionamento do motor em baixa velocidade ou giro, limitando ou permitindo mais combustível no carburador. Esta agulha também atua na marcha lenta do motor.
Agulha de Espera (Idle Ajustament Screw):
Determina o ponto máximo de fechamento do carburador quando o freio é acionado ou quando o acelerador encontra-se em ponto de espera (neutro).
Após o processo de amaciamento do motor, é necessário efetuar os ajustes das agulhas do carburador para que o motor possa ter um melhor desempenho durante as corridas. Lembrando que a temperatura do motor não deve ultrapassar o valor estipulador pelo fabricante no caso do motor Nitro Star K5.9 a faixa de temperatura de utilização é de 90ºC a 120ºC. Procure utilizar o seu automodelo com segurança uma vez que ele não é um brinquedo.
Agulha de Alta (High Speed Needle):
A agulha de alta velocidade atuará no funcionamento motor em médias e altas rotações. Através dela você regula o fluxo de combustível que entra no carburador: mais aberta, mais combustível; mais fechada, menos combustível. Esta é a agulha principal e aquela que será ajustada na maioria das vezes.
Agulha de Média (Mid Range Needle):
Está agulha geralmente é encontrada em carburadores de motores de cubagem .28 para cima. Motores maiores tendem a apresentar problemas de falta de combustível assim que passam de baixas rotações para elevadas rotações, exigindo desta forma uma agulha intermediaria para o ajuste de carburação. Desta forma essa agulha ajusta a quantidade de combustível que entra no carburador quando o acelerador está meio aberto. Uma vez que esta agulha esteja ajustada raramente precisará ser reajustada.
Agulha de Baixa (Low Speed Needle):
Esta agulha controla a mistura de combustível e ar em baixa velocidade. A agulha de baixa afeta o funcionamento do motor em baixa velocidade ou giro, limitando ou permitindo mais combustível no carburador. Esta agulha também atua na marcha lenta do motor.
Agulha de Espera (Idle Ajustament Screw):
Determina o ponto máximo de fechamento do carburador quando o freio é acionado ou quando o acelerador encontra-se em ponto de espera (neutro).
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
Identificação das Agulhas e configuração padrão do carburador:
Temos uma imagem onde são apresentadas todas as agulhas do carburador do motor K5.9, os pontos de referencia para o ajuste padrão das mesma.
Temos uma imagem onde são apresentadas todas as agulhas do carburador do motor K5.9, os pontos de referencia para o ajuste padrão das mesma.
- Anexos
-
- default setings.jpg (96.67 KiB) Exibido 2585 vezes
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
A agulha de alta possui uma marcação em seu corpo identificando a posição padrão em que ela deve ser deixada.
- Anexos
-
- Identificação da posição padrão da agulha de alta.
- high speed.jpg (30.87 KiB) Exibido 2584 vezes
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
As agulhas de baixa e de média não possuem uma marcação que identifique a posição padrão em ela deva ser deixada, neste caso o correto é que as mesmas fiquem ajustadas de forma que fiquem rentes ao corpo do carburador. Nunca deixe estas agulhas ajustadas de forma que fiquem frouxas, pois com a vibração provocada pelo motor em funcionamento pode acabar soltando o parafuso por completo e ocasionando a perda do mesmo.
- Anexos
-
- Identificação da posição padrão da agulha de baixa.
- low and midle speed.jpg (22.08 KiB) Exibido 2583 vezes
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
Para a agulha de espera recomenda-se iniciar com uma abertura de 1 mm no carburador. Esta distância é o espaço entre o embolo e carburador e você pode vê-la retirando o filtro de ar e olhando dentro do carburador.
No demais é só no momento.
Esse material eu encontrei no proprio manual da Savage XL.
Att. K.C.O
No demais é só no momento.
Esse material eu encontrei no proprio manual da Savage XL.
Att. K.C.O
- Anexos
-
- Identificação da agulha de espera.
- idle.jpg (8.25 KiB) Exibido 2585 vezes
- danilobaiano
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Re: AMACIAMENTO da Savage XL 5.9
K.C.O escreveu:Para a agulha de espera recomenda-se iniciar com uma abertura de 1 mm no carburador. Esta distância é o espaço entre o embolo e carburador e você pode vê-la retirando o filtro de ar e olhando dentro do carburador.
No demais é só no momento.
Esse material eu encontrei no proprio manual da Savage XL.
Att. K.C.O
Mais uma vez... MUITO OBRIGADO. Ajudou e muito. Esse final de semana coloco minha monstrenga pra andar! Abraços!
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