refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 17 Fev 2009, 22:00
Localização: florianopolis

refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor luishenrique73 » 28 Set 2009, 13:24

gostaria de saber dos amigos
se a alguma forma ou ate mesmo algum
dispozitivo q se aplica em um motor glow
p/ poder refrigera-lo melhor!
alguem teria uma dica , foto , materia , sobre esse assunto?
pois acho que a melhor maneira de conservar esses motores
é refrigeraçao.
nao sei se tds concordam comigo mas...um motor glow
tao pequeno e tao simples é cheio segredos,
digo ate uma "caixinha de surpresas".
grato a quem puder me ajudar !!


internacional de porto alegre
formula 1 'volta massa nao guento ve rubinho em segundo rsrsrsrsrs'
iron maiden
e em primeiro lugar Deus e Familia

 bugy single speed      vx-16- 2.5cc      2 c      RCGAZ ByLui 0%      exceed      ta girando muito mais rapido      rua becos pista br101

 
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Ago 2009, 23:00
Localização: Curitiba

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor monge » 28 Set 2009, 13:35

ACho que existe refrigeracao liquida, mais nunca vi , nem em fotos.
Os dissipadores dos carrinhos sao de aluminio, daria pra colocar 1 de cobre mais sairia mto caro e nao valeria a pena.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1618
Registrado em: 30 Ago 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor rcmdf » 28 Set 2009, 13:39

Oi amigo,

Esse motores são projetados para serem resfriados só a ar mesmo, o que entra pela bolha é mais que suficiente. Se por acaso está esquentando demais é problema de regulagem ou o motor que está acabando mesmo. Combustível ruim também faz esquentar.

Já vi gente colocando cooler, até mesmo um sistema de refrigeração a água, mas sinceramente é besteira. Agora se quer fazer pelo prazer de construir ai é outra história. Se não me engano aqui no fórum mesmo te fotos desses projetos.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 17 Fev 2009, 22:00
Localização: florianopolis

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor luishenrique73 » 28 Set 2009, 13:46

monge escreveu:ACho que existe refrigeracao liquida, mais nunca vi , nem em fotos.
Os dissipadores dos carrinhos sao de aluminio, daria pra colocar 1 de cobre mais sairia mto caro e nao valeria a pena.
ok monge!!
grato pela infomaçao
realmente ate ja pensei nesta ideia
mas como faze-la?
existe dissipadores q se aplicam em processadores de
video game como o ex do x-box360
o problema seria de como aplicar em uma escala para m. glow
bem, grato pela atençao!
abs


internacional de porto alegre
formula 1 'volta massa nao guento ve rubinho em segundo rsrsrsrsrs'
iron maiden
e em primeiro lugar Deus e Familia

 bugy single speed      vx-16- 2.5cc      2 c      RCGAZ ByLui 0%      exceed      ta girando muito mais rapido      rua becos pista br101

 
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Ago 2009, 23:00
Localização: Curitiba

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor monge » 28 Set 2009, 13:51

Voce teria que levar o discipador de aluminio em um torneiro, ele faria igual mais disciparia 1 pouco mais, pois cobre conduz mais que aluminio. Daria para fazer mais largo e com mais expirais mais seria 1 pessimo custo x beneficio, vai sair caro, acho mais facil vender o seu motor juntar 1 grana e comprar 1 motor mais potente :)

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor ferbosso » 28 Set 2009, 13:54

Alem disso que o Rcmdf falou, os motores têm que trabalhar na temperatura ideal, que varia um pouco ao redor dos 110~120 graus, fazê-los andar mais frio que isso nao é vantagem, e traz danos ao motor da mesma forma que adar muito quente...
Com uma boa carburação e combustivel adequado e de qualidade é possivel andar com performance excelente dentro das temperaturas adequadas, nao necessitado e artificios pra refrigeração...

Abraço!


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 17 Fev 2009, 22:00
Localização: florianopolis

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor luishenrique73 » 28 Set 2009, 13:57

rcmdf escreveu:Oi amigo,

Esse motores são projetados para serem resfriados só a ar mesmo, o que entra pela bolha é mais que suficiente. Se por acaso está esquentando demais é problema de regulagem ou o motor que está acabando mesmo. Combustível ruim também faz esquentar.

Já vi gente colocando cooler, até mesmo um sistema de refrigeração a água, mas sinceramente é besteira. Agora se quer fazer pelo prazer de construir ai é outra história. Se não me engano aqui no fórum mesmo te fotos desses projetos.
blz amigo rcmdf!!!
mas como seria o cooler??
bem deixa-me ser um pouco mais claro!
gostaria de trocar ideias
entre uma super simples facil q estou testando
no projeto do meu motor vertex.16 exceed
sinceramente acho q da resultado
só nao sei se em tds os motores?
mas vou esperar mais algumas resposta ao meu topico
muito obrigado amigo!!
abs


internacional de porto alegre
formula 1 'volta massa nao guento ve rubinho em segundo rsrsrsrsrs'
iron maiden
e em primeiro lugar Deus e Familia

 bugy single speed      vx-16- 2.5cc      2 c      RCGAZ ByLui 0%      exceed      ta girando muito mais rapido      rua becos pista br101

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 17 Fev 2009, 22:00
Localização: florianopolis

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor luishenrique73 » 28 Set 2009, 14:05

ferbosso escreveu:Alem disso que o Rcmdf falou, os motores têm que trabalhar na temperatura ideal, que varia um pouco ao redor dos 110~120 graus, fazê-los andar mais frio que isso nao é vantagem, e traz danos ao motor da mesma forma que adar muito quente...
Com uma boa carburação e combustivel adequado e de qualidade é possivel andar com performance excelente dentro das temperaturas adequadas, nao necessitado e artificios pra refrigeração...

Abraço!
ferbosso tudo bem contigo!
otima sua colocaçao!!
mas como tu sabes esses motores ou ate mesmo os companheiros
tao sofrendo com o superaquecimento do motor!
awe é gente só trocando kit
e realmente 110~120 graus seria o ideal
mas como mante-la essa é a ideia ou pelo menos algo q ajudasse a mante-la pelo força centrifuga

valeu abs!


internacional de porto alegre
formula 1 'volta massa nao guento ve rubinho em segundo rsrsrsrsrs'
iron maiden
e em primeiro lugar Deus e Familia

 bugy single speed      vx-16- 2.5cc      2 c      RCGAZ ByLui 0%      exceed      ta girando muito mais rapido      rua becos pista br101

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1618
Registrado em: 30 Ago 2006, 23:00
Localização: Brasília - DF

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor rcmdf » 28 Set 2009, 14:07

Eu já vi colocar um cooler de computador preso na bolha para puxar o ar quente para fora e já vi colocando para sobrar o motor, sinceramente não sei qual faz mais efeito.

O sistema refrigerado a água o cara passou pequenos canos de cobre em volta do motor, um dissipador com um cooler em cima para resfriar a água. Uma complicação danada.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 17 Fev 2009, 22:00
Localização: florianopolis

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor luishenrique73 » 28 Set 2009, 14:13

rcmdf escreveu:Eu já vi colocar um cooler de computador preso na bolha para puxar o ar quente para fora e já vi colocando para sobrar o motor, sinceramente não sei qual faz mais efeito.

O sistema refrigerado a água o cara passou pequenos canos de cobre em volta do motor, um dissipador com um cooler em cima para resfriar a água. Uma complicação danada.
imagino e acho q realmente deve
aumentar o fluxo de ar dentro da bolha "cooler" bem posicionado né
mas acho q teria algo mais simples de se fazer do q isto!
e eficaz!
abs


internacional de porto alegre
formula 1 'volta massa nao guento ve rubinho em segundo rsrsrsrsrs'
iron maiden
e em primeiro lugar Deus e Familia

 bugy single speed      vx-16- 2.5cc      2 c      RCGAZ ByLui 0%      exceed      ta girando muito mais rapido      rua becos pista br101

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor ferbosso » 28 Set 2009, 14:19

luishenrique73 escreveu:
ferbosso escreveu:Alem disso que o Rcmdf falou, os motores têm que trabalhar na temperatura ideal, que varia um pouco ao redor dos 110~120 graus, fazê-los andar mais frio que isso nao é vantagem, e traz danos ao motor da mesma forma que adar muito quente...
Com uma boa carburação e combustivel adequado e de qualidade é possivel andar com performance excelente dentro das temperaturas adequadas, nao necessitado e artificios pra refrigeração...

Abraço!
ferbosso tudo bem contigo!
otima sua colocaçao!!
mas como tu sabes esses motores ou ate mesmo os companheiros
tao sofrendo com o superaquecimento do motor!
awe é gente só trocando kit
e realmente 110~120 graus seria o ideal
mas como mante-la essa é a ideia ou pelo menos algo q ajudasse a mante-la pelo força centrifuga

valeu abs!


Opa! blz?
Entao, todo mundo que entra no hobby sabe que é uma ciencia (e bem complicada) manter a temperatura ideal do motor juntamente com otima performance, certo?
Eu só acho que a melhor maneira, mais saudável para o motor e que nao requer nenhuma parfernália ainda é:

- Usar combustivel de qualidade e adequado para o uso que se intenciona;
- Taxa de compressao adequada;
- Vela compativel com as condções climáticas + combs + vela;
- Pricipalmente boa regulagem com carburação bem feita e observação do comportamento do motor pra ir acertando estes fatores.

Tem um tópico fixo do Kenediquequi que é perfeito para entender estes fatores que citei acima.

Agora, o prazer do "faça voce mesmo" é muito grande... eu particularmente gosto bastante rsrs...

Abração cara!


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 17 Fev 2009, 22:00
Localização: florianopolis

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor luishenrique73 » 28 Set 2009, 14:41

ferbosso escreveu:
luishenrique73 escreveu:
ferbosso escreveu:Alem disso que o Rcmdf falou, os motores têm que trabalhar na temperatura ideal, que varia um pouco ao redor dos 110~120 graus, fazê-los andar mais frio que isso nao é vantagem, e traz danos ao motor da mesma forma que adar muito quente...
Com uma boa carburação e combustivel adequado e de qualidade é possivel andar com performance excelente dentro das temperaturas adequadas, nao necessitado e artificios pra refrigeração...

Abraço!
ferbosso tudo bem contigo!
otima sua colocaçao!!
mas como tu sabes esses motores ou ate mesmo os companheiros
tao sofrendo com o superaquecimento do motor!
awe é gente só trocando kit
e realmente 110~120 graus seria o ideal
mas como mante-la essa é a ideia ou pelo menos algo q ajudasse a mante-la pelo força centrifuga

valeu abs!


Opa! blz?
Entao, todo mundo que entra no hobby sabe que é uma ciencia (e bem complicada) manter a temperatura ideal do motor juntamente com otima performance, certo?
Eu só acho que a melhor maneira, mais saudável para o motor e que nao requer nenhuma parfernália ainda é:

- Usar combustivel de qualidade e adequado para o uso que se intenciona;
- Taxa de compressao adequada;
- Vela compativel com as condções climáticas + combs + vela;
- Pricipalmente boa regulagem com carburação bem feita e observação do comportamento do motor pra ir acertando estes fatores.

Tem um tópico fixo do Kenediquequi que é perfeito para entender estes fatores que citei acima.

Agora, o prazer do "faça voce mesmo" é muito grande... eu particularmente gosto bastante rsrs...

Abração cara!
ferbosso>
minhas sinceras descupas pra ti cara
sobre um mal entendido em um topico anterior uns meses atras!
um abraçao pra ti tmb!!! :)


internacional de porto alegre
formula 1 'volta massa nao guento ve rubinho em segundo rsrsrsrsrs'
iron maiden
e em primeiro lugar Deus e Familia

 bugy single speed      vx-16- 2.5cc      2 c      RCGAZ ByLui 0%      exceed      ta girando muito mais rapido      rua becos pista br101

 
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Ago 2009, 23:00
Localização: Curitiba

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor monge » 28 Set 2009, 14:50

O que eu sei de motor é o seguinte, nem sei se é o correto, voce quer aumentar a agulha de alta pro carro acelerar mais só que a temperatura aumenta certo? entao vc quer diminuir essa temperatura. Só que o motor foi feito pra rodar por EXEMPLO entre 1000 e 5000 rpm a 110~120 graus entao vc quer andar com ele com rpm alto moendo entao mesmo que a temperatura fique baixa o rpm dele vai ser alto o que vai diminuir a vida util e mesmo colocando gambiarras a temperatura nao vai diminuir tao significativamente pra voce aumentar tanto a velocidade o que no final nao vale o custo x beneficio
Abraços

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 397
Registrado em: 17 Fev 2009, 22:00
Localização: florianopolis

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor luishenrique73 » 28 Set 2009, 15:52

monge escreveu:O que eu sei de motor é o seguinte, nem sei se é o correto, voce quer aumentar a agulha de alta pro carro acelerar mais só que a temperatura aumenta certo? entao vc quer diminuir essa temperatura. Só que o motor foi feito pra rodar por EXEMPLO entre 1000 e 5000 rpm a 110~120 graus entao vc quer andar com ele com rpm alto moendo entao mesmo que a temperatura fique baixa o rpm dele vai ser alto o que vai diminuir a vida util e mesmo colocando gambiarras a temperatura nao vai diminuir tao significativamente pra voce aumentar tanto a velocidade o que no final nao vale o custo x beneficio
Abraços
meu motor só esta aceitando um tipo de regulagem
depois de umas adaptaçoes q fiz
poois ele anda só com o combustivel q eu proprio formulo
sem nitrometano
e acho q ele anda igual ao q se tem nitro
nao vejo diferença pelo q vi em um campeonato em minha cidade
tambem nao sei porque botaram um eletrico contra os glow no camp.
o eletrico só andava na frente dos outros off hehehehe
bem a temperatura do meu quero ter prescisao quando chegar o meu thermometer q encomendei de fora
abs


internacional de porto alegre
formula 1 'volta massa nao guento ve rubinho em segundo rsrsrsrsrs'
iron maiden
e em primeiro lugar Deus e Familia

 bugy single speed      vx-16- 2.5cc      2 c      RCGAZ ByLui 0%      exceed      ta girando muito mais rapido      rua becos pista br101

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1389
Registrado em: 22 Nov 2007, 21:00
Localização: Sao Jose dos Campos

Re: refrigeraçao de um motor glow, alguma ideia???

Mensagempor lucasand » 28 Set 2009, 16:06

luishenrique73, além da excelente explicaçao sobre a temperatura do motor que o ferbosso deu, ja vi outras aqui no forum dizendo o mesmo: A temperatura do motor é um indicador se a carburaçao esta boa ou nao, se voce muda esta temp., de modo que nao seja atravéz da regulagem, a única coisa que voce vai evitar é o desgaste da peça ocasionado pelo dilatamento causado pela alta temperatura, em contrapartida com um sistema para resfriar o motor além do proprio cabeçote voce podera andar com ele mais afinado na mesma margem de temperatura(110 a 120 graus), e mais afinado significa menos oleo, o que sem duvida vai diminur a vida util do seu motor.
Caso voce ainda queira um sistema de resfriamento, o que eu ja vi foi a flywheel com umas pás, como se fosse um ventiladorzinho, ventilando assim o motor. Nao sei se funciona, simplesmente ja o vi pra vender, se nao me engano e da team associated.
Me desculpa talvez ter te desapontado em relaçao ao resfriamento do motor, mais e melhor ficar desapontado com motor do que desapontado com motor quebrado.......Flow, lucas.

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 53 visitantes