Distância entre curva de escape e pipa

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 581
Registrado em: 06 Jul 2008, 23:00
Localização: São Paulo

Distância entre curva de escape e pipa

Mensagempor mzn3108 » 26 Out 2009, 20:11

O negócio é o seguinte, comprei uma curva de escape da Hot Bodies pro meu DBX (uma curva "curva" e não os 90º originais). Para instalar ela, a pipa tem que vir um pouco pra trás e eu teria que arrumar uma outra maneira de prendê-la e alargar um pouco mais o furo na bolha por onde sai a ponta da pipa.
Pois bem, calculei algo em torno de 2,5cm pra trás e pensei se ao invés de trazer a pipa pra trás eu poderia mantê-la no lugar original e aumentar aquela peça de silicone (coupler) que faz a junção da curva+pipa. Tenho uma mangueira de silicone transparente que encaixa bem nesses pontos e com espessura bem próxima ao que veio com a curva nova.

Pergunta de novato: é recomendado fazer isso? A maioria dos couplers que vi eram bem curtos, pra pipa ficar bem próxima à saída da curva. Se eu deixar um espaço maior, qual problema causaria?

Mizuno

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1021
Registrado em: 17 Ago 2008, 23:00
Localização: RS

Re: Distância entre curva de escape e pipa

Mensagempor PlugRC » 26 Out 2009, 20:47

Amigo mzn3108, posso estar enganado mas acho que aumentar essa distancia não causará nenhum dano ao motor ou interferir no desempenho, pois se mudar alguma coisa será só na compressão que ficaria um pouco maior...

Mas vamos ver as outras opiniões dos nossos amigos entendidos.


Traxxas Revo 3.3 Platinun Project / Kyosho DBX
JC Illuzion / Kyosho Original Bodyes
Powered by TRX 3.3 / GXR.18
Traxxas Top Fuel Nitro 20%
TRX Response PRO / Kyo Tyres
Futaba 3PM 2.4Ghz Rádio Transmitter.

Moderador
 
Mensagens: 4714
Registrado em: 13 Mar 2007, 22:00
Localização: Santos - SP

Re: Distância entre curva de escape e pipa

Mensagempor pixelman » 26 Out 2009, 20:55

Vai alterar a curva de desempenho do motor, alterando essa união vc vai estar alterando o comprimento da curva, sendo assim olhe
index.php?name=News&file=article&sid=35

Abraço!



Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1021
Registrado em: 17 Ago 2008, 23:00
Localização: RS

Re: Distância entre curva de escape e pipa

Mensagempor PlugRC » 26 Out 2009, 21:22

Pixelman, no meu entendimento o amigo mzn3108 sabe que a troca da curva e da pipa trará alteração no desempenho, porém entendi que a pergunta era que, independentemente disso, se aumentando apenas a junta de silicone traria mais alteração ou afetaria o conjunto...

Acho que não, mas se estiver errado me corrija... Valeu!!!


Traxxas Revo 3.3 Platinun Project / Kyosho DBX
JC Illuzion / Kyosho Original Bodyes
Powered by TRX 3.3 / GXR.18
Traxxas Top Fuel Nitro 20%
TRX Response PRO / Kyo Tyres
Futaba 3PM 2.4Ghz Rádio Transmitter.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 581
Registrado em: 06 Jul 2008, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Distância entre curva de escape e pipa

Mensagempor mzn3108 » 27 Out 2009, 19:17

pixelman, pesquisei nos tópicos do fórum e acabei esquecendo dessa área técnica. Estou com pouco tempo agora, mas depois leio com calma e aviso se é isso mesmo que preciso, ok?

PlugRC, pelo que li por cima acho que essa junta maior ficaria como uma curva ou pipa mais estendida. Mas acho que não tem problema montar desse jeito, vou ler o artigo primeiro.

Mas se alguém já fez isso e tiver uma experiência a relatar, agradeço.

Abs,
Mizuno

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1021
Registrado em: 17 Ago 2008, 23:00
Localização: RS

Re: Distância entre curva de escape e pipa

Mensagempor PlugRC » 27 Out 2009, 19:23

É o que dissemos mzn3108, a alteração da curva/cotovelo e da pipa altera bastante o desempenho do motor, após isso não acho que seja uma junta 1, 2cm maior que fará diferença.


Traxxas Revo 3.3 Platinun Project / Kyosho DBX
JC Illuzion / Kyosho Original Bodyes
Powered by TRX 3.3 / GXR.18
Traxxas Top Fuel Nitro 20%
TRX Response PRO / Kyo Tyres
Futaba 3PM 2.4Ghz Rádio Transmitter.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1097
Registrado em: 09 Jan 2009, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Distância entre curva de escape e pipa

Mensagempor rodrigomoschetto » 28 Out 2009, 11:21

mzn3108 escreveu:O negócio é o seguinte, comprei uma curva de escape da Hot Bodies pro meu DBX (uma curva "curva" e não os 90º originais). Para instalar ela, a pipa tem que vir um pouco pra trás e eu teria que arrumar uma outra maneira de prendê-la e alargar um pouco mais o furo na bolha por onde sai a ponta da pipa.
Pois bem, calculei algo em torno de 2,5cm pra trás e pensei se ao invés de trazer a pipa pra trás eu poderia mantê-la no lugar original e aumentar aquela peça de silicone (coupler) que faz a junção da curva+pipa. Tenho uma mangueira de silicone transparente que encaixa bem nesses pontos e com espessura bem próxima ao que veio com a curva nova.

Pergunta de novato: é recomendado fazer isso? A maioria dos couplers que vi eram bem curtos, pra pipa ficar bem próxima à saída da curva. Se eu deixar um espaço maior, qual problema causaria?

Mizuno

Eh isso aí, como vc já trocou a curva, já vai ter alteração no desempenho e na compressão do motor.

Agora, qto maior o coupler, mais velocidade final e, qto menor, mais torque e menos final.

Mas tb, por outro lado, se vc já trocou a curva, eu acho q vc já tem um maior torque. Então dessa forma, não vejo problema nenhum em vc alongar o coupler.

Se eu estiver errado, que me corrijam!

[]'s


Rodrigo P. Moschetto

 Inferno GT2 Revo DRX FW06 MRX5      SH TRX GXR15 MaxPower      HK-310 FHSS, Syncro 2.4      Byron, O'donnell, Tornado, VP      DB9 Pickup Corvette Fiesta      Alpha Traxxas Kyosho Matrix      Pacaembú, A.P.P.A-SP, Pelezão

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 773
Registrado em: 16 Nov 2007, 21:00
Localização: Gothan City

Re: Distância entre curva de escape e pipa

Mensagempor erosenninspp » 28 Out 2009, 13:38

Basicamente aumentando a distancia entre a pipa e a curva vc aumenta o giro do motor e encurtando vc aumenta o torque.
Mas c vc fizer isso de forma exagerada nao vai trazer nenhum beneficio pro motor e sim predicar o rendimento.
Vc comentou que teria que modificar a fixação da pipa e recuar ela uns 2,5cm mas faça o seguinte, tente medir o comprimento da curva+silicone+pipa do horiginal e o mesmo da curva nova+silicone novo+pipa e assim vc vai ter uma ideia de quanto vc vai aumentar ou diminuir ou manter. Nao da pra ter como base o ponto de fixação da pipa antiga.
Por um acaso vc tem um link com essa pipa que vc comprou só pra ter uma ideia de como ela é?


Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Distância entre curva de escape e pipa

Mensagempor gligoco » 28 Out 2009, 17:07

Na verdade aumentando-se o comprimento da pipa (aumentando a vedação) se ganha arrancada, e encurtando que se aumenta o giro.

Porque a pipa funciona com o vai e vem das ondas criadas pelos gases, quando os gases saem do motor, criam uma onda de pressão negativa atrás, que puxa para fora do motor os gases queimados, e então essa mesma onde bate no final da pipa, e volta como uma onda de pressão positiva, que empurra para dentro do motor, a quantidade de combustivel que acabou escapando junto com os gases, isso otimiza a queima de combustivel aumentando a perfomance e diminuindo o consumo.

Quanto maior o giro do motor, menor o tempo que porta de escape fica aberta, e por isso a onda tem que percorrer a pipa mais rapidamente para conseguir voltar antes que a porta de escape feche. E em uma pipa mais curta é exatamente isso que acontece, os gases percorrem mais rapidamente o seu comprimento, podendo assim, otimizar a mistura mesmo em altas rotações.

Simplificando é isso ai.

Abs
Gabriel


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1021
Registrado em: 17 Ago 2008, 23:00
Localização: RS

Re: Distância entre curva de escape e pipa

Mensagempor PlugRC » 28 Out 2009, 17:57

:) Belíssima explanação gligoco. Agora tá explicado: Qualquer alteração, seja na pipa, na curva/cotovelo ou na junta altera o desempenho do motor. Seja p/mais ou p/menos.


Traxxas Revo 3.3 Platinun Project / Kyosho DBX
JC Illuzion / Kyosho Original Bodyes
Powered by TRX 3.3 / GXR.18
Traxxas Top Fuel Nitro 20%
TRX Response PRO / Kyo Tyres
Futaba 3PM 2.4Ghz Rádio Transmitter.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 581
Registrado em: 06 Jul 2008, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Distância entre curva de escape e pipa

Mensagempor mzn3108 » 29 Out 2009, 19:23

Pessoal, valeu pelas informações. Acho que vou testar esse coupler e ver no que dá.
A curva realmente eu comprei pra melhorar o desempenho. Só não achei que teria uma boa fixação da pipa se adaptar outra coisa na ponta dela, mas o lance de raio de bicicleta dizem que funciona.

Mestre gligoco, valeu pela explicação. Muito boa mesmo.
Ou seja, tenho problemas com gases, hahahahaha.... brincadeira à parte, valeu mesmo!

erosenninspp escreveu:Por um acaso vc tem um link com essa pipa que vc comprou só pra ter uma ideia de como ela é?


As fotos seguem abaixo.

Abraço a todos,
Mizuno
Anexos
manifold.jpg
curva Hot Bodies e Kyosho (original)
manifold.jpg (28.11 KiB) Exibido 1394 vezes
31096bb.jpg
montagem original, ponto de fixação da pipa
31096bb.jpg (30.46 KiB) Exibido 1394 vezes

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 257
Registrado em: 13 Fev 2009, 21:00
Localização: são paulo

Re: Distância entre curva de escape e pipa

Mensagempor Gutobio » 31 Out 2009, 03:55

Fala Mizunão...

Faz a experiência e depois a gente coloca lado a lado para ver como que fica, já que o meu vai continuar original...

Abraços


PROFESSOR COMO PROFISSÃO E ALUNO COMO HOBBISTA.

 FW06 / DST / Vendetta ST      DX3R      Byron 20%      Atenza mazda      AARC / Don Racing

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 33 visitantes