3 ou 5 portas, qual a diferença?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1587
Registrado em: 03 Out 2006, 23:00
Localização: São Paulo, SP

3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor Ramiel » 30 Abr 2007, 17:55

Pessoal
Faz tempo que tenho essa dúvida mas nunca descobri qual que é a diferença.
Sei que tem diferença de potência e consumo entre o 3 e 5 portas e que o de 5 portas não é aceito em alguns campeonatos.
Porém, como que funciona um e outro? O 5 portas é aceito em algum campeonato?

Valeu pela ajuda!




 V One RRR Evo WCTE/FW-05T Plus      Sirio Evo 3 STI/353 MM/GXR15      Futaba 3PM-FS Pro/2.4ghz FASST      Byron      Meteor/Alfa Romeo/Mustang GTR      Jaco/Kawahara/Alpha RC      Jundiaí Parque/AARC do ABC

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 472
Registrado em: 24 Ago 2006, 23:00
Localização: Jundiaí

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor h.wech » 30 Abr 2007, 17:58

a unica coisa que sei, é que o 5 janelas tem mais saida que o de 3 janelas, e me parece que nos campeonatos aqui no Brasil eles não são aceitos...


O importante é a diversão!!!

 NT1 XRAY      353 / LR3      4PK      BYRON      STRATUS 3.1      ATS      CARREFOUR

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor bugnet » 01 Mai 2007, 01:15

Tem organizações ou associações que classificam o campeonato por "motor livre .12" ou seja, vale turbo, convencional, 3 portas, 5 portas e etc e tal, a diferença fisica é que o 5 portas tem as portas 2 e 3 com uma divisão no meio, que divide essas portas e mesmo assim cria um fluxo maior de combustivel, na pratica eu não sabia qual era o resultado, imaginava melhor final . . .


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Fev 2007, 21:00
Localização: São José do Rio Pardo sp

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor hanks2b » 01 Mai 2007, 03:16

A verdade é que estes motorzinhos estão no mercado há mais de 50 anos, pistão, biela, virabrequim, 2 tempos, não existe nada mais simples em termos de tecnologia do que estes motores, o próprio ford 29 era tocado a manivela, (recoil) , é o mesmo que nós utilizamos até hoje, acho que temos que observar mais em termos de suspenção, transmissão e durabilidade do conjunto.
Já pensou tirar um carro zero KM e no manual estar escrito:
Rode os primeiros 5 tanques a 60 KM por hora, antes de dar a partida tape o escapamento e rode a manivela 3 a 4 vêzes, depois que estacionar o carro use o AFTER RUN, se afogar retire as (4) velas e vire de ponta cabeça e dê a partida por 10 segundos...........eheheheheh..........isso é piada, pra mim estes motores não estão com nada, sem eles o carro não anda, más comparados ao restante são realmente uma piada.

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2043
Registrado em: 14 Jun 2005, 23:00
Localização: Japan

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor seithan » 01 Mai 2007, 03:57

geralmente não é o numero de janela (entrada, pois saida sempre será 1 saida) que é diferente nestes motores, geralmente motores de 5 portas tem o virabrequim maior tbm, entrada do carburador maior, etc...

uma competição seria restrige no regulamento td isso, as competições que restringe apenas o numero de portas considero uma piada, pois é só emendar as portas que vira 3 portas....

seithan...


Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 432
Registrado em: 22 Jun 2005, 23:00
Localização: São Paulo

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor SalvadoriRacing » 01 Mai 2007, 19:33

quanto mais janelas de transferencia tem um cilindro, melhor direcionado ser ao fluxo de mistura, um motor 2 tempos tem perdas e na compressoa da mistura sempre é comprimido gás proveniente da explosão anterior, portanto quanto mais mistura fresca é direcionada de forma a expulsar o resto deste gás da queima anterior, melhor rendimento e consequentemente mais potência é gerada, especialmente em alta rotaçao, uma vezx que quanto mais transferencias houverem, menor será a compressão primária (do carter) e portanto somente em regime de rotações mais elevadas o motor desempenhará com notável diferença, em termo de torque e passagem de média pra alta rotaçao perde fácil pra um 3 portas....


ao hanks........

peça a algum engenheiro de materiais para fazer a metalografia de um pistão microcasted e ele vai babar e te dizer q nunca viu tamanha quantidade de silicio numa liga de aluminio antes............
portanto não se antecipe a falar besteiras sobre algo que envolve tecnologia que pouca gente no brasil é capaz de desenvolver.......

sobre o after run, mais uma informação............nitrometano corroi aço, cobre e suas ligas............leia-se virabrequim, pino do pistão e bronzinas, portanto after run é necessário.......
o conceito de um motor 2 tempos é o mesmo há mais de 100 anos pq ninguém inventou algo melhor até hoje, portanto parabéns para quem o fez pois com tudo que já se criou ou evoluiu depois disso não teve ninguém brilhante o bastante para melhorar ou inventar algo.....


www.salvadoriracing.com.br

NOVAROSSI - KM RACING - ARC - LRP ELECTRONIC - SAVOX SERVO - SALVADORI RACING PARTS

 KM RACING - ARC R10      NOVAROSSI      SANWA      LRP      CONTACT - LRP

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Fev 2007, 21:00
Localização: São José do Rio Pardo sp

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor hanks2b » 01 Mai 2007, 21:13

Concordo que os materias de que são fabricados os motores sofreram melhorias tecnológicas, más o conceito como voçê mesmo disse é o mesmo de 100 anos atrás e é sobre isso que estou falando.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 432
Registrado em: 22 Jun 2005, 23:00
Localização: São Paulo

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor SalvadoriRacing » 01 Mai 2007, 21:56

bom, o mesmo vale pra qqer motor de combustão interna do mundo..........então td é uma porcaria, do Kyosho GS11X ao Ferrari F1 2007........


www.salvadoriracing.com.br

NOVAROSSI - KM RACING - ARC - LRP ELECTRONIC - SAVOX SERVO - SALVADORI RACING PARTS

 KM RACING - ARC R10      NOVAROSSI      SANWA      LRP      CONTACT - LRP

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Fev 2007, 21:00
Localização: São José do Rio Pardo sp

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor hanks2b » 02 Mai 2007, 00:25

É más o conceito de que falo é sobre motores 2 tempos para automodelos, acho que é sobre isso que estamos falando e não de conceito de um modo geral, más mesmo assim, os motores a 4 tempos tiveram melhorias enormes como refrigeração a água, injeção eletrônica, economia de combustível, e recentemente os bí-combustíveis e nos motores 2t para automodelos, quais foram as mudanças?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1587
Registrado em: 03 Out 2006, 23:00
Localização: São Paulo, SP

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor Ramiel » 02 Mai 2007, 00:35

Obrigado pela respostas pessoal!
Acho q agora entendi.
Qto ao conceito de 2t e 4t, são antigos mesmos, mas hanks, falar q bicombustivel é avanço já tá forçando a barra hahaha
Pra mim isso parece mais um retrocesso




 V One RRR Evo WCTE/FW-05T Plus      Sirio Evo 3 STI/353 MM/GXR15      Futaba 3PM-FS Pro/2.4ghz FASST      Byron      Meteor/Alfa Romeo/Mustang GTR      Jaco/Kawahara/Alpha RC      Jundiaí Parque/AARC do ABC

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 432
Registrado em: 22 Jun 2005, 23:00
Localização: São Paulo

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor SalvadoriRacing » 02 Mai 2007, 00:44

exato...........

na guerra ja tinha veiculo militar hibrido e bi combustivel..........

isso nao é nada novo.........


www.salvadoriracing.com.br

NOVAROSSI - KM RACING - ARC - LRP ELECTRONIC - SAVOX SERVO - SALVADORI RACING PARTS

 KM RACING - ARC R10      NOVAROSSI      SANWA      LRP      CONTACT - LRP

Piloto
 
Mensagens: 175
Registrado em: 11 Abr 2007, 23:00
Localização: Vila Prudente

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor Diney » 02 Mai 2007, 00:52

Ramiel escreveu:Obrigado pela respostas pessoal!
Acho q agora entendi.
Qto ao conceito de 2t e 4t, são antigos mesmos, mas hanks, falar q bicombustivel é avanço já tá forçando a barra hahaha
Pra mim isso parece mais um retrocesso

==========================================

Participo de provas de motocross e sempre amei o desempenho das motos de motores 2 tempos, acho que e por isso que estou sentindo a vontade com o aumomodelismo.

Mas de 2000 pra cá as motos de 4 tempos invadiram as provas de motocross sao motos com motores todo em aluminio, cilindro revestido de cromo duro, valvulas de titanium, refrigeradas a agua, no comeco essas motos eram lentas perto das 2 tempos...mas evoluiram tao rapidamente que hoje uma 250 4 tempos tem o desempenho superior a uma 125 2 tempos e uma 450 4 tempos nem se fala quando esta do lado de uma 250 2 tempos ( que e a moto que tenho).

No desempenho na pista nem se fala, aceleracao linear, descarga da pontencia progressiva no solo, freio motor nas curva, ou seja hoje deixa uma 2 tempos no chinelo! tando que a propria honda e Yamaha esta parando a fabricacao das motos de 2 tempos.

Bom mas o assunto e R/C, acho dificil surgir um motor 4 tempos para R/C com um desempenho igual ao atuais 2 tempos, porem se um dia surgir a tendencia será igual as motos de para motocross, imaginem um motor com aceleracao linear e despejo de potencia gradual principamente nas curvar sem falar do freio motor........o que esse carrinho iriam andar em circuitos travados nem se fala, mas evidentemente a potencia desse motores deverao ser no minimo o dobro da pontencia dos motores 2 tempos de hoje, para poder oferecer um desempenho semelhante aos 2 tempos de hoje!

Outro comparativo seria as motos de motovelocidade que substituiram os ferozes motores de 500cc 2 tempos pelos de 900 4 tempos.

A japonizada nao dorme em servico, podem apostar que daqui uns anos motor de R/C 2 tempos sera substituidos por motorzinhos 4 tempos.....srsrsrsrsrsr....

Abracos


Diney #4

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Fev 2007, 21:00
Localização: São José do Rio Pardo sp

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor hanks2b » 02 Mai 2007, 00:55

Ô meu, peraí, 2 contra 1 é covardia, ahahah, tá bom vai, voçês venceram, são ótimos, atuais, super potentes, tem tecnologia de formula 1, são super duráveis e etc. Bí combustível é antigo más no 4 tempos têm e no rc não.......hihihihi.........no stress...... :lol:

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 285
Registrado em: 02 Fev 2007, 21:00
Localização: São José do Rio Pardo sp

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor hanks2b » 02 Mai 2007, 00:59

Concordo com o Diney, aí seria uma atualização.

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 432
Registrado em: 22 Jun 2005, 23:00
Localização: São Paulo

Re: 3 ou 5 portas, qual a diferença?

Mensagempor SalvadoriRacing » 02 Mai 2007, 01:11

qd a ONU e o GreenPeace encher o saco das fabricas de r/c quanto a emissão de poluentes quem sabe..........

motor 2 tempos so parou de desenvolver por esse motivo........se acompanhasse o desenvolvimento de materiais e sistemas de injeção que há nos 4t, é absolutamente impossivel qqer motor 4t ser melhor do que um 2t em competição.......

a formula é mt simples.........entre outros fatores, no denominador da mesma há uma constante X que vale 1 pra motor 2 tempos ou 2 pra 4 tempos.......

ou seja, mantenha as caracteristicas de um motor 2t pra um 4t e o 2t será sempre capaz de despejar O DOBRO da potencia............


a questão de existir motor 4t melhor é meramente politica, pois a legislação proibe motor 2t, etc, etc.........o que tem em corrida hoje, é base tecnologica para o que no futuro será vendido ao consumidor comum, ninguem vai desenvolver um motor de pista que é totalmente inviavel pra projetos futuros..........

exemplo parecido há no proprio r/c...........não se corre de pro15 ha anos na maioria dos paises..........um 1:10 200mm com motor .12 desde 2003 atropela qualquer PRO15 com motor .15.............se quisessem hoje os pro15 poderiam andar junto de 1/8......porem a categoria é morta então ninguem perde tempo com isso.....


www.salvadoriracing.com.br

NOVAROSSI - KM RACING - ARC - LRP ELECTRONIC - SAVOX SERVO - SALVADORI RACING PARTS

 KM RACING - ARC R10      NOVAROSSI      SANWA      LRP      CONTACT - LRP

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes