Motor parado dificuldade de ligar

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

 
Mensagens: 17
Registrado em: 11 Out 2012, 23:00
Localização: Bauru

Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor vmachado » 07 Set 2013, 21:28

Boa noite pessoal, já pesquisei bastante e não encontrei uma resposta, já usei algumas dicas daqui mas também não consegui resultados.
Tenho um thunder Tiger eb4 s3, o qual já rodou um galão de byron, deixei ele parado um tempo, talvez uns 4 meses, não uso afterrun, me indicaram usar wd40 e todas vezes que fiquei mais de uma semana parado usei o wd40. Sempre que ele ficava parado ( não tanto como agora) tinha uma certa dificuculdade de liga-lo mas sempre conseguia, desta vez nada faz ligar, recoil ficou leve demais ( como das outras vezes), mas agora não liga mesmo.
Lendo alguns tópicos alguns falaram em desmontar o motor outros dizem que talvez não seja preciso, um participante deu idéia de "lavar" o motor com gasolina, colocando pelo carburador e depois retirando o excesso pela orifício da vela com o carrinho de cabeça para baixo.
Fiz exatamente isto, o recoil agora esta duro demais, mais duro que quando ele estava funcionando normal, pensei em calço hidráulico, porém já puxei muitas vezes o recoil com ele de cabeça pra baixo sem a vela e acredito não haver mais gasolina dentro, mas continua duro ( quando digo duro não quer dizer que não consiga puxar, porém esta mais duro que o normal), aliviei um pouco a vela e ele fica mais leve ( como antes) porém não pega por nada.
A vela esta boa o aquecedor carregado, sem vela o recoil fica leve como antes.
Amigos o que faço??

Abraços

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 161
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Carazinho - RS

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor guntherdariz » 07 Set 2013, 23:20

Boa noite amigo, tu chegou a ver se ta indo combustível pro carburador? se não, da uma olhada nas agulhas do carburador, se possível desmonte ele e remonte com todas as peças limpas.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor Xann » 08 Set 2013, 01:06

Vc já testou a vela fora do motor? Aquecedor com carga? Pingue umas 5 gotas dentro do carburador e puxa o recoil pra ver se pega. Se vc "aliviar" a vela pra diminuir a compressão não pega.
Depois desse tempo todo parado o ideal teria sido desmontar todo o motor pra limpeza sem tentar girá-lo.

Intrigante foi o lance que vc citou que o recoil estava leve demais.


Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned

 Byron 20%/12%      Sintec/Alpha/Matrix/outros...      L2 Sul Brasília

 
Mensagens: 17
Registrado em: 11 Out 2012, 23:00
Localização: Bauru

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor vmachado » 08 Set 2013, 02:54

guntherdariz, boa, talvez não esteja indo combustível para o motor, pode ser um problema, vou verificar.
Xann, quando digo que estava leve demais foi o seguinte:
Imagine um motor com nenhum galão ainda rodado e só rodando como recreação porém com cuidado na temperatura certa, amaciamento, etc. Imagine este motor qual seria a dificuldade do recoil. Quando deixava ele parado mais tempo ( 1 semana ) borrifava wd40 dentro do motor tirando o filtro, quando fazia isto o recoil fica leve demais, porém quando ligava o motor ele voltava ao normal ( recoil voltava ao normal ). A impressão que tenho é que quando uso o wd40 o motor roda mais livre, e faz sentido porque ele todo ira rodar com menos atrito. O problema é que depois que " lavei " o motor com gasolina o recoil esta pesado demais e não consigo ligar o bicho....

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor Xann » 08 Set 2013, 03:05

Então, o motor tem que estar lubrificado o tempo todo, se vc o abriu e o lavou com gasolina ou qualquer outro produto, na hora de montar vc tem que estar jogando óleo ou WD nele todo, não pode girar seco de forma alguma.
Com WD, óleo, combustível Glow ou qualquer outro lubrificante o motor tem que rodar livre, claro que respeitando a resistência da compressão do mesmo.
Meus motores por exemplo só ficam duros de rodar quando estão afogados(calço hidráulico).

Ja verificou a vela?


Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned

 Byron 20%/12%      Sintec/Alpha/Matrix/outros...      L2 Sul Brasília

 
Mensagens: 17
Registrado em: 11 Out 2012, 23:00
Localização: Bauru

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor vmachado » 08 Set 2013, 03:16

Xann,
Eu nunca abri o motor, o que fiz foi tirar o filtro e colocar gasolina na entrada de ar e tirar ela pelo orifício da vela.
Com este procedimento o recoil ficou mais pesado que o normal.
Também acho que possa ser calço hidráulico, porém já fiz de tudo para tirar gasolina de dentro ( puxei o recoil infinitas vezes com o carro de cabeça pra baixo) e recoil continua pesado e o carro não liga.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor Xann » 08 Set 2013, 03:23

Aí complica. Pode haver muito combustível ou WD dentro do motor. Mas vamos esperar mais opiniões da galera.


Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned

 Byron 20%/12%      Sintec/Alpha/Matrix/outros...      L2 Sul Brasília

Piloto Sport
 
Mensagens: 274
Registrado em: 23 Fev 2013, 22:00
Localização: Curitiba

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor MarceloFalk » 08 Set 2013, 04:40

Remova a mangueira de entrada de combustivel do carburador.
Retire a vela, e cetifique-se que ela está boa.
Puxe o recoil umas vinte vezes.
Redoloque a mangueira do combustivel.
Recoloque a vela.
Puxe o recoil umas dez vezes, tampando com o dedo a pipa.
( se você gosta de rezar, a hora é agora).
Pegou, né....rsrsrsr


O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre.

 Eight 2.0/Eight- T/Mugem MBX6T      Reds /Novarrossi / Reds      Spektrum Dx3s      Odonnel      Originais      Aka / Proline      Barigui

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 627
Registrado em: 05 Out 2005, 23:00
Localização: Jaraguá do Sul / SC

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor Wolf » 08 Set 2013, 11:55

vmachado
Minha recomendação seria primeiramente abrir o motor e carburador e lavar ele com combustível. Esse procedimento inicial é melhor opção para ter a certeza que nada está entupido ou sujo com borra de combustível. Após bem lavado o motor e carburador proceda os ajustes iniciais de regulagem conforme o manual. Não coloque agora wd40 nem after run pois isso dificulta a partida. Eu costumo proceder da seguinte forma, tiro a ponta da mangueira conectada no escapamento e assopro levemente observando o combustível sair do tanque correndo pela mangueira até entrar no carburador. Após, reconecte a ponta da mangueira de volta ao escapamento. Essa para mim é a melhor forma de fazer o combustível entrar rapidamente no carburador sem a necessidade de ficar abrindo e fechando a tampa do tanque . Uma vez o combustível entrando no carburador não terá problema para liga-lo desde que a vela e aquecedor estejam em condições de uso. Vale lembrar que o rolamento do recoil (one way) caso esteja com óleo costuma escapar, isso vc percebe ao puxar o recoil que fica leve. O motor 28 novo tem o recoil mais pesado para puxar. Mas para ter a certeza de que tudo está em ordem a limpeza no motor vai dar a oportunidade de vc observar se tem alguma coisa estragada no motor incorrendo ao risco de forçar e danificar alguma peça.
EB4S3 é um ótimo carro com um bom motor 28.
Abçs


Hobão GPX4
Buggy Turnigy - brushless 1/16
Buggy WLToys 144001 buggy 1/12
Crawler MN99S
DJI Mavic Pro
Aquacraft Revolt 30
Atomic AMZ 1/28
Atomic SZ 1/28

 
Mensagens: 17
Registrado em: 11 Out 2012, 23:00
Localização: Bauru

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor vmachado » 09 Set 2013, 00:14

Pessoal obtive algum progresso,
Um dos amigos levantou a lebre de não estar indo combustível para o motor.
Retirei a mangueira que vai para o carburador para certificar que ate aquele ponto estava chegando combustível, tapei o escapamento e puxei o recoil, jorrou combustível como era de se esperar, engatei uma mangueira nova na entrada do carburador e soprei para ver o que acontecia, teve certa dificuldade, porém soprei forte e tive a impressão que devia estar um pouco obstruído, conectei novamente a mangueira que sai do tanque, e tentei dar partida, funcionou um pouco e apagou. Fez um barulho bem estridente, fui olhar melhor e vi que o escapamento esta um pouco solto (no silicone ), conectei bem conectado e dei partida novamente, agora ficou ligado blzinha...e com barulho normal...
Posso estar errado mas acho que estava com dois problemas, o carburador devia estar um pouco obstruído e como o escapamento esta solto a pressão para jogar combustível no carburador era pequena, ai não pegava mesmo.
Uma duvida ainda continua, o recoil duro, agora ele voltou ao normal, o que será que era?
Mais um duvida o calço hidráulico acontece imediatamente quando se liga o motor ou ele pode funcionar normalmente e depois de um tempo ele acontece, pergunto porque estava morrendo de medo de ligar o motor e ter calço hidráulico porque o recoil estava duro, porém liguei e foi tudo bem, ainda não acelerei forte, ficou ligado menos de um minuto em lenta.

Obrigado pelas dicas pessoal....

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor Xann » 09 Set 2013, 23:01

Vmachado se o motor funcionou já não dá mais calço hidráulico. Se estiver calçado vc já vai perceber quando puxar o recoil na primeira puxada.
Um dos meus motores acontece de toda vez que vou funcionar ele estar bem duro, não sei pq mas quando eu tirava o cabeçote estava cheio de óleo em cima do pistão. Então com este toda vez que paro o carrinho eu deixo o pistão num ponto itermediário do seu curso e deixo o carrinho por alguns minutos de lado para escorrer o que tiver no cilindro para o escape, depois o viro de forma que fique em pé de frente pra baixo e finalmente na posição em que a saída da pipa fique para baixo, escorre bastante óleo nesse momento. Eu poderia simplesmente parar o carrinho, tirar a vela e deixar de cabeça pra baixo um pouco, mas vela algo que não se deve ficar tirando o tempo todo, a rosca do cabeçote é fácil de espanar.

Então sempre que vou dar a primeira partida em qualquer carrinho antes eu giro o motor devagarinho pra ter certeza de que não está calçado. Se tiver é só tirar a vela e desafogar.

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 293
Registrado em: 26 Ago 2012, 23:00
Localização: Nova Venécia ES

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor jmerlomartins » 10 Set 2013, 00:15

vmachado escreveu:Pessoal obtive algum progresso,
Um dos amigos levantou a lebre de não estar indo combustível para o motor.
Retirei a mangueira que vai para o carburador para certificar que ate aquele ponto estava chegando combustível, tapei o escapamento e puxei o recoil, jorrou combustível como era de se esperar, engatei uma mangueira nova na entrada do carburador e soprei para ver o que acontecia, teve certa dificuldade, porém soprei forte e tive a impressão que devia estar um pouco obstruído, conectei novamente a mangueira que sai do tanque, e tentei dar partida, funcionou um pouco e apagou. Fez um barulho bem estridente, fui olhar melhor e vi que o escapamento esta um pouco solto (no silicone ), conectei bem conectado e dei partida novamente, agora ficou ligado blzinha...e com barulho normal...
Posso estar errado mas acho que estava com dois problemas, o carburador devia estar um pouco obstruído e como o escapamento esta solto a pressão para jogar combustível no carburador era pequena, ai não pegava mesmo.
Uma duvida ainda continua, o recoil duro, agora ele voltou ao normal, o que será que era?
Mais um duvida o calço hidráulico acontece imediatamente quando se liga o motor ou ele pode funcionar normalmente e depois de um tempo ele acontece, pergunto porque estava morrendo de medo de ligar o motor e ter calço hidráulico porque o recoil estava duro, porém liguei e foi tudo bem, ainda não acelerei forte, ficou ligado menos de um minuto em lenta.

Obrigado pelas dicas pessoal....
talvez o barulho estranho seja do WD q vc jogou dentro ou after e esta queimando

 
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Jun 2015, 00:16

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor Mauri G. Salomon » 10 Nov 2015, 10:23

Bom dia a todos!

Tenho um automodelo nitro rumbler da turning e me aconteceu um problema semelhante com o problema do vmachado, mas o recoil do meu automodelo está leve(girando livre), tirei a vela e puxei o recoil e não movimenta o pistão. Quando gira a engrenagem da partida do automodelo, voce da a volta nele e deixa ele em baixo, o recoil volta a funcionar mas é somente uma puxada. O que pode ser o problema?

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor Abib » 10 Nov 2015, 12:56

Está parecendo problemas de OneWay..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

 
Mensagens: 4
Registrado em: 29 Jun 2015, 00:16

Re: Motor parado dificuldade de ligar

Mensagempor Mauri G. Salomon » 11 Nov 2015, 11:44

Abib escreveu:Está parecendo problemas de OneWay..


Obrigado pelo ajuda Abib.
O caso é que passei WD40 no recoil e tambel no pistão, e voltou a funcionar. Possivelmente pode ser o problema no rolamento OneWay.

Próximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes