Motor OS 12xz Speed - superaquecimento
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- m4rc3lo_sp
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Motor OS 12xz Speed - superaquecimento
Putz, escrevi um baita texto, e perdi...
Bom dia senhores! Na esperança de termos alguns experts em regulagem ainda acessando o fórum, lhes escrevo!
Tenho um motor OS 12xz Speed .12. adoro o motor. Meu primeiro 0km adquirido a Aprox um ano e rodando mais ou menos seis galões. Nunca tive grandes dificuldades de regulagem, monitorando somente lubrifica e temperatura de vez em quando e sem surpresas. Até que na minha última experiência, o motor parecia muito gordo, diferente da última vez que havia funcionado. Não mudei de pista, vela nada. Apenas estava um calor da Arábia no dia.
Afinei um pouco, rendeu como de costume, mas ao medir temperatura, incríveis 150º. Engordei e novamente deixou de render. Mudei a vela, de uma P6 para uma P7, sem mudanças nos sintomas.
Resolvi abrir o motor para inspecionar. Visualmente, não parece sofrido, como podem ver nas fotos do pistão, e o rolamento possuía apenas folga Axial, mesmo fora do bloco n senti nada radial.
Dúvidas:
O que pode estar causando o superaquecimento? Ainda sinto compressão ao virar o volante, mesmo com motor quente.
Como testar a compressão além do próprio volante?
O rolamento gasto pode ocasionar o superaquecimento?
O novo rolamento possui uma "vaselina" nas esferas. Devo removê-la antes de ligar o motor?
Com o tempo de uso, é necessário taxar/destaxar?
https://photos.app.goo.gl/jcpS5uXkbKabBnYA7
https://photos.app.goo.gl/9WbMfPyj6p1BU25b6
Bom dia senhores! Na esperança de termos alguns experts em regulagem ainda acessando o fórum, lhes escrevo!
Tenho um motor OS 12xz Speed .12. adoro o motor. Meu primeiro 0km adquirido a Aprox um ano e rodando mais ou menos seis galões. Nunca tive grandes dificuldades de regulagem, monitorando somente lubrifica e temperatura de vez em quando e sem surpresas. Até que na minha última experiência, o motor parecia muito gordo, diferente da última vez que havia funcionado. Não mudei de pista, vela nada. Apenas estava um calor da Arábia no dia.
Afinei um pouco, rendeu como de costume, mas ao medir temperatura, incríveis 150º. Engordei e novamente deixou de render. Mudei a vela, de uma P6 para uma P7, sem mudanças nos sintomas.
Resolvi abrir o motor para inspecionar. Visualmente, não parece sofrido, como podem ver nas fotos do pistão, e o rolamento possuía apenas folga Axial, mesmo fora do bloco n senti nada radial.
Dúvidas:
O que pode estar causando o superaquecimento? Ainda sinto compressão ao virar o volante, mesmo com motor quente.
Como testar a compressão além do próprio volante?
O rolamento gasto pode ocasionar o superaquecimento?
O novo rolamento possui uma "vaselina" nas esferas. Devo removê-la antes de ligar o motor?
Com o tempo de uso, é necessário taxar/destaxar?
https://photos.app.goo.gl/jcpS5uXkbKabBnYA7
https://photos.app.goo.gl/9WbMfPyj6p1BU25b6
MTX7 / T4'18 / SRX8 GY T1203 / 10.5t / One GT Futaba 7pxr Byron 16%/25% Stryker / bmw / Gt3 Hot race / batec / batec Jundiai / Appa / aarc / allrac |
Re: Motor OS 12xz Speed - superaquecimento
Quanto ao aquecimento ao você afinar, é normal..
Um clima mais quente diminui a densidade do ar, e se a agulha estiver igual a de outro dia mais frio, a mistura vai ter menos oxigênio para fazer a combustão..
Diminuir (afinar) o combustível da mistura fará com que o motor realmente fique mais quente, pois terá menos combustível para lavar/esfriar o motor.
Acho difícil a folga axial causar algum tipo de problema com a temperatura do motor..
Taxar o motor com o tempo de uso pode fazer diferença, mas pouca, visto que ela compensaria a falta de compressão que o motor venha a ter depois de alguns anos de uso.. Regular a taxa seria mais para casar o motor com um novo combustível, altitude da pista, coisas mais fixas..
Deixe o motor como estava e teste num dia de temperatura mais amena para ver se você consegue rendimento com o motor na temperatura de trabalho recomendada.
Um clima mais quente diminui a densidade do ar, e se a agulha estiver igual a de outro dia mais frio, a mistura vai ter menos oxigênio para fazer a combustão..
Diminuir (afinar) o combustível da mistura fará com que o motor realmente fique mais quente, pois terá menos combustível para lavar/esfriar o motor.
Acho difícil a folga axial causar algum tipo de problema com a temperatura do motor..
Taxar o motor com o tempo de uso pode fazer diferença, mas pouca, visto que ela compensaria a falta de compressão que o motor venha a ter depois de alguns anos de uso.. Regular a taxa seria mais para casar o motor com um novo combustível, altitude da pista, coisas mais fixas..
Deixe o motor como estava e teste num dia de temperatura mais amena para ver se você consegue rendimento com o motor na temperatura de trabalho recomendada.
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