Resfriamento de motor glow sem furar a bolha?
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- eng.matheus
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- Registrado em: 30 Set 2015, 15:40
Resfriamento de motor glow sem furar a bolha?
Olá pessoal, tudo bem? Espero que sim!
Seguinte, eu queria saber se alguém já fez um outro tipo de sistema para resfriamento dos motores nos autos com bolhas, sem fazer a tradicional furação de ventilação. Tenho muito dó de furar as bolhas tão lindas. Além de que a bolha com furação pra glow, não vai ficar legal em elétrico, então a bolha não fica mais "universal".
Pensei em um sistema de entrada de ar por baixo, com ventilação forçada por algum cooler tipo PC no interior da bolha, de forma a trocar o calor do motor.
Não é possível que até hoje tenhamos que usar a mesma ventilação da década de 50/70 nestes modelos. Pensando juntos a coisa anda!
Abraços e agradeço a todos pelas idéias!
PS. Novo no automodelismo com bolha fechada. Tive uma Revo 3.3 que era um canhão, mas sai dela e estou com um buggy.
Seguinte, eu queria saber se alguém já fez um outro tipo de sistema para resfriamento dos motores nos autos com bolhas, sem fazer a tradicional furação de ventilação. Tenho muito dó de furar as bolhas tão lindas. Além de que a bolha com furação pra glow, não vai ficar legal em elétrico, então a bolha não fica mais "universal".
Pensei em um sistema de entrada de ar por baixo, com ventilação forçada por algum cooler tipo PC no interior da bolha, de forma a trocar o calor do motor.
Não é possível que até hoje tenhamos que usar a mesma ventilação da década de 50/70 nestes modelos. Pensando juntos a coisa anda!
Abraços e agradeço a todos pelas idéias!
PS. Novo no automodelismo com bolha fechada. Tive uma Revo 3.3 que era um canhão, mas sai dela e estou com um buggy.
Re: Resfriamento de motor glow sem furar a bolha?
Tudo vai depender do fluxo de ar frio que vc vai conseguir jogar no cabeçote e pra onde vai esse ar quente, e com qual temperatura seu motor vai rodar depois de tudo isso..
Refrigeração a ar reduz a temperatura por convecção, mas existe também a temperatura de radiação que esquenta os componentes internos do veículo. Assim, dentro da bolha a temperatura é sempre maior que a externa, então a questão seria de onde tirar o ar frio e como remover o ar quente..
E disso tudo ainda há o problema de uma bateria maior como fonte de energia para o cooler, elevação do centro de gravidade que vai impactar na mudança da dinâmica do veículo..
Vale lembrar que desde a década de 70 os motores ficaram muito mais fortes e potentes, o que gera uma temperatura ainda maior para ser dissipada..
Refrigeração a ar reduz a temperatura por convecção, mas existe também a temperatura de radiação que esquenta os componentes internos do veículo. Assim, dentro da bolha a temperatura é sempre maior que a externa, então a questão seria de onde tirar o ar frio e como remover o ar quente..
E disso tudo ainda há o problema de uma bateria maior como fonte de energia para o cooler, elevação do centro de gravidade que vai impactar na mudança da dinâmica do veículo..
Vale lembrar que desde a década de 70 os motores ficaram muito mais fortes e potentes, o que gera uma temperatura ainda maior para ser dissipada..
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