LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 470
Registrado em: 12 Jun 2007, 23:00
Localização: Santa Catarina - Florianópolis

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor K.C.O » 01 Nov 2012, 21:03

Tchê escreveu:Olá pessoal, li as dicas que vocês passaram neste topico, sou iniciante no hobby.
Gosto muito de utilizar o wd40, mas para outros fins, vi que a viscosidade dele é baixa e sendo a base de querosene ele teoricamente pode ressecar os componentes de plastico na hora da limpeza, sendo assim, optei por um outro desengripante que não possui querosene na sua composição, posso usa-lo sem medo para fazer a limpeza interna e externa do motor e depois dar umas 4 gotas de óleo singer para lubrificação?


Camarada,

Sem querer ser um chato ou causar polemica, o WD 40 não é a base de querosene conforme o próprio fabricante disponibiliza no seu site http://www.wd40.com.br/duvidas.html

Porem voltando ao seu tópico, o pessoal da TRAXXAS recomenda lubrificar o motor com o WD 40 já que ele não resseca as partes de borracha ou plastico do motor. Porem eu concordo com você que ele é de uma viscosidade bem baixa.

Se você for lubrificar o motor para utiliza-lo em poucos dias, tipo de dois a três dias de intervalo, acredito que não tenha problema em usar o WD 40.

se você for utiliza o motor somente nos finais de semana, acho que um óleo mais viscoso depois do WD 40 seja uma boa ideia. Só acho que um óleo da Singer (já fui na fabrica da Singer) não seja muito recomendado, não estou falando que ele é um óleo ruim ou que não deva ser usado. Só acho que a diferença de preço entre os óleo específicos para modelismo e o Singer não é tão alta assim o que me faz acreditar que o pode se deixar o Singer de lado e utilizar o óleo do tipo "After Run".

Caso não tenha o óleo do tipo "After Run" a mão, pode colocar o Singer mas não em excesso pois acho que ele não é solúvel em relação ao combustível, e pode ser que você tenha um pouco mais de trabalho em ligar o motor na primeira vez após a lubrificação.

Att. K.C.O




 Buggy e Truggy      Raladas e trincadas...      http://www.fazendarc.com.br/

 
Mensagens: 46
Registrado em: 03 Mar 2012, 22:00
Localização: SBC

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor claudiouchida » 01 Nov 2012, 21:21

Tchê escreveu:Olá pessoal, li as dicas que vocês passaram neste topico, sou iniciante no hobby.
Gosto muito de utilizar o wd40, mas para outros fins, vi que a viscosidade dele é baixa e sendo a base de querosene ele teoricamente pode ressecar os componentes de plastico na hora da limpeza, sendo assim, optei por um outro desengripante que não possui querosene na sua composição, posso usa-lo sem medo para fazer a limpeza interna e externa do motor e depois dar umas 4 gotas de óleo singer para lubrificação?


OK, Mas se for deixar o carro guardado por um período longo guardado o ideal é utilizar um óleo mais grosso. O ideal e muito sugerido é o after-run. Vendido nas principais casas de automodelismo.


Claudio H Uchida

 HK-1 (KM Racing-Evolution II)      Novarrossi 353 SR      Sanwa Airtronics      Tornado fuel 16% Nitro      Protoform      Matrix      AARC

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 62
Registrado em: 21 Out 2012, 22:00
Localização: bahia

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor Tchê » 02 Nov 2012, 17:31

Obrigado pessoal pelas boas dicas, na minha cidade nao tem loja de automodelismo... vou acabar comprando pela internet o after run... Obrigado e tenham um otimo final de semana.

 
Mensagens: 46
Registrado em: 03 Mar 2012, 22:00
Localização: SBC

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor claudiouchida » 02 Nov 2012, 18:00

Tchê escreveu:Obrigado pessoal pelas boas dicas, na minha cidade nao tem loja de automodelismo... vou acabar comprando pela internet o after run... Obrigado e tenham um otimo final de semana.


Se tiver cartão internacional registre-se ao paypal.com e efetue compras no site da amainhobbies.com ou towerhobbies.com é mais em conta e chega sem problemas.


Claudio H Uchida

 HK-1 (KM Racing-Evolution II)      Novarrossi 353 SR      Sanwa Airtronics      Tornado fuel 16% Nitro      Protoform      Matrix      AARC

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 198
Registrado em: 14 Nov 2012, 21:00
Localização: Imbituva - PR

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor avila1406 » 15 Jan 2013, 20:13

uso somente wd40 e nunca nenhum motor me encomodou valeu!




 Slayer 3.3 Pro / Serpent 720      3.3 traxxas      Mk fuel

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 50
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Mauá

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor Paludetti » 14 Fev 2013, 08:26

Pessoal, tenho um tomahawk vx. E devido a falta de tempo não estou usando meu carrinho a mais de 30 dias..... quando guardei ele coloquei o after run certinho. Não desmontei o motor nada.... Agora quero usa-lo no sabado e gostaria de saber se tenho que desmontar o motor e limpar antes de ligar pois ele esta parado a mais de 30 dias... Ou posso ligar e utiliza-lo normalmente.


E ai vamos correr???

 Tomahawk VX      PRO-18BX      2.4GHz - Thunder Tiger      NITRO      FORD GT VERMELHO      ORIGINAL

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 76
Registrado em: 04 Jul 2009, 23:00
Localização: capital/SP

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor ghn-sp » 08 Mar 2013, 00:20

Do site da Novarossi:

After run oil is a special oil that is meant to be used when an engine is to be stored for more than a week and not run.
Take off the air filter and glow plug, and drop about 5 drops of oil into each opening. Rotate the flywheel several complete rotations (pull the pullstarter spring or turn the flywheel on a starter box) to cycle the oil throughout the engine's internal parts.
We highly recommend using after run oil on any engine that you do not plan to run for more than a week.
Do not use a lubricant like WD-40 or oil that contains silicones on the internal surfaces of your nitro engine. We recommend Novarossi after run oil (code: 1m1).

Abs GHN




 733,747,Viper 977, XrayT4      RB,Keep-On, PTS .12 , Keep.21      M11X, 3PJ      Byron 20%,Tornado      Protoform,Lynx      Xceed,Matrix      APPA - SP

Piloto
 
Mensagens: 147
Registrado em: 23 Fev 2012, 21:00
Localização: Santo Ângelo - RS

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor PieroC2 » 24 Mai 2013, 11:01

Pessoal! E o que vocês acham de um óleo sintetico para motores grandes? Tipo, é uma boa viscosidade e a durabilidade excelente...

 
Mensagens: 20
Registrado em: 10 Jun 2013, 23:00
Localização: São Paulo

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor g126 » 13 Jun 2013, 19:55

Pessoal (e Tio Nono - se ela ainda estiver por ai ;))

O que acham do Starrett M1 (http://www.starrett.com.br/produtos/pro ... &linha=103)?

Eu lembro ter lido que ele é melhor que o famoso WD-40 como lubrificante e desengripante... mas alguém já usou aqui e recomenda ou teve problemas?

 
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2009, 21:00
Localização: SP

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor skyburnner » 13 Mai 2014, 18:27

Galera ,

É incrível como as LENDAS são as mesmas ... seja no aero ou auto ... kkk

WD40 ou WaterDisplacement (repelente de água) 40 é um produto desenvolvido em 1953 pela Rocket Chemical Company , não pela Nasa .

40 porque foi a 40a tentativa de fórmula .

WD40 ataca SIM as borrachas e portanto os O'rings .

WD40 é ótimo , mas Corrosion-X é MUITO melhor , porém mais caro e mais difícil de encontrar e também ataca as borrachas .

Outros óleos citados não tem a propriedade de serem repulsores de água , portanto não protegerão contra a corrosão .

Eu aprendi com os anos a utilizar after run sempre , sou aeromodelista há 25 anos e tenho muitos motores 4T usados de vez em nunca em função da quantidade . Portanto ficam longos períodos parados , depois tem um dia de vôo e vão para a parede de novo .

O melhor After Run que experimentei até hoje é Fluido ATF de direção hidráulica . Não ataca nenhuma borracha (no sistema de direção hidráulica HÁ VÁRIAS) , protege contra corrosão , repulsor de água , e é barato , pois vem em grande quantidade .

Minha humilde opinião e espero , contribuição .

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor zumpano » 13 Mai 2014, 19:21



Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor Xann » 13 Mai 2014, 21:34

Caro esse aí hein! Comprei 1 litro semana passada pra colocar na suspensão da moto por R$15,00.


Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned

 Byron 20%/12%      Sintec/Alpha/Matrix/outros...      L2 Sul Brasília

 
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2009, 21:00
Localização: SP

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazenar.

Mensagempor skyburnner » 16 Mai 2014, 21:28

É isso ai , mas o preço .... :x

Acho que vc paga uns R$ 6,00 em 1/2 litro ;)

Avatar do usuário
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2014, 23:00
Localização: Sorriso-MT

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor Joseph » 15 Out 2014, 01:20

"Parece" que depois de ler 13 páginas do tópico finalmente cheguei as seguintes conclusões, entretanto ainda há uma dúvida crucial:

#Lubrificante escolhido:
SuperLub da Loctite (wd40 pode comprometer orings e afterrun muito espesso, dificultando próxima partida)

#Local de aplicação:
1-entrada do carburador (c/ furo do virabrequim visível)
2-remover a vela e colocar tb sobre o pistão, enquanto o mesmo estiver "la embaixo"

#Dúvida que ninguém respondeu (nem nos vídeos do youtube):
Todos falam que tem q esgotar o combustível antes de fazer estes procedimentos de lubrificação. Como? Por onde sai o restinho de combustível existente no motor? Devo virar o automodelo de cabeça pra baixo e deixar o combustível sair pelo orifício da vela :?:

A mesma dúvida se aplica ao óleo que fora aplicado. Como removê-lo antes de ligar novamente o automodelo?

OBS: Sou leigo no assunto, e aparentemente por ser uma informação tão "simples" sequer é mencionada. Agradecerei muito se puderem ajudar

 
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2009, 21:00
Localização: SP

Re: LUBRIFICAÇÃO DO MOTOR - Para o dia a dia e para armazena

Mensagempor skyburnner » 15 Out 2014, 09:06

Para esgotar o combustível , vc deve queimá-lo até o final . Ou seja , ligue o NI-Starter e de uma partida com o tanque vazio e deixe o motor apagar sozinho por pane seca .

O after run não precisa ser removido antes da próxima partida .

Aplique o after run apenas pelo venturi e gire um pouco o motor para que ele seja puxado e lubrifique camisa e pistão . Não há necessidade de retirar a vela e aplicar por cima do pistão .

O uso de ATF não dificulta a partida , apenas demora alguns segundos a mais de starter para ligar na primeira vez após a aplicação .

AnteriorPróximo

Voltar para Motor

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes