Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
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- amprochmann
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
Você recebeu via e-mail?
Nosso projeto já passou pelo prefeito da cidade, que encaminhou-o para a fundação municipal de esporte e secretaria de obras... vamos ver no que vai dar.
Conclusão: seja On ou Off, GP ou EP, o importante é andar...
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- Gui-Madero
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
Amigo estava lendo o projeto, vc não acha que 30 mil é muito pouco, imagino que só a pista ficaria mais que isso fora a infraestrutura, por mais que seja de concreto com emulssão, vcs já pensaram em encontrar uma área publica da prefeitura onde já haja um bom asfalto, como estacionamentos de orgãos publicos que não funcionem em finais de samana e durante a noite caso queiram também disponibilidade durante a semana, tudo vai de adaptação, é bem mais fácil aprovar um projeto desses do que construirem uma infraestrutura que ao ver de qualquer prefeitura e convenha comigo, infelizmente é para poucos e não tras inclusão social, ao invez de simplesmente construirem uma quadra poliesportiva em um bairro pobre e trazer muito mais votos para eles por menor preço.
Infelizmente estou sendo o cúmulo do pessimismo, porém, vejo que ainda realista para o país onde vivemos, onde infelizmente nosso hobby é pouco reconhecido e muito menos apoiado, mas de qualquer forma excelente iniciativa, parabéns, mas pense no que eu disse.
Valewww!!!
Infelizmente estou sendo o cúmulo do pessimismo, porém, vejo que ainda realista para o país onde vivemos, onde infelizmente nosso hobby é pouco reconhecido e muito menos apoiado, mas de qualquer forma excelente iniciativa, parabéns, mas pense no que eu disse.
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- amprochmann
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
Bom, 30 mil parece pouco, mas a construção de uma casa popular custa cerca de 19 a 23 mil (se for do governo Lula sobe para 30 mil). Um piso de quadra esportiva de praça e algumas infras uns 25 a 28 mil. Dependendo do município, as prefeituras chegam a pagar 60 mil em uma obra que custa 30 me. Depende da região, custo da mão-de-obra e materias-primas. Acredito que sem o custo do terreno, a pista gire em torno de uns 30 mil, podendo sair mais caro dependendo da parte de alvenaria (padock, banheiros, etc). Essa pista é bem menor do que a construida em Brasília e lá acho que gastaram uns 50 a 55 mil. Terreno é o que as prefeituras de cidades menores (1 milhão pra menos de habitantes) é o que mais tem. A maior dificuldade é convencimento político de implementar o projeto.
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- amprochmann
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
E aí? Vamos fazer uma pista? Olha a receita...
O tipo de pista mais recomendado acredito que seja o piso de concreto desempenado recoberto com emulsão asfáltica, pois se trata de uma opção durável e econômica. Se bem cuidada, a pista vai durar tranquilamente uns 10 anos, sendo necessário somente efetuar reparos com a emulsão, depois de uso prolongado. A espessura mínima do piso da pista tem que ser: 7,0 cm (espessura ideal, pois suportará mais peso) ou mínimo de 5,0 cm. Lembre-se: quanto menor a espessura, menos concreto, mais barato, porém mais frágil.
O tipo de pista mais recomendado acredito que seja o piso de concreto desempenado recoberto com emulsão asfáltica, pois se trata de uma opção durável e econômica. Se bem cuidada, a pista vai durar tranquilamente uns 10 anos, sendo necessário somente efetuar reparos com a emulsão, depois de uso prolongado. A espessura mínima do piso da pista tem que ser: 7,0 cm (espessura ideal, pois suportará mais peso) ou mínimo de 5,0 cm. Lembre-se: quanto menor a espessura, menos concreto, mais barato, porém mais frágil.
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- amprochmann
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
Vamos lá então:
- O terreno deverá ser limpo (sem entulhos, tocos e raízes). Se necessário, fazer terraplanagem e posterior aterro com terra limpa e adequada para compactação com máquina compactador de solo tipo “sapo" ou trator rolo compactador;
- Fazer um gabarito com níveis para garantir o caimento de no máximo 5%, do meio da pista para as laterais, para evitar acúmulo de água;
- Fazer um lastro de brita de 3,0cm (espalhar a brita por todo o traçado onde será colocado o concreto);
- Fazer o gabarito da pista com ripas de madeira distanciadas de no máximo 2m, formando o traçado (posteriormente essas ripas de madeiras são retiradas e preenchidas com concreto);
- Executar a concretagem da pista de forma alternada. A cada 2 metros coloca concreto e depois pula 2 metros, intercalando como se fosse um tabuleiro;
- O concreto vai sendo espalhado manualmente. Inicialmente nivela-se o concreto de forma grosseira, manualmente e em seguida utiliza-se uma régua vibratória e/ou polidora de piso (alisadora);
- Após o endurecimento inicial do concreto, retiram-se as ripas de madeira que separam o traçado da pista e completa a concretagem do restante (deixando o gabarito da pista externo apenas);
- Umedecer a pista durante 3 ou 4 dias dias, evitando andar sobre a superfície;
- Deixar secar por uma semana ou mais (dependendo do tempo/sol);
- Após aguardar o tempo de secagem, deve-se limpar a pista ao máximo, retirando sujeiras e pedras;
- Fazer a mistura da emulsão asfáltica de ruptura lenta (RL 1C) e aplicar sobre o piso, espalhando-o bem, evitando ondulações e eliminando imperfeições;
- Espera secar bem por alguns dias;
- Fazer as pinturas das faixas laterais (cor - branco) e zebradas nas curvas (cores - branco e laranja);
- Plantar grama nas áreas de escape.
- O terreno deverá ser limpo (sem entulhos, tocos e raízes). Se necessário, fazer terraplanagem e posterior aterro com terra limpa e adequada para compactação com máquina compactador de solo tipo “sapo" ou trator rolo compactador;
- Fazer um gabarito com níveis para garantir o caimento de no máximo 5%, do meio da pista para as laterais, para evitar acúmulo de água;
- Fazer um lastro de brita de 3,0cm (espalhar a brita por todo o traçado onde será colocado o concreto);
- Fazer o gabarito da pista com ripas de madeira distanciadas de no máximo 2m, formando o traçado (posteriormente essas ripas de madeiras são retiradas e preenchidas com concreto);
- Executar a concretagem da pista de forma alternada. A cada 2 metros coloca concreto e depois pula 2 metros, intercalando como se fosse um tabuleiro;
- O concreto vai sendo espalhado manualmente. Inicialmente nivela-se o concreto de forma grosseira, manualmente e em seguida utiliza-se uma régua vibratória e/ou polidora de piso (alisadora);
- Após o endurecimento inicial do concreto, retiram-se as ripas de madeira que separam o traçado da pista e completa a concretagem do restante (deixando o gabarito da pista externo apenas);
- Umedecer a pista durante 3 ou 4 dias dias, evitando andar sobre a superfície;
- Deixar secar por uma semana ou mais (dependendo do tempo/sol);
- Após aguardar o tempo de secagem, deve-se limpar a pista ao máximo, retirando sujeiras e pedras;
- Fazer a mistura da emulsão asfáltica de ruptura lenta (RL 1C) e aplicar sobre o piso, espalhando-o bem, evitando ondulações e eliminando imperfeições;
- Espera secar bem por alguns dias;
- Fazer as pinturas das faixas laterais (cor - branco) e zebradas nas curvas (cores - branco e laranja);
- Plantar grama nas áreas de escape.
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- amprochmann
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
A pista on-road do meu projeto ocupa cerca de 540m² de área, fazendo um piso de 6cm, vai gastar cerca de 33m³ de concreto. O preço do metro cúbico do concreto usinado entregue no local custa cerca de R$260,00, o que dá R$ 8580,00, fora mão-de-obra, terraplanagem, locação de compactador, gabarito de ripas, etc. Vai uns R$ 15 mil só para o piso, fora a infraestrutura (palanque, padock, banheiros).
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
Ola bom dia!!!
Amigo palanque para 8 pessoas é pouco o palanque tem que ser no minimo pra 10!!!
E 40 metros de reta eu acho pouco o ideal seria uns 50.
Mais o projeto de vcs é muito legal!!!!
Quando forem fazer o box procure fazer a area em que os mecanicos ficão rebaixada como na pista do parque da cidade em Jundiai pois é muito melhor.
abrçs
Amigo palanque para 8 pessoas é pouco o palanque tem que ser no minimo pra 10!!!
E 40 metros de reta eu acho pouco o ideal seria uns 50.
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Como o velho ditado já dizia: Pau que nasce torto mija fora da bacia.
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- Rodrigo_Grajaú
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
parabens.... belo projeto que serve de modelo para todos que estejam querendo contruir pista em cada cidade... minhã opinião era colocar no forum fixo pois serve para todos ter uma base de modelo.
Parabens
Parabens
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- amprochmann
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
jvictor escreveu:Ola bom dia!!!
Amigo palanque para 8 pessoas é pouco o palanque tem que ser no minimo pra 10!!!
E 40 metros de reta eu acho pouco o ideal seria uns 50.
Mais o projeto de vcs é muito legal!!!!
Quando forem fazer o box procure fazer a area em que os mecanicos ficão rebaixada como na pista do parque da cidade em Jundiai pois é muito melhor.
abrçs
Uma coisa que percebi é o risco de acidentes quando os mecânicos (quanto tem área rebaixada) em relação ao nível do box.
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
amprochmann
- Fazer a mistura da emulsão asfáltica de ruptura lenta (RL 1C) e aplicar sobre o piso, espalhando-o bem, evitando ondulações e eliminando imperfeições;
O que é exatamente essa "mistura de emulsão asfaltica"? Você esta falando em passar a mesmo pura ou com alguma outra coisa? (pó de pedra por exemplo)
- Fazer a mistura da emulsão asfáltica de ruptura lenta (RL 1C) e aplicar sobre o piso, espalhando-o bem, evitando ondulações e eliminando imperfeições;
O que é exatamente essa "mistura de emulsão asfaltica"? Você esta falando em passar a mesmo pura ou com alguma outra coisa? (pó de pedra por exemplo)
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- amprochmann
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
guina escreveu:amprochmann
- Fazer a mistura da emulsão asfáltica de ruptura lenta (RL 1C) e aplicar sobre o piso, espalhando-o bem, evitando ondulações e eliminando imperfeições;
O que é exatamente essa "mistura de emulsão asfaltica"? Você esta falando em passar a mesmo pura ou com alguma outra coisa? (pó de pedra por exemplo)
Isso mesmo. Na mistura da emulsão vai: água + emulsão RL 1C+ pó de pedra. Aplica-se primeiro uma camada por meio de regador ou rolo de pintura, de acordo com a densidade da mistura. Se o piso ainda ficar irregular, pode corrigir desníveis usando a emulsão mais densa (menos líquida). A massa é misturada como se fosse cimento. Mistura pó de pedra com água e RL 1C, espalha pelo local e nivela usando réguas ou sarrafos.
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
você ja trabalhou com o RL-1C?
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- amprochmann
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
guina escreveu:você ja trabalhou com o RL-1C?
eu trabalho na prefeitura da minha cidade e o RL 1C é muito utilizado nas operações "tapa buraco" depois de chuvas.
Já tem várias associações e clubes utilizando a emulsão asfáltica nas pistas, principalmente pela durabilidade e baixo custo. Um bom exemplo é a pista da AARC do ABC, que vai ser coberta de emulsão.
Veja esse link interessante sobre o pessoal de aermodelismo do APA (http://webspace.webring.com/people/na/a ... sfalto.htm)
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Re: Modelo de Projeto de Pista de Automodelismo
amprochmann,
Eu construí uma pista aqui em Goiânia bem parecida com esta que vc está pretendendo construir.
Ela tem 37m de reta e 102m de extensão. A largura da pista varia de 4.20m (reta) a 3.30m (miolo). Foi executada em concreto com aplicação de emulsão asfáltica. Na época, uns 4 anos atrás, gastamos 20.000 para fazer a pista, incluíndo 7 horas de uma pá-mecânica e mão-de-obra, alambrado, banheiro e um pequeno cimentado que servia como paddock. Foram gastos mais 3.000 para construir o palanque de madeira para 6 pessoas. Não foram utilizada terra extra. Fizemos apenas a movimentação da terra, corte e aterro.
Como se trata de uma pista relativamente pequena, não adianta fazer um palanque para 10 pilotos, pois será quase impossível andar 10 carros simultaneamente. Aqui andamos no máximo com 6 carros.
Gostaria de levantar algumas questões com base na minha experiência.
Eu recomendaria que fosse concretada a pista de uma vez só. A pista por ter uma grande extensão, se comparada com sua largura, inevitavelmente irá fissurar. Mas caso seja realizada com junta fria, ela irá dilatar em praticamente todas as juntas. O ideal seria realizar a junta de dilatação apenas onde for realmente necessário. Para isto seria necessário aguardar um período para as primeiras fissuras começassem a surgir e a partir deste momento, fazer um corte raso (3cm) perpendicularmente a pista com uma serra-marmore, próximas as fissuras. Elas irão surgir com mais frequência nos encontros dos trechos retos com as curvas.
Outro detalhe seria quanto ao pó de pedra. Aqui o pó de pedra é produzido com resíduos da britagem do Micaxisto. Por isto o pó possui fragmentos com forma lamelar e extremamente afiado. Se fosse utilizado para ser aplicado na pista, iria resultar em um pavimento extremamente abrasivo. Neste caso usamos areia grossa. Então cuidado com o tipo do pó de brita.
Recomendaria que o tempo de cura deste pavimento, por ser fino, fosse de pelo menos uma semana. As primeiras horas são essenciais para evitar as trincas. O cimento precisa de água para endurecer e caso não fique umedecido durante o período de cura irá fissurar devido a retração. O ideal seria molhar o piso e cobrí-lo com uma lona plástica branca ou com uma camada de areia.
Para fazer a aplicação desta mistura de emulsão e areia (como foi o nosso caso) a melhor forma foi com um rolo de textura fina, encontrado em lojas de materiais de construção.
Para acabamento da superfície da pista seria melhor evitar a alisadora. Ela faz com que a superficie fique muito lisa para o fim que será utilizada. Eu recomendaria a régua vibratória ou mesmo uma desempenadeira de madeira e uso de areia grossa. Assim a textura final da pista vai dar mais grip.
Caso vá fazer sem o uso da alisadora, ou seja, de forma manual, não use concreto usinado. Ele é fornecido em quantidade próximas de 6m³. E tem que ser aplicado em menos de 2 horas. Neste período o serviço fica muito rápido e o acabamento pode ficar prejudicado. Pode alugar uma betoneira.
[]´s
R.Takeda
Eu construí uma pista aqui em Goiânia bem parecida com esta que vc está pretendendo construir.
Ela tem 37m de reta e 102m de extensão. A largura da pista varia de 4.20m (reta) a 3.30m (miolo). Foi executada em concreto com aplicação de emulsão asfáltica. Na época, uns 4 anos atrás, gastamos 20.000 para fazer a pista, incluíndo 7 horas de uma pá-mecânica e mão-de-obra, alambrado, banheiro e um pequeno cimentado que servia como paddock. Foram gastos mais 3.000 para construir o palanque de madeira para 6 pessoas. Não foram utilizada terra extra. Fizemos apenas a movimentação da terra, corte e aterro.
Como se trata de uma pista relativamente pequena, não adianta fazer um palanque para 10 pilotos, pois será quase impossível andar 10 carros simultaneamente. Aqui andamos no máximo com 6 carros.
Gostaria de levantar algumas questões com base na minha experiência.
Eu recomendaria que fosse concretada a pista de uma vez só. A pista por ter uma grande extensão, se comparada com sua largura, inevitavelmente irá fissurar. Mas caso seja realizada com junta fria, ela irá dilatar em praticamente todas as juntas. O ideal seria realizar a junta de dilatação apenas onde for realmente necessário. Para isto seria necessário aguardar um período para as primeiras fissuras começassem a surgir e a partir deste momento, fazer um corte raso (3cm) perpendicularmente a pista com uma serra-marmore, próximas as fissuras. Elas irão surgir com mais frequência nos encontros dos trechos retos com as curvas.
Outro detalhe seria quanto ao pó de pedra. Aqui o pó de pedra é produzido com resíduos da britagem do Micaxisto. Por isto o pó possui fragmentos com forma lamelar e extremamente afiado. Se fosse utilizado para ser aplicado na pista, iria resultar em um pavimento extremamente abrasivo. Neste caso usamos areia grossa. Então cuidado com o tipo do pó de brita.
Recomendaria que o tempo de cura deste pavimento, por ser fino, fosse de pelo menos uma semana. As primeiras horas são essenciais para evitar as trincas. O cimento precisa de água para endurecer e caso não fique umedecido durante o período de cura irá fissurar devido a retração. O ideal seria molhar o piso e cobrí-lo com uma lona plástica branca ou com uma camada de areia.
Para fazer a aplicação desta mistura de emulsão e areia (como foi o nosso caso) a melhor forma foi com um rolo de textura fina, encontrado em lojas de materiais de construção.
Para acabamento da superfície da pista seria melhor evitar a alisadora. Ela faz com que a superficie fique muito lisa para o fim que será utilizada. Eu recomendaria a régua vibratória ou mesmo uma desempenadeira de madeira e uso de areia grossa. Assim a textura final da pista vai dar mais grip.
Caso vá fazer sem o uso da alisadora, ou seja, de forma manual, não use concreto usinado. Ele é fornecido em quantidade próximas de 6m³. E tem que ser aplicado em menos de 2 horas. Neste período o serviço fica muito rápido e o acabamento pode ficar prejudicado. Pode alugar uma betoneira.
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