Como refrigerar o motor para Drift?

Estilos e variações do on e off road. Assuntos sobre Drift, Rally, Drag, Formula 1, Tunning, Stock Car RC, Acrobatas, etc.

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

 
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Nov 2006, 21:00

Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor Azedo84 » 23 Nov 2006, 22:16

Fala galera,

To com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês. Vi em alguns tópicos que a preocupação geral em fazer drifts é o superaquecimento do motor à combustão, que pode chegar a literalmente a fritá-lo.


Vi também que um usuário, que num me lembro o nome agora, disse que alguns amigos utilizam cooler de computador para refrigerar o motor. Como que esse processo é feito? Em computadores, os coolers são ligados diretamente na fonte, mas como farei para o cooler girar em um motor à combustão, se a única parte elétrica que consigo observar é a parte do RC?


Gostaria também de conhecer outras opções para refrigerar o motor.


Conto com a ajuda de todos.


Um abraço,

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 638
Registrado em: 23 Fev 2006, 22:00
Localização: São Bernardo do Campo

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor surfista » 23 Nov 2006, 23:34

vc pode colocar uma bateria alimentando o cooler e usar uma chave liga/desliga pra controlar o mesmo, a chave e bateria vc encontra fácil, se for de são paulo vai na santa efigênia q vc encontrar qualquer coisa de material elétrico.




 TRF416X      SpeedPassion      3PM FM Fasst      Lipo      LTC-R      AlphaRC      AARC do ABC

 
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Nov 2006, 21:00

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor Azedo84 » 24 Nov 2006, 14:31

VAleu o toque surfista, mas acho que vou acabar indo na Leroy merlin mesmo., já que é um saco andar na santa ifigênia de sábado.


Tenho um cooler de gabinete e de processador para computador, vou ver qual deles fica melhor no carro.


Pow, to achando que vou apanhar demais pra acertar meu carro pra dift, vou acabar trazendo um elétrico dos eua mesmo, mais tranquilo.

Piloto Sport
 
Mensagens: 206
Registrado em: 23 Out 2006, 23:00
Localização: SP

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor prcg » 25 Nov 2006, 20:26

Bom...o normal mesmo é fazer drift com eletricos.

O esquema de cooler tem que ser com cooler pra 5V e os de PC são de 12V.
Os de 5V é só ligar no 3º canal do receptor, pois lá sai certinho 5V!
O problema é achar cooler pra 5V....eu ainda nao encontrei! Acho que só na Sta Efigênia mesmo...




 Corally RDX PHI      LRP      Spektrum DX3      ORION SHO4200      MazdaSpeed6      Alpha      AARC

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 2791
Registrado em: 29 Nov 2005, 21:00
Localização: São Paulo/SP

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor denis.roschel » 26 Nov 2006, 11:24

Pode se usar um regulador de tensão...É uma peça bem baratinha e fácil de montar...Se não me engano é o LM7505...Acha facinho na Sta Ifigênia...




 Kyosho RRR Evo WC      Novarossi      DX3R      Byron      Blitz      Kawahara      AARC do ABC

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 433
Registrado em: 12 Set 2006, 23:00
Localização: SÃO PAULO-SANTA CRUZ DO RIO PARDO

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor adelcios » 26 Nov 2006, 14:15

O LM 7505 eu não conheço, mais a familia dos Transistores Reguladores de Tensão LM 78XX , no caso 7805 serviria para estabilizar a energia DC em 5v, quando a mesma possui uma corrente maior de 5V !, não seria o caso !

Oque poderia ser feito, procure cooler para HD, existe um que vem 2 cooler em uma placa de aluminio, são instalados debaixo do Hd, são pequenos e medem em media 50mmx10mm !

Pode ser colocado uma bateria alcalina de 9v ,essa diferença de 9V para 12V do cooler, é pouca e vai girar legal, já que o desempenho não será seu objetivo, algumas gramas a mais no carro não te fara mal !!!!


[Serpent 960FD ]
[Agora de JP ]
[M11 /Spektrum ]
[ERG-VZ]

 SERPENT 960 FD / REVO      JP / PICCO .26      M11 SPECTROM TELEM      TRINITY / TOPFUEL

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 15 Ago 2006, 23:00
Localização: Diadema

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor Grigoli » 26 Nov 2006, 19:14

Fala galera!

Não existe ainda uma forma mecânica de se refrigerar?

Uma ventuinha à correia por exemplo.


Grigoli

 TS4N      OS.12      FUTABA 2PL      RITCH 20% NITRO E 12% ÓLEO      BMW M3 GTR

 
Mensagens: 11
Registrado em: 22 Nov 2006, 21:00

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor Azedo84 » 28 Nov 2006, 11:06

Galera, andei pesquisando mais a fundo disso tudo e vi que a hpi vende um kit pra drift. O tal do Stage D. http://www.hpiracing.com/?page=kits/ind ... atType=std


Alguém sabe c vale a pena comprar este kit? Pq pelo que to vendo ele só tem mudanças no chassi e coisas do tipo, pra deixar o carro mais leve e tals. Mas e o problema de aquecimento do motor? Ele deixa de existir se utilizar este kit?

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 602
Registrado em: 01 Mai 2006, 23:00

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor rsenhorini » 11 Jan 2007, 20:07

Coolers de notebook sao de 5 volts, so que pelo preço deles compensa mais os do tipo de 486, ou gavetas de hd, que sao menores, os de gabinete, sem chance sao grandes demais para colocar no carro.
pode usar ate duas baterias de 9 volts, ai vc consegura um rendimento maior do sistema, melhor dq usar so uma.
Nao recomendo usar a mesma tensao de alimentaçao do receptor, pois o conjunto consumira mais corrente, ai ja viu ne.


Ja mensurou quanto seu PC consome ficando ligado por 1 hora, pense nisso...

 REVO 2,5 // HPI-MT2

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 602
Registrado em: 01 Mai 2006, 23:00

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor rsenhorini » 11 Jan 2007, 20:11

Grigoli escreveu:Fala galera!

Não existe ainda uma forma mecânica de se refrigerar?

Uma ventuinha à correia por exemplo.

Ja ouvi falar de motores com radiador ( refrigeraçao a agua), so que era para aero, era meio esquisito.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1135
Registrado em: 25 Set 2006, 23:00
Localização: Porto Alegre

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor Birk » 11 Jan 2007, 21:02

refrigeraçao a agua é usada nos barcos e lanchas, pois com o movimento do motor a agua circula, assim sempre mantendo o motor refrigerado, o que seria inviavel para um auto.
eu ainda acho que a melhor soluçao e voce pegar um ventilador de HD, o plastico que esta em volta voce pode cortar assim so sobra o motor que é bem pequeno, liga direto na bateria ou em uma chave liga\ desliga.

eu acho que deve ser o melhor jeito para resfriar motor.
mas tem que levar em conta que se o motor trabalhar abaixo da temperatura normal, tambem vai afetar o rendimento, por isso fica muito dificil de criar um sistema de refrigeramento.




 Inferno TR-15 SF      GXR15      Perfex      Top Fuel 20%      Original/Dodge Ram      Original      Caseira

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1548
Registrado em: 25 Ago 2005, 23:00
Localização: São Paulo / Zona Sul

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor m4rc3lo_sp » 11 Jan 2007, 21:04

Cara, acho que a agua vai pode ser meio perigoso pro cabecote trincar ou algo assim... n sei se to falando asneira


Imagem

 MTX7 / T4'18 / SRX8 GY      T1203 / 10.5t / One GT      Futaba 7pxr      Byron 16%/25%      Stryker / bmw / Gt3      Hot race / batec / batec      Jundiai / Appa / aarc / allrac

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 4068
Registrado em: 19 Dez 2006, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor gligoco » 23 Jan 2007, 23:19

Meio que resusitando aqui, a aguá é usada nos barcos mesmo, e eu acho que não tem problema de trincar pq deis da hora que vc liga o motor já começa a circular água, ia ser perigoso se derrepente chegasse a água fria....


VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"

 Mugen MBX7      Go Engine UDP      M11X      Byron 25%      Original      Todas off road

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor Pries_jeden_Got » 22 Ago 2008, 13:17

adelcios escreveu:O LM 7505 eu não conheço, mais a familia dos Transistores Reguladores de Tensão LM 78XX , no caso 7805 serviria para estabilizar a energia DC em 5v, quando a mesma possui uma corrente maior de 5V !, não seria o caso !

Oque poderia ser feito, procure cooler para HD, existe um que vem 2 cooler em uma placa de aluminio, são instalados debaixo do Hd, são pequenos e medem em media 50mmx10mm !

Pode ser colocado uma bateria alcalina de 9v ,essa diferença de 9V para 12V do cooler, é pouca e vai girar legal, já que o desempenho não será seu objetivo, algumas gramas a mais no carro não te fara mal !!!!



Cara, como funciona esses equipamentos reguladores detensão?? Faz um bom tempo que procuro algo assim... não achei resposta no google

Valeu

 
Mensagens: 4
Registrado em: 21 Set 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Como refrigerar o motor para Drift?

Mensagempor Bertotto » 27 Out 2012, 16:36

Cara, nem precisa regulador de tensão não, liga uns fans de 12v na bateria de 9 mesmo que n dá nada.

To montando uma Reventon da revista, vou ligar logo duas ventoinhas nela, a eficiencia da refrigeração tbm depende da posição em que vou ligar. Vou montar primeiro o carro, depois vejo isso.

Link para a ventoinha de 40mm: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... fiscal-_JM




 Lamborghini Reventon (montand)      (Supertigre 18)

Próximo

Voltar para Estilos / Categorias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes