Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

Mensagempor alpha » 23 Set 2011, 17:19

Pessoal Segue o regulamento
Informações originais copiadas do site da Febarc em 23-09-11 as 15:19

Regulamento do Campeonato Brasileiro 1/8 Rally GT 2011

Qui, 2011-09-22 14:10 — brasilrc
III CAMPEONATO BRASILEIRO RALLY 1/8 GT
A Febarc estará promovendo dias 03 e 04 dezembro de 2011, na cidade de Fortaleza-CE mais uma edição do Campeonato Brasileiro de 1/8 Rally GT, categoria que vem ganhando espaço nacionalmente e vem criando vários adeptos mundo a fora.
CAMPEONATO BRASILEIRO ON ROAD 2011
1/8 RALLY GT
INTRODUÇÃO
O Campeonato Brasileiro On Road 2011, será realizado em 1 Etapa.
Cada participante poderá participar com um único carro em cada categoria.
As hipóteses não previstas neste regulamento serão decididas pelo Diretor do Evento. O Diretor de prova pode promover a alteração do cronograma se julgar necessário para o bom andamento do evento.
Também procuramos esclarecer aqui os itens a serem vistoriados, nos colocando à disposição para eventuais dúvidas. Esperamos que com esse regulamento todos possam ter as mesmas condições de competitividade, privilegiando deste modo, os melhores pilotos e mecânicos.
PESSOAL ENVOLVIDO
Composição da organização: 01 Diretor Geral,01 Diretor Adjunto, 01 Diretor de Prova, 01 Diretor Técnico, 01 Cronometrista, 02 Fiscais de Box e 05 recolocadores.
Competência e Atribuições do Pessoal envolvido:
A - COMISSÃO ORGANIZADORA
É a autoridade máxima do evento, a qual caberá a responsabilidade de tomar
decisões em situações não previstas neste regulamento. É formada pelos Sres: Rafael Felicio, Sr. Marcelo Aires e Sr. Warnner Julles.
B - Diretor Geral – Sr: Rafael Felicio
É o representante oficial do Organizador do Evento. Sob sua responsabilidade ficarão/estarão:
Supervisão Geral do Evento
Última instância decisória de se promover ou não a etapa.
C –Diretor Adjunto – Sr: Marcelo Aires
É o chefe e membro da Comissão Organizadora, sob sua responsabilidade estão:
Pagamento do pessoal e demais despesas mediante recibo e comprovantes
Realização do "Chek-List" para certificação das condições mínimas necessárias para a realização do evento
Garantia do cumprimento do Cronograma de Prova
D - Diretor de Prova – Sr. Warnner Julles
É a autoridade máxima durante a prova e deverá ter conhecimento do regulamento.
Sob sua responsabilidade ficarão/estarão:
Contratação dos Fiscais de Box
Aplicação do Regulamento de maneira totalmente imparcial
Montagem e teste do sistema de som
Montagem dos Grids das tomadas de tempo e provas
Seguir o cronograma de provas
Entrega dos sensores
Manutenção das cargas dos sensores
Aferição das condições da pista juntamente com o representante dos pilotos
Orientação e supervisão dos fiscais de box na montagem dos equipamentos de vistoria técnica
Orientação aos gandulas
Aplicação de penalidades e respectivo registro no livro de atas
Recolher e acondicionar de maneira adequada o equipamento de som
Recolher os relatórios finais do cronometrista e entregar ao Diretor Geral
Sendo: Resultado geral das tomadas de tempo
Resultados das provas sub-finais e final
Volta a volta da prova final
Lista completa dos pilotos pagantes
Relatório de providências para prova / etapa
E – Diretor Técnico – Membro da AACE
É responsável pela aplicação das Especificações Técnicas deste campeonato de maneira totalmente imparcial
É a autoridade máxima para vistoriar e liberar ou não o carro para a lacração, fazendo valer o regulamento do campeonato, tendo poderes para não liberar o carro para a prova ou desclassificar o piloto que apresentar irregularidades técnicas em seu carro durante o evento. Poderá o Diretor Técnico, a qualquer tempo da prova ( tomadas de tempo e sub finais ), requisitar qualquer carro para uma vistoria mais detalhada ( excetuando-se abertura de motor que será feita somente na prova final ou a qualquer tempo sob pedido de vistoria feito por outro piloto ), devendo o piloto e/ou mecânico responsável acompanhar a respectiva vistoria
Fixação do cronograma de prova em lugar visível para todos os pilotos, fazendo valer os horários determinados no mesmo, bem como as penalizações para os pilotos que chegarem atrasados.
Garantir e ter em mãos o Regulamento Técnico e Classificação Geral dos Pilotos, ajudando o diretor de prova na formação dos hits de tomadas de tempo.
Supervisão e orientação dos fiscais de box durante as vistorias técnicas e vistoria após as tomadas de tempos, sub finais e final
É o responsável em recolher os carros dos 1º, 2º e 3º lugares da prova final, mais 1 ( um ) carro a ser sorteado entre os demais participantes da prova final para a vistoria técnica, não permitindo acesso ao carro ao piloto e/ou mecânico antes da vistoria final.
F - Fiscais de Box – Srs. Membro da AACE
São auxiliares direto do Diretor de Provas e trabalharão sob sua orientação e supervisão. Sob sua responsabilidade ficarão/estarão:
Isolamento do local para vistoria técnica caso necessário
Verificar se algum piloto está manuseando seu rádio fora do horário autorizado pelo Diretor de Prova.
Montagem e checagem dos equipamentos para vistoria técnica
Proceder a vistoria técnica e lacração dos carros
Montagem das planilhas de vistoria dos carros
Checagem dos números dos carros
Manutenção da ordem nos boxes
Realização de vistorias após término das provas / tomadas
Auxiliar o Diretor de Prova na fiscalização dos pilotos
Informar ao Diretor de Prova irregularidades e atitudes antidesportivas durante toda prova
Recolher e acondicionar os equipamentos de vistoria técnica de maneira adequada, evitando avarias de acomodação e transporte
E – Cronometrista – Membro da AACE
É o responsável pelo sistema de cronometragem das provas, devendo ter conhecimento de informática e do programa utilizado para a organização e aferição de resultados (AMB). Sob sua responsabilidade estarão/ficarão:
Montagem do Sistema
Colocação de Monitores nos box
Checagem do Microcomputador, impressora, teclado, mouse, etc.
Checagem da carga dos sensores
Checagem do sinal dos sensores
Checagem da rede elétrica
Montagem da lista de pilotos por categoria
Montagem da lista de frequências
Montagem dos "hits" das provas obedecendo a classificação dos pilotos no campeonato fornecida pelo Diretor de Geral.
Emitir e afixar listas e resultados no quadro de avisos
Emitir no final os relatórios de participantes e classificação final de todos os pilotos participantes em 02 vias e o "volta a volta" da prova final em 01 via e entregar ao Diretor de Prova
Informar ao Diretor de Provas a ocorrência de:frequências iguais
Ausência de registro de tempo pelos sistema
Alterações significativas de tempo a menor
Pane no sistema
Garantir a integridade e lisura dos registro
Recolher e acondicionar de maneira adequada os equipamentos, evitando avarias de transporte e acomodação
G – Recolocadores:
Deverão trabalhar sob a responsabilidade do Diretor de Prova e Fiscais de box sendo orientados pelos mesmos. Deverão estar identificados por números e devidamente paramentados com luvas e roupas de segurança. Serão os responsáveis por reposição do carro na pista, transporte do carro até o box em caso de quebra ou pane, entregando-o ao Fiscal de Box e limpeza da pista se necessário.
A– CATEGORIAS
Categoria 1:8 Rally GT
B – LOCAL, DATAS e CATEGORIAS:
Pista: – CIM - Centro Integrado de Modelismo, em Fortaleza-CE
DATA: Dias 03 e 04 de Dezembro de 2011
C - INSCRIÇÕES E TAXAS
O interessado a participar do campeonato deverá estar obrigatoriamente, filiado à FEBARC. A inscrição é individual e intransferível e não reembolsável. A taxa anual da FEBARC poderá ser recolhida junto com a inscrição.
As inscrições e pagamento para o Campeonato Brasileiro 2011 serão feitas através do site: www.brasilrc.com e devem ser feitas até 18 de novembro de 2011. Pagamento com desconto até 01/11 no valor de R$ 180,00. E podendo ser feito do dia 02/11 até 18/11 no valor de R$ 220,00.
D – CRONOGRAMA
REGULAMENTAÇÃO DAS CORRIDAS
As atividades dos pilotos e mecânicos só poderão iniciar-se a partir das 07h00min e poderão estender-se, no máximo, até às 18h00min ou enquanto tenha iluminação natural.
E - REGISTRO:
1 A mesa de registro ficará aberta durante a sábado das 8horas às 17 horas. No domingo ficará aberta das 7 horas às 8 horas.
2 Todos os participantes deverão fazer o registro do piloto antes de iniciar as atividades na pista ou no box.
3 No momento do Registro os pilotos receberão 03 adesivos com números para fixar no carro e radio. Deverá estar fixado nas duas laterais e na parte frontal (capo ou para brisa) e terão o chassi do carro lacrado.
F - VISTORIA TÉCNICA:
1 É responsabilidade de cada piloto estar com seu carro de acordo com as regras estabelecidas para o Campeonato Brasileiro 2011.
2 A mesa de vistoria técnica ficará aberta durante todo o evento. Porem não existe a obrigatoriedade de realizar a vistoria técnica, contudo somente será permitido realizar a vistoria técnica após o registro do piloto.
3 O chassi deverá ser apresentado na vistoria técnica nos horários e critérios estipulados e pelo cronograma do evento.
G - SOLICITAÇÃO DE VISTORIA TÉCNICA
1 Caberá somente ao piloto participante solicitar ao Diretor de Prova vistoria técnica suplementar de qualquer carro. Para isso o piloto deverá estar participando da mesma categoria e deverá proceder da seguinte forma:
2 Preencher formulário próprio.
3 Pagar uma taxa no valor da inscrição da prova.
4 Caso não seja procedente a reclamação, o valor de 50% do valor recolhido da taxa vistoria reverterá em favor do dono do carro vistoriado.
5 Caso seja procedente a reclamação, o Diretor de Prova desclassificará ou desqualificará o piloto envolvido na ocorrência e de acordo com a gravidade do fato. E o requerente não arcará com qualquer custo da vistoria, tendo o valor pago pela taxa de vistoria reembolsada.
6 A presença dos envolvidos durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.
7 A direção de prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível.
H - RADIO e FREQÜÊNCIA
1 Todos os pilotos deverão deixar os rádios em parque fechado, com exceção os rádios de freqüência modular.
2 O piloto que não utilizar o sistema DSM de freqüência deverá ter obrigatoriamente, duas freqüências diferentes para a inscrição.
3 Em caso da ocorrência de freqüências iguais durante as tomadas de tempo, o Diretor de provas deverá chamar os pilotos e propor a troca de freqüência dentro do espírito esportivo. Caso não ocorra a troca os pilotos deverão ser separados dos hits de tomadas.
4 Nas provas subfinais e final a preferência absoluta é do piloto que estiver mais bem classificado no campeonato, não cabendo recurso.
5 No caso de troca de freqüência a direção de prova concederá 10 minutos para o piloto realizar a troca
I - QUANTIDADES DE PROVAS PELO NÚMERO DE INSCRITOS
1 Até 10 pilotos – Uma Final. Classificam-se na ordem exata dos melhores tempos.
2 Até 20 pilotos – Uma Final e duas Semifinais.
3 Acima de 20 pilotos – Uma Final, duas Semifinais e Sub finais (tantas quantas forem necessárias no sistema de arvore). Grid´s de 10 carros, sempre subindo 3 para a sub final seguinte.
J - SENSORES
1 Serão utilizados sensores tipo personal transponder AMBrc, e os pilotos que não tiverem os sensores personal AMBrc poderão alugar o sensor.
2 Os sensores utilizados serão de total responsabilidade do piloto, mesmo os sensores alugados.
3 Durante a prova, caso seja notado que o sensor não está marcando a volta, o responsável (ou mecânico) pela equipe do piloto envolvido deverá parar o carro no Box, e será verificada a seguinte possibilidade:
4 Sensor do carro intacto. Atitude: Comunicar imediatamente ao fiscal, e retornar a pista.
5 Sensor fora do carro (intacto). Atitude: Mecânico deverá recolocar o sensor com a prova em andamento, e retornar à pista.
6 O piloto que não tiver o sensor deverá deixar um cheque caução e providenciar o aluguel do sensor junto a organização do evento (o número de sensores para locação é limitado, preservando a ordem de agendamentos de acordo com ordem de inscrição e solicitação de sensor)
7 Ao final do evento o piloto que não devolver o sensor será desqualificado da prova em questão.
K - CORRIDAS
K1 - Treinos Livres.
1. Serão realizados com grupos de até 15 pilotos.
2. Será levado em conta o número de pilotos inscritos para a competição. O tempo total para os treinos livres deverá ser igual para todos os pilotos. Ex: Para 25 participantes, seriam: 03 baterias de 20 min., divididas pelo número de participantes. Portanto, uma bateria com nove pilotos e duas com oito pilotos.
K2 - Tomada de tempo: Poderá ser realizada com até 15 pilotos.
Duração da prova:
Categoria 1/8 Rally GT: 07 minutos
Serão realizadas 4 tomadas de tempo para todas as categorias. Será considerada a melhor tomada de tempo para efeito de classificação. No caso de empate será considerada a segunda melhor tomada de tempo.
Antes do início de cada tomada de tempo a pista ficará aberta por 03 (três) minutos, somente para os integrantes do hit.
Formação de grid:
Até 10 pilotos: Final direta com grid ordenado pelos resultados das tomadas de tempo
Até 20 pilotos: Os pilotos são divididos em 02 semifinais através do seguinte critério:
1º colocado na tomada de tempo: 1º lugar semifinal A
2º colocado na tomada de tempo: 1º lugar semifinal B
3º colocado na tomada de tempo: 2º lugar semifinal A
4º colocado na tomada de tempo: 2º lugar semifinal B
:
:
20º colocado na tomada de tempo: 10º lugar semifinal B
Acima de 20 pilotos: Os 14 primeiros colocados na tomada de tempo são divididos em duas (2) semifinais, o restante dos pilotos será dividido em quantas subfinais forem necessárias.
K3 - Tempo das Provas:
Sub-finais (Quartas de finais e Oitavas de finais): 20 minutos
Semifinais: 30 minutos
Prova Final: 45 minutos
O diretor de prova poderá alterar o cronograma das prova se houver necessidade para o bom andamento do evento.
K4- Critérios de acesso
Para todas as subfinais até a formação dos grids das semifinais
- Os três primeiros colocados classificam-se para a subfinal acima. (para o exemplo acima, os três (03) primeiros colocados na oitava-de-final sobem para as quartas-de-final, posteriormente os três (3) primeiros colocados em cada quarta-de-final sobem para as semifinais).
Para o acesso a final
- Classifica os quatro (4) primeiros colocados de cada semifinal, e mais dois outros pilotos por índice técnico (2 pilotos mais bem classificados entre as duas provas semi finais), valendo o melhor tempo total de sua semifinal, independente da colocação final.
Adendo: Nas semi finais, caso a pista tenha sido modificada por condições climáticas (chuva, etc) passarão para a final os 5 primeiros de cada Semi.
L - Procedimentos de corrida
O Procedimento de corrida está em anexo ao livro de especificações técnico de cada categoria.
DQ = desqualificado: O piloto fica desqualificado da tomada ou prova em que tiver participando.
DC = desclassificado: O piloto fica desclassificado e conseqüentemente eliminado da prova, perdendo os pontos adquiridos na etapa.
M - Posição no Palanque e Boxes
1 Para as tomadas de tempo, provas sub-finais e finais, os pilotos são obrigado a permanecer na ordem de largada, sendo obrigatório o acompanhamento dos mecânicos na mesma posição.
2 provas sub-finais e finais, os pilotos estarão livres para escolherem o seu posicionamento no palanque de acordo com a ordem de largada, isto é o piloto que largar em 1º lugar tem prioridade e assim por diante, sendo obrigatório o acompanhado, dos seus mecânicos nos boxe na mesma posição.
N - Situação de Chuva (ou Problemas no sistema de cronometragem)
SERÁ CONSIDERADA A SITUAÇÃO CHUVA QUANDO A PISTA NÃO TIVER CONDIÇÕES DE USO (COM MUITA ÁGUA QUE NÃO PERMITA A CORRIDA), CHUVA OU CHUVISCO LEVE CORRE NORMALMENTE.
Em situações de Chuva, uma prova é considerada completa somente se for realizada a prova final.
Na impossibilidade de realizar as tomadas de tempo, provas subfinais e final.
SABADO - Tomadas de tempo:
Em caso de chuva no inicio das atividades:
Em caso de chuva no inicio do dia, aguardar até as o horário Maximo de 16:30 horas, para dar o encerramento das atividades do dia. Em caso da chuva persistir durante o dia todo, para o DOMINGO o cronograma será alterado para que possam ser realizadas as tomadas de tempo, provas sub finais e provas finais.
Em caso da chuva ocorrer durante as tomada de tempo, a tomada de tempo deverá ser interrompida para preservar o principio de igualdade de condições a todos os pilotos.
A direção de prova aguardará 30 minutos para que a pista esteja seca novamente, para o reinicio das tomadas de tempo. No caso da chuva persistir a Serie de tomadas de tempo que foi interrompida será cancelada.
Domingo:
Interrupção das provas Sub Finais e Finais:
Em todas as situações em que ocorrer a interrupção de uma prova subfinal, semi final ou prova final por motivo de chuva, os carros ficarão em parque fechado, ate a liberação por parte do diretor de prova para reinicio das atividades, e as equipes terão 5 minutos para fazer a manutenção devida.
No caso de ter que ser interrompida a prova em andamento.
Com 50% ou mais da prova realizada – considera-se a posição na hora da interrupção como resultado final.
Até 20% da prova realizada - cancelar a prova e aguardar, no máximo, 60 minutos. Caso haja condições, após este tempo, haverá nova largada com tempo total de corrida.
Após 20% da prova realizada - interromper a corrida com manutenção da colocação dos pilotos. Aguardar 60 minutos e se houver condições, reiniciar a corrida com o "grid" na ordem do momento da interrupção, completando-se o tempo total ou, pelo menos, os 50% do tempo total de prova. Os resultados serão somados simplesmente e será declarado final de prova.
Se após 60 minutos não tiver condições para continuar, será encerrada.
No caso da prova final não puder ser finalizada; os participantes receberão 50% dos pontos validos.
P - Pane no Sistema de Cronometragem
Serão adotados os mesmos procedimentos para o caso de chuva. Caberá ao Diretor de Prova a decisão final.
Q - Procedimento para os pilotos e mecânicos.
1 Todos os participantes deverão comportar-se de maneira cordial, desportiva e ética, não sendo permitido palavrões, ofensas gerais ou pessoais e interferências no andamento da competição.
2 Os mecânicos deverão se posicionar nos boxes correspondentes ao do piloto no palanque.
3 Os pilotos deverão parar os carros no boxe correspondente ao seu mecânico.
4 Receber os carros dos gandulas para reparos somente nas plataformas laterais dos boxes ou em área determinada.
5 Recolocar os carros na pista de rolagem com a máxima atenção em relação a outros carros que possam estar entrando ou saindo dos boxes de forma a evitar acidentes ou obstruir outros carros.
6 Abastecer o carro fora da área da pista de rolagem do Box.
7 Limpar a pista com um pano no caso de derrame de combustível.
8 Deixar a área dos boxes limpa e sem seus equipamentos e ferramentas.
9 Entregar o carro e acompanhar a vistoria no final das tomadas de tempo e sub-finais.
10 Adentrar nos boxes somente quando autorizado pelo Diretor de Prova.
R - Penalizações
Serão aplicados, pelo Diretor de Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe quando do não cumprimento do regulamento.
Salvo as penalizações previstas que não cabe recurso, as demais caberão recurso, em formulário próprio, dirigido à Organização, resguardando assim o princípio da ampla defesa.
R1 - As penalizações serão divididas em:
1. Advertência Verbal
1. Stop & Go
2. Desqualificação
3. Desclassificação.
R2 - Advertência Verbal
O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:
Piloto XXXX, você esta sendo advertido verbalmente por XXXXXXXX.
Enquadra-se nessa categoria de penalização:
Nos casos que não interfiram no desempenho dos pilotos adversários, como:
1 Obstruir, sem insistência, a passagem de piloto mais rápido;
2 Tocar um carro adversário de maneira brusca, sem que a mesmo sua posição;
3 Adentrar o box em velocidade exagerada.
R3 - Stop and Go
O Diretor de Prova comunicará a penalização da seguinte forma:
Piloto XXXX, "Stop and Go", você esta sendo penalizado por XXXXXXXX. Enquadra-se nessa categoria de penalização os casos que interfiram no desempenho dos pilotos adversários, ou em faltas consideradas graves, como:
1 Piloto retardatário obstruir, com insistência, a passagem de piloto mais rápido;
2 Usar termos de baixo calão (tanto o piloto quanto integrante de sua equipe);
3 Tocar um carro adversário de maneira brusca, acarretando a perda de posição do outro piloto;
4 Ao receber 02 advertências verbais no mesmo evento;
5 Falta de condições técnicas do equipamento e/ou pilotagem de forma a causar prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos;
6 Queima de largada (qualquer movimentação do carro antes da autorização de largada);
7 Resfriar o motor com qualquer produto. O piloto/mecânico que for flagrado pelos fiscais de Box resfriando o motor de seu carro com líquidos ou produtos gaseificados será automaticamente DESQUASSIFICADO.
8 Obstruir o fluxo nos boxes;
9 Parar os carros com os pés;
10 Realizar reparos na pista;
R4 - Como cumprir o Stop & Go.
1 O piloto deve entrar pela pista de rolagem do Box, parar o carro no seu Box, o seu mecânico irá levantar o carro por 2 segundos e o piloto retornará à pista.
2 A Direção de Prova somente abrirá a contagem após o mecânico levantar o carro do chão e, o mesmo, somente poderá largá-lo após autorização da Direção.
3 O piloto penalizado terá três voltas para cumprir o Stop and Go.
4 No caso de faltar menos de três voltas para o termino da prova, e o piloto não cumpriu sua penalização, o piloto terá acrescido 15 segundos ao seu tempo, sem direito a recurso.
S - Desqualificação
1 Não pagamento da taxa de inscrição da etapa;
2 Deixar de apresentar o veículo para a vistoria após solicitação do inspetor técnico seja nas tomadas de tempo e sub-finais ou final.
3 Reter o radio-controle nos boxes fora do horário permitido para recarga de baterias, depois de solicitado insistentemente pelo Diretor de Prova;
4 Reter o sensor depois de solicitado insistentemente pelo Diretor de Prova;
5 Levar o equipamento de partida (caixa de start ou similar) para o grid de largada.
6 As penalizações são acumulativas durante o evento. A tolerância máxima de penalizacao e de quatro (4) “stop and GO” durante o evento. Ao receber a quinta penalização o piloto estará desqualificado do evento.
R - Desclassificação
1 Retirar o carro antes de finalizar a vistoria técnica após as tomadas de tempo, provas subfinal, semifinal e final.
2 Nos casos de agressões verbais descontroladas;
3 Nos casos de condutas irregulares intencionais durante a etapa;
4 Pilotar de forma que interfira no resultado da corrida. Espera deliberada por outro carro será considerado como delito grave e resultará em imediata desclassificação.
5 Violar ou substituir qualquer parte do carro sem aviso e autorização da Direção da Prova;
6 Passar o sensor na antena de captação do sinal.
7 Insistir em manter o carro com algum problema técnico (Ex.: pipa solta ou quebrada, pneu rasgado ou descolado que interfira na estabilidade do carro, etc) na pista, colocando em risco a posição dos pilotos adversários.
8 No término da prova final nenhum piloto poderá entrar nos boxes com o seu carro, devendo parar no grid de largada, onde somente o Diretor de Prova ou seu assistente terá acesso aos carros.
T - Suspensão
1 Nos casos de fraude intencional do regulamento (ex: troca de carro ou chassis sem permissão da direção de prova, troca de pilotos durante o evento);
2 Na segunda desqualificação durante a temporada;
U - Eliminação do Campeonato
1 Nos casos de agressões físicas.
*O piloto ficará suspenso de qualquer atividade da FEBARC pelo período de 120 dias.
V - Pontuação sob penalidade
1 Os pilotos desclassificados não pontuarão nas respectivas provas e nem poderão utilizá-la como descarte.
2 Os pilotos desqualificados durante as provas subfinais semifinais, receberão a pontuação do ultimo colocado da serie em que estiver participando.
3- No caso do piloto estiver suspenso de participar de uma determinada etapa em que esteja inscrito previamente, o piloto receberá a pontuação do último colocado menos dois (02) pontos.
X - Protesto
Somente será aceito o protesto por escrito e com o formulário apropriado e encaminhado em mãos ao diretor de prova.
Prazos para encaminhamento do protesto:
1 Tomadas de tempo: 05 minutos após o término.
2 Provas subfinais: 05 minutos após o término.
3 Prova final: 05 minutos após o término.
Após o final do tempo previsto, não será aceito nenhum protesto e nem reclamações por partes de pilotos e mecânicos.
Z - Premiação
Serão premiados os 5 primeiros colocados e o Campeão Brasileiro 2011 será premiado com o Trofeu Rotativo Personalizado. A organização também fará a Final B (com os pilotos da semi final que não se classificarem para a Final principal e dará troféus aos 3 primeiros colocados).

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CATEGORIA 1/8 RALLY GT.
A regulamentação técnica e o procedimento de largada do Campeonato Brasileiro é baseada nas regras IFMAR para Campeonatos Europeus de 1/8 Rally GT, com as devidas adaptações ou exclusões necessárias para adequar as regras ao formato de corrida do Campeonato Brasileiro.
Procedimento de Largada
Nas tomadas de tempo, Será feita largada lançada.
Nas demais provas, Sub-finais e Finais, o Diretor de Prova fará uma contagem regressiva iniciada em 10 e ao chegar a quatro os carros deverão ser colocados no chão pelos mecânicos e estes deverão se afastar para fora da pista. Os pilotos aguardarão o "start" do Diretor de Prova nos próximos segundos para a largada. Os carros largarão da pista, na formação do grid.
Será permitido apenas um mecânico no grid de largada.
Fica terminantemente proibido levar o equipamento de start para o grid.
Na largada o reabastecimento do carro deve ser feito fora da pista.
Se o motor do carro desligar durante a contagem regressiva, o piloto deverá largar dos boxes, aguardando o último colocado do grid passar para retornar ao Box.
Solicitação de Tempo
Poderá ser solicitado apenas um pedido de tempo de 10 minutos, antes das provas semifinais e finais, para reparo de equipamento. Durante este período a pista ficará fechada.
Este pedido extra de tempo devera ser solicitado antes do alinhamento dos carros no grid de largada. O Diretor de Prova informará aos pilotos que a partir de determinado momento, os carros que tiverem problemas, deverão largar dos boxes.
O piloto que fizer a solicitação deverá largar na última posição do grid e o seu lugar ficará vago. Na impossibilidade, deverá largar do seu box, após a autorização do fiscal.
Término da Sub Final e Prova Final
Assim que o Diretor de Prova determinar o final da prova, nenhum mecânico poderá ter acesso ao carro. Nenhum carro entrará nos boxes, devendo o piloto parar seu carro no grid de largada, onde o Diretor Técnico recolherá os carros dos os carros para proceder a vistoria técnica final.
O piloto deverá aguardar a liberação pelo diretor de prova. O piloto que retirar o carro antes do tempo determinado será desclassificado.
Especificações Técnicas Categoria 1/8 Rally GT
A categoria consiste em carros escala 1/8 Rally GT.
1. Para os modelo de correia somente um (1) freio atuante no eixo de transmissão é permitido. Nenhum sistema de freios secundário ou individual para eixos dianteiro/traseiro ou independente é permitido. Para modelos com diferencial central é permitido o uso de discos de freios (até 4 discos) instalados no diferencial central. Ficando proibido o uso de sistema de freios nas rodas.
2. Permitido câmbio de no máximo duas (2) velocidades somente para os modelos Kyosho Inferno GT e Ofna D-one RTR que utilizarem os motores originais dos kits RTR (esses motores podem ter retrabalhos mas o recoil deverá permanecer instalado). Para os pilotos que optarem por cambio, pode ser feita a utilização de motores até .28 desde que sejam motores que também utilizem recoil (que deverá estar instalado no motor), ficando a partida opcional recoil/caixa de partida.
3. Todo carro deve obrigatoriamente possuir embreagem com desengate e um sistema de freio capaz de parar o automodelo.
4. O uso de motores 3.5cm³ (motor .21 de preparação livre) para todos os carros que utilizarem somente 1 marcha. Os motores devem ser refrigerados a ar, somente 2 tempos de preparação livre.
5. Capacidade cúbica do motor deve ser de no máximo 3.5cm³ (centímetros cúbicos)
6. Partida por recoil opcional (permitida).
Peso
1. Mínimo sem combustível (transponder incluso): 3.300 gramas.
Tanque
1- A capacidade máxima do tanque de combustível (incluindo mangueiras, filtros, etc.): 125cc.
2 - O equipamento de aferição do volume de combustível pode ter a tolerância de +/- 1ml.
3 - Qualquer tanque que não passar na vistoria técnica deverá ser aferido novamente após um período de resfriamento de 15 minutos. Este período somente será necessário em caso de temperatura ambiente superior a 20ºC.
Obs. O tanque poderá ser retirado do carro e aferido novamente após o período de descanso.
Bolhas e recortes permitidos: tipo sedan Turismo, 2 ou 4 portas e também pode ser usada a bolha Protótipo para Rally Game (o motor deverá ficar totalmente na parte interna da carroceria).
O pára-choque dianteiro em material flexível e sob o pára-choque poderá ser instalada uma espuma do tipo EVA (opcional).
A bolha deverá ser fabricada com material flexível e deverá ser devidamente pintada. Todas as janelas devem ser totalmente transparentes sem qualquer pintura.
A parte traseira da carroceria não deve ser cortada acima de 80.00mm medidos a partir do carro suspenso em blocos de 10.00mm. Faróis, lanternas, grades, tomadas de ar e janelas devem contrastar com a pintura do modelo. Para os pilotos que utilizarem as bolhas tipo protótipo a parte trazeira da carroceria é de livre recorte.
São permitidas somente as seguintes furações na bolha:
1. Um (1) furo de captação de ar no pára-brisa dianteiro de dimensão máxima de 60.00mm. Este furo não deve adentrar ao teto ou do capô do automodelo.
2. Furo para acesso a vela de diâmetro máximo de 40.00mm. Porem não pode ser interligado a nenhum outro furo.
3. Ambas as janelas laterais dianteiras e o pára-brisa traseiro podem ser removidos para ventilação, exceto as janelas laterais traseiras que devem permanecer intactas.
4. Furo para reabastecimento de diâmetro máximo de 50.00mm (Este furo deverá estar posicionado acima do tanque de combustível e no mínimo 5mm de distancia do furo de captação de ar).
5. Pequenos furos para saída de gases do escape, transponder e antena de rádio poderão ser feitos.
6. Nenhum outro furo é permitido.
7. Santo-Antonio deverá ficar por dentro da carroceria.
8. Nenhuma parte do carro, exceto a saída do escape, postes de fixação da carroceria e o tubo de antena podem estar para fora da carroceria.
9. Não é permitido qualquer acessório aerodinâmico de qualquer natureza sob a carroceria.
Dimensões gerais
Todas as medidas especificadas são valores máximos ou mínimos.
DIMENSÕES Mínimo (mm) Máximo (mm)
Largura do carro 280.00 320.00
Largura do aerofólio não pode exceder a largura da carenagem
Corda do aerofólio - 60.00
Aerofólio
1. Uma (1) asa ou um (1) spoiler pode ser instalado no carro (caso o modelo original em escala real possuir, será permitido fazer o mesmo), ambos devem ser fabricados com material flexível. A medida da ASA não pode ultrapassar a largura da carroceria.
Pneus
Somente poderão ser usados PNEUS DE BORRACHA DE FABRICAÇÃO NACIONAL. É proibido o uso de qualquer aditivo para pneu.
Combustível:
metanol + nitrometano + óleo. Percentual de nitrometano livre.
Somente dois (2) servos são permitidos.
Não permitido:
1. Freio independente nas duas ou nas quatro (4) rodas.
2. Refrigeração líquida do motor.
3. Sistemas hidráulicos.
4. Mais do que dois (2) servos.
5. Câmbio com mais de duas (2) velocidades. (exceto para uso de motores .28 com recoil)
6. Não é permitido o uso de giroscópios eletrônicos.
7. Não é permitido o uso de travas de engate rápido nas rodas. Para o travamento das rodas é permitido somente o uso de parafusos ou porcas auto-travante e/ou parafusos desde que não excedam para a largura da roda.
TELEMETRIA
Não é permitido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, exceto os seguintes:
Dois canais do receptor que serão usados para operar direção, acelerador e freio.
Quaisquer sistemas de gravação de dados poderão ser usados somente até o final dos treinos livres.
O uso de dispositivos de controle de tração, suspensão ativa e qualquer controles de direção auxiliado por giroscópio/ sensor de força G é estritamente proibido. São permitidos somente sensores para coleta de dados e não para ajuste da performance do carro em movimento.
PARTICIPAÇÃO DE PILOTOS ESTRANGEIROS
A Febarc autoriza a inscrição de até 2 pilotos estrangeiros no III Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT, porém será declarado campeão brasileiro o primeiro brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com residência oficial estabelecida no Brasil.


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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

Mensagempor nogueira » 23 Set 2011, 17:54

Mais uma pergunta pro Rafael.....

A pista ficara aberta na quinta e na sexta pra treinos livres ?

Obrigado

Heitor NOGUEIRA

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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

Mensagempor alpha » 23 Set 2011, 17:57

Fala Heitor
Vou estar lá na quinta , por volta das 13:30 para acelerar
As 14:00 já deveremos estar acelerando !!!!!!!!!!!!
Abraço a todos
Ass.Marcel


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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

Mensagempor rafafortal » 25 Set 2011, 13:42

ATUALIZANDO PRIMEIRA SEMANA DE INSCRIÇÕES, esses já colocaram seus nomes na lista... esta faltando voce para esticar a lista!!!!!!

1. MARCELO AIRES (CE)
2. RAFAEL FELICIO (CE)
3. JOÃO VICTOR BARROS (CE)
4. GEORGE LYRA (RN)
5. ANDRE MOURA (PE)
6. MARCOS SILVA (PR)

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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza

Mensagempor gconstroi » 02 Out 2011, 22:29

Rafael,
Se possível, favor indicar algumas opções de hotel para o período do CB de Rally, assim como postar as coordenadas do CIM, pois auxiliar os pilotos de outros Estados e que não conhecem o clube (CIM).

Grato,
George Lyra
84 9131-4899

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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza

Mensagempor jvfm22 » 05 Out 2011, 11:32

a lista de inscritos aumentou?


Ass: João Victor.

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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

Mensagempor rafafortal » 01 Nov 2011, 11:07

GALERA INSCRIÇÕES COM DESCONTO ATÉ 11 DE NOVEMBRO!!!!!!

Procurem no site www.brasilrc.com

A lista está aumentando, como quase nenhum piloto do Ceará fizeram suas inscrições ainda, e com certeza uns 10 a 12 cearenses estarão presentes, é certo que passaremos de 20 inscritos.

1 MARCELO AIRES (CE)
2 JOÃO PAULO FORTES (CE)
3 JOÃO VICTOR BARROS (CE)
4 GEORGE LYRA (RN)
5 ANDRE MOURA (PE)
6 MARCOS SILVA (PR)
7 LUIZ HENRIQUE CAMPOS (PE)
8 HEITOR NOGUEIRA (SP)
9 FRANKLIN SANTOS (RN)
10 IVAN COSTA (RN)
11 CLEYTON VIANA (RN)
12 CRISTIAN CESTARI (SP)

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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

Mensagempor alpha » 01 Nov 2011, 16:50

Estamos indo com Dois pilotos do Paraná , O Marcos Silva -Alpha RC
e o Felipe ,também do Team Alpha RC
Será com certeza uma ótima Prova
Estou preparando os carros , vamos ter quer andar forte , pois os pilotos daí estão andando forte também !!!!
Abraço
Ass.Marcel


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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

Mensagempor MarceloAires » 02 Nov 2011, 06:42

Marcos, avise pra turma daí do Paraná que cerveja gelada tá garantida. Vamos aumentar esse grid de paranaenses!!

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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza

Mensagempor jvfm22 » 02 Nov 2011, 11:54

a festa vai ser bonita, dentro e fora da pista.


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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

Mensagempor MarcosAlphaRc » 02 Nov 2011, 18:58

Opa . hj após a etapa do Paranaense houve interesse de mais 1 piloto ! Ele vai cotar passagens esta semana! Vamos ver se ele topa!!!


Team Alpha R/C
http://www.alpharc.com.br

BI - Campeão Brasileiro 1/10 e 1/8 GT !!!
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 Serpent Cobra GT      NovaRossi .21      Ko Propo Ex-10 Helios      Speed Blend 30%      Alpha R3      Alpha R/C      STAR / CAAR

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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

Mensagempor rafafortal » 04 Nov 2011, 07:22

Pessoal que vai participar e ainda não mandou sua inscrição.. acessem o site da febarc e façam suas inscrições... o prazo para inscrição com desconto é dia 11/novembro. Aproveitem!

www.brasilrc.com

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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

Mensagempor rafafortal » 04 Nov 2011, 09:25

Marcos me passa o nome daquele hotel que voce vai ficar... é um excelente local e voce tinha conseguindo preço muito bom.

Passa o link para a galera!

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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

Mensagempor alpha » 04 Nov 2011, 09:43

alpha escreveu:Pessoal !!
Eu fiz a reserva neste hotel

Hotel: ADABA LUZON FLAT RESIDENCE
Endereço: RUA SILVA JATAY, 942

Refeições: Inclui Café da Manhã
Diária de R$ 91,00 duplo
Eu reservei pela- Decolar
Abraço
Ass.Marcel


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Re: Campeonato Brasileiro de Rally 1/8 GT 2011 em Fortaleza -CE

Mensagempor MarcosAlphaRc » 08 Nov 2011, 23:13

Pessoal, temos 2 pilotos do PR ( eu e mais um piloto) com passagens compradas.

Temos um outro Piloto que está indo uma semana antes para passear com a esposa e já estamos convencendo o mesmo a competir no Brasileiro, levando o seu kit na bagagem.

E no sábado surgiu mais um piloto interessado .

Então se tudo der certo, teremos a participação de 4 paranaenses no Brasileiro.

Ps. Cadê a inscrição do pessoal de Fortaleza para engordar a lista??? Vamos lá pessoal!!!


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