Campeonato Catarinense Offroad 2010

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Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor doctord » 03 Mar 2010, 22:26

Enquanto a nova pista - /viewtopic.php?t=27340 - se encontra nos momentos finais de conclusao das obras, passo ai pra voces o calendario e o regulamento do Catarinense Offroad 2010.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO CATARINENSE
DE BUGGY OFF-ROAD 1/8 4WD DE 2010

01) INTRODUÇÃO:

A Organização do Campeonato Catarinense de Off-Road 1/8 4WD, adota como princípio as normas da EFRA e da IFMAR, contudo as modificações feitas neste regulamento prevalecerão sobre essas Federações, sempre no sentido de adaptar estas regras à nossa realidade. As situações não previstas neste regulamento serão decididas pela Comissão Organizadora do evento (Juiz de Prova, Diretor de Automodelismo e outros, convocados por este). Este regulamento tem por objetivo estabelecer os itens a serem vistoriados, horários, datas e as normas de conduta a serem adotadas pelos participantes e suas devidas punições. Espera-se, com este regulamento, atingir um nível de competitividade que privilegie a capacidade técnica das pessoas e não do equipamento em si.

O Campeonato será composto de 10 (dez) etapas, sendo que 02 (duas) etapas serão descartadas ao final do campeonato.

Será declarado campeão, o piloto com maior pontuação ao final da temporada considerando-se as 08 (oito) melhores etapas, ou seja, 02 (duas) provas serão descartadas. No caso de empate ao final do campeonato, será declarado campeão o piloto que tiver maior número de vitórias, 2º lugares e 3º lugares, assim até ao 20º lugar. Persistindo o empate, vale quem obteve mais pole-positions.

Para a temporada 2010, teremos premiações a cada etapa, com troféus para os pilotos, do 1º ao 4º lugar. Na etapa de encerramento, os quatro primeiros colocados da temporada receberão premiação em troféus.

02) CALENDÁRIO:

1ª Etapa: 27 de março
2ª Etapa: 24 de abril
3ª Etapa: 22 de maio
4ª Etapa: 12 de junho
5ª Etapa: 17 de julho
6ª Etapa: 21 de agosto
7ª Etapa: 18 de setembro
8ª Etapa: 23 de outubro
9ª Etapa: 27 de novembro
10ª Etapa: 11 de dezembro (encerramento)

03) PONTUAÇÃO DA TEMPORADA: (pontos ganhos por etapa):

1º Lugar: 75 pontos
2º Lugar: 71 pontos
3º Lugar: 67 pontos
4º Lugar: 63 pontos
5º Lugar: 61 pontos
6º Lugar: 59 pontos
7º Lugar: 57 pontos
8º Lugar: 55 pontos
9º Lugar: 53 pontos
10º Lugar: 51 pontos
11º Lugar: 49 pontos
12º Lugar: 48 pontos
13º Lugar: 47 pontos
14º Lugar: 46 pontos
15º Lugar: 45 pontos
A partir do 16º lugar, decrescer 1 (um) ponto para cada posição subseqüente.


04) INSCRIÇÃO E INSPEÇÃO TECNICA:

O valor da inscrição é de R$80,00 (oitenta reais), por etapa. Os sócios do Clube de Modelismo Asas do Vale, que estiverem em pleno gozo de seus direitos, estarão isentos da taxa de manutenção e pagarão pela inscrição o valor de R$ 40,00 (quarenta reais).

Início: 09h00min do dia da etapa.

Término: 09h30min do dia da etapa, impreterivelmente.

Após este horário, não serão realizadas inscrições, tampouco entrega de sensores.





Os pilotos que eventualmente se atrasarem poderão solicitar que seu mecânico ou um representante faça a inscrição em seu nome, desde que este, o faça dentro do horário previsto para tal. A essas pessoas, a direção de prova confiará o sensor e o adesivo com o numero do carro, mediante o pagamento da taxa de inscrição.

Não cabe restituição do valor pago pelo representante, no caso do não comparecimento do piloto.



Para estarem aptos a participar das tomadas de tempo, pilotos, mecânicos ou representantes inscritos terão de submeter seus carros e combustível para inspeção técnica, que será realizada das 09h30min até as 09h50min impreterivelmente.





Pilotos atrasados, que foram inscritos através de representantes, mas que não apresentarem seus carros para inspeção dentro do horário reservado para tal (09h30min-09h50min), poderão fazer a inspeção entre 12h40min e 13h00min impreterivelmente. E poderão participar somente das provas semifinais e finais, caso haja lugar no grid.

Pilotos que realizaram suas inscrições através de representantes, mas que não apresentarem seus carros até as 13h00minhs do dia do evento, não estarão aptos a participar da etapa. (sem ressalvas)



05) HORÁRIOS:



Pista livre: Somente até as 09h00min.



Inscrições: das 09h00min as 09h30min.



Inspeção Técnica: das 09h30min às 09h50min.



Sorteio do sentido da pista 09h55minhs.



Tomadas de Tempo: das 10h00min até 12h00min.



Inspeção técnica de atrasados inscritos: das 12h45min até 13h00min.


Almoço: das 12h00min ás 13h00min. Durante o horário de almoço a pista estará FECHADA.



Semifinais e finais: a partir das 13h30min.



Pista livre até as 09h00min e somente até este horário. Não serão concedidas aberturas de pista ao longo do dia de competição. A pista de on-road NÃO poderá ser usada para quaisquer fins. O piloto que infringir essa regra estará desclassificado da etapa.





De forma alguma serão abertos precedentes. Pedimos atenção especial ao quadro de horários, inscrições e inspeção técnica, para que evitemos eventuais constrangimentos por parte dos pilotos.

A pista do CMAV comporta corridas em seus dois sentidos. O sentido a ser usado, será sorteado na manhã do evento, as 09h55min. Na ocorrência de repetição de sentido em duas etapas consecutivas, a terceira poderá ser inversa, por decisão do diretor de prova.



06) PROVAS E DURAÇÕES:

Provas Semifinais (no caso de 12 a 24 pilotos):

Os 5 minutos que antecedem a largada das semifinais serão concedidos para aquecimento. Faltando 2 minutos para a largada os carros serão convidados a se dirigirem a suas posições no grid. Após, receberão o aviso de 1 minuto. Pilotos que não estiverem em suas posições no início da contagem para largada, deverão automaticamente se dirigir ao Box, de onde deverão largar, após a passagem do ultimo colocado no grid. Pilotos que não estiverem em suas posições no grid, no inicio da contagem e que não se dirigirem ao Box, serão punidos com stop and go.

Duração: 15 minutos

Semi B (13:30): pilotos classificados nas posições ímpares na tomada de tempo, ou seja, 1º, 3º, 5º, 7º, etc...

Após a Semi B, todos os carros ficarão retidos com a direção de prova. O mecânico estará autorizado a entrar na área de retenção apenas para desligar o rádio. Os carros serão liberados ao final da semi A. Não serão abertas exceções.

Semi A (14:00): pilotos classificados nas posições pares na tomada de tempo, ou seja, 2º, 4º, 6º, 8º, etc...

O final de prova será comunicado pelo diretor de prova aos pilotos, somente quando o último colocado fechar sua volta, para que todos tenham oportunidade de concluírem suas voltas. Declarado fim de prova, todos os pilotos devem completar o circuito para se dirigir ao Box. Não serão permitidos cortes de pista, tampouco andar na contramão. Passível de desqualificação.

Prova Final:

(16:00). No caso de não termos provas Semifinais, o horário da prova Final passa a ser às (13:30).

Estarão na final os 12 melhores colocados entre as duas semifinais (volta/tempo).

Os 5 minutos que antecedem a largada das finais serão concedidos para aquecimento. Faltando 2 minutos para a largada os carros serão convidados a se dirigirem a suas posições no grid. Após, receberão o aviso de 1 minuto. Pilotos que não estiverem em suas posições no início da contagem para largada, deverão automaticamente se dirigir ao Box, de onde deverão largar, após a passagem do ultimo colocado no grid. Pilotos que não estiverem em suas posições no grid, no inicio da contagem e que não se dirigirem ao Box, serão punidos com stop and go.

Duração: 40 minutos



Em virtude do horário e do cronograma de corrida, o Diretor de Prova poderá eliminar as tomadas de tempo, e/ou reduzir o tempo de duração da prova, o que for necessário para que haja tempo suficiente para o término da competição.



O final de prova será comunicado pelo diretor de prova aos pilotos, somente quando o último colocado fechar sua volta, para que todos tenham oportunidade de concluírem suas voltas. Declarado fim de prova, todos os pilotos devem completar o circuito para se dirigir ao Box. Não serão permitidos cortes de pista, tampouco andar na contramão. Passível de desqualificação.







07) ORGANIZAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DA CORRIDA:


Tomadas de Tempo

Serão realizadas a partir das 10:10 hs. Serão realizadas séries de tomadas de tempo com duração de 5 minutos cada. Será dado um tempo de 3 minutos para aquecimento e ajuste dos carros, antes de cada largada. Faltando 1 minuto para o início da contagem do tempo, os pilotos serão notificados. Serão consideradas as três melhores tomadas de cada piloto.



Após a abertura do cronômetro, os pilotos terão 1 minuto e 30 seg. para abrirem suas voltas. Pilotos que não abrirem seus tempos dentro do prazo estarão desqualificados da tomada.



O final da tomada será comunicado pelo diretor de prova aos pilotos, somente quando o último colocado fechar sua volta, para que todos tenham oportunidade de concluírem suas voltas. Declarado fim de prova, todos os pilotos devem se manter no circuito e se dirigir ao Box. Não serão permitidos cortes de pista, tampouco andar na contramão. Passível de desqualificação.

Ao final de cada tomada de tempo, será atribuída uma pontuação aos pilotos, como segue:


1º 25
2º 23
3º 22
4º 21
5º 20
6º 19
7º 18
8º 17
9º 16
10º 15, e vai decrescendo 1 ponto em diante.

Será considerado pole-position o piloto que obtiver a maior pontuação na soma das 3 melhores tomadas de tempo.
Em caso de empate na pontuação entre dois ou mais pilotos o critério de desempate será a 4ª melhor pontuação. Em caso de novo empate será considerada a 5ª melhor pontuação, persistindo o empate é levada em conta o tempo da melhor tomada em voltas/tempo de cada piloto para o desempate.

Até 12 pilotos

1ª série 10:10
2ª série 10:35
3ª série 11:00
4º série 11:25

5ª série 11:50



No caso de 13 a 24 pilotos, as tomadas serão realizadas a partir das 10:10 hs. Serão realizadas 4 (quatro) séries de tomadas de tempo com duração de 5 minutos cada. Será dado um tempo de 3 minutos para aquecimento e ajuste dos carros, antes de cada largada. Faltando 1 minuto para o início da contagem do tempo, os pilotos serão notificados. Serão consideradas as 3 melhores tomadas de cada piloto.

1ª série A: 10:10
1ª série B: 10:25
2ª série A: 10:40
2ª série B: 10:55
3ª série A: 11:10
3ª série B: 11:25
4ª série A: 11:40
4ª série B: 11:55

A pista fica fechada nos intervalos entre cada tomada de tempo.

Ao “pole position” (piloto melhor classificado nas tomadas de tempo) será atribuído 3 (três) pontos de bonificação (caso o piloto utilize como descarte a prova na qual ele obteve a bonificação pela “pole position”, estes também deverão ser descartados).






08) PROCEDIMENTOS DE CORRIDA:



Formato de corrida:

Será utilizado o método de melhor aproveitamento, “voltas/tempo”.

Largadas:

Nas tomadas de tempo:

LARGADA LANÇADA - O Diretor de Prova avisará quando faltar 1 minuto para o início da medição do tempo cabe ao piloto decidir quando vai entrar na pista.





Provas: semifinais e Final:

Através de contagem regressiva, iniciada com o número 10, ao chegar ao número 04 os carros deverão ser colocados no chão pelos mecânicos e estes deverão se manter atrás dos carros, fora da pista, em área segura. (Se o carro se mover o mínimo que seja, após ser colocado no chão pelo mecânico, antes do start do diretor de prova, o piloto será punido com stop and go). Os pilotos devem aguardar o "start" do Diretor de prova nos próximos segundos para a largada. Ninguém deverá se posicionar ou passar em frente aos carros até o término da largada. Os mecânicos somente deverão retornar ao Box após a largada de todos os carros e com a segurança.

No caso do motor apagar durante a contagem regressiva, o mecânico deverá aguardar a largada para pegar o carro e retornar para o Box. Desqualificação IMEDIATA da tomada, semi ou final, para o piloto/mecânico que infringir esta regra.



Solicitação de Tempo:

Poderá ser solicitado apenas um pedido de tempo (10 minutos) antes das provas semifinais e final para reparo de equipamento e desde que, seja solicitado antes de 03 minutos da largada. (somente 01 pedido de tempo por cada prova será acatado). Aos 3 minutos que faltava para o início da prova, terá um acréscimo 10 minutos, portanto a prova somente terá sua largada após 13 minutos. Não serão aceitos pedidos de tempo nas qualificações, tampouco solicitações que ocorram nos 3 minutos que antecedem a largada.

Durante o período do pedido de tempo extra, a pista ficará fechada.

O piloto que fizer a solicitação deverá largar do seu Box, após a autorização do fiscal.



09) REGULAMENTAÇÃO DE PILOTOS E MECÂNICOS:

PILOTOS E MECÂNICOS JAMAIS SE DIRIGEM AO DIRETOR DE PROVA DURANTE AS TOMADAS OU PROVAS, PASSÍVEL DE PENALIZAÇÃO. PILOTO SÓ FALA COM SEU MECÂNICO E VICE-VERSA.

Não será permitido aos mecânicos

- Obstruir o fluxo nos boxes
- Parar os carros com os pés
- Falar palavras de baixo calão aos pilotos, gandulas ou qualquer participante da prova, sendo penalizado o piloto correspondente com “stop and go”
- Abastecer e realizar reparos fora do boxe e na pista de acesso aos boxes
- Avançar sobre a pista em qualquer hipótese, a não ser por solicitação do Diretor de Prova
- Retirar o carro dos boxes após o término da prova e tomadas sem vistoria técnica (penalização = desclassificação da prova ou tomada de tempo)
- Interferir de forma verbal no andamento da prova em qualquer nível
- Entrar na pista para pegar, desvirar ou recolocar um carro, seja de qual piloto for durante tomada de tempo ou corrida
- Passar o sensor na antena de captação do sinal (penalização = desqualificação e suspensão da próxima ETAPA)

- Ocupar as bancadas em frente aos boxes, abaixo do palanque, salvo para troca de equipes no Box.

São deveres dos mecânicos

- Receber os carros dos recolocadores para reparos somente nas plataformas laterais dos boxes ou na área determinada
- Recolocar os carros no lado externo da pista dos boxes (pista de rolagem) com a máxima atenção em relação a outros carros que possam estar entrando ou saindo dos boxes de forma a evitar acidentes ou obstruir outros carros.
- Deixar a área dos boxes limpa e sem seus equipamentos e ferramentas
- Entregar o carro e acompanhar a vistoria do mesmo imediatamente (será tolerado um atraso máximo de 03 minutos após o término da prova) ao final das tomadas de tempo e sub finais (exceto prova final). Não é permitida a participação efetiva do piloto na vistoria. São vedados eventuais comentários com o vistoriador. O mecânico apenas responderá se perguntado.
- Adentrar nos boxes somente quando autorizado pelo Diretor de Prova
A não observância dos itens acima é passível de penalização ao piloto.


Tomadas de Tempo e Provas sub finais e final: Permitido dois mecânicos no Box.


Grid de Largada, apenas um mecânico na pista.







10) PENALIZAÇÕES:

Serão aplicadas pelo Diretor de Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe, quando ocorrer o não cumprimento das regulamentações. A todas as penalizações, caso o penalizado deseje, caberá recurso a Diretoria do Evento, resguardando assim o princípio da ampla defesa.
É obrigatório o registro pelo Diretor de Prova das penalizações aplicadas de maneira clara e objetiva.
As penalizações poderão ser, de acordo com a gravidade da situação ou a intenção de prejudicar, agredir ou desrespeitar quaisquer participantes, pilotos, gandulas, organizadores, público, etc., durante a prova.
As penalizações são acumulativas nos dias da competição:


Advertência Verbal:

Será aplicada nos seguintes casos:

- Nos casos de penalização, que não interfiram na performance dos pilotos adversários.
- Atitudes disciplinares do piloto, fazer barulho, no palanque, etc..
- Uso de termos de baixo calão.

- Se dirigir a qualquer outro participante do evento que não seja o seu mecânico, principalmente ao diretor de prova.

- Após a segunda advertência verbal, o piloto será punido com Stop and Go" (cumulativas).



O diretor de prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX você esta sendo advertido verbalmente a (1ª ou 2ª) vez, por (motivo).



Stop and Go:

Será aplicado nos seguintes casos:

-No caso de qualquer movimento do carro durante o procedimento de largada, com os carros no chão e antes do sinal, configurando “queima de largada”.

- Interferência na performance de outros pilotos.
- Pilotagem de forma que cause prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos.
- Falta de condições técnicas do equipamento.
- Ofensas pessoais.
- Após segunda advertência verbal.
- No caso do piloto/mecânico que for flagrado pelos fiscais de box resfriando o motor de seu carro com combustível, álcool ou qualquer outro produto pelo mecânico para tentar ligá-lo, cumprirá stop and go. O único produto que poderá ser borrifado no motor para resfriá-lo é água, que deverá estar em recipiente diferente das “pipetas” de abastecimento

O diretor de prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXX você esta sendo punido com seu (1º ou 2º) "Stop and Go, por (motivo).

Como cumprir o “STOP AND GO”

Após o piloto ser avisado de sua punição, o mesmo tem o prazo de 3 voltas para fazê-lo. Caso não o faça, o piloto será desclassificado da etapa.

Caso o tempo restante de prova não seja suficiente para tal, o piloto deverá terminar a prova e serão adicionados 25 (vinte e cinco) segundos ao seu tempo de prova.

O piloto deve parar o carro em seu box, permanecendo 10 segundos na mão de um auxiliar do juiz ou mecânico (se assim determinado pelo juiz) e depois deve aguardar liberação para deixar o local.

O piloto que sair do Box sem, ou antes, da autorização do diretor de prova, cumprirá outro “stop and go”.

Não é permitido o reabastecimento, durante e na volta do cumprimento da penalização.

Após a segunda advertência verbal, o piloto será punido com Stop and Go" (cumulativas).

Após o terceiro stop and go/desqualificação o piloto/equipe será desclassificado da etapa.

Após a terceira desclassificação o piloto/equipe será banido do campeonato.


Desqualificação:

A desqualificação será aplicada nos seguintes casos:

-Casos de irregularidades na vistoria técnica após a prova, ou deixar de apresentar o veículo para a vistoria após as tomadas de tempo, sub finais e final.
-Após o 3º (terceiro) "stop and go" durante a competição.
-Retirar o carro dos boxes após o término da prova e tomadas sem liberação do diretor de prova.

-Retirar o carro do grid, caso o motor tenha apagado, antes do final da largada.



Caso ocorra qualquer motivo de desqualificação, o piloto será eliminado da prova ou tomada em andamento. (Para efeito de classificação final, seria a ultima posição na tomada ou prova em andamento.)



No término da prova final, nenhum piloto poderá entrar nos boxes com seu carro, devendo parar seu carro no grid de largada, onde somente o Inspetor Técnico terá acesso aos carros (nenhum mecânico ou piloto deverá ter acesso aos carros antes do Diretor técnico), caso outra pessoa tenha acesso ao carro antes do Inspetor Técnico, o piloto será desqualificado da prova, recebendo zero ponto.

O Piloto que for desqualificado receberá a ultima posição do evento em que participou. Ex: piloto XX Semifinal. Desqualificado por não passar na vistoria. Recebe a ultima posição das semifinais.

Desclassificação da Etapa:

- Nos casos de agressões verbais descontroladas
- Nos casos de condutas irregulares intencionais durante a prova.

- Nos casos de não cumprimento do STOP AND GO.
- Nos casos de fraude intencionais (troca de lacre, passagem pela antena etc...)
- Deliberada obstrução de outros carros na tentativa de influenciar no resultado da corrida resultará na imediata desqualificação da etapa e suspensão da próxima.

- Entrar com o carro na pista para quaisquer finalidades sem que esteja participando de qualificação, semi-finais ou final, depois das 9:00hs da manha do evento.

-Retirar o carro ou adentrar na área de retenção sem autorização do diretor de prova.



Nos casos de DESCLASSIFICAÇÃO, o piloto é eliminado da ETAPA, não recebendo pontos e também não podendo descartar essa mesma etapa.



Suspensão:

- Nos casos de ofensas à Direção de Prova, qualquer membro da organização ou aos organizadores do Campeonato;
- Nos casos de agressões físicas;
- Nos casos de atitudes anti-desportivas.

Nos casos de SUSPENSÃO, a pena será o afastamento do piloto ou mecânico, de uma até o limite de três provas, de acordo com a resolução da COMISSÃO ORGANIZADORA (diretor de prova e diretor do departamento), sem direito a pontos e descarte das mesmas.



Recursos:

O piloto que discordar com a penalização sofrida, poderá solicitar recurso a Diretoria do evento, bem como qualquer piloto, poderá solicitar ao Diretor de Prova, vistoria técnica de qualquer carro participante.

Para isso, deverá pagar uma taxa no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) e estar participando da prova na categoria solicitada, preencher formulário com embasamento técnico, e arcar com os custos da vistoria em favor do dono do carro vistoriado no caso da vistoria não ter procedência (Exemplo: inutilização de qualquer peça, pneu, roda, motor, câmbio ou acessório do carro para que a vistoria seja procedida). Caso tenha procedência, a reclamação, o Diretor de Prova desclassificará ou desqualificará o piloto envolvido da etapa, e o requerente não arcará com qualquer custo da vistoria.
O piloto reclamante terá o reembolso da taxa de inscrição neste caso. A ocorrência deverá ser registrada pelo Diretor de Prova no Livro de Atas do evento.
Caso a reclamação não tenha procedência ou não haja irregularidades, o reclamante perderá a taxa para a Organizadora do Evento, sendo que esta vistoria será feita pela organização geral do evento.
Obs. A presença dos envolvidos durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.
A direção de prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível, com as mesmas conseqüências anteriormente descritas.

11) GANDULAS:

Os gandulas serão treinados para o correto posicionamento do carro após tombamento e estarão dispostos em pontos estratégicos da pista. Cada um deles estará usando um jaleco de uma cor (verde, vermelho, azul, etc.) para fácil identificação. A pista será dividida em setores, por cor (verde, vermelho, azul, etc.) e cada gandula cuidara do setor correspondente a sua cor, e somente este.

SOMENTE O DIRETOR DE PROVA SE DIRIGE AOS GANDULAS, SOB PENA DE UMA ADVERTENCIA VERBAL.

Na ocorrência de uma eventual não observância do gandula, nem do diretor de prova, o piloto poderá citar APENAS A COR do setor onde o carro se encontra, para que o gandula tome conhecimento.

O gandula existe para que você não precise descer do palanque. Não o torne responsável por um erro seu.




12) SITUAÇÕES ESPECIAIS DE CORRIDA:

Interrupção de corrida

Caso a corrida seja interrompida por mais de 60 minutos, por motivos fora do controle dos organizadores, o organização decidira pela continuidade, juntamente com os pilotos presentes.



Na ocorrência de chuva ou pane do sistema de cronometragem durante:



O Inicio do dia (8:00hs):

Aguardar 1 hora antes de cancelar o evento.



Caso persista a chuva, a prova fica adiada para o dia seguinte (domingo) ou para o final de semana seguinte (a organização decidirá, juntamente com os pilotos presentes).



Novamente não podendo ser realizada até no final de semana seguinte, a etapa fica automaticamente cancelada.





Tomadas de tempo:

É obrigatório o termino da série, caso não seja possível, a série será cancelada.




Provas subfinais e final:

Até 20% do tempo será iniciada uma nova largada. Caso não tenha condições técnicas de continuar a prova por motivos de chuva forte, será declarado o resultado da prova anterior. (tomadas de tempo, provas sub finais e final).


Até 75% da prova, será interrompida a prova, após o período determinado será dada nova largada, mantendo as posições dos pilotos.



Com mais de 75% da prova será declarado final de prova.
















CONSIDERAÇÕES GERAIS:

No término da prova final, os quatro primeiros colocados deverão submeter seus carros e combustível a inspeção técnica. Em caso de desclassificação ou desqualificação por irregularidades nos carros vistoriados, o piloto que ganhar tal posição também deverá ter o carro vistoriado pela direção de prova.

Os adesivos com os números deverão ser colados no pára-brisa dianteiro e no vidro lateral direito ou esquerdo do carro (dependendo do sentido do circuito, sorteado na manhã do evento).

Está autorizada o acionamento e regulagem de motores NAS BANCADAS.



Sob nenhuma circunstância os carros poderão transitar pelos boxes, pista de OFF, pista de ON ou outras partes do clube a fim de se acertar regulagens. Regulagens que necessitem andar com o carro, poderão ser feitas antes das 09:00hs, quando teremos pista aberta ou durante as tomadas de tempo. Infratores serão desclassificados da etapa.





Ao piloto que não atender imediatamente o pedido de silêncio de motores quando solicitado pelo diretor de prova, caberá uma advertência verbal.



Ao fazer a inscrição, o piloto receberá um adesivo com o número, que será correspondente ao seu numero de inscrição (1, 2,3, etc.). Ao início de cada prova, o piloto deverá se dirigir ao palanque e ocupar a posição de pilotagem no espaço reservado identificado com seu numero (pintado no chão), bem como seu mecânico ocupara no Box o espaço reservado, identificado com o seu numero.

Nenhum piloto ou mecânico poderá fazer uso das mesas abaixo do palanque. Esse espaço esta reservado para uso dos competidores, aguardando a liberação do Box por outras equipes. Essa regra visa agilizar a troca de equipes e otimizar o andamento da prova. O descumprimento desta regra ocasiona em uma advertência verbal (cumulativa).

Fica proibido o uso de qualquer bebida alcoólica na área do automodelismo, bem como pilotar automodelos sob efeitos de bebidas alcoólicas.

Pedimos às pessoas que desejarem levar isopores com água, refrigerantes ou sucos para a área de automodelismo, que adquiram o produto no bar do clube.





















13) ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:



CATEGORIA 1/8 BUGGY 4x4

1 - Motor - 3,5cc. (. 21 pol./cub) de preparação livre.

2 - Combustível a ser utilizado no campeonato: livre.

3 - Peso - 3.225Gr (mínimo com tanque vazio e com sensor).

4 - Distância entre eixos - de 270 a 330mm.
5 - Aerofólio/Asa: largura máxima 217mm e corda de 77mm.

6 - Altura – 250mm comprimindo o chassis até o solo.

7 - Largura: – 310mm



Pneus de borracha pretos, não sendo permitido o uso de aditivos ou outros equipamentos (Exemplo: colocação de tachas ou pregos na banda de rodagem).



Escapamento (pipa) – somente pipas aprovadas pela IFMAR, sua pipa deve apresentar uma das seguintes inscrições: (EFRA, FEMCA ou ROAR, seguidos do numero de seu registro. Exemplo: EFRA 9853).



Tanque de combustível: até 125 ml, contando com a quantidade que fica na mangueira, bem como no filtro de combustível, caso o carro possua este acessório.




Bolhas:

Somente serão aceitas bolhas do tipo buggy em tamanho 1/8.

Durante a prova o piloto poderá trocar a bolha que estiver utilizando, desde que a mesma esteja de acordo com a regulamentação de prova, e que o número de inscrição colado na bolha anteriormente usado, seja transferido para a mesma. Esta bolha deverá ser vistoriada pelo Diretor Técnico da prova para a liberação do seu uso.



Pintura:

- A janela dianteira e as laterais não deverão ser pintadas, podendo, no entanto, serem escurecidas. As equipes participantes não poderão aplicar a mesma pintura para as bolhas de seus pilotos, deverá haver pelos menos 1/3 de modificação entre as pinturas para que a direção de prova e os pilotos possam identificar a longo alcance o piloto que está conduzindo o carro.

Furos permitidos

- Janelas, dianteira livre, laterais permitida a retirada somente de um lado, conforme a conveniência.
- Recorte para o cabeçote: livre.
- Furos de acesso para o parafuso de alta do carburador, para antena, para saída/exaustão da pipa, para fixação do sensor.


TRT - Tigre Racing Team

 Mugen MBX7 e MBX6T-R      REDS      M11X      Byron 30%      by Brayan      AKA      SC e PR

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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor Mineiro » 12 Mar 2010, 10:57

doctord escreveu:Enquanto a nova pista - /viewtopic.php?t=27340 - se encontra nos momentos finais de conclusao das obras, passo ai pra voces o calendario e o regulamento do Catarinense Offroad 2010.

REGULAMENTO DO CAMPEONATO CATARINENSE
DE BUGGY OFF-ROAD 1/8 4WD DE 2010

01) INTRODUÇÃO:

A Organização do Campeonato Catarinense de Off-Road 1/8 4WD, adota como princípio as normas da EFRA e da IFMAR, contudo as modificações feitas neste regulamento prevalecerão sobre essas Federações, sempre no sentido de adaptar estas regras à nossa realidade. As situações não previstas neste regulamento serão decididas pela Comissão Organizadora do evento (Juiz de Prova, Diretor de Automodelismo e outros, convocados por este). Este regulamento tem por objetivo estabelecer os itens a serem vistoriados, horários, datas e as normas de conduta a serem adotadas pelos participantes e suas devidas punições. Espera-se, com este regulamento, atingir um nível de competitividade que privilegie a capacidade técnica das pessoas e não do equipamento em si.

O Campeonato será composto de 10 (dez) etapas, sendo que 02 (duas) etapas serão descartadas ao final do campeonato.

Será declarado campeão, o piloto com maior pontuação ao final da temporada considerando-se as 08 (oito) melhores etapas, ou seja, 02 (duas) provas serão descartadas. No caso de empate ao final do campeonato, será declarado campeão o piloto que tiver maior número de vitórias, 2º lugares e 3º lugares, assim até ao 20º lugar. Persistindo o empate, vale quem obteve mais pole-positions.

Para a temporada 2010, teremos premiações a cada etapa, com troféus para os pilotos, do 1º ao 4º lugar. Na etapa de encerramento, os quatro primeiros colocados da temporada receberão premiação em troféus.

02) CALENDÁRIO:

1ª Etapa: 27 de março
2ª Etapa: 24 de abril
3ª Etapa: 22 de maio
4ª Etapa: 12 de junho
5ª Etapa: 17 de julho
6ª Etapa: 21 de agosto
7ª Etapa: 18 de setembro
8ª Etapa: 23 de outubro
9ª Etapa: 27 de novembro
10ª Etapa: 11 de dezembro (encerramento)

03) PONTUAÇÃO DA TEMPORADA: (pontos ganhos por etapa):

1º Lugar: 75 pontos
2º Lugar: 71 pontos
3º Lugar: 67 pontos
4º Lugar: 63 pontos
5º Lugar: 61 pontos
6º Lugar: 59 pontos
7º Lugar: 57 pontos
8º Lugar: 55 pontos
9º Lugar: 53 pontos
10º Lugar: 51 pontos
11º Lugar: 49 pontos
12º Lugar: 48 pontos
13º Lugar: 47 pontos
14º Lugar: 46 pontos
15º Lugar: 45 pontos
A partir do 16º lugar, decrescer 1 (um) ponto para cada posição subseqüente.


04) INSCRIÇÃO E INSPEÇÃO TECNICA:

O valor da inscrição é de R$80,00 (oitenta reais), por etapa. Os sócios do Clube de Modelismo Asas do Vale, que estiverem em pleno gozo de seus direitos, estarão isentos da taxa de manutenção e pagarão pela inscrição o valor de R$ 40,00 (quarenta reais).

Início: 09h00min do dia da etapa.

Término: 09h30min do dia da etapa, impreterivelmente.

Após este horário, não serão realizadas inscrições, tampouco entrega de sensores.





Os pilotos que eventualmente se atrasarem poderão solicitar que seu mecânico ou um representante faça a inscrição em seu nome, desde que este, o faça dentro do horário previsto para tal. A essas pessoas, a direção de prova confiará o sensor e o adesivo com o numero do carro, mediante o pagamento da taxa de inscrição.

Não cabe restituição do valor pago pelo representante, no caso do não comparecimento do piloto.



Para estarem aptos a participar das tomadas de tempo, pilotos, mecânicos ou representantes inscritos terão de submeter seus carros e combustível para inspeção técnica, que será realizada das 09h30min até as 09h50min impreterivelmente.





Pilotos atrasados, que foram inscritos através de representantes, mas que não apresentarem seus carros para inspeção dentro do horário reservado para tal (09h30min-09h50min), poderão fazer a inspeção entre 12h40min e 13h00min impreterivelmente. E poderão participar somente das provas semifinais e finais, caso haja lugar no grid.

Pilotos que realizaram suas inscrições através de representantes, mas que não apresentarem seus carros até as 13h00minhs do dia do evento, não estarão aptos a participar da etapa. (sem ressalvas)



05) HORÁRIOS:



Pista livre: Somente até as 09h00min.



Inscrições: das 09h00min as 09h30min.



Inspeção Técnica: das 09h30min às 09h50min.



Sorteio do sentido da pista 09h55minhs.



Tomadas de Tempo: das 10h00min até 12h00min.



Inspeção técnica de atrasados inscritos: das 12h45min até 13h00min.


Almoço: das 12h00min ás 13h00min. Durante o horário de almoço a pista estará FECHADA.



Semifinais e finais: a partir das 13h30min.



Pista livre até as 09h00min e somente até este horário. Não serão concedidas aberturas de pista ao longo do dia de competição. A pista de on-road NÃO poderá ser usada para quaisquer fins. O piloto que infringir essa regra estará desclassificado da etapa.





De forma alguma serão abertos precedentes. Pedimos atenção especial ao quadro de horários, inscrições e inspeção técnica, para que evitemos eventuais constrangimentos por parte dos pilotos.

A pista do CMAV comporta corridas em seus dois sentidos. O sentido a ser usado, será sorteado na manhã do evento, as 09h55min. Na ocorrência de repetição de sentido em duas etapas consecutivas, a terceira poderá ser inversa, por decisão do diretor de prova.



06) PROVAS E DURAÇÕES:

Provas Semifinais (no caso de 12 a 24 pilotos):

Os 5 minutos que antecedem a largada das semifinais serão concedidos para aquecimento. Faltando 2 minutos para a largada os carros serão convidados a se dirigirem a suas posições no grid. Após, receberão o aviso de 1 minuto. Pilotos que não estiverem em suas posições no início da contagem para largada, deverão automaticamente se dirigir ao Box, de onde deverão largar, após a passagem do ultimo colocado no grid. Pilotos que não estiverem em suas posições no grid, no inicio da contagem e que não se dirigirem ao Box, serão punidos com stop and go.

Duração: 15 minutos

Semi B (13:30): pilotos classificados nas posições ímpares na tomada de tempo, ou seja, 1º, 3º, 5º, 7º, etc...

Após a Semi B, todos os carros ficarão retidos com a direção de prova. O mecânico estará autorizado a entrar na área de retenção apenas para desligar o rádio. Os carros serão liberados ao final da semi A. Não serão abertas exceções.

Semi A (14:00): pilotos classificados nas posições pares na tomada de tempo, ou seja, 2º, 4º, 6º, 8º, etc...

O final de prova será comunicado pelo diretor de prova aos pilotos, somente quando o último colocado fechar sua volta, para que todos tenham oportunidade de concluírem suas voltas. Declarado fim de prova, todos os pilotos devem completar o circuito para se dirigir ao Box. Não serão permitidos cortes de pista, tampouco andar na contramão. Passível de desqualificação.

Prova Final:

(16:00). No caso de não termos provas Semifinais, o horário da prova Final passa a ser às (13:30).

Estarão na final os 12 melhores colocados entre as duas semifinais (volta/tempo).

Os 5 minutos que antecedem a largada das finais serão concedidos para aquecimento. Faltando 2 minutos para a largada os carros serão convidados a se dirigirem a suas posições no grid. Após, receberão o aviso de 1 minuto. Pilotos que não estiverem em suas posições no início da contagem para largada, deverão automaticamente se dirigir ao Box, de onde deverão largar, após a passagem do ultimo colocado no grid. Pilotos que não estiverem em suas posições no grid, no inicio da contagem e que não se dirigirem ao Box, serão punidos com stop and go.

Duração: 40 minutos



Em virtude do horário e do cronograma de corrida, o Diretor de Prova poderá eliminar as tomadas de tempo, e/ou reduzir o tempo de duração da prova, o que for necessário para que haja tempo suficiente para o término da competição.



O final de prova será comunicado pelo diretor de prova aos pilotos, somente quando o último colocado fechar sua volta, para que todos tenham oportunidade de concluírem suas voltas. Declarado fim de prova, todos os pilotos devem completar o circuito para se dirigir ao Box. Não serão permitidos cortes de pista, tampouco andar na contramão. Passível de desqualificação.







07) ORGANIZAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DA CORRIDA:


Tomadas de Tempo

Serão realizadas a partir das 10:10 hs. Serão realizadas séries de tomadas de tempo com duração de 5 minutos cada. Será dado um tempo de 3 minutos para aquecimento e ajuste dos carros, antes de cada largada. Faltando 1 minuto para o início da contagem do tempo, os pilotos serão notificados. Serão consideradas as três melhores tomadas de cada piloto.



Após a abertura do cronômetro, os pilotos terão 1 minuto e 30 seg. para abrirem suas voltas. Pilotos que não abrirem seus tempos dentro do prazo estarão desqualificados da tomada.



O final da tomada será comunicado pelo diretor de prova aos pilotos, somente quando o último colocado fechar sua volta, para que todos tenham oportunidade de concluírem suas voltas. Declarado fim de prova, todos os pilotos devem se manter no circuito e se dirigir ao Box. Não serão permitidos cortes de pista, tampouco andar na contramão. Passível de desqualificação.

Ao final de cada tomada de tempo, será atribuída uma pontuação aos pilotos, como segue:


1º 25
2º 23
3º 22
4º 21
5º 20
6º 19
7º 18
8º 17
9º 16
10º 15, e vai decrescendo 1 ponto em diante.

Será considerado pole-position o piloto que obtiver a maior pontuação na soma das 3 melhores tomadas de tempo.
Em caso de empate na pontuação entre dois ou mais pilotos o critério de desempate será a 4ª melhor pontuação. Em caso de novo empate será considerada a 5ª melhor pontuação, persistindo o empate é levada em conta o tempo da melhor tomada em voltas/tempo de cada piloto para o desempate.

Até 12 pilotos

1ª série 10:10
2ª série 10:35
3ª série 11:00
4º série 11:25

5ª série 11:50



No caso de 13 a 24 pilotos, as tomadas serão realizadas a partir das 10:10 hs. Serão realizadas 4 (quatro) séries de tomadas de tempo com duração de 5 minutos cada. Será dado um tempo de 3 minutos para aquecimento e ajuste dos carros, antes de cada largada. Faltando 1 minuto para o início da contagem do tempo, os pilotos serão notificados. Serão consideradas as 3 melhores tomadas de cada piloto.

1ª série A: 10:10
1ª série B: 10:25
2ª série A: 10:40
2ª série B: 10:55
3ª série A: 11:10
3ª série B: 11:25
4ª série A: 11:40
4ª série B: 11:55

A pista fica fechada nos intervalos entre cada tomada de tempo.

Ao “pole position” (piloto melhor classificado nas tomadas de tempo) será atribuído 3 (três) pontos de bonificação (caso o piloto utilize como descarte a prova na qual ele obteve a bonificação pela “pole position”, estes também deverão ser descartados).






08) PROCEDIMENTOS DE CORRIDA:



Formato de corrida:

Será utilizado o método de melhor aproveitamento, “voltas/tempo”.

Largadas:

Nas tomadas de tempo:

LARGADA LANÇADA - O Diretor de Prova avisará quando faltar 1 minuto para o início da medição do tempo cabe ao piloto decidir quando vai entrar na pista.





Provas: semifinais e Final:

Através de contagem regressiva, iniciada com o número 10, ao chegar ao número 04 os carros deverão ser colocados no chão pelos mecânicos e estes deverão se manter atrás dos carros, fora da pista, em área segura. (Se o carro se mover o mínimo que seja, após ser colocado no chão pelo mecânico, antes do start do diretor de prova, o piloto será punido com stop and go). Os pilotos devem aguardar o "start" do Diretor de prova nos próximos segundos para a largada. Ninguém deverá se posicionar ou passar em frente aos carros até o término da largada. Os mecânicos somente deverão retornar ao Box após a largada de todos os carros e com a segurança.

No caso do motor apagar durante a contagem regressiva, o mecânico deverá aguardar a largada para pegar o carro e retornar para o Box. Desqualificação IMEDIATA da tomada, semi ou final, para o piloto/mecânico que infringir esta regra.



Solicitação de Tempo:

Poderá ser solicitado apenas um pedido de tempo (10 minutos) antes das provas semifinais e final para reparo de equipamento e desde que, seja solicitado antes de 03 minutos da largada. (somente 01 pedido de tempo por cada prova será acatado). Aos 3 minutos que faltava para o início da prova, terá um acréscimo 10 minutos, portanto a prova somente terá sua largada após 13 minutos. Não serão aceitos pedidos de tempo nas qualificações, tampouco solicitações que ocorram nos 3 minutos que antecedem a largada.

Durante o período do pedido de tempo extra, a pista ficará fechada.

O piloto que fizer a solicitação deverá largar do seu Box, após a autorização do fiscal.



09) REGULAMENTAÇÃO DE PILOTOS E MECÂNICOS:

PILOTOS E MECÂNICOS JAMAIS SE DIRIGEM AO DIRETOR DE PROVA DURANTE AS TOMADAS OU PROVAS, PASSÍVEL DE PENALIZAÇÃO. PILOTO SÓ FALA COM SEU MECÂNICO E VICE-VERSA.

Não será permitido aos mecânicos

- Obstruir o fluxo nos boxes
- Parar os carros com os pés
- Falar palavras de baixo calão aos pilotos, gandulas ou qualquer participante da prova, sendo penalizado o piloto correspondente com “stop and go”
- Abastecer e realizar reparos fora do boxe e na pista de acesso aos boxes
- Avançar sobre a pista em qualquer hipótese, a não ser por solicitação do Diretor de Prova
- Retirar o carro dos boxes após o término da prova e tomadas sem vistoria técnica (penalização = desclassificação da prova ou tomada de tempo)
- Interferir de forma verbal no andamento da prova em qualquer nível
- Entrar na pista para pegar, desvirar ou recolocar um carro, seja de qual piloto for durante tomada de tempo ou corrida
- Passar o sensor na antena de captação do sinal (penalização = desqualificação e suspensão da próxima ETAPA)

- Ocupar as bancadas em frente aos boxes, abaixo do palanque, salvo para troca de equipes no Box.

São deveres dos mecânicos

- Receber os carros dos recolocadores para reparos somente nas plataformas laterais dos boxes ou na área determinada
- Recolocar os carros no lado externo da pista dos boxes (pista de rolagem) com a máxima atenção em relação a outros carros que possam estar entrando ou saindo dos boxes de forma a evitar acidentes ou obstruir outros carros.
- Deixar a área dos boxes limpa e sem seus equipamentos e ferramentas
- Entregar o carro e acompanhar a vistoria do mesmo imediatamente (será tolerado um atraso máximo de 03 minutos após o término da prova) ao final das tomadas de tempo e sub finais (exceto prova final). Não é permitida a participação efetiva do piloto na vistoria. São vedados eventuais comentários com o vistoriador. O mecânico apenas responderá se perguntado.
- Adentrar nos boxes somente quando autorizado pelo Diretor de Prova
A não observância dos itens acima é passível de penalização ao piloto.


Tomadas de Tempo e Provas sub finais e final: Permitido dois mecânicos no Box.


Grid de Largada, apenas um mecânico na pista.







10) PENALIZAÇÕES:

Serão aplicadas pelo Diretor de Prova, aos pilotos ou membros de sua equipe, quando ocorrer o não cumprimento das regulamentações. A todas as penalizações, caso o penalizado deseje, caberá recurso a Diretoria do Evento, resguardando assim o princípio da ampla defesa.
É obrigatório o registro pelo Diretor de Prova das penalizações aplicadas de maneira clara e objetiva.
As penalizações poderão ser, de acordo com a gravidade da situação ou a intenção de prejudicar, agredir ou desrespeitar quaisquer participantes, pilotos, gandulas, organizadores, público, etc., durante a prova.
As penalizações são acumulativas nos dias da competição:


Advertência Verbal:

Será aplicada nos seguintes casos:

- Nos casos de penalização, que não interfiram na performance dos pilotos adversários.
- Atitudes disciplinares do piloto, fazer barulho, no palanque, etc..
- Uso de termos de baixo calão.

- Se dirigir a qualquer outro participante do evento que não seja o seu mecânico, principalmente ao diretor de prova.

- Após a segunda advertência verbal, o piloto será punido com Stop and Go" (cumulativas).



O diretor de prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXXX você esta sendo advertido verbalmente a (1ª ou 2ª) vez, por (motivo).



Stop and Go:

Será aplicado nos seguintes casos:

-No caso de qualquer movimento do carro durante o procedimento de largada, com os carros no chão e antes do sinal, configurando “queima de largada”.

- Interferência na performance de outros pilotos.
- Pilotagem de forma que cause prejuízos (acidentes graves) aos demais pilotos.
- Falta de condições técnicas do equipamento.
- Ofensas pessoais.
- Após segunda advertência verbal.
- No caso do piloto/mecânico que for flagrado pelos fiscais de box resfriando o motor de seu carro com combustível, álcool ou qualquer outro produto pelo mecânico para tentar ligá-lo, cumprirá stop and go. O único produto que poderá ser borrifado no motor para resfriá-lo é água, que deverá estar em recipiente diferente das “pipetas” de abastecimento

O diretor de prova comunicará a penalização da seguinte forma: Piloto XXX você esta sendo punido com seu (1º ou 2º) "Stop and Go, por (motivo).

Como cumprir o “STOP AND GO”

Após o piloto ser avisado de sua punição, o mesmo tem o prazo de 3 voltas para fazê-lo. Caso não o faça, o piloto será desclassificado da etapa.

Caso o tempo restante de prova não seja suficiente para tal, o piloto deverá terminar a prova e serão adicionados 25 (vinte e cinco) segundos ao seu tempo de prova.

O piloto deve parar o carro em seu box, permanecendo 10 segundos na mão de um auxiliar do juiz ou mecânico (se assim determinado pelo juiz) e depois deve aguardar liberação para deixar o local.

O piloto que sair do Box sem, ou antes, da autorização do diretor de prova, cumprirá outro “stop and go”.

Não é permitido o reabastecimento, durante e na volta do cumprimento da penalização.

Após a segunda advertência verbal, o piloto será punido com Stop and Go" (cumulativas).

Após o terceiro stop and go/desqualificação o piloto/equipe será desclassificado da etapa.

Após a terceira desclassificação o piloto/equipe será banido do campeonato.


Desqualificação:

A desqualificação será aplicada nos seguintes casos:

-Casos de irregularidades na vistoria técnica após a prova, ou deixar de apresentar o veículo para a vistoria após as tomadas de tempo, sub finais e final.
-Após o 3º (terceiro) "stop and go" durante a competição.
-Retirar o carro dos boxes após o término da prova e tomadas sem liberação do diretor de prova.

-Retirar o carro do grid, caso o motor tenha apagado, antes do final da largada.



Caso ocorra qualquer motivo de desqualificação, o piloto será eliminado da prova ou tomada em andamento. (Para efeito de classificação final, seria a ultima posição na tomada ou prova em andamento.)



No término da prova final, nenhum piloto poderá entrar nos boxes com seu carro, devendo parar seu carro no grid de largada, onde somente o Inspetor Técnico terá acesso aos carros (nenhum mecânico ou piloto deverá ter acesso aos carros antes do Diretor técnico), caso outra pessoa tenha acesso ao carro antes do Inspetor Técnico, o piloto será desqualificado da prova, recebendo zero ponto.

O Piloto que for desqualificado receberá a ultima posição do evento em que participou. Ex: piloto XX Semifinal. Desqualificado por não passar na vistoria. Recebe a ultima posição das semifinais.

Desclassificação da Etapa:

- Nos casos de agressões verbais descontroladas
- Nos casos de condutas irregulares intencionais durante a prova.

- Nos casos de não cumprimento do STOP AND GO.
- Nos casos de fraude intencionais (troca de lacre, passagem pela antena etc...)
- Deliberada obstrução de outros carros na tentativa de influenciar no resultado da corrida resultará na imediata desqualificação da etapa e suspensão da próxima.

- Entrar com o carro na pista para quaisquer finalidades sem que esteja participando de qualificação, semi-finais ou final, depois das 9:00hs da manha do evento.

-Retirar o carro ou adentrar na área de retenção sem autorização do diretor de prova.



Nos casos de DESCLASSIFICAÇÃO, o piloto é eliminado da ETAPA, não recebendo pontos e também não podendo descartar essa mesma etapa.



Suspensão:

- Nos casos de ofensas à Direção de Prova, qualquer membro da organização ou aos organizadores do Campeonato;
- Nos casos de agressões físicas;
- Nos casos de atitudes anti-desportivas.

Nos casos de SUSPENSÃO, a pena será o afastamento do piloto ou mecânico, de uma até o limite de três provas, de acordo com a resolução da COMISSÃO ORGANIZADORA (diretor de prova e diretor do departamento), sem direito a pontos e descarte das mesmas.



Recursos:

O piloto que discordar com a penalização sofrida, poderá solicitar recurso a Diretoria do evento, bem como qualquer piloto, poderá solicitar ao Diretor de Prova, vistoria técnica de qualquer carro participante.

Para isso, deverá pagar uma taxa no valor de R$ 80,00 (oitenta reais) e estar participando da prova na categoria solicitada, preencher formulário com embasamento técnico, e arcar com os custos da vistoria em favor do dono do carro vistoriado no caso da vistoria não ter procedência (Exemplo: inutilização de qualquer peça, pneu, roda, motor, câmbio ou acessório do carro para que a vistoria seja procedida). Caso tenha procedência, a reclamação, o Diretor de Prova desclassificará ou desqualificará o piloto envolvido da etapa, e o requerente não arcará com qualquer custo da vistoria.
O piloto reclamante terá o reembolso da taxa de inscrição neste caso. A ocorrência deverá ser registrada pelo Diretor de Prova no Livro de Atas do evento.
Caso a reclamação não tenha procedência ou não haja irregularidades, o reclamante perderá a taxa para a Organizadora do Evento, sendo que esta vistoria será feita pela organização geral do evento.
Obs. A presença dos envolvidos durante a solicitação de vistoria e julgamento é obrigatória.
A direção de prova também poderá realizar vistorias técnicas dirigidas a qualquer carro quando ocorrer significativa discrepância dos tempos comparados entre pilotos do mesmo nível, com as mesmas conseqüências anteriormente descritas.

11) GANDULAS:

Os gandulas serão treinados para o correto posicionamento do carro após tombamento e estarão dispostos em pontos estratégicos da pista. Cada um deles estará usando um jaleco de uma cor (verde, vermelho, azul, etc.) para fácil identificação. A pista será dividida em setores, por cor (verde, vermelho, azul, etc.) e cada gandula cuidara do setor correspondente a sua cor, e somente este.

SOMENTE O DIRETOR DE PROVA SE DIRIGE AOS GANDULAS, SOB PENA DE UMA ADVERTENCIA VERBAL.

Na ocorrência de uma eventual não observância do gandula, nem do diretor de prova, o piloto poderá citar APENAS A COR do setor onde o carro se encontra, para que o gandula tome conhecimento.

O gandula existe para que você não precise descer do palanque. Não o torne responsável por um erro seu.




12) SITUAÇÕES ESPECIAIS DE CORRIDA:

Interrupção de corrida

Caso a corrida seja interrompida por mais de 60 minutos, por motivos fora do controle dos organizadores, o organização decidira pela continuidade, juntamente com os pilotos presentes.



Na ocorrência de chuva ou pane do sistema de cronometragem durante:



O Inicio do dia (8:00hs):

Aguardar 1 hora antes de cancelar o evento.



Caso persista a chuva, a prova fica adiada para o dia seguinte (domingo) ou para o final de semana seguinte (a organização decidirá, juntamente com os pilotos presentes).



Novamente não podendo ser realizada até no final de semana seguinte, a etapa fica automaticamente cancelada.





Tomadas de tempo:

É obrigatório o termino da série, caso não seja possível, a série será cancelada.




Provas subfinais e final:

Até 20% do tempo será iniciada uma nova largada. Caso não tenha condições técnicas de continuar a prova por motivos de chuva forte, será declarado o resultado da prova anterior. (tomadas de tempo, provas sub finais e final).


Até 75% da prova, será interrompida a prova, após o período determinado será dada nova largada, mantendo as posições dos pilotos.



Com mais de 75% da prova será declarado final de prova.
















CONSIDERAÇÕES GERAIS:

No término da prova final, os quatro primeiros colocados deverão submeter seus carros e combustível a inspeção técnica. Em caso de desclassificação ou desqualificação por irregularidades nos carros vistoriados, o piloto que ganhar tal posição também deverá ter o carro vistoriado pela direção de prova.

Os adesivos com os números deverão ser colados no pára-brisa dianteiro e no vidro lateral direito ou esquerdo do carro (dependendo do sentido do circuito, sorteado na manhã do evento).

Está autorizada o acionamento e regulagem de motores NAS BANCADAS.



Sob nenhuma circunstância os carros poderão transitar pelos boxes, pista de OFF, pista de ON ou outras partes do clube a fim de se acertar regulagens. Regulagens que necessitem andar com o carro, poderão ser feitas antes das 09:00hs, quando teremos pista aberta ou durante as tomadas de tempo. Infratores serão desclassificados da etapa.





Ao piloto que não atender imediatamente o pedido de silêncio de motores quando solicitado pelo diretor de prova, caberá uma advertência verbal.



Ao fazer a inscrição, o piloto receberá um adesivo com o número, que será correspondente ao seu numero de inscrição (1, 2,3, etc.). Ao início de cada prova, o piloto deverá se dirigir ao palanque e ocupar a posição de pilotagem no espaço reservado identificado com seu numero (pintado no chão), bem como seu mecânico ocupara no Box o espaço reservado, identificado com o seu numero.

Nenhum piloto ou mecânico poderá fazer uso das mesas abaixo do palanque. Esse espaço esta reservado para uso dos competidores, aguardando a liberação do Box por outras equipes. Essa regra visa agilizar a troca de equipes e otimizar o andamento da prova. O descumprimento desta regra ocasiona em uma advertência verbal (cumulativa).

Fica proibido o uso de qualquer bebida alcoólica na área do automodelismo, bem como pilotar automodelos sob efeitos de bebidas alcoólicas.

Pedimos às pessoas que desejarem levar isopores com água, refrigerantes ou sucos para a área de automodelismo, que adquiram o produto no bar do clube.





















13) ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS:



CATEGORIA 1/8 BUGGY 4x4

1 - Motor - 3,5cc. (. 21 pol./cub) de preparação livre.

2 - Combustível a ser utilizado no campeonato: livre.

3 - Peso - 3.225Gr (mínimo com tanque vazio e com sensor).

4 - Distância entre eixos - de 270 a 330mm.
5 - Aerofólio/Asa: largura máxima 217mm e corda de 77mm.

6 - Altura – 250mm comprimindo o chassis até o solo.

7 - Largura: – 310mm



Pneus de borracha pretos, não sendo permitido o uso de aditivos ou outros equipamentos (Exemplo: colocação de tachas ou pregos na banda de rodagem).



Escapamento (pipa) – somente pipas aprovadas pela IFMAR, sua pipa deve apresentar uma das seguintes inscrições: (EFRA, FEMCA ou ROAR, seguidos do numero de seu registro. Exemplo: EFRA 9853).



Tanque de combustível: até 125 ml, contando com a quantidade que fica na mangueira, bem como no filtro de combustível, caso o carro possua este acessório.




Bolhas:

Somente serão aceitas bolhas do tipo buggy em tamanho 1/8.

Durante a prova o piloto poderá trocar a bolha que estiver utilizando, desde que a mesma esteja de acordo com a regulamentação de prova, e que o número de inscrição colado na bolha anteriormente usado, seja transferido para a mesma. Esta bolha deverá ser vistoriada pelo Diretor Técnico da prova para a liberação do seu uso.



Pintura:

- A janela dianteira e as laterais não deverão ser pintadas, podendo, no entanto, serem escurecidas. As equipes participantes não poderão aplicar a mesma pintura para as bolhas de seus pilotos, deverá haver pelos menos 1/3 de modificação entre as pinturas para que a direção de prova e os pilotos possam identificar a longo alcance o piloto que está conduzindo o carro.

Furos permitidos

- Janelas, dianteira livre, laterais permitida a retirada somente de um lado, conforme a conveniência.
- Recorte para o cabeçote: livre.
- Furos de acesso para o parafuso de alta do carburador, para antena, para saída/exaustão da pipa, para fixação do sensor.


Bom dia Doctord,

Onde vai ser a 1a Etapa do Catarinense?

Eu gostaria de participar desta etapa, me dë notícias, vamos combinar....

Seria fácil alguém me ajudar nos box???

Vai ter Buggy e Truggy?

ABraço.

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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor doctord » 12 Mar 2010, 20:09

Fala Mineiro.
Ta marcada pra pista do Asas do Vale mesmo, a unica de SC em condicoes, pode ser adiada dependendo do andamento das obras.
Pode deixar q te mantenho informado.
Aqui rola só Buggy. Truggy quase ninguem tem por aqui.
Pode dexa que o box a gente da um jeito.
Abs


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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor Mineiro » 12 Mar 2010, 22:43

doctord escreveu:Fala Mineiro.
Ta marcada pra pista do Asas do Vale mesmo, a unica de SC em condicoes, pode ser adiada dependendo do andamento das obras.
Pode deixar q te mantenho informado.
Aqui rola só Buggy. Truggy quase ninguem tem por aqui.
Pode dexa que o box a gente da um jeito.
Abs


Fala Doctord...

obrigado. legal, agente vai se falando então.

O que vc acha? vai acontecer nesta data ou vai ter que prorrogar?

Pois estou adiantando a nossa viagem (família) só para privilegiar a PISTA que promete ficar de alto nível.

abraço.

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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor doctord » 14 Mar 2010, 17:45

Vamos ver como vao andar as obras esta semana.
Ta nos finalmentes ja.
Me adiciona ai no msn dudamoreira@hotmail.com
abs


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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor nogueira » 01 Abr 2010, 14:03

Fala Doctor ...
Alguma previsão para inicio do Catarinense ?

Abç

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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor doctord » 01 Abr 2010, 16:20

Ta marcado pro dia 17 de abril.
Fizeram uma mudanca de datas com Curitiba(camp. paranaense), a 2a etapa do parana sera dia 10 e a estreia do campeonato e da pista aqui em SC dia 17.
Abs


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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor doctord » 19 Abr 2010, 19:27

Depois de 2 meses de espera, aguardando a conclusao das obras da novissima pista, teve inicio no ultimo dia 17/04 o Campeonato Catarinense de Automodelismo Offroad 2010.
A pista foi aberta as 7:00 hrs para que os pilotos pudessem treinar no novo tracado da pista do Clube de Modelismo Asas do Vale, em Gaspar-SC.
Ate as 9:00 hrs a pista ficou aberta e pelos treinos livres alguns pilotos ja mostravam ter assimilado o novo tracado.
16 pilotos, catarinenses e paranaenses, participaram desta 1a etapa. Foram divididos em dois grupos de 8 pilotos para a realizacao dos qualis, que iniciou as 10:00 hrs.
Ao final dos qualis, o paranaense Pedro Thieme, atual campeao catarinense, conquistou o TQ, seguido de Eduardo Moreira e Cesar Lima.
Apos a pausa para o almoco, tivemos o inicio das semi finais, que classificariam os melhores 12 pilotos para a 1a final da temporada.
A final teve inicio as 16:00 hrs. A prova teve 40 minutos de duracao e disputas acirradas ate o final, com destaque pela briga pela 2a posicao entre Eduardo Moreira e Cesar Lima. Pedro Thieme venceu, seguido de Eduardo Moreira e, a menos de 1seg, Cesar Lima em terceiro. Afonso Cachaca completou o podium com a 4a posicao.
Elogios nao faltaram para a 1a etapa. A pista, realmente, ficou maravilhosa. Muito tecnica e bem estruturada, com diversos tipos de obstaculos e um salto quadruplo sensacional, que impuseram aos pilotos muita concentracao , habilidade e sangue frio.
A direcao de prova teve atuacao destacada, mostrando que o Campeonato 2010 realmente promete.
Parabens ao Presidente Jean e ao Diretor de Automodelismo Ricardo Stein, que nao mediram esforcos para a conclusao de uma das melhores pistas de offroad ja vistas no Brasil.
Proxima etapa dia 22/05.


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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor doctord » 19 Abr 2010, 19:56

Resultado da 1a Etapa - 17/04/2010

Pos--Piloto--------------Voltas--Tempo----Melhor Volta---Chassis--Motor
1-----Pedro Thieme------40---40:11.360----53.470------Mugen----NovaRossi
2----Eduardo Moreira----39----40:30.960----54.070------Losi-------Ninja
3---Cesar Lima-----------39----40:31.550----53.900------Losi-------GRP
4--Afonso Cachaca-------37----40:25.590---55.670----Associated--RB
5--Cristian Nebelung-----34----40:18.250---55.310------X-Ray-----OS
6--Yukio Hayashi---------34----40:34.120----55.869-----X-Ray-----JP
7--Eduardo Kunze--------32----38:07.750----57.990-----X-Ray-----Ninja
8--Ricardo Stein----------25----31:00.860----59.650-----Losi-------Losi
9--Marcio Marchiori-------22----40:30.320----67.090---Associated-Reedy
10-Tiago Santos----------11----29:09.770----76.800-----X-Ray---NovaRossi
11-Bruno Frazzon---------4-----9:55.200-----116.360----Losi-------Losi
12-Andre Cardoso--------0-----NO TIME---------0---------Losi-------GO


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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor doctord » 19 Abr 2010, 20:01

Video:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gE3J-NP60nk[/youtube]


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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor doctord » 19 Abr 2010, 20:10

Premiacao:

4o Afonso Cachaca
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3o Cesar Lima
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2o Eduardo Moreira
Imagem

1o Pedro Thieme
Imagem

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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor RodrigoS » 20 Abr 2010, 02:44

Eu nem tinha parado para ver, mas por incrível que pareça todas as 4 bolhas dos 4 primeiros lugares são da RS Arts! Parabéns aos amigos e clientes!


Imagem
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TRI-CAMPEÃ BRASILEIRA (2006, 2008 e 2011) e BI-CAMPEÃ SULAMERICANA (2009 e 2010) em pintura de bolhas BUGGY 1/8
Site: www.rsarts.com.br
MSN: rod_stange@hotmail.com

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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor doctord » 24 Mai 2010, 15:41

No ultimo sabado, 22/05, tivemos a realizacao da 3a etapa.
Um dia de bastante chuva com alguns intervalos onde conseguimos realizar 2 qualificatórias e uma final de 30 min, adaptando o cronograma para que pudéssemos finalizar a etapa. Ao longo da prova final tivemos uma briga muito acirrada na disputa pelo 1º lugar durante boa parte da prova pelos pilotos Yukio que começou liderando a competição, brigando para manter a posição com Moreira, Lima e Afonso. Após 15 minutos de corrida e demonstrando muita habilidade em condições adversas, Moreira tinha aberto boa vantagem sobre os demais, garantindo o primeiro lugar e Yukio foi perdendo algumas posições, terminando em 4º lugar. A briga ainda se mantinha para a 2º colocação com os pilotos Cezar Lima e Afonso Jr, que levaram a disputa até o fim e terminaram a corrida na mesma volta. Vantagem de Cezar Lima que conseguiu fisgar o segundo lugar. Pedro Thieme que garantiu a pole position nas qualificatórias, não largou por problemas no carro. Destaque para o piloto estreante Gabriel de CTBA, filho do nosso amigo Skin, que apesar da pouca idade, apresentou muita maturidade e habilidade e garantiu o 5º lugar, mostrando aos marmanjos que veio mesmo pra incomodar. Parabéns Gabriel ! Agradeço a compreensão de todos os participantes que não desistiram e participaram da prova final.

Resultado 3ª etapa:

1º Eduardo Moreira

2º Cezar Lima

3º Afonso Jr.

4º Yukio Hayashi

5º Gabriel

6º Tiago dos Santos

7º Christian Nebelung

8º Bruno Frazzon

9º Armindo Frazzon

10º Andre Cardoso

11º Pedro Thieme


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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor doctord » 24 Mai 2010, 15:43

Classificacao do Campeonato Catarinense:

1º Eduardo Moreira - 146 pontos

2º Cezar Lima – 138 pontos

3º Pedro Thieme – 130 pontos

4º Afonso Jr. – 130 pontos

5º Yukio Hayashi – 122 pontos

6º Christian Nebelung – 118 pontos

7º Tiago dos Santos – 110 pontos

8º Bruno Frazzon 104 pontos

9º André Cardoso – 99 pontos

10º Gabriel – 61 pontos

11º Eduardo Kunze – 57 pontos

12º Ricardo Stein – 55 pontos

13º Armindo Frazzon – 53 pontos

14º Marcio Marchiori – 53 pontos


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Re: Campeonato Catarinense Offroad 2010

Mensagempor doctord » 25 Set 2010, 01:04

Uma atualizada pra quem quiser dar uma conferida no que rola por aqui..
Ate agora foram realizadas 4 etapas, 3 foram canceladas pela reforma na pista e chuvas de junho/julho.
Vamos a Classificacao depois de 4 etapas, com 2 descartes.
Pos-----Piloto----------Total Pontos-----Total Valido--Resultados
1- Afonso Cachaca---- 286 (130 desc.) = 156 pts (4, 3, 1 TQ, 1 TQ)
2- Pedro Thieme------- 201 (52 desc) == 149 pts (1 TQ, 11 TQ, 2, -)
3- Eduardo Moreira---- 217 (71 dsc) === 146 pts (2, 1, -, 2)
4- Cezar Lima---------- 272 (134 desc)== 138 pts (3,2,3,3)
5- Christian Nebelung- 244 (118 desc)== 128 pts (5, 7, 4, 4)
6- Yukio Hayashi------- 122 (0 desc)====122 pts (6, 4, -, -)
7- Marcio Marchiori---- 171 (53 desc)=== 118 pts (9, -, 6, 6)
8- Valdir ''Juca''-------- 116 (0 desc)==== 116 pts(-, -, 8, 5)
9- Tiago Santos-------- 216 (102 desc)===114 pts(10, 6, 10, 8 )
9- Messias Lima Jr----- 159 (45 desc)=== 114 pts (15, -, 5, 7)
11-Bruno Frazzon------ 214 (102 desc)== 112 pts (11, 8, 7, 9)
12-Armindo Frazzon--- 152 (46 desc) === 106 pts (14, 9, 9, -)
13-Andre Cardoso------ 99 (0 desc) ==== 99 pts (12, 10, -, -)
14-Gabriel Marzzola---- 61 (0 desc)===== 61 pts (-, 5, -, -)
15-Eduardo Kunze------ 57 (0 desc)===== 57 pts (7, -, -, -)
16-Ricardo Stein-------- 55 (0 desc)===== 55 pts (8, -, -, -)
17-Rodrigo Stange------ 47 (0 desc)===== 47 pts (13, -, -, -)
18-Synnuhe Ramos----- 44 (0 desc)===== 44 pts (16, -, -, -)


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