Carros Históricos do OffRoad

Informações sobre campeonatos. Datas, locais, resultados, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Piloto Advanced
 
Mensagens: 878
Registrado em: 24 Jun 2008, 23:00
Localização: Massachupets

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor nogueira » 21 Mar 2011, 14:54

Hoje vou continuar nossa " saga" rsrsrsr mas o automodelo que mostrarei não foi por mim pilotado. É um Thunder Tiger EB4S1 , lançado em 1999 , é primeiro de uma série projetada pelo mestre dos automodelos, o italiano FRANCO SABATTINI. Pra quem não sabe, ele foi o inventor do sistema que hoje TODOS motores usam que é o eixo SG ( Sabattini-Garofalo) que nada mais é do que o eixo do virabrequim prolongado onde se monta diretamente o sistema de embreagem, dispensando os adaptadores ( pilot-shaft) que nem sempre ficavam bem centralizados.
Esse modelo está equipado com motor TOP 8/B que na época era importado pela AEROMODELLI , juntamente com o os automodelos Thunder Tiger.
Esta faltando a carroceria que no momento está em fase de pintura.....
Como curiosidade, o EB4 S1 foi Campeão da Europa em 2000 através de Alex Laffranchi ( pupilo de Sabattini) na prova disputada em Portugal.

Aproveitem ......
Anexos
eb4s1-1.jpg
O sistema de direção por Balljoint é identico ao do CRONO RS01, que mostrei na semana passada
eb4s1-1.jpg (30.92 KiB) Exibido 2493 vezes
eb4s1-2.jpg
A pipa também é Thunder Tiger !!
eb4s1-2.jpg (61.83 KiB) Exibido 2493 vezes
eb4s1-3.jpg
Esse modelo foi o substituto do famoso MIRAGE !!!
eb4s1-3.jpg (58.84 KiB) Exibido 2493 vezes

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1040
Registrado em: 07 Mai 2007, 23:00
Localização: São Paulo - Brasil

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor Cestaric » 22 Mar 2011, 13:26

Quanto mais modernos os carros, mais estreitos eles vão ficando.
Seria correto dizer que quanto mais estreito, mais arisco eles são ?
Não ando de carrinho a muito tempo, já sou da época dos carros estreitos (2007 para cá). Mas fala ai, esses carros "largos" eram muito mais lentos dos que os carros atuais ?


// Cestari

 Serpent S411-TE      LRP      Airtronics      Alpha      APPA

Piloto Advanced
 
Mensagens: 878
Registrado em: 24 Jun 2008, 23:00
Localização: Massachupets

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor nogueira » 22 Mar 2011, 17:02

Fala Cestari,

Acho que vc está se equivocando um pouco quando fala que os carros modernos são mais estreitos e portanto mais ariscos.....
Eles não são mais estreitos em sua BITOLA ( distancia entre as rodas de um mesmo eixo, seja dianteiro ou traseiro) o que sem dúvida os deixaria mais ariscos. Eles são mais estreitos no que eu vou denominar de " corpo do chassis" que logicamente engloba todos os sistemas nele montados.
O fato de ser mais estreito vai favorecer a agilidade do chassis no caso de uma mudança de direção. Não acredito que apenas isso o deixaria " mais arisco". Vai sem dúvida deixa-lo mais rápido mais acredito que quando vc diz " arisco" quer dizer mais difícil de conduzir, o que nem sempre acontece quando o carro é rápido. Existem carros rápidos que são fáceis de conduzir.....
Em relação à sua pergunta dos carros mais antigos serem mais lentos que os atuais por esse motivo ( largura do chassis) acredito que sim, mas tem muitos outros componentes que evoluiram com certeza fazem a diferença: CG mais baixo, menor peso das peças rotativas, menor peso total do modelo, geometria de suspensão otimizada , sistemas de embreagem mais eficientes , motores mais específicos ao off-road e logicamente, pneus MUITO MELHORES !!!!

Abç

Heitor NOGUEIRA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor LAGOS » 22 Mar 2011, 17:26

coisa linda eim .... esse carro está ai no acervo ??? que coisa mais bem conservada !!! muita história !!! muita evolução !!! garanto que tem gente que ficaria muito feliz em possuir um auto assim para o lazer !!! meus parabens !!! além de tudo ainda tem história por trás do carro !!! todos os seus autos poderiam estar tranquilamente em uma exposição .... tipo festa de premiação do paulista ... com um stand museu !!! seria uma atração fora de série !!! garanto !!! abração


MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ

 JQ - THE Car - GT-RR      .21      2.4      200 % NITRO      ALPHA RC      ALPHA RC      AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR

Piloto Advanced
 
Mensagens: 878
Registrado em: 24 Jun 2008, 23:00
Localização: Massachupets

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor nogueira » 22 Mar 2011, 18:12

LAGOS escreveu:coisa linda eim .... esse carro está ai no acervo ??? que coisa mais bem conservada !!! muita história !!! muita evolução !!! garanto que tem gente que ficaria muito feliz em possuir um auto assim para o lazer !!! meus parabens !!! além de tudo ainda tem história por trás do carro !!! todos os seus autos poderiam estar tranquilamente em uma exposição .... tipo festa de premiação do paulista ... com um stand museu !!! seria uma atração fora de série !!! garanto !!! abração


Valeu Guga !!!
Tá sim, embora eu não tenha pilotado ele na época, comprei ele pra ficar com a série toda dos Thunder Tiger EB ( 1, 2 e 3) . Gosto DEMAIS desses carros, logo logo vc vai saber porque......rsrsrsr

Abração

Heitor NOGUEIRA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor LAGOS » 22 Mar 2011, 19:09

he he he ... ta certo !!!


MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ

 JQ - THE Car - GT-RR      .21      2.4      200 % NITRO      ALPHA RC      ALPHA RC      AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 577
Registrado em: 10 Set 2010, 23:00
Localização: são paulo

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor Espanhol70 » 27 Mar 2011, 23:13

Heitor Parabens , gostei muito da historia de cada carro e principalmente
as condições em que se encontra cada modelo ..... Muito Legal Cara !!!!!!


alexandre

 thunder tiger / Serpent      O.S      a que tiver      Pro Line      Aerosampa

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2185
Registrado em: 02 Jan 2011, 21:00
Localização: Criciúma - Santa Catarina

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor cardoso789 » 27 Mar 2011, 23:57

Pessoal parabéns pelo topico deve ser fixo! só uma duvida esses carros pesavam quanto? e as peças eram caras? o carro andava bastante? nessa época existia radio 2.4 como o famoso spektrum? hehehe


Relax, Take It Easy

 Team Associated RC8T      Tekin RX8 2050kV      Futaba 3PM      Reedy      JConcepts Punisher      Pro Line Crime Fighter

Piloto Advanced
 
Mensagens: 878
Registrado em: 24 Jun 2008, 23:00
Localização: Massachupets

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor nogueira » 28 Mar 2011, 10:34

Espanhol70 escreveu:Heitor Parabens , gostei muito da historia de cada carro e principalmente
as condições em que se encontra cada modelo ..... Muito Legal Cara !!!!!!


Valeu Alexandre, é bem legal mesmo manter viva parte da história do modelismo Offroad aqui no Brasil, já que ela é ainda bem recente.

Obrigado

Heitor NOGUEIRA

Piloto Advanced
 
Mensagens: 878
Registrado em: 24 Jun 2008, 23:00
Localização: Massachupets

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor nogueira » 28 Mar 2011, 10:40

cardoso789 escreveu:Pessoal parabéns pelo topico deve ser fixo! só uma duvida esses carros pesavam quanto? e as peças eram caras? o carro andava bastante? nessa época existia radio 2.4 como o famoso spektrum? hehehe


Bom dia Cardoso,

Os carros tinham peso muito variado... os Mugen MBX4 por exemplo, pesavam cerca de 3,500Kg já os Crono italianos pesavam pouco, cerca de 3,300Kg.
Sim, as peças eram bem caras, porque vc tinha que comprar aqui nos distribuidores, ou arranjar alguem que trazia de fora. Não existia venda pela internet.
Não existia o sistema 2,4, eram somente os cristais de frequencia, e muitas vezes existia o problema de frequencia igual entre pilotos e vc tinha que trocar...ou até mesmo problemas de " perder o controle do carro " pq alguem ligava o controle na sua frequencia.....rsrrsrs

Abç

Heitor NOGUEIRA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1169
Registrado em: 14 Dez 2009, 21:00
Localização: Paranagua - PR

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor LAGOS » 28 Mar 2011, 16:53

o que temos para esta semana ???? qual a máquina da vez ????


MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ

 JQ - THE Car - GT-RR      .21      2.4      200 % NITRO      ALPHA RC      ALPHA RC      AEROPARQUE/AMEC/CAAR/STAR

Piloto Advanced
 
Mensagens: 878
Registrado em: 24 Jun 2008, 23:00
Localização: Massachupets

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor nogueira » 29 Mar 2011, 16:06

Poxa Guga !!! Eu dei a dica na semana passada........
Falei que fazia parte da " TRILOGIA EB4" rsrsrrs
Pois bem nessa semana temos o Thunder Tiger EB4-S2, que na verdade é uma " atualização" do EB4-S1, ele foi lançado no final de 2000, inicio de 2001.
O que mudou ??
Vamos lá... as caixas dos diferenciais ( bulkhead) ficaram mais curtas, o que permitiu que os angulos de ataque do carro ficassem maiores, permitindo uma melhor entrada em saltos cuja rampa é muito pronunciada. Logicamente as bandejas acompanharam também esse " encurtamento".
O chassis além de " encurtar " alguns milimetros passou a ter os tradicionais vincados na lateral que lhe conferem mais rigidez torsional.
Esse das fotos tem um chassis opcional do próprio Sabattini, desenvolvido para o Mundial do Uruguai de 2002 , um pouco mais longo ( a pista de lá era de alta velocidade) e com uma repartição de peso diferenciada.
Com um modelo igual a esse o francês Yannick Aigoin classificou-se para a final e vinha muito bem até ter uma vela queimada no meio da competição o que lhe tirou quaisquer chances de brigar pela vitória.

Abç

Heitor Nogueira
Anexos
eb4s2-3.jpg
Essa bolha foi pintada ha pouco tempo, já são as cores que estou usando atualmente.
eb4s2-3.jpg (90.25 KiB) Exibido 2309 vezes
eb4s2-2.jpg
Olhando assim nem dá pra notar a diferença, mas reparem nas torres, são as opcionais em ERGAL.
Os amortecedores também são opcionais
eb4s2-2.jpg (77.16 KiB) Exibido 2309 vezes
eb4s2-1.jpg
Olha o motor Picco P7Evo3. Reparem nas bandejas cor cinza. Elas eram mais rigidas para não deformarem no calor.
eb4s2-1.jpg (88.03 KiB) Exibido 2309 vezes

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 934
Registrado em: 07 Out 2007, 23:00
Localização: Taboão da Serra

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor maudourado » 29 Mar 2011, 16:33

Heitor,

Que tal vc nos apresentar pessoalmente todas essas jóias na festa de premiação do Camp. Paulista 2011??? Sei que ainda falta muito tempo, mas seria uma atração a parte para a nossa comemoração!!

Abs!!


Maurício Dourado
Ultimate Engines
ProCircuit Tires
XRAY XB8
www.mkmodelfuel.com.br

 Xray XB8      Ultimate M5      Airtronics M12      MK Fuel      ProCircuit

Piloto Advanced
 
Mensagens: 878
Registrado em: 24 Jun 2008, 23:00
Localização: Massachupets

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor nogueira » 29 Mar 2011, 19:05

maudourado escreveu:Heitor,

Que tal vc nos apresentar pessoalmente todas essas jóias na festa de premiação do Camp. Paulista 2011??? Sei que ainda falta muito tempo, mas seria uma atração a parte para a nossa comemoração!!

Abs!!


Valeu Maurício !!!
Cara.... vou pensar... já imaginou o trabalho que vai dar pra levar tudo isso ???rsrrsr
Ah.... detalhe..... ainda não acabou.......temas ainda algumas semanas pela frente....rsrrsrsrs

Abç

Heitor NOGUEIRA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1040
Registrado em: 07 Mai 2007, 23:00
Localização: São Paulo - Brasil

Re: Carros Históricos do OffRoad

Mensagempor Cestaric » 29 Mar 2011, 19:10

Eu ainda acho que todos esses carros deveriam ser disponibilizados para Test Drive, afinal de contas precisamos conhecer as diferenças de tocada de cada um dos carros.

O que acha Heitor ? Tens coragem ?


// Cestari

 Serpent S411-TE      LRP      Airtronics      Alpha      APPA

AnteriorPróximo

Voltar para Campeonatos (Geral)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes