O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Use este fórum para mensagens que não tenham relação com R/C.

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1815
Registrado em: 01 Mai 2009, 23:00
Localização: Itapema-sc

O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor Serpadu » 18 Abr 2017, 16:49

Comecei no automodelismo em 2008, época do revo 5308... Pouco tempo depois, no começo de 2009, acabei criando uma conta nesse fórum, depois de ja ter lido e aprendido bastante coisa por aqui. Vários tópicos eram extremamente ativos, a feira do rolo tinha muita coisa, eu sempre negociando RCs, cheguei a ficar com 8 simultaneamente, ao longo do tempo que estava ativo no hobby tive 40~50 automodelos (só revo, e-revo e savage foram uns 15).

Lá por 2013 percebi o modelismo foi ficando menos ativo... Em 2014 comecei a vender o que tinha, principalmente por falta de tempo, e fiquei apenas com o baja 5b, que está guardado há mais de 1 ano... Na mesma época, algumas lojas de modelismo que tinham por aqui fecharam. Em 2015 tudo estagnou.

Essa semana fui dar uma procurada no mercado livre com a intenção de pegar algum automodelo, principalmente uma savage, vi que tem pouquissima coisa por lá. Pesquisando, vi que a Diniz Esteves, que distribuía peças e modelos pra lojas no país todo, faliu. Muitas lojas que eu costumava fazer compras já não existem. Entrei hoje nesse fórum e está praticamente fantasma. Olhando a ultima atividade de membros (inclusive moderadores) que lá por 2012 eram muito ativos, vejo que não entram aqui há meses (ou anos).

Fica a dúvida... O automodelismo acabou por aqui?




 Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor Abib » 18 Abr 2017, 17:05

O Automodelismo continua.. Muito menor, mas continua.. Campeonatos ainda existem e as melhores pistas continuam ativas..

Mas a crise derrubou muita gente que estava começando ou sobrevivendo no Hobby.. A Crise derrubou o Real.. o Dólar subiu.. Muita gente perdeu a renda que sustentava o Hobby.. e é justamente o Hobby o primeiro da lista a ser cortado das despesas..
Como tinha comentado em outro tópico, Antes se encontrava Kyosho Fazer Glow por R$800 novo na caixa. Hoje não encontramos por menos de R$1200.. 50% de aumento em poucos anos.. O acesso ficou mais caro. Manter os modelos ficou mais caro.
Também vieram os Drones, que permitiram o sonho de muita gente voar de forma simples e fácil.. e isso levou mutia gente a deixar de gastar num automodelo e começar a investir num quadricoptero..

Pode ser que daqui alguns anos, quando a coisa estiver aquecida novamente, o automodelismo volte com força, mais ou menos como era alguns anos atrás..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1291
Registrado em: 28 Ago 2012, 23:00
Localização: Brasilia

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor Xann » 19 Abr 2017, 22:08

É triste mas é bem por aí, aqui em Brasília até pouco tempo tínhamos duas pistas de On road e duas de Off super ativas, isso fora uma galera enorme que se juntava pra andar na rua mesmo, várias categorias oficiais(elétricos, RTR, 1/8 Pro, GT2 e por aí vai), campeonatos, agora temos uma pista On road funcionando e esse ano a última categoria 1/10 foi pro Brejo, que era a Pro.12, só resta a GT e tá difícil colocar carro na pista. O que mais se vê Brasil a fora são pistas desativadas, o que é uma pena, eu gosto muito, estou a todo vapor, o quarto cheio de RCs mas tô ficando sem ter com quem e onde andar.


Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned

 Byron 20%/12%      Sintec/Alpha/Matrix/outros...      L2 Sul Brasília

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 51
Registrado em: 12 Set 2016, 11:48
Localização: sampa / Zona Sul

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor AlexandreRC » 24 Abr 2017, 15:12

eu tenho um quadricoptero e nao abandonei o rc nao kkkk, alias estou é aproveitando que la fora as peças custa muito mais barato do que por aqui e a qualidade sao as mesmas, estou finalizando meu himoto e logo logo posto fotos p/ voces darem suas opiniões, agora que a situação atual do pais nao comporta comprar peças e combustível aqui no br p/ rc isso realmente nao comporta..
abs


começando no automodelismo...2016

 Serpent s811 offroad 1/8      Werks b2      Gt3c      Byron race 2 e Comb Caseiro :D      nenhuma por enquanto      slick      Pista do clube pelezao, lapa

 
Mensagens: 2
Registrado em: 22 Abr 2017, 09:43

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor Maxlogdefy » 26 Abr 2017, 09:09

Fiquei muito triste em saber como o automobilismo se encontra hj, sempre fui apaixonado desde de criança por automobilismo, mas as condições financeiras não ajudavam​. Há uns 4 anos me iniciei no aeromodelismo elétrico, estava em alta, peças baratas, baterias, motores. Lembro que fazia pesquisa de auto e encontrava peças em conta, HK era o top, para comprar. Mas como nem tudo são flores, tive que levantar renda, mais a falta de tempo e local para voar, vendi tudo.
Agora tive a oportunidade de comprar um auto usado, e como todo usado, tem que fazer uma vistoria e trocar peças, então me deparei com um mercado escasso e caro de peças.
Ta difícil de resistir, mas vou me esforçar para manter meu hobby e sonho.
Aos poucos vou comprando as peças e fazendo ups, se possível.
Espero que a situação do nosso país melhore e nos dê oportunidade de alimentar essa paixão.

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 79
Registrado em: 14 Dez 2011, 21:00
Localização: Praia Grande

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor Greivor » 10 Mai 2017, 14:32

Não sei se "morreu" é o termo correto, mas certamente diminui bastante, a ponto de ficar na "UTI'. rs

A crise econômica é fato, lembro antigamente juntava na rua onde ando mais de 20 caras todo final de semana, hoje muitos desses amigos que conheci no hobby infelizmente não tem mais $$ pra sustentar o hobby.

Também tem o fato do nosso governo fazer questão de dificultar tudo ao máximo, hoje em dia é praticamente impossível importar bateriais de LIPO a um custo acessível, sem contar que todas as encomendas são taxadas, o imposto é abusivo demais, ninguém aguenta mesmo.




 HPI Savage XL      5.9 Big Block      2.4ghz      Byron Gen II      laranja

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 254
Registrado em: 07 Ago 2006, 23:00
Localização: Nova Iguaçu, RJ

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor dragao34 » 13 Ago 2017, 21:29

Infelizmente tudo ja dito aqui é a pura verdade!
É triste ver o hobby enfraquecendo cada vez mais. Muitas lojas fecharam pelo Brasil, e algumas outras se arrastam para não fechar. Aqui no Rio que já era fraco de lojas então, nem se fala, só restou a Big Field, mas me informaram que passa por dificuldades também.
Estou no hobby desde 2006, já vi esse forum fervendo de tantas postagem e tópicos novos a toda hora. A feira do rolo, bombava de tantos anúncios. Hoje tudo parado por aqui, ninguém postando, ninguém vendendo, ninguém comprando, ... triste mesmo!
Mas ainda resta a esperança de dias melhores!


Eight 1.0 / Slash 2wd

 Mugem mbx6 eco      tekin      dx3E      Original      Proline      Nova Iguaçu

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 437
Registrado em: 25 Jul 2006, 23:00
Localização: São José dos Campos/SP

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor German » 23 Jul 2018, 12:04

Tá difícil mesmo. Sempre acho q no ano seguinte vai melhorar mas só piora.

valeu




 Vorza      MMM 2200kv      DX3      Lipo      Onde der na telha

Avatar do usuário
Mensagens: 44
Registrado em: 17 Jul 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor Augustorc465 » 24 Jul 2018, 15:47

Infelizmente a grande maioria desanimou com o hobby, ainda mais com os carros movidos a nitrometanol. É muito triste ver essa decadência...

Piloto Sport
Avatar do usuário
Mensagens: 254
Registrado em: 07 Ago 2006, 23:00
Localização: Nova Iguaçu, RJ

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor dragao34 » 25 Jul 2018, 00:49

Verdade, mas isto não esta acontecendo só com os grupos nitro, com o pessoal dos elétricos também!
Acho que maior parte disso é a situação do país. É um hobby caro de se manter, e como o nome diz, é um hobby! Então quando a situação aperta em casa e você precisa cortar algum gasto, os hobbies em geral são sempre os que vem na frente...
Eu ainda acredito que se o país sair desse fase de crise , o hobby vai voltar a normalidade.... assim espero


Eight 1.0 / Slash 2wd

 Mugem mbx6 eco      tekin      dx3E      Original      Proline      Nova Iguaçu

Piloto Sport
 
Mensagens: 276
Registrado em: 15 Abr 2009, 23:00
Localização: Contagem - Minas Gerais

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor Quintao » 27 Jul 2018, 11:56

Bom dia turma,
Eu tenho que concorda com tudo que foi falado e uma coisa que não comentaram.
O tal whatsapp acabou com os fóruns.
Na minha humilde opinião o fórum não podia acabar nunca, porque aqui as informações não somem nunca.
Sou membro do RCMasters e RCelétrico de 2009.
Abarços,

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor Abib » 27 Jul 2018, 16:48

É por isso que mantemos nosso banco de dados funcionando desde 2005. :)

O lado bom do WhatsApp é que a comunicação é direta e instantânea.. Quem tem uma dúvida, joga no grupo que em 30 segundos já despencam um monte de resposta..

O lado ruim é que, muitas vezes por necessidade de precisar interagir de alguma forma, normalmente essas respostas são soluções fracas, as vezes achismo ou até algo que possa colocar modelo ou modelista em risco.. Justamente por ser instantânea, não há histórico de duvidas, testes já tentados, relatos, equiparando uma resposta vazia e sem sentido à uma resposta profundamente testada e aprovada..

Houve um tempo que muita gente entrou em atrito com outros usuários pois muitos não se davam ao trabalho de ver o que já foi discutido sobre um determinado assunto e saia disparando uma pergunta já discutida em 3 ou 4 tópicos diferentes, pois havia uma necessidade de resposta imediata, tão imediata que a pesquisa era algo secundário.. Alguns devem ter deixado o fórum de lado por este motivo, e hoje se esbaldam em grupos de mensagens instantâneas..

Mas há um movimento em prol dos fóruns. Reddit é um exemplo que um fórum com um bom conteúdo e com usuários dispostos a ajudar pode voltar a crescer.




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
 
Mensagens: 113
Registrado em: 19 Nov 2014, 17:55

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor phseabra » 28 Jul 2018, 16:41

Não saio do fórum exatamente devido ao que Abib disse, aqui temos um banco de dados gigante. Em msg instantânea os dados se perdem facilmente. Gosto do hobby. Alguns gostam apenas dizer que tem carrinhos, mas não gostam do hobby.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Voltar para Off Topic (Outros assuntos)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante