O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Use este fórum para mensagens que não tenham relação com R/C.

Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gligoco, mach

Piloto Advanced

O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor Serpadu » 18 Abr 2017, 16:49

Comecei no automodelismo em 2008, época do revo 5308... Pouco tempo depois, no começo de 2009, acabei criando uma conta nesse fórum, depois de ja ter lido e aprendido bastante coisa por aqui. Vários tópicos eram extremamente ativos, a feira do rolo tinha muita coisa, eu sempre negociando RCs, cheguei a ficar com 8 simultaneamente, ao longo do tempo que estava ativo no hobby tive 40~50 automodelos (só revo, e-revo e savage foram uns 15).

Lá por 2013 percebi o modelismo foi ficando menos ativo... Em 2014 comecei a vender o que tinha, principalmente por falta de tempo, e fiquei apenas com o baja 5b, que está guardado há mais de 1 ano... Na mesma época, algumas lojas de modelismo que tinham por aqui fecharam. Em 2015 tudo estagnou.

Essa semana fui dar uma procurada no mercado livre com a intenção de pegar algum automodelo, principalmente uma savage, vi que tem pouquissima coisa por lá. Pesquisando, vi que a Diniz Esteves, que distribuía peças e modelos pra lojas no país todo, faliu. Muitas lojas que eu costumava fazer compras já não existem. Entrei hoje nesse fórum e está praticamente fantasma. Olhando a ultima atividade de membros (inclusive moderadores) que lá por 2012 eram muito ativos, vejo que não entram aqui há meses (ou anos).

Fica a dúvida... O automodelismo acabou por aqui?

Hpi Baja 5B SS / Savage XL 5.9      30.5cc 4 bolt / K5.9      DX3S      Pódium / O'Donnel      Hostile / Terra Pin

Site Admin

Re: O automodelismo no Brasil 'morreu'?!

Mensagempor Abib » 18 Abr 2017, 17:05

O Automodelismo continua.. Muito menor, mas continua.. Campeonatos ainda existem e as melhores pistas continuam ativas..

Mas a crise derrubou muita gente que estava começando ou sobrevivendo no Hobby.. A Crise derrubou o Real.. o Dólar subiu.. Muita gente perdeu a renda que sustentava o Hobby.. e é justamente o Hobby o primeiro da lista a ser cortado das despesas..
Como tinha comentado em outro tópico, Antes se encontrava Kyosho Fazer Glow por R$800 novo na caixa. Hoje não encontramos por menos de R$1200.. 50% de aumento em poucos anos.. O acesso ficou mais caro. Manter os modelos ficou mais caro.
Também vieram os Drones, que permitiram o sonho de muita gente voar de forma simples e fácil.. e isso levou mutia gente a deixar de gastar num automodelo e começar a investir num quadricoptero..

Pode ser que daqui alguns anos, quando a coisa estiver aquecida novamente, o automodelismo volte com força, mais ou menos como era alguns anos atrás..

Imagem

RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto Advanced

Mensagempor Xann » 19 Abr 2017, 22:08

É triste mas é bem por aí, aqui em Brasília até pouco tempo tínhamos duas pistas de On road e duas de Off super ativas, isso fora uma galera enorme que se juntava pra andar na rua mesmo, várias categorias oficiais(elétricos, RTR, 1/8 Pro, GT2 e por aí vai), campeonatos, agora temos uma pista On road funcionando e esse ano a última categoria 1/10 foi pro Brejo, que era a Pro.12, só resta a GT e tá difícil colocar carro na pista. O que mais se vê Brasil a fora são pistas desativadas, o que é uma pena, eu gosto muito, estou a todo vapor, o quarto cheio de RCs mas tô ficando sem ter com quem e onde andar.

Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno GT2 Race Spec - O.S.SPEED 21VZ-B

Byron 20%/12%      Sintec/Alpha/Matrix/outros...      L2 Sul Brasília

Mensagempor AlexandreRC » 24 Abr 2017, 15:12

eu tenho um quadricoptero e nao abandonei o rc nao kkkk, alias estou é aproveitando que la fora as peças custa muito mais barato do que por aqui e a qualidade sao as mesmas, estou finalizando meu himoto e logo logo posto fotos p/ voces darem suas opiniões, agora que a situação atual do pais nao comporta comprar peças e combustível aqui no br p/ rc isso realmente nao comporta..
abs

começando no automodelismo...2016

Himoto Single por enquanto...      vertex 18      o original      Byron race 2 e Comb Caseiro :D      nenhuma por enquanto      slick      na rua

Mensagempor Maxlogdefy » 26 Abr 2017, 09:09

Fiquei muito triste em saber como o automobilismo se encontra hj, sempre fui apaixonado desde de criança por automobilismo, mas as condições financeiras não ajudavam​. Há uns 4 anos me iniciei no aeromodelismo elétrico, estava em alta, peças baratas, baterias, motores. Lembro que fazia pesquisa de auto e encontrava peças em conta, HK era o top, para comprar. Mas como nem tudo são flores, tive que levantar renda, mais a falta de tempo e local para voar, vendi tudo.
Agora tive a oportunidade de comprar um auto usado, e como todo usado, tem que fazer uma vistoria e trocar peças, então me deparei com um mercado escasso e caro de peças.
Ta difícil de resistir, mas vou me esforçar para manter meu hobby e sonho.
Aos poucos vou comprando as peças e fazendo ups, se possível.
Espero que a situação do nosso país melhore e nos dê oportunidade de alimentar essa paixão.

Piloto Iniciante

Mensagempor Greivor » 10 Mai 2017, 14:32

Não sei se "morreu" é o termo correto, mas certamente diminui bastante, a ponto de ficar na "UTI'. rs

A crise econômica é fato, lembro antigamente juntava na rua onde ando mais de 20 caras todo final de semana, hoje muitos desses amigos que conheci no hobby infelizmente não tem mais $$ pra sustentar o hobby.

Também tem o fato do nosso governo fazer questão de dificultar tudo ao máximo, hoje em dia é praticamente impossível importar bateriais de LIPO a um custo acessível, sem contar que todas as encomendas são taxadas, o imposto é abusivo demais, ninguém aguenta mesmo.

HPI Savage XL      5.9 Big Block      2.4ghz      Byron Gen II      laranja

Piloto Sport

Mensagempor dragao34 » 13 Ago 2017, 21:29

Infelizmente tudo ja dito aqui é a pura verdade!
É triste ver o hobby enfraquecendo cada vez mais. Muitas lojas fecharam pelo Brasil, e algumas outras se arrastam para não fechar. Aqui no Rio que já era fraco de lojas então, nem se fala, só restou a Big Field, mas me informaram que passa por dificuldades também.
Estou no hobby desde 2006, já vi esse forum fervendo de tantas postagem e tópicos novos a toda hora. A feira do rolo, bombava de tantos anúncios. Hoje tudo parado por aqui, ninguém postando, ninguém vendendo, ninguém comprando, ... triste mesmo!
Mas ainda resta a esperança de dias melhores!

Eight 1.0 / Slash 2wd

Eight 1.0      Dynamite      DX2.0      MK      Original      Proline      Nova Iguaçu

Voltar para Off Topic (Outros assuntos)