Dúvida aeromodelismo iniciante

Use este fórum para mensagens que não tenham relação com R/C.

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

 
Mensagens: 4
Registrado em: 04 Jul 2015, 21:01

Dúvida aeromodelismo iniciante

Mensagempor grilloweb » 14 Jul 2015, 14:42

Olá pessoal, estou querendo montar meu primeiro aeromodelo, porém tenho zero de experiência tanto em montagem quanto em pilotagem, além de não conhecer ninguém que tenha experiência.
Bom, já li um pouco sobre motores, baterias, esc, montagem de depron e de balsa e sobre as diferenças entre os tipos de avião.

Não vou dizer que já me sinto apto para começar um projeto do zero, então estou pensando em comprar um kit de um avião treinador, assim eu não vou precisar fabricar as peças e vou ter um mínimo de idéia de como montar um, nem que seja idêntico.

Moro em uma área com mata atlântica, então tenho pouca área para pilotar, tais como campos de futebol de varzea ou em áreas de canavial onde a cana ainda não esteja plantada/grande.

O que me fez abrir o post além de desabafar e ter finalmente o meu primeiro contato com vocês é de tirar algumas dúvidas que vou ousar lista-las abaixo.

1. Um aeromodelo treinador pelo que entendi deve ter entre 1m a 1.20m aproximadamente, quanto difícil fica para um iniciante aprender a pilotar um modelo com aproximadamente 70 a 80cm?
2. Quanto menor o modelo, menor a área que preciso ter para brincar, mito ou fato?
3. Quanto menor o modelo, mais difícil de controlar o modelo, mito ou fato?
4. Quantos metros quadrados aproximadamente preciso para brincar tranquilo com um modelo treinador de 1m a 1,20m? e com modelo "treinador" de 70 a 80cm?
5. Quais os modelos e metragem mais comuns de treinadores que vocês sugerem para quem tem pouca área para brincar?
6. Tendo um rádio 2.4Ghz "normal" e meu modelo passar por trás de uma ou mais arvorer, eu perco o controle dele ou o sinal continua?

Pessoal, sei que as perguntas são bem abstratas, mas por incrível que pareça, o que está me impedindo de montar o modelo são essas dúvidas que acredito só quem tenha experiência possa responder, pois comprar e montar o modelo não deve ser tão complicado, mas ter o modelo certo para o lugar certo, isso sim deve fazer muita diferença.

Obrigado pela atenção e desculpem o texto grande e talvez confuso.

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1020
Registrado em: 14 Abr 2013, 23:00
Localização: Rio Claro - SP

Re: Dúvida aeromodelismo iniciante

Mensagempor zumpano » 14 Jul 2015, 16:05

Apesar do RCMasters ser um ótimo fórum.
Recomendo a você o http://www.e-voo.com/


Estrela Maximus SE // Revo Platinum Edition // Mugen MBX7 // Kyosho GP10 // HPI Baja 5B SS

 Traxxas/ Kyosho/ Mugen/ HPI      Trx3.3/ OS12CV/ Alpha21/ 29cc      Traxxas TQI/ Futaba 4PLS      O'Donnel / Rapicon / Podium      Pro-line/ Sintec      ARCA - Rio Claro

 
Mensagens: 33
Registrado em: 17 Jan 2012, 21:00
Localização: São Paulo

Re: Dúvida aeromodelismo iniciante

Mensagempor Reinaldo_S. » 15 Jul 2015, 20:23

Olá grilloweb !!

Sou de SP capital e tenho mais de 10 anos de experiência em aeromodelismo, por isso fico feliz em ajudar, vamos as suas respostas !

1- Com essas dimensões menores fica um pouco mais instável e por isso mais difícil de pilotar. Mas já dei aulas para rapazes com aeros de isopor com essas dimensões e eles aprenderam tranquilamente.

2- Não exatamente, diria a você que é uma relação entre tamanho e velocidade, tem aeros pequenos que precisam de uma grande área devido a sua velocidade, no seu caso é interessante um aero pequeno e lento.

3- Não exatamente também, a dificuldade de pilotar está relacionada a sustentação e ao projeto mais especificamente tem aeros pequenos e estáveis e aeros grandes e instáveis.

4- A área de pouso/decolagem teria que ser de pelo menos do tamanho de um campo de futebol, mas a área de vôo teria que ser maior, principalmente no inicio onde você não tem muito controle sobre o aero

5- Isso depende de quanto você tem para gastar ! tem aeros pequenos de isopor/depron que são pequenos e estáveis e você pode comprar já quase montado nos sites nacionais de venda que tem por aí, como você já tem o rádio deve gastar mais uns 500,00 no aero, motor eletrico, baterias e carregador, se tiver uns 1200,00 para gastar ai dá para pegar um aero de balsa de 1.60 que seria ótimo mas com certeza você precisaria de um instrutor !

6- Não, pode ficar tranquilo !

Meu conselho a todos que começam no hobbie é que procurem um clube de aero ou pelo menos uma pessoa experiente para lhe ensinar, mas pelo o que entendi você não tem condições de conseguir isso, por isso aconselho a comprar um aero de isopor/depron de aprox .80m de envergadura para motores elétricos de pequeno porte, mas antes treine em simuladores que tem na internet, e alguns são gratuitos para você treinar como o aero se comporta, principalmente quando ele volta de frente a você e vá tentar depois com seu aero, não desanime se quebrar ele na primeira vez, porque é bem capaz de isso acontecer.

Espero poder ter ajudado, um abraço e boa sorte

Voltar para Off Topic (Outros assuntos)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes