Ackerman

Dicionário sobre termos usados no mundo do modelismo radiocontrolado. Se não encontrar algum termo basta criar um novo tópico com o termo desejado.

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Piloto Advanced
Avatar do usuário
Mensagens: 1262
Registrado em: 19 Out 2006, 23:00
Localização: goiania-go

Ackerman

Mensagempor ferbosso » 10 Jun 2007, 13:05

Bem galera, já vi esse termo, principalmente em sites gringos e em algumas folhas de setup (só curiando mesmo, ainda nao manjo muito dessas coisas). Queria ajuda dos mais experientes...

Ackerman, o que é, o que faz, como se ajusta, em que influencia...
valeu gente!


Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...

 Shepherd Velox V10      Novarossi 353SR      Sanwa M11 DSSSSSSSSSSSS      byron      Lynx KLB,KGB ou YMCA... sei lá      calça quadrada      Racerfast Goiânia

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 2755
Registrado em: 16 Set 2006, 23:00
Localização: ABCD SP

Re: Ackerman??? ajuda

Mensagempor bugnet » 10 Jun 2007, 14:16

Ackerman é o angulo que as rodas dianteiras esterçam, se a de dentro da curva mais, igual, ou menos que a de fora da curva (A, B e C), o ajuste é feito por peçinhas na montagem da direção do carro, geralmente se usa o A, tem quem goste do C !


Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br

 E-revo 1/16      MM4600kv      Fut 4PK      Zippys Lipo      Stock      Speed Paws      Bashing all around

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 365
Registrado em: 06 Nov 2005, 21:00
Localização: Sorocaba

Re: Ackerman??? ajuda

Mensagempor TIAGO » 10 Jun 2007, 14:46

Escrito por BOCA:

Como nos carros grandes 1/1, na maioria dos carros de RC tanto elétricos como de combustão o sistema de direção destes carros é concebido de tal forma para que quando se está em linha reta as rodas dianteiras fiquem paralelas e quando se faz uma curva a roda interna esterce mais do que a externa progressivamente. O posicionamento da barra de direção no salva servo e no braço de direção formam um ângulo chamado de ângulo de Akerman.

Este ângulo pode ser mudado, isto altera o posicionamento das rodas internas em relação às rodas externas no momento em que se faz uma curva. Este afeito na geometria foi criado para que as rodas dianteiras acompanhem o raio da curva, a roda interna percorre um raio mais fechado; deve esterçar mais, a roda externa percorre um raio mais aberto; deve esterçar menos.

O correto ângulo de Akerman torna o comportamento do carro neutro na curva, porque as rodas neste caso teriam um perfeito posicionamento em relação ao raio da curva. Por si só este efeito na geometria da suspensão faz com que as rodas divirjam uma em relação à outra, tornando desnecessário dar divergência nas rodas dianteiras (toe out) no momento de se fazer o set-up, mas como nem sempre é possível construir um carro de RC com a geometria perfeita e a maioria dos componentes de suspensão são de plástico e por mais firmes que sejam, sempre há folgas ou torção no conjunto de suspensão, acaba sendo preciso dar um pouco de divergência nas rodas dianteiras ( carros 4X4 ), como também um pouco mais de cambagem do que seria necessário.

Isto porque na curva o atrito antre o pneu e o chão faz a roda externa dobrar para dentro, perdendo cambagem e a divergência entre as rodas dianteiras ocasionadas pelo ângulo de Akerman. Também do meio da curva para a saída da curva, sob potência a força de tração para a frente faz as rodas puxarem os braços da suspensão para a frente, também diminuindo a divergência.


Att

Piloto Racer
Avatar do usuário
Mensagens: 345
Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
Localização: Maringá - Paraná- Brasil

Re: Ackerman??? ajuda

Mensagempor Pries_jeden_Got » 06 Fev 2008, 20:45

Explicação melhor, impossível... Eu já tinha visto, mas nunca parei para pensar....


Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!

 G4+EVO      Nova N12TS1      Futaba 3PM 2.4GHz      Byron 20%      Mazda, Stratus      Alpha      MAARC - Maringá - PR

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 6433
Registrado em: 01 Jan 2005, 21:00
Localização: Berçário Ala Norte

Re: Ackerman??? ajuda

Mensagempor Pimpolho » 27 Fev 2008, 02:42

Esse é o BOCA, verdadeiro mestre !!


É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !

Piloto
 
Mensagens: 106
Registrado em: 23 Abr 2008, 23:00
Localização: rio de janeiro

Re: Ackerman

Mensagempor barbosao » 18 Set 2009, 19:02

Galera, desculpe voltar ao um assunto tão antigo,li os esclarecimentos do boca(ótimo por sinal!)mais deixa ver se entendi! quanto "maior" o salva servo "mais curva", quanto "menor" menos curva, beleza? , agora na parte prática, "mais curva" para circuito travado, e "menos" para circuito de alta? é isso ai? obrigado pela atenção!!

Voltar para Dicionário (Glossário)

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante