Ackerman
Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman
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Ackerman
Bem galera, já vi esse termo, principalmente em sites gringos e em algumas folhas de setup (só curiando mesmo, ainda nao manjo muito dessas coisas). Queria ajuda dos mais experientes...
Ackerman, o que é, o que faz, como se ajusta, em que influencia...
valeu gente!
Ackerman, o que é, o que faz, como se ajusta, em que influencia...
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Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
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Re: Ackerman??? ajuda
Ackerman é o angulo que as rodas dianteiras esterçam, se a de dentro da curva mais, igual, ou menos que a de fora da curva (A, B e C), o ajuste é feito por peçinhas na montagem da direção do carro, geralmente se usa o A, tem quem goste do C !
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Re: Ackerman??? ajuda
Escrito por BOCA:
Como nos carros grandes 1/1, na maioria dos carros de RC tanto elétricos como de combustão o sistema de direção destes carros é concebido de tal forma para que quando se está em linha reta as rodas dianteiras fiquem paralelas e quando se faz uma curva a roda interna esterce mais do que a externa progressivamente. O posicionamento da barra de direção no salva servo e no braço de direção formam um ângulo chamado de ângulo de Akerman.
Este ângulo pode ser mudado, isto altera o posicionamento das rodas internas em relação às rodas externas no momento em que se faz uma curva. Este afeito na geometria foi criado para que as rodas dianteiras acompanhem o raio da curva, a roda interna percorre um raio mais fechado; deve esterçar mais, a roda externa percorre um raio mais aberto; deve esterçar menos.
O correto ângulo de Akerman torna o comportamento do carro neutro na curva, porque as rodas neste caso teriam um perfeito posicionamento em relação ao raio da curva. Por si só este efeito na geometria da suspensão faz com que as rodas divirjam uma em relação à outra, tornando desnecessário dar divergência nas rodas dianteiras (toe out) no momento de se fazer o set-up, mas como nem sempre é possível construir um carro de RC com a geometria perfeita e a maioria dos componentes de suspensão são de plástico e por mais firmes que sejam, sempre há folgas ou torção no conjunto de suspensão, acaba sendo preciso dar um pouco de divergência nas rodas dianteiras ( carros 4X4 ), como também um pouco mais de cambagem do que seria necessário.
Isto porque na curva o atrito antre o pneu e o chão faz a roda externa dobrar para dentro, perdendo cambagem e a divergência entre as rodas dianteiras ocasionadas pelo ângulo de Akerman. Também do meio da curva para a saída da curva, sob potência a força de tração para a frente faz as rodas puxarem os braços da suspensão para a frente, também diminuindo a divergência.
Att
Como nos carros grandes 1/1, na maioria dos carros de RC tanto elétricos como de combustão o sistema de direção destes carros é concebido de tal forma para que quando se está em linha reta as rodas dianteiras fiquem paralelas e quando se faz uma curva a roda interna esterce mais do que a externa progressivamente. O posicionamento da barra de direção no salva servo e no braço de direção formam um ângulo chamado de ângulo de Akerman.
Este ângulo pode ser mudado, isto altera o posicionamento das rodas internas em relação às rodas externas no momento em que se faz uma curva. Este afeito na geometria foi criado para que as rodas dianteiras acompanhem o raio da curva, a roda interna percorre um raio mais fechado; deve esterçar mais, a roda externa percorre um raio mais aberto; deve esterçar menos.
O correto ângulo de Akerman torna o comportamento do carro neutro na curva, porque as rodas neste caso teriam um perfeito posicionamento em relação ao raio da curva. Por si só este efeito na geometria da suspensão faz com que as rodas divirjam uma em relação à outra, tornando desnecessário dar divergência nas rodas dianteiras (toe out) no momento de se fazer o set-up, mas como nem sempre é possível construir um carro de RC com a geometria perfeita e a maioria dos componentes de suspensão são de plástico e por mais firmes que sejam, sempre há folgas ou torção no conjunto de suspensão, acaba sendo preciso dar um pouco de divergência nas rodas dianteiras ( carros 4X4 ), como também um pouco mais de cambagem do que seria necessário.
Isto porque na curva o atrito antre o pneu e o chão faz a roda externa dobrar para dentro, perdendo cambagem e a divergência entre as rodas dianteiras ocasionadas pelo ângulo de Akerman. Também do meio da curva para a saída da curva, sob potência a força de tração para a frente faz as rodas puxarem os braços da suspensão para a frente, também diminuindo a divergência.
Att
- Pries_jeden_Got
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- Registrado em: 08 Nov 2007, 21:00
- Localização: Maringá - Paraná- Brasil
Re: Ackerman??? ajuda
Explicação melhor, impossível... Eu já tinha visto, mas nunca parei para pensar....
Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!
G4+EVO Nova N12TS1 Futaba 3PM 2.4GHz Byron 20% Mazda, Stratus Alpha MAARC - Maringá - PR |
Re: Ackerman??? ajuda
Esse é o BOCA, verdadeiro mestre !!
É TÊNUE A DIFERENÇA ENTRE O HOBBY E A DOENÇA MENTAL !
Re: Ackerman
Galera, desculpe voltar ao um assunto tão antigo,li os esclarecimentos do boca(ótimo por sinal!)mais deixa ver se entendi! quanto "maior" o salva servo "mais curva", quanto "menor" menos curva, beleza? , agora na parte prática, "mais curva" para circuito travado, e "menos" para circuito de alta? é isso ai? obrigado pela atenção!!
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