Imax B6

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 08 Fev 2011, 21:00
Localização: ABC - SP

Re: Imax B6

Mensagempor teksera » 16 Fev 2011, 07:09

Sim Abib, eu li...
inclusive tua explicação sobre as baterias de 2.0mAh.

e foi ai que gerou mais duvida ainda, pois vc disse que pode carregar a bateria de 2.0mAh a 0,5C (2,5A), que seria a mesma amperagem usada nas primeiras cargas de uma bateria de 5.0mAh. (como foi explicado no topico e no video que o mach postou).

Como estou comprando baterias LiPo de 1.6mAh eu não entendi a relação que tenho que fazer para por a amperagem correta no carregador.


mAh = mili amper hora, certo?
Ou seja, é a capacidade cumulativa de "força" que a bateria pode guardar.

eu posso usar esse mAh sempre como base para amperagem dos carregadores?

Uma bateria de 1500mAh eu posso carregar tranquilamente em 1.5A (valor máximo)???
Uma bateria de 1000mAh eu posso carregar tranquilamente em 1.0A(valor máximo)???

e assim por diante?


Imagem

 E-Revo VXL      Velineon      Traxxas 2.4ghz      LiPo 3s 1600mAh      Preto + Camaleão      Proline Dirt Hawg      Onde der

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Imax B6

Mensagempor Abib » 16 Fev 2011, 07:16

teksera escreveu:Sim Abib, eu li... vc disse que pode carregar a bateria de 2.0mAh a 0,5C (2,5A)


Onde eu escrevi isso que 0.5C para uma bateria de 2000mAh seriam 2.5A?

Se C é a capacidade da bateria, carregar a 1C significa carrega-la na mesma "amperagem" da capacidade marcada na bateria..

0.5C é a metade da capacidade..

Se a bateria tem 2000mAh (ou 2Ah) e for carregada a 0.5C vc vai setar o carregador para metade de 2Ah, que é 1A..

Se for carregar à 1C, vai setar 2.0A..

Lipos devem ser carregadas até 1C normalmente.. Isso significa que basta você colocar o mesmo valor da capacidade da bateria na corrente (amperagem) do carregador..

Se sua bateria tem 1800mAh, vc seta 1.8A
Se tem 2200mAh, coloca 2.2A

Basicamente é isso..




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Imax B6

Mensagempor mach » 16 Fev 2011, 07:27

Para uma vida longa da LIPO dizem que 0.7C seria o ideal, e se a bateria for nova carregar em 0.5C as 5 primeiras cargas...
Se vc forçar a carga, ou mesmo a descarga dela, a LIPO estufa e rompe seu lacre, com risco de incêndio!!!!


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Iniciante
Avatar do usuário
Mensagens: 94
Registrado em: 20 Set 2010, 23:00
Localização: são roque são paulo

Re: Imax B6

Mensagempor JAMELÃO82 » 16 Fev 2011, 08:22

Caracas , por isso que minhas lipos estão gordinhas , eu sem noção nenhuma setava no carregador 2.3A para 3S de 1500mha e setava 3.0A para lipo 2s de 2200mha , mas a bateria do receptor do meu baja eu acho que tacerto , ela e de Nicd de 3000 e seto no carregador1.0A

Moderador
Avatar do usuário
Mensagens: 7033
Registrado em: 24 Jan 2010, 21:00
Localização: São Paulo - SP

Re: Imax B6

Mensagempor mach » 16 Fev 2011, 08:28

JAMELÃO82 escreveu:Caracas , por isso que minhas lipos estão gordinhas , eu sem noção nenhuma setava no carregador 2.3A para 3S de 1500mha e setava 3.0A para lipo 2s de 2200mha , mas a bateria do receptor do meu baja eu acho que tacerto , ela e de Nicd de 3000 e seto no carregador1.0A


Quer montar uma bomba relógio?! :lol:

Existem sim LIPOs que suportam cargas\descargas altas....
Mas se está acontecendo isso é pq as suas não aguentam...
A NICD tá tranquilo, tenho uma aqui de 1800mAh q aguenta 3A de carga.


Aprenda a Pesquisar no RCMasters! <- Clique!

 sucata      de fios e imãs      am      rayovac amarelinhas      raladas      carecas slick      onde der

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 3662
Registrado em: 06 Mai 2008, 23:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Imax B6

Mensagempor su3zero » 16 Fev 2011, 08:44

é galera, as minhas carrego no max a 2.5A quando to sem tempo
mas geralmente carrego a 1A

5000 30c


Gustavo Pereira
www.rbracing.com.br
Imagem
Imagem

 8ight      Go GX5-R - OS XZ-b      Dx2      Byron      AKA - Crossbrace|Cityblock      RB Racing

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 08 Fev 2011, 21:00
Localização: ABC - SP

Re: Imax B6

Mensagempor teksera » 16 Fev 2011, 11:31

Abib,

obrigado pela resposta.

O que eu afirmei que vc tinha dito, foi o meu entendimento. Tanto é que desde o meu primeiro post neste topico eu falei q estava com duvidas.
Duvidas aparecem qdo nós estamos APRENDENDO e não conseguimos entender com clareza o ensinamento.

infelizmente não nasci sabendo, e muita coisa não se aprende apenas lendo manuais, conversar com alguem que tem mais experiência no assunto ajuda.

Sei que muitas pessoas experientes tem o pé atrás com "novatos", pois muitos não procuram ler antes e preferem sair perguntando pra ter tudo mastigado... E graças a Deus não é o meu caso. Já li o manual do carregador (tava lendo em ingles, depois vi neste topico o em portugues - o que pra mim não difere) e li outros tantos de topicos espalhados por este forum e pelo RC Eletrico...


O que me deixa com mais duvidas é que hora vcs falam em C e hora falam em A (ou no caso Ah).

afinal: 1C equivale a qtos Ah?
Varia de acordo com a mAh de cada bateria? esse C não é uma constante?

Desculpa ficar perguntando, mas não entendi, ainda, a relação 1C com o Ah.

Gostaria de dar uma vida boa para minhas LiPos, só isso.


Imagem

 E-Revo VXL      Velineon      Traxxas 2.4ghz      LiPo 3s 1600mAh      Preto + Camaleão      Proline Dirt Hawg      Onde der

Piloto Master
Avatar do usuário
Mensagens: 3662
Registrado em: 06 Mai 2008, 23:00
Localização: Rio de Janeiro

Re: Imax B6

Mensagempor su3zero » 16 Fev 2011, 11:35

minha bateria é de 5000mah

1c= 5A ou 5000mah

se sua baterai for de 2500mah

1c dela é 2,5A


Gustavo Pereira
www.rbracing.com.br
Imagem
Imagem

 8ight      Go GX5-R - OS XZ-b      Dx2      Byron      AKA - Crossbrace|Cityblock      RB Racing

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 08 Fev 2011, 21:00
Localização: ABC - SP

Re: Imax B6

Mensagempor teksera » 16 Fev 2011, 12:24

Boa Subzero...


agora entendi... o C varia de acordo com o mAh da tua bateria...

Se minha bateria for de 1600mAh o 1C dela equivale a 1,6A, certo?


Meu medo era fritar as baterias por não saber a amperagem correta para marcar no carregador!


Imagem

 E-Revo VXL      Velineon      Traxxas 2.4ghz      LiPo 3s 1600mAh      Preto + Camaleão      Proline Dirt Hawg      Onde der

Site Admin
Avatar do usuário
Mensagens: 11938
Registrado em: 22 Mai 2007, 23:00
Localização: ABC, SP

Re: Imax B6

Mensagempor Abib » 16 Fev 2011, 12:37

É isso..

Tá fazendo falta aquelas aulinhas de matemática da terceira série, heim? :)




 RC8|RC8SC|Savage|HellFire      Mamba|Mamba|Mamba|Mamba      Spektrum DX3R :joia:      LiPo      SlipStream|SC|SC|RatRod      ProLine|Panther|Alpha      Central Park|PMSA

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 08 Fev 2011, 21:00
Localização: ABC - SP

Re: Imax B6

Mensagempor teksera » 16 Fev 2011, 13:07

cara... eu abomino matematica...
serio...

tudo pra mim em matematica eu resolvo em regra de 3... mas eu não tava nem entendendo a relação do 1C com a Amperagem, então não tava conseguindo entender nada.


É q eu vejo a maioria usando cerca de 4.0A nos carregadores, e pelas minhas contas o meu ia dar 0.8A nas primeiras cargas... eu tava achando isso muito estranho...


Imagem

 E-Revo VXL      Velineon      Traxxas 2.4ghz      LiPo 3s 1600mAh      Preto + Camaleão      Proline Dirt Hawg      Onde der

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 128
Registrado em: 16 Fev 2011, 21:00
Localização: Paranaguá

Re: Imax B6

Mensagempor B.C.Junior » 17 Fev 2011, 16:25

So dando um pitaco, pra dar uma vida a mais depois de usar as lipo e for usar daqui um tempo, carregue elas no modo storage, elas ficam meia carga, tenho lipo pelo menos ha um 6 meses e tao pegando carga total até hoje... No Imax tem essa opção.

Falow Galera

Piloto
Avatar do usuário
Mensagens: 117
Registrado em: 08 Fev 2011, 21:00
Localização: ABC - SP

Re: Imax B6

Mensagempor teksera » 17 Fev 2011, 21:58

otima dica Junior...

pois pretendo guardar LiPo 3S até eu pegar um e-revo, já q no meu Turnigy ele fica o capeta com 3S e corre o risco de queimar o ESC


Imagem

 E-Revo VXL      Velineon      Traxxas 2.4ghz      LiPo 3s 1600mAh      Preto + Camaleão      Proline Dirt Hawg      Onde der

Anterior

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes