Configuração/upgrades em Stampede: conversão para brushless.

Qualquer assunto sobre os elétricos.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Configuração/upgrades em Stampede: conversão para brushless.

Mensagempor MastterD » 18 Dez 2014, 19:04

Pessoal,

encomendei um combo brushless Velineon 3500 da Traxxas, pegarei amanhã. Tenho um Stampede XL-5, comprado dois anos atrás aproximadamente. Sempre utilizei o combo original brushed, o qual achei excelente: meu motor Titan 12T 550 está funcionando perfeitamente durante todo esse tempo. Usei muito: os pneus do carrinho já estão quase no ponto de serem trocados e o motor continua firme e forte. O estranho é que sempre me falaram que ele era horrível e queimaria rápido. Pois bem, não queimou e está perfeito. Mas creio que já está na hora de pegar algo um pouco mais forte.

Primeiramente, fiz os upgrades:
*Rolamentos selados em todas as rodas (veio com buchas);
*Wheelie bar original da Traxxas;
*Para-choques adaptados do E-Revo;
*Barra de reforço frontal em fibra de vidro, com pinos alongados e e-clips;
*Baterias LiPo Zippy 2S 4000mah 30C e carregador IMax B6.

Algo mais precisa ser mudado ou é só chegar e colocar o novo sistema brushless? O modelo em questão é o que já vem com todas as engrenagens da transmissão em metal, mas também com o rádio AM 27MHz. Seria recomendável trocar o rádio (me disseram que é mais por questão de segurança, já que o carrinho ficará muito mais rápido, e o que me preocupa é que já sofri com interferências por culpa desse rádio)?

Além disso, tenho dúvidas quanto às engrenagens. Tenho um pinhão de 19 dentes e um de 23 dentes. Eles são adequados? A spur gear é original de 90 dentes. O pinhão de 19 dentes ficaria muito reduzido? O de 23 dentes é suficiente? Algum deles forçaria o motor? Quero manter as temperaturas baixas, não quero preocupação. O carrinho anda a maior parte do tempo em piso de pedra, um pouco em terra/grama.

As baterias LiPo esquentam um pouco sendo utilizadas no atual combo brushed. Isso é normal? Elas possuem capacidade de descarga adequada para o combo Velineon? Tenho uma NiMH original também, 8.4V 3000mah, e ela esquenta muito, mas creio que para ela seja normal.

Também pensei em abaixar a bolha do carrinho. Como vocês já devem saber, ela é um pouco alta. Isso melhoraria em algo a estabilidade? Os postes Traxxas nº 3619 são compatíveis?

Por último, alguém poderia fornecer dicas de pneus novos?

Desde já agradeço.




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Piloto Racer
 
Mensagens: 458
Registrado em: 20 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Configuração/upgrades em Stampede: conversão para brushl

Mensagempor pantcholino » 19 Dez 2014, 13:04

Bom..

Pleo pouco que vi vc ja modificou tanto esse carro !!! kkk

Vamos la

Quem disse que seu combo brushed era ruim so falou mer** .... Cada uma .....

Seu combo ATUAL suporta brushless sem necessidade de trocar o ESC ... Guarde o motor antigo e compre um novo velineon 3500 e o novo montante ... Vai sair bem mais barato.

As rodas/pneus recomendo as PROLINE ... procura as de 2.8" vai depender do tipo de terreno que vc vai andar ... Troque os HEX pra aluminio pois Stamepede e meio bruta com torque.. hehehe

Quanto ao radio ... pode continuar com o seu .. Afinal qse ninguém anda de AM e isso nao impede vc de andar ... A nao ser que vc queira um sistema mais atual com telemetria e tals !

Os pinhões/coroas ... veja no atual modelo as medidas originais ... e seja feliz aumentando ou diminuindo pra ter torque ou velocidade de acordo com seu gosto !

Eu particularmente gosto de NIMH por questões de custo e utilização simples.. Elas nao necessitam de tantos cuidados como as lipos

Eu cheguei a ter 18 baterias de nimh.... E usei elas por muito tempo !

Que as lipos são melhores e mais parrudas, isso e indiscutível .... Elas são a evolução das NIMH
Gosto mto delas ...Tenho ate tópicos falando delas ...


Baixar a bolha vc vai perder a principal característica que e ser monster !!!!!

Mais alguma coisa? hehehe FALEI PRA PORRA


Abços




 Inferno GT2/Ken Block/Summit      Vortex 8/Vellineon 380/Dewalt      KT 201/TQ 2.4/TQI 2.4      2S - 3S - 4S      Aston Martin/Ford Fiesta      Sintec/Alpha RC      TODAS

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Configuração/upgrades em Stampede: conversão para brushl

Mensagempor MastterD » 21 Dez 2014, 08:15

pantcholino escreveu:Bom..
Pleo pouco que vi vc ja modificou tanto esse carro !!! kkk
Vamos la
Quem disse que seu combo brushed era ruim so falou mer** .... Cada uma .....
Seu combo ATUAL suporta brushless sem necessidade de trocar o ESC ... Guarde o motor antigo e compre um novo velineon 3500 e o novo montante ... Vai sair bem mais barato.
As rodas/pneus recomendo as PROLINE ... procura as de 2.8" vai depender do tipo de terreno que vc vai andar ... Troque os HEX pra aluminio pois Stamepede e meio bruta com torque.. hehehe
Quanto ao radio ... pode continuar com o seu .. Afinal qse ninguém anda de AM e isso nao impede vc de andar ... A nao ser que vc queira um sistema mais atual com telemetria e tals !
Os pinhões/coroas ... veja no atual modelo as medidas originais ... e seja feliz aumentando ou diminuindo pra ter torque ou velocidade de acordo com seu gosto !
Eu particularmente gosto de NIMH por questões de custo e utilização simples.. Elas nao necessitam de tantos cuidados como as lipos
Eu cheguei a ter 18 baterias de nimh.... E usei elas por muito tempo !
Que as lipos são melhores e mais parrudas, isso e indiscutível .... Elas são a evolução das NIMH
Gosto mto delas ...Tenho ate tópicos falando delas ...
Baixar a bolha vc vai perder a principal característica que e ser monster !!!!!
Mais alguma coisa? hehehe FALEI PRA PORRA
Abços

Opa, agradeço pelo apoio.

Já peguei o combo novo. Agora estou com o ESC VXL-3S e o motor Velineon 3500kv. O meu ESC antigo era o XL-5 padrão, então ele não suportava brushless. Tive que comprar tudo mesmo.

O carrinho ficou BRUTAL com o combo novo, pelo menos eu achei, nunca tinha acelerado um brushless. A primeira acelerada já foi um susto enorme. O motor antigo parece um gatinho doméstico, enquanto o novo é um tigre enfurecido. :o

Estou usando a relação 19/86, original, mesmo. Me pareceu muito bom. Tem torque de sobra e a velocidade final deve estar por volta de 50km/h a 60km/h. Por mim está ótimo desse jeito. As baterias que estou usando são LiPo 2S (7.4V) 4000mah e uma NiMH 7 células (8.4V) 3000mah. Pensei em comprar uma bateria 3S, nem quero mais. O carrinho já está exagerado com a atual, nem quero pensar com uma 3S. Achei que tanto o ESC quanto o motor novos esquentam muito, pelo menos quando comparados aos do combo brushed antigo, mas andei lendo e isso parece normal.

Quanto ao rádio, nem faço ideia de como mexer com telemetria. Vou ver aqui por quanto eu conseguiria um TQi. Uma pergunta: esse rádio 2.4GHz original da Traxxas pega telemetria só no IOS ou no Android também?

O carrinho anda a maior parte do tempo em pedra e asfalto. Um pouco na grama e na terra. Eu queria pneus que durassem mais nesses pisos on road, mas que permitissem uso off road de vez em quando. Pensei nos Proline Trenchers... Que tal? E os Traxxas Anaconda (será que ficariam feios, são meio baixos?)? Queria algo mais estável e melhor em curvas. Meus pneus Talon estão quase lisos... :(

Quanto à bolha, pensei nisso mais pra ganhar estabilidade. Será que dá efeito? Mas a bolha da Pede parece um pouco alta, achei até que podia melhorar um pouco o visual...

Uma das coisas que adorei fazer no Hobby é modificar o carrinho... Comprei mais básico, vou deixando envenenado, modificando tanto performance quanto aparência. Hehe :twisted:

E pretendo personalizar ele bem mais...




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Configuração/upgrades em Stampede: conversão para brushl

Mensagempor MastterD » 22 Dez 2014, 15:12

Andei pesquisando no Mercado Livre e encontrei esses coolers:

*Cooler para o ESC VXL-3S:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... sc-vlx-_JM

*Cooler para o motor Velineon 3500:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... de-vxl-_JM

O cooler do ESC eu sei que é original e que funciona. Já esse cooler de motor eu nunca vi. Alguém já comprou esse ou algo parecido e poderia dizer se realmente funciona? Será que vale a pena? :?:

Depois de utilizar totalmente uma das baterias LiPo (não marquei o tempo, mas deve ter sido uns 25-30 minutos), observei que a temperatura da bateria estava bem baixa, só um pouco morna. O ESC estava bem quente, mas era possível colocar a mão sem problemas. O motor esquentou de um jeito que fica difícil até mesmo encostar nele. Isso é normal?




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Piloto
 
Mensagens: 103
Registrado em: 10 Jan 2014, 21:00
Localização: tanngara da serra

Re: Configuração/upgrades em Stampede: conversão para brushl

Mensagempor ueigrr » 23 Dez 2014, 08:03

Cara, primeira coisa. COMPRA UM TERMOMETRO!
segunda coisa, testa o cooler do motor , e meça a temperatura com o termômetro, se ainda estiver alta mude a relação diminua o tamanho do pião.


Jammin X2crt. Brushless

Piloto Iniciante
 
Mensagens: 87
Registrado em: 31 Dez 2012, 21:00
Localização: Belo Horizonte, MG

Re: Configuração/upgrades em Stampede: conversão para brushl

Mensagempor MastterD » 26 Dez 2014, 14:41

ueigrr escreveu:Cara, primeira coisa. COMPRA UM TERMOMETRO!
segunda coisa, testa o cooler do motor , e meça a temperatura com o termômetro, se ainda estiver alta mude a relação diminua o tamanho do pião.

Vou comprar o termômetro logo.

Não tenho nenhum dos coolers, a dúvida é justamente saber se valem a pena e realmente fazem um efeito razoável.




 Stampede 2WD      Velineon 3500      GT2B 2.4GHz      LiPo 2S      Original      Talon carecas      Onde tem espaço

Piloto Racer
 
Mensagens: 458
Registrado em: 20 Abr 2012, 23:00
Localização: São Paulo

Re: Configuração/upgrades em Stampede: conversão para brushl

Mensagempor pantcholino » 26 Dez 2014, 17:47

Entao

Na verdade os cooler tem eficiência de algo em torno de 30%.... Tê-los e por pura precaução.
Outro detalhe e que os cooler não são Waterproofs.... Tomem cuidado pois eles odeiam pedrinhas

Os combos tem que andar dentro dos limites ... Senao queima mesmo !

Como sempre tenho em mente ... Cooler e precaução


Abços




 Inferno GT2/Ken Block/Summit      Vortex 8/Vellineon 380/Dewalt      KT 201/TQ 2.4/TQI 2.4      2S - 3S - 4S      Aston Martin/Ford Fiesta      Sintec/Alpha RC      TODAS

Voltar para Elétricos

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes