Gerenciamento de Calor nos Modelos Elétricos
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Gerenciamento de Calor nos Modelos Elétricos
GERENCIAMENTO DE CALOR
Hoje vamos analisar mais profundamente o gerenciamento do calor, quais são os efeitos colaterais e o que você pode fazer para combater o problema.
Em primeiro lugar, devemos entender o que causa o acúmulo de calor dentro da eletrônica do seu RC. O excesso de calor é gerado geralmente por ineficiências no seu circuito eletrônico, como pontos de contato, solda nos fios ou contaato das partes mecânicas da eletrônica em automodelo.
O calor pode causar uma grande variedade de problemas, como desgaste no motor ou esc, gerando perda de desempenho.
O calor deve ser evitado a todo custo. As temperaturas do motor nunca devem exceder 180 graus celsius, as temperaturas do ESC nunca devem ultrapassar os 120 graus celsius e as temperaturas da bateria nunca devem exceder 120 graus. Acima das temperaturas dadas, os danos ao produto serão irreparáveis, acabando com sua performance definitivamente.
Pode haver várias maneiras de eliminar o calor da instalação, o primeiro e o mais fácil é garantir que haja a menor resistência possível ao longo de toda a sua instalação, com cabos do motor e da bateria o mais curto possível e com os pontos de solda corretos, sem excessos.
Em seguida, você precisa ter certeza de que você tenha a menor resistência à rodagem possível na sua transmissão. Olear e refazer os diferenciais regularmente, certificando que todos os rolamentos estão funcionando corretamente. Isso irá assegurar que seu modelo esteja funcionando com a máxima eficiência.
Agora que estamos rodando com a máxima eficiência, espera-se que seu modelo esteja funcionando frio o suficiente para não precisar de nenhuma outra ação. No entanto, se você estiver usando bateria com diversas células ou uma engrenamento de alta final, podem ser necessárias medidas adicionais.
É neste momento que a maioria das pessoas começaria a adicionar ventoinhas, no entanto, os fans adicionam mais resistência e consumem mais energia, então queremos ter o menor número possível de ventiladores no carro.
Antes de começar a adicionar ventoinhas, podemos verificar de onde vem o superaquecimento no modelo e ver se é possível abrir furos na bolha e facilitar a passagem de ar por dentro do carro. Isso não é apenas rápido e fácil, mas também grátis!
Só depois disso, você deve começar a adicionar fans ao seu motor e esc, se perceber que algo ainda está aquecendo demais na sua eletrônica.
Espero que isso ajude você na sua busca por mais desempenho do seu automodelo, e lembre-se, quanto mais eficiente seu carro for, mais desempenho você obterá.
Happy Bashing!
Fonte: https://www.bigsquidrc.com/bashers-basi ... anagement/
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Re: Gerenciamento de Calor nos Modelos Elétricos
Devemos lembrar que nos campeonatos de elétricos, não são permitidas aberturas nas bolhas.
Desta forma vc fica restrito a reduzir as resistências: eletrônicas e físicas e obrigatoriamente precisa usar os coolers.
Agora, qual é a melhor forma de usa-los?
Desta forma vc fica restrito a reduzir as resistências: eletrônicas e físicas e obrigatoriamente precisa usar os coolers.
Agora, qual é a melhor forma de usa-los?
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S411 TE, T3 2012, TRF417X, Vone 4R, OFNA GTP2, Vorza Flux, Savage Convertida, Truggy Losi RC8Te, Mamba, Speed Passion, KO, Sirio Nemesis, Flash PT
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