...bate papo Brushless.

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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor Drake´s » 06 Dez 2009, 22:44

Gondo escreveu:Com este monte de "eu acho" do Maison, é melhor esperar o Drake testar antes de montar o meu.... kkkkkkkkkkkkkk



Bom, tá explicado o porque o maison "moi" um mamba por sabado..

Pô Maison rockets, o que acontece???? Se manjava tudo meu...deu até medo..."acho", "teste ai"...aqui o bolso é o meu viu...não é do Arnaldão patrocinado pela DC shoes....rsrsrsrs

Bom, programei a 75% o freio e já melhorou...ajeitei a curva o reverso...apenas a chave LIG/DES que nao funciona mesmo, liguei sem a bateria, desliguei e ela dá um estalo quando plugo nos cabos do ESC, alias tomei um choque da porr@...


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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor ,Julio » 06 Dez 2009, 23:49

Drake´s escreveu:
Gondo escreveu:Com este monte de "eu acho" do Maison, é melhor esperar o Drake testar antes de montar o meu.... kkkkkkkkkkkkkk



Bom, tá explicado o porque o maison "moi" um mamba por sabado..

Pô Maison rockets, o que acontece???? Se manjava tudo meu...deu até medo..."acho", "teste ai"...aqui o bolso é o meu viu...não é do Arnaldão patrocinado pela DC shoes....rsrsrsrs

Bom, programei a 75% o freio e já melhorou...ajeitei a curva o reverso...apenas a chave LIG/DES que nao funciona mesmo, liguei sem a bateria, desliguei e ela dá um estalo quando plugo nos cabos do ESC, alias tomei um choque da porr@...


Nunca soube muito não...Mas sempre me virei. Mas é que mexer na programação, nunca mexi uai. Nunca mexi no software, se quer vi ele aberto, então não posso afirmar com certeza.

Sério que tomou choque? AEHAEHAEHAEHEAEHA

Mas sobre o estalo é normal, só cuidado pra não ligar positivo com negativo heim

Mas então, a chave do liga e desliga não funciona mesmo? Estranho isso.

Se quiser deixar o freio em 100%, de boa, mas gasta mais bateria, fora que pra pista acho exagero. Ah, lembra de deixar o trim do rádio no 0 e o 'exponencial' (é este o nome?) em 100% pra tudo.


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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor mdias » 07 Dez 2009, 11:49

Marcão, é isso mesmo: Baterias devem ser carregadas a 0,7C, calculando simplesmente a capacidade da bateria em Amperes multiplicados por 0,7.

Isso é uma recomendação, uma boa prática para aumentar a vida útil da bateria. Não impede de por exemplo carregar ela a 1C, quando estiver na pista por exemplo.

Em casa, sem pressa, pode deixar carregando até 0,5C.

Balancear 1 vez por mês também está de bom tamanho, não precisa balancear a toda recarga.

Drake: Que chave liga/desliga vc se refere? Também tenho um Mamba Monster, me explique o que você quer saber?

Com relação ao freio, você pode configurar a força dele, que é feita invertendo o giro do motor (é o ESC que faz isso). No meu caso, não configurei um freio muito forte, pois não uso muito (rs...) e ele gasta muita bateria. Você pode fazer um freio mecânico caso queira (inclusive fica um freio bem forte).

Para regular o acelerador pode ser pelo rádio ou pelo castle link, que vc configura o punch, curva de aceleração e potênciaxtorque, etc.


Eu tenho baterias de 5000 mAh. Carregando a 0,7 dá de 90 a 120min dependendo de quanto tinha na bateria. A 1c, com ela zerada, dá 55min.

Drake: o C no caso é a capacidade de descarga, não a capacidade da mesma. Vc é de Sampa? Se quiser, podemos combinar um dia, eu levo o note que já tem o castle link (com a última versão de firmware instalado). Dá pra gente ver como está a sua configuração, se quiser eu levo meu truggy, a gente compara eles andando, se vc gostar do meu setup, eu salvo ele no seu ESC e já fica tudo configurado, assim como a gente pode alterar os acertos e ir testando.

Nossa, quanto post... rs.... Drag Brake, seria a reduzida, ou seja, qual força ele vai ter quando vc "soltar o dedo". Punch control vai ser o "coice" na acelerada, Reverse é pra quando montar o motor invertido.

Julio: Vc não está confundido? Se vc mandar carregar 1A ou 3A está mandando 1 ou 3 Amperes na Baterias. 1C é a taxa de carga que você vai mandar. Ou seja: 1C numa bateria de 5000 mAh vai ser 5 Amperes. 3C será 15 Amperers! São poucos os carregadores que conseguem mandar uma carga tão alta.


Complementando o post do FCM1973, a bateria tem a taxa de descarga. Se você pegar uma bateria de 5000 mAh com 20C de descarga, multiplique 5 Amperes por 20c (20 vezes a capacidade da bateria) e vc vai estar mandando 100 Amperes pro ESC, sacou?

Por isso uma bateria de 4000 mAh 25c e uma de 5000 mAh 20c tem os mesmo 100 amperes de descarga. Agora se vc pega uma de 5000 30c, vai mandar 150A pro ESC.



Galera, outra coisa: muito cuidado, pois o meu ESC não veio com o cut off regulado, ou seja, usaria a LIPO até zerar e explodir. Se for usar em 4s, regulem o cut off para 13,2 V ou 3,3 Volts por célula. Se for 5s vai pra 17,5V e assim por diante.




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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor m2barreto » 07 Dez 2009, 12:48

Mais uma aula ....

Esse "bate papo brushless" virou "bate papo LIPO"

Show


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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor mdias » 07 Dez 2009, 13:12

Hehehehee... verdade... pra que re-inventar a roda? Já bati cabeça bastante, quem puder já pular essas dores de cabeça, melhor, né?

Pessoal, uma coisa é fato: quem anda de 1:8 off road, se quiser ter um carro pra malhar sem dó, o brushless é uma saída barata: pois vc tem o mesmo (senão mais) desempenho e, sabendo usar, o custo pra manter é zero... vai ter desgaste lógico: coroa, pinhão, suspensão e pneus... de resto, motor, ESC e baterias, é equipamento pra 5 anos fácil.

Aí olha que legal: usa-se o carro elétrico todo dia se quiser, como não tem óleo, bateu um ar, o carro tá zero... faltando uma semana pro campeonato, volta-se (rapidamente) o carro pra combustão, o mesmo chassis, treina e já pode correr... terminou a corrida/campeonato, desmonta, abre, dá uma geral no motor combustão, guarda e volta a "malhar" o elétrico....

...inclusive pode-se aproveitar as baterias na caixa de partida... hahaahaha...

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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor FCM1973 » 07 Dez 2009, 19:23

Drake´s escreveu:Maison,

Veja, no software tenho o seguinte:

brake amount: coloquei para 75%

Mas não há a regulagem de aceleração, tem:
- Drag Brake ???
- Punch control ( esta 0%)
- Reverse trottle ( o que é isto?)
- Motor type (esta brushless) mas tem brusless high power...


Como programo ISOOOOO !


Brake amount é freio mesmo. Deixa uns 70%

Drag brake ele simula um freio dos motores escovado, ou seja , quando vc solta o dedo ele começa a freiar lentamente como se o carvão estivesse em atrito com o rotor no motores escovados. No brushless ele rola solto pois não há atrito. Minha opnião: Esta mer** de função não serve pra nada, ou melhor, serve pra a comer bateria. Deixa desligada.

Punch Control: Controle de tração. Muuuuuuuuuuuuuuito util principalmente se o carro tá cavalo demais e roda por excesso de potencia. Eu usava 50%.

Reverse trottle: A capacidade de ré. Deixa uns 20% que tá bão.

Motor type: Como vc vai andar em pista deixa em normal mesmo.

ETA!

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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor Drake´s » 07 Dez 2009, 20:52

Caramba galera, esse post tá malandro mesmo! Aula em cima de aula...

Mesmo sem conhecer pessoalmente todos vcs. , agradeço novamente a paciência e a troca de informações, de vivência na área dos "super" elétricos...

O bacana é que outros "app´s" já compraram o kit de conversão e os mambas..e sem dúvidas utilizarão este mundo de informações para começarem a andar forte ( e seguro) de cara!

Um abração!


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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor Gondo » 07 Dez 2009, 20:58

Beleza... vamos fazer uns pegas neste sabado... GP X EP..... kkkkkkkkkkkkkkkk




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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor Drake´s » 07 Dez 2009, 21:05

mdias escreveu:Marcão, é isso mesmo: Baterias devem ser carregadas a 0,7C, calculando simplesmente a capacidade da bateria em Amperes multiplicados por 0,7.

Isso é uma recomendação, uma boa prática para aumentar a vida útil da bateria. Não impede de por exemplo carregar ela a 1C, quando estiver na pista por exemplo.

Em casa, sem pressa, pode deixar carregando até 0,5C.

Balancear 1 vez por mês também está de bom tamanho, não precisa balancear a toda recarga.

Drake: Que chave liga/desliga vc se refere? Também tenho um Mamba Monster, me explique o que você quer saber?

Com relação ao freio, você pode configurar a força dele, que é feita invertendo o giro do motor (é o ESC que faz isso). No meu caso, não configurei um freio muito forte, pois não uso muito (rs...) e ele gasta muita bateria. Você pode fazer um freio mecânico caso queira (inclusive fica um freio bem forte).

Para regular o acelerador pode ser pelo rádio ou pelo castle link, que vc configura o punch, curva de aceleração e potênciaxtorque, etc.


Eu tenho baterias de 5000 mAh. Carregando a 0,7 dá de 90 a 120min dependendo de quanto tinha na bateria. A 1c, com ela zerada, dá 55min.

Drake: o C no caso é a capacidade de descarga, não a capacidade da mesma. Vc é de Sampa? Se quiser, podemos combinar um dia, eu levo o note que já tem o castle link (com a última versão de firmware instalado). Dá pra gente ver como está a sua configuração, se quiser eu levo meu truggy, a gente compara eles andando, se vc gostar do meu setup, eu salvo ele no seu ESC e já fica tudo configurado, assim como a gente pode alterar os acertos e ir testando.

Nossa, quanto post... rs.... Drag Brake, seria a reduzida, ou seja, qual força ele vai ter quando vc "soltar o dedo". Punch control vai ser o "coice" na acelerada, Reverse é pra quando montar o motor invertido.

Julio: Vc não está confundido? Se vc mandar carregar 1A ou 3A está mandando 1 ou 3 Amperes na Baterias. 1C é a taxa de carga que você vai mandar. Ou seja: 1C numa bateria de 5000 mAh vai ser 5 Amperes. 3C será 15 Amperers! São poucos os carregadores que conseguem mandar uma carga tão alta.


Complementando o post do FCM1973, a bateria tem a taxa de descarga. Se você pegar uma bateria de 5000 mAh com 20C de descarga, multiplique 5 Amperes por 20c (20 vezes a capacidade da bateria) e vc vai estar mandando 100 Amperes pro ESC, sacou?

Por isso uma bateria de 4000 mAh 25c e uma de 5000 mAh 20c tem os mesmo 100 amperes de descarga. Agora se vc pega uma de 5000 30c, vai mandar 150A pro ESC.



Galera, outra coisa: muito cuidado, pois o meu ESC não veio com o cut off regulado, ou seja, usaria a LIPO até zerar e explodir. Se for usar em 4s, regulem o cut off para 13,2 V ou 3,3 Volts por célula. Se for 5s vai pra 17,5V e assim por diante.




Mdias, vamos lá:

1)No Mamba, vem um rabixo ..ou seja, uma chave LIG/DES que sai do ESC(tipo a chave que fica no radio plate de um a combustão), porém no meu caso vc liga, desliga e tudo permanece ligado, tem alguma dica do que pode estar havendo?

2) Sei que é uma burrice, mas vamos lá...quanto a carregar, eu não sei aonde vcs encontram este "C" NO CARREGADOR( que já entendi que é a descarga) , pois ele pede pra setar a capacidade, que no caso são os 5.000, depois ele pede pra setar em "A" e não em "C"...(utilizo as baterias de 5.000mah com 25C)...entendi que preciso regular para 0,7A...
No final de semana setei em 0.5A e ficou 97,5 horas carregando...kkkk

3) Quanto ao Cuttoff o Julio já tinha me dito...já setei pra lipo no link da Castle...ok

4) Já entendi segundo o FCM que esse dragbrake...é uma mer** e vou deixar em zero mesmo...o engraçado ontem que quando entrava pra setar via radio o radio ficava apitando, quando eu saia destes menus "rate" ( DX3R) ele parava de apitar...é brincadeira?????


Mas pelo teste realizado na sala de casa após a primeira mudança no setup já ficou demônio...e obviamente minha mulher gritando e xingando...hahahahahahahaha


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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor ,Julio » 07 Dez 2009, 21:36

mdias escreveu:...Julio: Vc não está confundido? Se vc mandar carregar 1A ou 3A está mandando 1 ou 3 Amperes na Baterias. 1C é a taxa de carga que você vai mandar. Ou seja: 1C numa bateria de 5000 mAh vai ser 5 Amperes. 3C será 15 Amperers! São poucos os carregadores que conseguem mandar uma carga tão alta. ...


Estou mesmo haha
Eu carrego a, se não me engano, 0,7C ou 1C


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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor ,Julio » 07 Dez 2009, 21:39

Drake´s escreveu:Mdias, vamos lá:

1)No Mamba, vem um rabixo ..ou seja, uma chave LIG/DES que sai do ESC(tipo a chave que fica no radio plate de um a combustão), porém no meu caso vc liga, desliga e tudo permanece ligado, tem alguma dica do que pode estar havendo?

2) Sei que é uma burrice, mas vamos lá...quanto a carregar, eu não sei aonde vcs encontram este "C" NO CARREGADOR( que já entendi que é a descarga) , pois ele pede pra setar a capacidade, que no caso são os 5.000, depois ele pede pra setar em "A" e não em "C"...(utilizo as baterias de 5.000mah com 25C)...entendi que preciso regular para 0,7A...
No final de semana setei em 0.5A e ficou 97,5 horas carregando...kkkk

3) Quanto ao Cuttoff o Julio já tinha me dito...já setei pra lipo no link da Castle...ok

4) Já entendi segundo o FCM que esse dragbrake...é uma mer** e vou deixar em zero mesmo...o engraçado ontem que quando entrava pra setar via radio o radio ficava apitando, quando eu saia destes menus "rate" ( DX3R) ele parava de apitar...é brincadeira?????


Mas pelo teste realizado na sala de casa após a primeira mudança no setup já ficou demônio...e obviamente minha mulher gritando e xingando...hahahahahahahaha


Ahhh, melhor que se fosse combustão vai? hahaha


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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor m2barreto » 07 Dez 2009, 21:49

Drake´s escreveu:
2) Sei que é uma burrice, mas vamos lá...quanto a carregar, eu não sei aonde vcs encontram este "C" NO CARREGADOR( que já entendi que é a descarga) , pois ele pede pra setar a capacidade, que no caso são os 5.000, depois ele pede pra setar em "A" e não em "C"...(utilizo as baterias de 5.000mah com 25C)...entendi que preciso regular para 0,7A...
No final de semana setei em 0.5A e ficou 97,5 horas carregando...kkkk


m2barreto escreveu:Drake,

se sua bateria é de 5000mAh o C é igual a 5000 ... o legal é carregar a 0,7C ou seja, 0,7x5000 = 3,5A .... ao carregar a 0,5 A em uma bateria de 5000mAh vai levar umas 6 ou 7 horas.

O "C" você nunca vai encontrar no carregador, isso é um valor que a bateria tem e vc sabe pelo que foi dito aqui, em resumo no seu caso C= 5000 ... use a formulinha que coloquei acima para vc configurar o carregador ....

coloque 3,5 A e seja feliz

Boa Sorte



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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor Person » 07 Dez 2009, 22:01

To dentro , SC8 c/ Tekin RX8 , bicho brabo , gostei , agora so falta as baterias , so tenho uma , baba de cupim .
Esse negocio de regulagem é baba , nao precisa do programa , programa no esc direto .


Quem falou q eu não voltava ??????????????

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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor Drake´s » 07 Dez 2009, 23:11

m2barreto escreveu:
Drake´s escreveu:
2) Sei que é uma burrice, mas vamos lá...quanto a carregar, eu não sei aonde vcs encontram este "C" NO CARREGADOR( que já entendi que é a descarga) , pois ele pede pra setar a capacidade, que no caso são os 5.000, depois ele pede pra setar em "A" e não em "C"...(utilizo as baterias de 5.000mah com 25C)...entendi que preciso regular para 0,7A...
No final de semana setei em 0.5A e ficou 97,5 horas carregando...kkkk


m2barreto escreveu:Drake,

se sua bateria é de 5000mAh o C é igual a 5000 ... o legal é carregar a 0,7C ou seja, 0,7x5000 = 3,5A .... ao carregar a 0,5 A em uma bateria de 5000mAh vai levar umas 6 ou 7 horas.

O "C" você nunca vai encontrar no carregador, isso é um valor que a bateria tem e vc sabe pelo que foi dito aqui, em resumo no seu caso C= 5000 ... use a formulinha que coloquei acima para vc configurar o carregador ....

coloque 3,5 A e seja feliz

Boa Sorte




Ok barreto, abração.


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Re: ...bate papo Brushless.

Mensagempor eddyeddy » 08 Dez 2009, 01:22

Parafraseando Dado Dolabella:
Vocês traíram o movimento nitro, véios!!

Alguém já viu um desses ao vivo?
http://www.rcmart.com/catalog/rc-charge ... 30354.html


Moisés escreveu:quer economia? Compra uma bola!



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