Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Amortecedores, Molas, Barras estabilizadoras, bandejas, etc...

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Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor takeda » 28 Jun 2006, 17:38

Gostaria de obter informações sobre como o comportamento dos carros on-road se altera quando fazemos modificações nos fluidos dos amortecedores e/ou nas molas.

Pois como já percebi (sou iniciante no assunto) existem vários tipos de silicone para os amortecedores e vários tipo de molas.


P.S.: Atenção MODERADOR!!! Não sei se este tópico está na seção correta!!! :)

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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor Mugen_Rossi » 28 Jun 2006, 17:59

takeda, o comportamento altera sim, aliás qualquer mudança milimétrica nesses carros fazem uma diferença tremenda... temos silicones de várias viscosidades, do mais fino ao mais grosso, e molas de espessuras diferentes, para que possamos amolecer ou endurer o trabalho da suspensão.

Temos viscosidades de silicone para amortecedor de 100 a 900, senão me engano, meu colegas de forum me corrijam se eu estiver errado.

Molas tbem tem de vários milimetros...

Espero ter ajudado, o pessoal completa ai se faltou alguma coisa...




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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor schlickmann » 29 Jun 2006, 11:00

achei um artigo muito bom sobre amortecedores Escrito por Sérgio (Boca) - Techspeed e transcrevo abaixo para os amigos..

Amortecedores Igualmente como as barras estabilizadoras, os amortecedores e molas atuam no equilíbrio e transferência de peso do carro. O princípio nos carros on-road e off-road são os mesmos, mas a coisa fica por aí, as dimensões, cargas, regulagens de suspensão e etc... são completamente diferentes, em função do tipo de piso para o qual cada um é destinado.
Os amortecedores e molas funcionam da seguinte forma:

AMORTECEDORES
Os amortecedores são muito importantes para a regulagem do chassis. Eles têm três funções:
• absorver choques (pressão do óleo)
• distribuir a transferência de peso (pressão do óleo e molas)
• ajustar a tensão da mola (molas)


AMORTECIMENTO (PRESSÃO DO ÓLEO)
O amortecimento (pressão do óleo) é feito no cilindro cheio de óleo do amortecedor. O pistão restringe o fluxo de óleo quando o amortecedor entra e sai. A taxa de pressão é uma combinação da viscosidade do óleo (peso) e da restrição do pistão.

Os amortecedores podem vir com duas opções:
• pistões fixos (1-2-3 orifícios)
 a viscosidade do óleo e/ou número de orifícios tem que ser alterada para que a taxa de pressão seja alterada
• pistões duplos ajustáveis
 absorção externamente ajustável, nenhuma mudança de óleo é exigida


O óleo de silicone para amortecedores é desenvolvido especialmente para dar uma pressão consistente.
Esse óleo apresenta graus de viscosidade:
peso 20 leve pressão
peso 30 pressão média
peso 40 pressão de média à forte
peso 50 pressão forte

Os pistões ajustáveis fornecem uma grande variedade de ajustes de pressão sem mudança de óleo. É importante ajustar os amortecedores da direita e da esquerda igualmente, nunca ajuste apenas um amortecedor. Certifique-se de que o amortecedor funciona suavemente e de que não há ar no amortecedor. Isso pode exigir paciência, pois "montar" um amortecedor não é uma tarefa fácil.

ABSORÇÃO E TRANSFERÊNCIA NA CARGA
O efeito de uma absorção eficaz é uma eficiente carga no pneu sob qualquer circunstância. Isso é de grande importância para a manutenção das trações dianteira, traseira e lateral. A taxa de absorção depende da tensão da mola. Uma mola mais mole exige menos absorção, já uma mola mais rígida precisa de mais absorção.

ABSORÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE PESO
A absorção representa um papel importante, pois determina a quantidade de tempo necessária para transferir o peso da parte interna para a externa (em curvas), da dianteira para a traseira (aceleração) e da traseira para a dianteira (freada). Se não houvesse absorção, as molas assumiriam toda a carga e seriam comprimidas. Isso leva um certo tempo. Com a absorção apropriada, a transferência de peso aumenta muito mais rapidamente, o que resulta em uma resposta mais rápida à transferência de peso e, com isso uma resposta de direção mais rápida, melhor linha reta, estabilidade em alta velocidade e freadas melhores.

EFEITOS DE REGULAGEM EM 4-WD / 2-WD

AJUSTES NA ABSORÇÃO DOS AMORTECEDORES

Absorção mais pesada
• resposta de direção mais rápida
• mais tração
• usada com molas mais rígidas
• pistas planas e uniformes
Absorção mais leve
• resposta de direção mais lenta
• menos estabilidade em linha reta
• menos tração
• usada com molas mais flexíveis
• pistas acidentadas

MOLAS EM ESPIRAL E CARACTERÍSTICAS DA MOLA

As molas em espiral usadas nos amortecedores apresentam quatro propriedades específicas:
• espessura do arame
• comprimento total
• número de espirais
• progressividade dos espirais

DIÂMETRO DO ARAME
Uma mola em espiral é um tipo de mola torcida. A espessura do arame e o ângulo do espiral determinam a quantidade de força que é exigida para comprimir a mola uma certa distância. Um diâmetro de arame mais espesso aumentará a rigidez.

COMPRIMENTO DA MOLA
O comprimento de uma mola em espiral também determina o grau de rigidez de uma mola, mas sempre em combinação com o números de espirais. Uma mola curta é mais rígida do que uma mola longa com a mesma distância de espiral. Uma mola longa é menos progressiva do que uma mola curta.

NÚMERO DE ESPIRAIS
O número de espirais também afeta as características da mola, mais espirais em um dado comprimento de mola a tornam mais mole, menos espirais a tornam mais rígida, pois cada espiral deve "comprimir" mais e, portanto, exige mais força.

ESPIRAIS PROGRESSIVOS
Algumas molas têm os chamados espirais "progressivos". Isso significa que a distância entre os espirais varia. Quando uma mola progressiva é comprimida, os espirais que estiverem mais próximos uns dos outros, serão comprimidos primeiro e, quando esses espirais estiverem unidos, os outros espirais começarão a se comprimir. Então, a primeira parte da compressão é mole e a mola torna-se progressivamente mais rígida. Isso é muito importante para seguir a superfície da pista sem perder o contato. Não esqueça que a suspensão dos automodelos RC têm que lidar com as mesmas condições de pista que os carros reais; fazendo com que as ondulações sejam mais ou menos 10 vezes maiores! Ao mudar de direção (entrar na curva), a suspensão tem que enrijecer rapidamente para responder à transferência de peso. Se a mola tiver a mesma rigidez que antes, essa resposta levará muito tempo para ocorrer e retardará a resposta de direção. Uma mola progressiva enrijece-se e quando o carro, em posição neutra, estiver perto do ponto onde a mola torna-se mais rígida, a resposta da direção será mais rápida.

SELEÇÃO DE MOLAS EM ESPIRAL

Molas dianteiras mais moles
• mais direção
• usadas em pistas acidentadas
• maior "mergulho" em freadas
• resposta de direção mais lenta
Molas dianteiras mais rígidas
• menos direção
• usadas em pistas planas
• resposta de direção mais rápida
Molas traseiras mais moles
• mais tração na saída da curva
• usadas em pistas acidentadas
• resposta de direção mais lenta
• a dianteira levanta sob aceleração
Molas traseiras mais rígidas
• resposta de direção mais rápida
• em pistas suaves
• requer mais absorção dos amortecedores traseiros
• menos tração




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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor takeda » 29 Jun 2006, 11:37

Ótimo artigo, schlickmann!!!
valeu.
[]'s


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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor Losfer » 27 Jul 2006, 13:40

Artigo excelente mesmo


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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor cariocap » 11 Nov 2006, 10:58

Pessoal,

Desculpem resgatar esse tópico antigo, mas tou com uma dúvida. Ontem fui comprar silicone e na loja me ofereceram o de numero 300. Vendo os artigos acima vejo que falam em silicone de 100 a 900 e no artigo do Sergio (Boca) fala em peso 20 ... 50.

Eu estou procurando um silicone 50 wt (weight). Isso seria o silicone 500 ???

Abraço,
Cariocap


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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor rodrigo581 » 11 Nov 2006, 11:04

Isso ..... é pq no mercado europeu, eles usam os numeros com uma 0 a menos ;-).... ou algo assim .. mas .. o 30W deles equivale a 300 ....




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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor cariocap » 11 Nov 2006, 12:28

ah, valeu Rodrigo.


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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor Losfer » 16 Nov 2006, 21:19

agora para quem tem carros da team associated não é bem assim, a relação não é linear


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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor Christian » 17 Nov 2006, 10:55

Losfer escreveu:agora para quem tem carros da team associated não é bem assim, a relação não é linear

As empresas americanas (Associated, Losi), usam uma unidade de medida (WT) para a viscosidade do óleo, enquanto que empresas européias e japonesas usam outro (cps), por isso essa confusão. Um método "rápido" de converter é tirar um zero das medidas européias e japonesas (ou acresentar um zero nas americanas), que não é o jeito mais preciso, mas muitas vezes é o suficiente.

Mas nada impede vc de usar óleo em cps no NTC3, por exemplo, é só seguir a "regrinha" acima. Eu, por exemplo, uso óleo 600 nos meus amortecedores.




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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor Losfer » 18 Nov 2006, 10:43

O que o christian falou está correto. Você pode usar qualquer um dos dois no seu amortecedor, e cortando o zero você tem um parametro não muito preciso, mas tmb dá conta do serviço muito bem ;) Agora pra ter uma precisão mesmo, dê uma olhada na tabela de viscosidades a seguir:

Tabela de conversões
Gene Hickerson USA
CPS Losi WT Assoc WT
100 10 7,5
150 15 12,5
200 20 17,5
275 25 22,5
300 27,5 25
350 30 27,5
400 32,5 30
425 35 32,5
450 37,5 35
500 40 37,5


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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor cariocap » 18 Nov 2006, 12:17

o 50wt seria quanto ?


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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor MAsterDV » 20 Nov 2006, 16:07

Tem só uma coisinha fundamental, pra vc que esta iniciando agora nao ficar louco com estes detalhamentos tao grandes e só vc colocar uma coisa na sua cabeça, as molas absorvem os impactos da pista e impedem que o carro incline nas curvas e podem ser auxiliadas por barras estabilizadoras, o amortecedor impede que a mola retorne com velocidade fazendo o seu carro parar de pular, então quanto mais dura estiver a sua mola com os calsos, mais duro tem que ser o amortecedor para impedir que ela pule ao retornar... Entende? No fritar dos ovos o seu carro tem que andar o mais baixo possível do chão com a suspensão o mais mole possível sem tocar na pista saca?...................................




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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor josejacobina » 18 Dez 2006, 14:42

Amigos, alguem poderia me tirar uma duvida a respeito dos amortecedores do monster Truck da coleção SALVAT?
Um colega tem um e os amortecedores estão travando, ficxam duros e não fazem o curso de abrir e fechar facilmente. Poderia se colocar silicone 350 neles? Já ouvi falar que colocaram, mas não tenho certeza, alguem poderia me dar alguma dica para resolver o problema ?

Grato: José


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Re: Ajustes da Suspensão - Amortecedores ou molas?

Mensagempor rogerinho34 » 03 Jul 2010, 01:14

queria saber sobre amortecedores e molas as cores de molas para o v onee e qual cilicone tenho que usar a pista reta e curvas nao chega ser travada , pois meu carro roda nas curva acho que e a suspensao traseira muito dura ,,,se tiver alguem pra me ajudar agradeço


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